Tópico dos Híbridos: Plug-in (PHEVs) e não Plug-in (HEVs)

Ora vamos lá a números e a factos.

Jeep Compass Trailhawk 4Xe, carro de 2023, comprado ao importador no inicio de Dezembro de 2025, marcava +/- 29000km

Teste SoC feito às baterias com um resultado de 94%

Autonomia informada pela marca: 50km

Carro adquirido com o intuito de ser um carro citadino durante a semana e durante o fim de semana, carro de viagens de família e passeios Offroad. Tem sido exímio em todos estes parâmetros nos 2250k já efetuados

Vamos então a constatações reais, em dias "normais" de semana faço cerca de 25 a 30km por dia e acabo por colocar a carregar todos as noites, sempre até 100%. Quando estaciono na garagem nestes dias "normais" tenho sempre o carro a uns 10 / 15km de autonomia restante.

Em viagens e passeios fora de estrada deixo sempre em modo hibrido, ele vai fazendo a gestão e a média de consumo de gasolina não é nada alto para o uso dado. Ronda os 5.4l aos 100km

Posto isto, para já estou muito satisfeito e com a certeza que em termos de utilização que dou ao carro, esta foi sem dúvida a opção certa.

Neste meu carro, dá para colocar a andar apenas elétrico, apenas gasolina ou hibrido que faz a gestão automática

No modo 100% elétrico ele só passa para gasolina quando passa os 120kmh ou quando fica com menos de 10% de bateria, ou ainda se fizer uma aceleração demasiado brusca.

O pior ponto, para mim, na maioria dos Plug-in e o meu não é excepção é o depósito muito pequeno de gasolina. No caso do meu são apena 36l

Última edição:
Qual a média de consumos que fazias com o HEV?
em percurso tipicamente citadino com pára-arranca de sinais ou transito dá para rolaraioritariamemte modo eletrico?

Por Lisboa, andou pelos 4/4.5. AE não era bem a praia dele, a 120 faria entre 5.5 e 6.

Rolava muita vez em modo eletrico, mesmo com uma bateria pequena. Nesse campo a Toyota parece-me mais avançada do que o Hyundai que testei.

A minha Maria andava com vontade de trocar a freemont por uma xtrail e-power.
no papel a tecnologia e-power é interessante em que o motor termico funciona somente como gerador acabando por ser o mais semelhante aoxfuncionamento de um VE.
comecei a pesquisar w foi uma desgraça e desistencia total, é dos hibridos mais gastadores na sua classe e há um historico de problemas que assusta.

Mas no geral quanto mais pesquiso por hev/phev mais me vou assustando.

Esse carro chegou a estar aqui também em cima da mesa devido a ter também aptidões offroad, no entanto acabei por desistir pelo feedback de consumos muito elevados e pelo preço final que era praticamente o dobro do que paguei pelo Compass

Tive um 300de Station de empresa, e por isso nunca carregava as baterias nas tomadas.
Mas por piada e utilização, fazia sempre por carregar nas travagens e desacelerações até aos 100% ou próximo.
Levava sempre cerca de 1 semana e picos para carregar de uns 5-10% até carga máxima.
Nesta condição, o CB estimava cerca de 88-98km de autonomia, dependendo do consumo feito.

Depois descarregava ora em modo "híbrido" feito por mim, pois a gestão automática não me fazia sentido, ou numa única utilização.

Eu trabalhava exatamente a 93km de casa.
Uma vez, na primavera, AC desligado, e com uma condução o mais económica possível, com 60km de AE no meio, saindo com a bateria a 99% do trabalho, cheguei a casa ainda com 20% de bateria...ou seja, percorri 93km com 80% da bateria, o que foi muito bom.

