Tópico dos "Emigras".

Quem nós conhecemos também nao é grande indicador. [:D]

Mesmo que existam algumas disparidades, a média numa cidade com 9 milhoes de habitantes é sempre de acreditar.

BBC News - Average earnings rise by 1.4% to £26,500, says ONS

Average weekly earnings were highest in the London region at £653 and lowest in Wales at £453.

Karma, eu nao digo que as estatisticas nao estejam certas.

o "problema" e que na city ganha-se muita bem... e isso aumenta e bem o ordenado medio de um Londrino.

O que eu sei é que eu ir para o Algarve para trabalhar num hotel, restaurante etc não dava para fazer face às despesas (ainda por cima, algarve com muito trabalho é so no verão). Em inglaterra não sei, apenas sei que muitas pessoas já foram e conseguiram safar-se... é que por exemplo aqui se trabalhar 40h e receber o salário minimo são 500€, aí são 1040£. Segundo algumas contas que estive a fazer, penso que não gastaria 1040£ por mês.

Eu nao falei para o teu caso em concreto, falei em situacoes "genericas" e fiz questao de frisar a parte de "trabalhos sazonais".
Alem disso, nestes sitios com muito turismo, ainda por cima em epoca alta, os ordenados nao sao propriamente os mesmos que se praticam no resto do pais.

O que te estamos a tentar alertar e que ha muitos custos associados a uma mudanca para o estrangeiro, pelo que convem ter uma almofada significativa e/ou algum contacto que permita desenrascar nem que seja um canto de chao e um banho pela manha. Vir para o estrangeiro nao e facil, claro que ha muita gente que se safa, mas todas essas pessoas tiveram certamente muita perseveranca.
Procura um pouco mais neste topico e pela internet fora, mesmo as historias mais felizes tiveram os seus momentos dificeis/complicados. Pega por exemplo no caso do mELIANTE...

Esse valor para alojamento é muito baixo. Em alimentação, se cozinhares tu até gastas menos. O passe de autocarro apenas, deve andar pelas £90/mês. Arranja logo um SIM e usa google maps senão não te orientas.
Quanto ao programa dessa empresa, não posso opinar. Eu e a minha namorada viemos à malucos sem nada tratado, correu bem.
Eu não gosto de publicitar a "empresa" neto, mas foi lá que arranjei o meu primeiro trabalho para depois me orientar melhor.
Se tiveres possibilidade, traz uma almofada (pelo menos £3000) para te aguentares nos primeiros tempos.
Conheces cá alguém?
Prepara-te para os primeiros trabalhos serem puxados e mal pagos. Não trabalhes para restaurantes portugueses.

Pediste conselhos e estamos ca para isso.
Dar forca nao e sinonimo de alimentar "ilusoes"...

Outro detalhe apenas:
No caso concreto do UK, e perfeitamente compreensivel que a maioria dos empregos que se encontrem estejam em Londres e que seja esse o "alvo" de maioria dos emigrantes.
No entanto, o pais e muito grande e ha custos de vida muito diferentes...

Last edited:
Então 1000£ não dá para pagar as despesas até arranjar algo melhor?

nao acho que seja o suficiente.

so de passe pagas por mes de autocarro pagas 87 libras.

se necessitares ou precisares de andar de tube sao de 122 libras ate 270 libras, (depende da zona onde moras)

um quarto no minimo, 80 libras por semana sendo que apresenta-se do mais rasca possivel.

tas a ver o pior cenario ? nao tas!!! porque o quarto e ainda pior do que imaginas.

agua luz gas e internet.

o comer acho que e o menos, pois se trabalhares num restaurante almocas e jantas la porque tens que trabalhar nos almocos e nos jantares

Tenho um ex colega que foi para Londres pagar quase 800 libras /mês por um quarto...

Não obrigado, estou bem a uma hora dessa loucura, ao que parece a ganhar mais que a média e a pagar menos de renda.

Quanto a Londres, deixo aqui a minha achega.

Multiplica tudo por 3. Cidade fortemente inflacionada muito por culpa do sector financeiro. Especialmente habitação. Conta pagar 3x mais que pagas em Portugal com menos 1/3 da qualidade. Para não falar dos transportes. A vida é bastante cara. Salário médio à volta dos 32000£. Mas diria que 70% (maior parte) ganha entre 900£ e 1300£.

