Tópico dos "Gato Fedorento"

Desculpa lá, mas parei de ler nesta frase. Diz-me uma coisa:

Se eu fosse agora fazer um filme sobre uma criança da Cova da Moura que ganha o "Quem Quer Ser Milionário" onde as perguntas estão de certa forma ligadas à sua vida, eu estava então a ser INOVADOR porque não há nenhum filme desses feito em Portugal?

É que vou já ali inovar e já venho...

Sim, irias inovar. Deves estar à espera que em Portugal, com as limitações orçamentais que tens, vais ter algum dia algum produtor/actor/escritor a fazer alguma coisa que nunca ninguém tenha feito em alguma outra parte do mundo, não?

Se a palavra que te faz comichão é o "inovar", eu posso substituí-la por outra qualquer que te faça perceber que na minha opinião (e é dela que estamos a falar, da minha opinião) o que os Gato Fedorento fizeram ao surgir com este programa foi um salto no escuro porque não se sabia de antemão qual a reacção quer dos potenciais convidados quer dos espectadores.

Sim, irias inovar. Deves estar à espera que em Portugal, com as limitações orçamentais que tens, vais ter algum dia algum produtor/actor/escritor a fazer alguma coisa que nunca ninguém tenha feito em alguma outra parte do mundo, não?

Se a palavra que te faz comichão é o "inovar", eu posso substituí-la por outra qualquer que te faça perceber que na minha opinião (e é dela que estamos a falar, da minha opinião) o que os Gato Fedorento fizeram ao surgir com este programa foi um salto no escuro porque não se sabia de antemão qual a reacção quer dos potenciais convidados quer dos espectadores.

Mmm tu percebeste que o cenário que fiz foi plagiar o filme "Slumdog Millionair", não percebeste?

Acho o programa muito overated para o que é, e honestamente, copiar À LETRA as piadas do Jon Stewart (mandar a tacada absurda, depois mostrar o vídeo onde alguém fez o absurdo, e ficar com a cara embaraçada é uma marca registada do programa) é muito desprestigiante para um quarteto humorista que começou a fazer sketches originais. Inspirados no nonsense dos Monty Python, sim, mas não cópias directas.

E acho fantástico que se fale em "inovação"... vou já ali arranjar uma armadura e andar com uma galinha de borracha e impingir a originalidade meu sketch, só porque não se fez igual em Portugal...
Totalmente de acordo

Posso-te responder com uma pergunta?
Claro que podes. Mas vou assumir que não tinhas percebido que estava a falar de um cenário onde ia plagiar um filme vencedor de um Óscar para Melhor Filme, e só por ser feito em Portugal, ia ser "inovador"...
Consideras alguma coisa do que o Gato Fedorento fez desde que surgiu, inovador?
Sim. O humor "nonsense" não é exclusivo dos Monty Python.

O Herman é um génio nesse aspecto, o melhor sketch dele de sempre ("caixões vilaças") é puro nonsense.

Dos melhores sketckes dos Gato Fedorento, o alien de Odivelas, é puro nonsense, e original. As séries Fonseca, Barbosa e Meireles são muito boas.

Agora, o que eles estão a fazer, eu chamo de "franchising"... tipo "Roda da Sorte", só que neste caso, um pouco à revelia e bem chapado.

Vamos ser francos, eles já acabaram. Já não mexem uma palha para fazer nada de original, vivem dos louros acumulados, até vão agora ter direito a um livrinho biográfico, escrever umas crónicas, etc e tal. Digamos que já se reformaram.

Nada contra isso, mas revolta-me o insulto que estão a fazer ao Daily Show, e a forma babada como estão a ser tratados como se fosse alguma coisa saída da cabeça deles o formato... já encontrei algumas pessoas que diziam que era um formato fantástico, mas que nunca tinham ouvido falar do Daily Show. Pudera...

Claro que podes. Mas vou assumir que não tinhas percebido que estava a falar de um cenário onde ia plagiar um filme vencedor de um Óscar para Melhor Filme, e só por ser feito em Portugal, ia ser "inovador"...

O Herman é um génio nesse aspecto, o melhor sketch dele de sempre ("caixões vilaças") é puro nonsense.

Dos melhores sketckes dos Gato Fedorento, o alien de Odivelas, é puro nonsense, e original. As séries Fonseca, Barbosa e Meireles são muito boas.