Nunca consegui experimentar o modo 100% elétrico em ambiente urbano e condução mais descuidada, pois não tinha possibilidades profissionais para tal.

infelizmente e mesmo o tópico começando a encher com relatos positivos, as pessoas andam com medo e não vão ser estes relatos a retirar tais preocupações. no entanto, já dá para termos futuramente uma ideia dos carros mais voláteis e passíveis de darem chatices e quais serão entretanto mais fiáveis e menos propensos a darem problemas.

infelizmente e mesmo o tópico começando a encher com relatos positivos, as pessoas andam com medo e não vão ser estes relatos a retirar tais preocupações. no entanto, já dá para termos futuramente uma ideia dos carros mais voláteis e passíveis de darem chatices e quais serão entretanto mais fiáveis e menos propensos a darem problemas.
Aí sou obrigado a discordar. Nunca se esqueçam que a grande maioria dos relatos quer em fóruns quer nas redes sociais são negativos. E é assim porque as pessoas que têm problemas são as que tentam procurar soluções para esses problemas e por isso têm mais tendência para relatar a sua experiência. A maioria dos que não têm problemas estão mais entretidos a usufruir dos carros do que a irá relatar as experiências positivas para os fóruns até porque normalmente são vistos como "mentirosos" ou que douram a pílula. 😅

Dar conhecimento dos Híbridos plug-in que dão problemas é um bocado relativo porque no meu grupo de conhecidos os únicos que ainda não deram problemas são os Mercedes, 2 GLA (1 deles adquirido novo) e um CLA (usado), um DS7 360 cv, Opel Grandland X, o resto já deram problemas e quase todos foram trocados, o XC 40 por um 100 por cento eléctrico, o Range Rover Sport voltou para o Porsche a diesel que tinham por casa, Range Rover trocou por Mercedes, 2 Bmw também já foram, ambos compraram Tesla, um M3 e um Y.
Assim de repente acho que não me esqueço de ninguém [:D]
Por isso comprar um Híbrido plug-in é preciso ser corajoso [:D]

Cumps

Aí sou obrigado a discordar. Nunca se esqueçam que a grande maioria dos relatos quer em fóruns quer nas redes sociais são negativos. E é assim porque as pessoas que têm problemas são as que tentam procurar soluções para esses problemas e por isso têm mais tendência para relatar a sua experiência. A maioria dos que não têm problemas estão mais entretidos a usufruir dos carros do que a irá relatar as experiências positivas para os fóruns até porque normalmente são vistos como "mentirosos" ou que douram a pílula. 😅

Essa é uma falácia para mascarar o facto de se comprado um carro pouco fiável, como foi o teu caso ainda recentemente (estou a brincar, obviamente [:D] [;)]).

Mas a parte da falácia é a sério, porque se não se fala de outros carros, é porque pouco há a reportar sobre eles, logo, serão mais fiáveis. Onde há fumo há sempre fogo... [;)]

Dar conhecimento dos Híbridos plug-in que dão problemas é um bocado relativo porque no meu grupo de conhecidos os únicos que ainda não deram problemas são os Mercedes, 2 GLA (1 deles adquirido novo) e um CLA (usado), um DS7 360 cv, Opel Grandland X, o resto já deram problemas e quase todos foram trocados, o XC 40 por um 100 por cento eléctrico, o Range Rover Sport voltou para o Porsche a diesel que tinham por casa, Range Rover trocou por Mercedes, 2 Bmw também já foram, ambos compraram Tesla, um M3 e um Y.

Cumps
Posso dar mais uns exemplos da família que não tiveram problemas:

2 Mini Countryman
1 Kia Otima

Como sempre, os meus comentários normalmente baseiam-se apenas na minha experiência pessoal, seja ela boa ou menos boa

Conheço um BMW 330e de 2019 com 190 mil a rodar sem problemas.

Mas tenho medo de comprar. Uma avariazinha de merd4 no conetor de carregamento fora da garantia e vamos à falência.

Talvez comprasse Hibrido Plug in se tivesse 10 anos de garantia. (Motor, caixa e bateria/módulo de carregamento)

vamos ensinar e tentar aprender. como funciona este sistema da notícia? é basicamente um plug-in sem o ser, ou seja, carrega estilo o sistema dos híbridos da toyota, com travagens e ele vai gerindo o sistema elétrico? quais as diferenças? tem uma bateria de quase 20kw, já dá cerca de 70 ou 75kms em modo elétrico, o que para muitos dará para 2 ou mesmo 3 dias neste modo. é pena ter só 240nm de binário - não sei se contabilizara o binário dos dois motores ou não.

https://www.razaoautomovel.com/noticias/apresentacao-leapmotor-b10-hybrid-salao-de-bruxelas-2026/

Os elétricos com extensor de autonomia são, tecnicamente, híbridos em série. Ao contrário dos híbridos paralelos, onde tanto o motor de combustão como o elétrico são de tração (fazem girar as rodas), o híbrido em série, como o B10 Hybrid EV, só usa o motor de combustão para gerar eletricidade e recarregar a bateria quando necessário. A tração é sempre providenciada pelo motor elétrico.