Se a tua ideia é aventurares-te, abrir horizontes, conhecer malta e culturas distintas e eventualmente melhorar o teu nível de inglês. Força.

Caso contrário, se te queres implantar em Londres e procuras um trabalho indiferenciado (restauração, hotelaria, agencias) conta com 6.50£/7£ hora e vida de cão.

Faz bem as contas antes de dar o salto.

Just my 2 cents.

Quanto a Londres, deixo aqui a minha achega.

Multiplica tudo por 3. Cidade fortemente inflacionada muito por culpa do sector financeiro. Especialmente habitação. Conta pagar 3x mais que pagas em Portugal com menos 1/3 da qualidade. Para não falar dos transportes. A vida é bastante cara. Salário médio à volta dos 32000£. Mas diria que 70% (maior parte) ganha entre 900£ e 1300£.

Se a tua ideia é aventurares-te, abrir horizontes, conhecer malta e culturas distintas e eventualmente melhorar o teu nível de inglês. Força.

Caso contrário, se te queres implantar em Londres e procuras um trabalho indiferenciado (restauração, hotelaria, agencias) conta com 6.50£/7£ hora e vida de cão.

Faz bem as contas antes de dar o salto.

Just my 2 cents.

Sim, eu penso que teria que ser um desses tipos de trabalho uma vez que o meu Inglês não é perfeito, e seria assim até melhorar nesse aspecto e poder arranjar , algo melhor até na minha área quem sabe.
Eu percebo quando dizem que 1000£ é pouco e é de certeza mas ainda n consegui atingir esses valores juntando as despesas se for poupado... alojamento (400)+transportes (87)+alimentação (180)+ extras (100)... não chega a 1000£ e a vantagem é que talvez consiga arranjar quaquer coisa a ganhar mais que o salario minimo mais rapido do que aqui e mesmo depois com um Inglês já fluente possa arranjar mais na minha área q é Gestão e ganhar um pouco mais.

Jimbo, esse ordenado MÉDIO acho que esta uma nadinha desfazado da realidade :sh)

acho que nao conheco ninguem que ganhe esses valores.
Esses valores de 26k dizem respeito (penso eu) a trabalhadores full time, quando tens em conta jovens e part timers, os valores baixam:
Heat-map-wages-002.jpg

Seja como for, tenho pouco mais de 2 anos de vida profissional (IT), quase 1 ano em Portugal e 1.5 anos aqui e ganho mais que isso. Tendo em conta o que ganho fora de Londres e a vida que faço, só ia pa Londres por um ordenado entre os 40k-45k, para alguns é muito, para outros é pouco, eu com esses valores já aproximava a qualidade de vida com a que tenho fora de Londres (apartamento de 1 quarto com espaço, saidas regadas ao fim de semana, não preciso de carro...), menos que isso não me metia.

Tenho um ex colega que foi para Londres pagar quase 800 libras /mês por um quarto...

Não obrigado, estou bem a uma hora dessa loucura, ao que parece a ganhar mais que a média e a pagar menos de renda.

Por um quarto? Mas aquilo é suite ao menos? [:D]

Ok, então já agora. Podem indicar-me outras cidades em Inglaterra onde eu possa ter oportunidades de arranjar trabalhos melhores posteriormente mas que tenham um custo de vida mais baixo e onde eu possa ganhar o salário minimo (imaginemos as 1000£) e pagar as minhas despesas normais. Por exemplo ontem vi que liverpool tinha um custo muito de vida muito mais baixo...

Ok, então já agora. Podem indicar-me outras cidades em Inglaterra onde eu possa ter oportunidades de arranjar trabalhos melhores posteriormente mas que tenham um custo de vida mais baixo e onde eu possa ganhar o salário minimo (imaginemos as 1000£) e pagar as minhas despesas normais. Por exemplo ontem vi que liverpool tinha um custo muito de vida muito mais baixo...
Eu conheço muitos estrangeiros aqui no Sul a sobreviverem bem com esse ordenado... Não é muito dificil arranjar um quarto aqui entre as 300-400 libras, dividir despesas com o resto do pessoal da casa... O resto do dinheiro é contigo, a maioria gosta de estourar nos copos e no fim não poupam nada!