Agora, o que eles estão a fazer, eu chamo de "franchising"... tipo "Roda da Sorte", só que neste caso, um pouco à revelia e bem chapado.

Vamos ser francos, eles já acabaram. Já não mexem uma palha para fazer nada de original, vivem dos louros acumulados, até vão agora ter direito a um livrinho biográfico, escrever umas crónicas, etc e tal. Digamos que já se reformaram.

Nada contra isso, mas revolta-me o insulto que estão a fazer ao Daily Show, e a forma babada como estão a ser tratados como se fosse alguma coisa saída da cabeça deles o formato... já encontrei algumas pessoas que diziam que era um formato fantástico, mas que nunca tinham ouvido falar do Daily Show. Pudera...

Partilho desta análise... Para mim O Gato Fedorento activou o cruise control e agora é sempre aquela velocidade,isto é, mais do mesmo.Estão a ir pelo mesmo erro do Herman;o homem era bom era a fazer sketeches,não talk-shows.E quando se chega ao ponto de termos pessoas a escrever os textos algo vai mal na criatividade do humorista.
O Diz Que É Uma Espécie De Magazine já denotava um declinío relativo aos programas anteriores,havia domingos com bom humor e outros que eram sofríveis.Isso é notório até no principal ocupação actualdeste meninos:a publicidade.Se quando arrancou a campanha da MEO aquilo tinha alguma piada,agora não tem piada alguma.Está muito mais interessante a campanha da Cabovisão... [:D]

Pareceu-me ser mais tempo de programa. A asfixia democrática traz censura [:D], nao vás mais longe, na pagina do programa '5 pra meia noite', fiz o mesmo, deixei um comentário quando foi a entrevista do Santana Lopes que o puseram num pedestal, o meu comentário foi sisudo e bem educado e foi censurado. Nao vejo o programa ha umas 3 semanas.

o santanas lopes foi bajulado pelo tipo que o entrevistou, ridiculo [8b]

na sexta o boinas criticou-o bastante, aposto que se ele tiver visto se tinha arrependido de ter la ido

quanto ao programa do gato, acho que falta a piada, mas a altura em que tiveram mais piada era com os sketches sobre nada e tudo ao mesmo tempo
agora estao focados na politica, tem conseguido trazer humor, nao tao inteligente como ja foi, mas tambem é complicado se se focarem num so tema
acredito que nenhum grupo do genero portugues conseguisse fazer melhor

Repara, Português ao Volante, eu optei por não te responder à provocação do Slummdog Millionaire porque entendia, entendo, que se para fazer valer as nossas opiniões temos de menorizar aquele(s) que têm uma opinião contrária à nossa isso diz muito quer da nossa personalidade quer da incerteza que temos na força dos nossos argumentos.

Quanto ao resto, ao sumo, tu estás a criticar o formato que eles estão a utilizar, mas por outro elogias o formato que eles usavam quando surgiram pela primeira vez, quando a verdade é que também esse é um "plágio" (na tua óptica) ao Monthy Python Flying Circus.

Para ser igual só faltava terem um gajo com jeito para o desenho. O que é certo é que inovaram nesse programa, porque aquele tipo de humor ainda não se tinha feito em Portugal. Tal como, na minha opinião, acontece com este programa que estão a fazer agora e que se segue a alguns programas menos bem conseguidos em que me parecia que de facto eles tinham estagnado.

Não estou para aqui a fazer de advogado de defesa deles nem tenho qualquer especial reverência para o grupo, apenas a gratidão por já me terem feito rir muitas vezes desde que surgiram naqueles sketches iniciais d'o Perfeito Anormal e a sensação de que nesta altura é cool criticá-los. Estão na fase "Nuno Markl".

De resto, a minha esperança é que este programa continue por muitos e bons anos pois a tendência será afastarem-se cada vez mais do Daily Show, à medida que amadureçam como humoristas e que os próprios convidados se consigam distanciar cada vez mais do politicamente correcto. Para já há uma coisa que me parece inegável: têm um certo estatuto que adquiriram por mérito próprio que lhes permite convidar quem quer que seja e fazer-lhe basicamente as perguntas mais indiscretas sem que isso leve o convidado a recusar o convite inicialmente ou a fazer cara feia no decurso da entrevista.