Assim, o B10 Hybrid EV recorre a um motor atmosférico com 1,5 litros a gasolina, que entra em funcionamento quando a bateria de 18,8 kWh se esgota — garante até 80 km de autonomia —, atuando exclusivamente como gerador (50 kW). A partir daí, a autonomia combinada pode chegar aos 900 km.

vamos ensinar e tentar aprender. como funciona este sistema da notícia? é basicamente um plug-in sem o ser, ou seja, carrega estilo o sistema dos híbridos da toyota, com travagens e ele vai gerindo o sistema elétrico? quais as diferenças? tem uma bateria de quase 20kw, já dá cerca de 70 ou 75kms em modo elétrico, o que para muitos dará para 2 ou mesmo 3 dias neste modo. é pena ter só 240nm de binário - não sei se contabilizara o binário dos dois motores ou não.

https://www.razaoautomovel.com/noticias/apresentacao-leapmotor-b10-hybrid-salao-de-bruxelas-2026/
Isso é como o i3 REX. Não faz sentido falares do binário do motor a gasolina, porque esse não transmite energia directamente às rodas. Serve para produzir energia eléctrica, para carregar as baterias e fazer mover o motor eléctrico.

Isso é como o i3 REX. Não faz sentido falares do binário do motor a gasolina, porque esse não transmite energia directamente às rodas. Serve para produzir energia eléctrica, para carregar as baterias e fazer mover o motor eléctrico.

E do E-POWER da Nissan que no caso da X-TRAIL me desiludio pelos consumos superiores à concorrência e pelos relados de fiabilidade do motor térmico, fora as falhas eletricas e bugs que neste caso parecem ser comuns à maioria das marcas.

Cumps
Curioso que referiste o DS7 e Opel Grandland X como não teres conhecimento de terem problemas.

São do grupo stellantis que usam motores do antigo grupo PSA.
Isso quer dizer que os peugeot, citroens tambem não tem problemas, porque a mecanica é a mesma?

Ou haverá um tratamento diferente na mecanica, mesmo usando os mesmos motores?
Tipo: usarem diferentes óleos, diferentes vedantes, etc.

E do E-POWER da Nissan que no caso da X-TRAIL me desiludio pelos consumos superiores à concorrência e pelos relados de fiabilidade do motor térmico, fora as falhas eletricas e bugs que neste caso parecem ser comuns à maioria das marcas.

fiquei na mesma, pois não me explicaram como funciona e se é positivo este sistema ou não. [s)]

quanto ao e-power do QQ, o meu cunhado tem um de quase finais de 2023, dos primeirinhos em Portugal, aqui na zona foi mesmo o primeiro. penso que ainda não teve problemas com ele. o único problema, na minha ótica, é ele pagar 700€ pelo renting... :sh) [8b]

fiquei na mesma, pois não me explicaram como funciona e se é positivo este sistema ou não. [s)]

quanto ao e-power do QQ, o meu cunhado tem um de quase finais de 2023, dos primeirinhos em Portugal, aqui na zona foi mesmo o primeiro. penso que ainda não teve problemas com ele. o único problema, na minha ótica, é ele pagar 700€ pelo renting... :sh) [8b]
Tens um motor gasolina a trabalhar unicamente para produzir corrente electrica, para fazer funcionar um motor eléctrico. Pormenor, o motor a gasolina tem muito menos eficiência que o motor eléctrico.

sim, eu sei que o elétrico em termos dinâmicos e de potência é sempre muito superior. mas o sistema torna-se positivo ou é apenas mais uma novidade que depois não vai ter continuidade ao nível de vendas? ou mesmo de adoção por parte de outros?

Voltar
Superior