Atspl,

Simples e directo. A ganhar 1000 paus em Londres não forras um tusto. Mesmo levando vida de atrofiado. Chapa ganha , chapa gasta. Vais à ATM, pedes o estracto e vai dizer sempre 0. Sempre! A menos que queiras viver no limite, não o sugeria! A não ser que queiras andar a comer bolachas ao almoço e ao jantar.

Conta levar uma almofada de pelo menos 2000£. Ao inicio vais parecer o carteiro lá da tua terra a distribuir cartas (leia-se notas). 50 para ali , 100 pr'a colá, mais 400/500 depósito para entrada da casa. Quando deres por ti já andas a rapar o fundo do saco.

Londres é uma cidade fantástica, mas bastante cara. Mais uma vez. Informa-te e faz bem as contas antes de dar o salto.

Atspl,

Simples e directo. A ganhar 1000 paus em Londres não forras um tusto. Mesmo levando vida de atrofiado. Chapa ganha , chapa gasta. Vais à ATM, pedes o estracto e vai dizer sempre 0. Sempre! A menos que queiras viver no limite, não o sugeria! A não ser que queiras andar a comer bolachas ao almoço e ao jantar.

Conta levar uma almofada de pelo menos 2000£. Ao inicio vais parecer o carteiro lá da tua terra a distribuir cartas (leia-se notas). 50 para ali , 100 pr'a colá, mais 400/500 depósito para entrada da casa. Quando deres por ti já andas a rapar o fundo do saco.

Londres é uma cidade fantástica, mas bastante cara. Mais uma vez. Informa-te e faz bem as contas antes de dar o salto.

[:D] Por acaso gosto de bolachas, mas isso também não queria. Alguém aqui me respondeu que até conseguiria gastar menos de 180£ se fizesse a comida em casa e talvez até houvesse possibilidade de ter algumas refeições no local de trabalho.
Mas pronto, cidades Inglesas com um custo de vida mais baixo e onde eu posso encontrar igualmente várias oportunidades. alguém tem uma opinião?

[:D] Por acaso gosto de bolachas, mas isso também não queria. Alguém aqui me respondeu que até conseguiria gastar menos de 180£ se fizesse a comida em casa e talvez até houvesse possibilidade de ter algumas refeições no local de trabalho.
Mas pronto, cidades Inglesas com um custo de vida mais baixo e onde eu posso encontrar igualmente várias oportunidades. alguém tem uma opinião?
Quanto ao custo de alimentação diária, eu e a minha namorada gastamos isso mais ou menos e comemos à vontade mas, lá está, comidinha da boa feita em casa.
Agora, no outro extremo, pagamos £910 por um quarto mas tem casa de banho e é um quarto enorme, maior que muitos "studios". E também tem as torres de canary wharf quase do outro lado da rua
Geralmente os quartos têm as contas todas incluídas.

Quanto a opiniões sobre outras cidades, não conheço a realidade imigrante, mas tenho alguns colegas que começaram fora e vieram parar a Londres.

Basicamente, qualquer cidade de dimensão razoável.
Manchester e Birmingham são as maiores, a seguir a Londres.
Depois tens Liverpool, Leeds, Sheffield, Southampton, Nottingham, Newcastle, Leicester... E toda a periferia de Londres, onde pontificam Oxford ou Cambridge, que também são cidades com oportunidades, mas custo de vida elevado, devido à tradição estudantil.

Quanto ao custo de alimentação diária, eu e a minha namorada gastamos isso mais ou menos e comemos à vontade mas, lá está, comidinha da boa feita em casa.
Agora, no outro extremo, pagamos £910 por um quarto mas tem casa de banho e é um quarto enorme, maior que muitos "studios". E também tem as torres de canary wharf quase do outro lado da rua
Geralmente os quartos têm as contas todas incluídas.

Quanto a opiniões sobre outras cidades, não conheço a realidade imigrante, mas tenho alguns colegas que começaram fora e vieram parar a Londres.

Pronto, entao eu sozinho em alimentação gasto menos que isso. Se conseguir um sitio p ficar por 450 + 140 (alimentação e até posso conseguir refeições em algum sitio onde vá trabalhar)= 590 e depois só tenho mais o passe que é 87 acho eu e pronto mais uns 100 de extras dá 700 e tal.

vou comparar, descobri este site Cost of Living, que parece ser interessante. E agências que dêm atenção ao recrutamento de portugueses, conhecem? Ontem já me inscrevi numa mas se souber de mais algumas...

Back