Se é inovador ou simplesmente uma pedrada no charco social português, isso é apenas uma questão de semântica que pode interessar bastante a quem viva e seja pago para fazer essas análises mas que a nós, carolas, penso que devia passar ao largo.

Repara, Português ao Volante, eu optei por não te responder à provocação do Slummdog Millionaire porque entendia, entendo, que se para fazer valer as nossas opiniões temos de menorizar aquele(s) que têm uma opinião contrária à nossa isso diz muito quer da nossa personalidade quer da incerteza que temos na força dos nossos argumentos.

Amigo, eu não faço provocações... tenho mais que fazer que andar a picar pessas atrás de um teclado. Eu quero é debater tópicos com outras pessoas com opiniões diferentes da minha.

O que fiz foi apenas uma analogia para te mostrar de uma forma mais clara porque é que considero que eles estão a atravessar a linha e a entrar claramente em território de plágio, OK?

Quanto ao resto, ao sumo, tu estás a criticar o formato que eles estão a utilizar, mas por outro elogias o formato que eles usavam quando surgiram pela primeira vez, quando a verdade é que também esse é um "plágio" (na tua óptica) ao Monthy Python Flying Circus.

Não, não, não. Estás a apanhar tudo errado. Há uma diferença entre um GÉNERO (humor, musical, filme, etc) e um INSTÂNCIA (os programas, álbuns, filmes de cinema).

Uma coisa é eu gostar de Tarantino e fazer filmes do mesmo género. Outra bem diferente é fazer filmes que são uma cópia descarada dos do Tarantino, só muda o país onde é feito.

Para ser igual só faltava terem um gajo com jeito para o desenho. O que é certo é que inovaram nesse programa, porque aquele tipo de humor ainda não se tinha feito em Portugal. Tal como, na minha opinião, acontece com este programa que estão a fazer agora e que se segue a alguns programas menos bem conseguidos em que me parecia que de facto eles tinham estagnado.

Não estou para aqui a fazer de advogado de defesa deles nem tenho qualquer especial reverência para o grupo, apenas a gratidão por já me terem feito rir muitas vezes desde que surgiram naqueles sketches iniciais d'o Perfeito Anormal e a sensação de que nesta altura é cool criticá-los. Estão na fase "Nuno Markl".
Quero lá saber se é cool. Critico-os porque não estão a fazer um programa inspirado no Daily Show, estão a copiá-lo descaradamente! Volto a frisar, há uma gigantesta diferença entre estes dois conceitos, inspirar e copiar.

O Markl pode ser muita coisa, mas ao longo destes anos todos é um argumentista coerente. Quando é argumento original é, quando é inspirado é dito, quando é "copiado" (sketches dos Monty Python), não é uma cópia: é uma conversão clara e com a aprovação destes (até o Terry Jones gostou).

Não estou a ver o Markl a copiar piadas descaradamente.

De resto, a minha esperança é que este programa continue por muitos e bons anos pois a tendência será afastarem-se cada vez mais do Daily Show, à medida que amadureçam como humoristas e que os próprios convidados se consigam distanciar cada vez mais do politicamente correcto. Para já há uma coisa que me parece inegável: têm um certo estatuto que adquiriram por mérito próprio que lhes permite convidar quem quer que seja e fazer-lhe basicamente as perguntas mais indiscretas sem que isso leve o convidado a recusar o convite inicialmente ou a fazer cara feia no decurso da entrevista.
Infelizmente, acho que já estão na fase pós-maduro... mais podres, pois é feio o que estão a fazer. Lá por dizerem que é inspirado no Jon Stewart, não tira o facto de andarem a colher lucros da ignorância de quem não conhece o formato original, sem se darem ao trabalho de meter um pentelho de originalidade.
Se é inovador ou simplesmente uma pedrada no charco social português, isso é apenas uma questão de semântica que pode interessar bastante a quem viva e seja pago para fazer essas análises mas que a nós, carolas, penso que devia passar ao largo.

Pois, mas no final, o saldo é simples:

O Daily Show ganhou o 7º Emmy consecutivo, é o programa de comédia mais visto nos EUA, e etá melhor que nunca.

Os Gato Fedorento devem ganhar um globito de ouro por falta de mais candidatos, e em 3 anos já ninguém se lembra deles. Com muita pena minha, mas digamos que a curva descendente deles é mais que evidente.

Voltar
Superior