Tópico dos Híbridos: Plug-in (PHEVs) e não Plug-in (HEVs)

Boas pessoal

Estou a ponderar a compra de um DS7 crossback e-tense hibrido. Os modelos que vi utilizam um motor 1.6 pureTech de 200 cv e como tenho lido algumas (muitas) queixas dos motores pureTech da PSA, principalmente do modelo 1.2, estou com duvidas se não virei a ter problemas com este motor.
Já li por aí que os problemas da correia de distribuição e do gasto anormal de óleo já foi resolvido e não afeta este motor (1.6), mas também há quem diga o contrário. Estou bastante indeciso. Se alguém tiver mais informações agradeço.

Boas pessoal

Estou a ponderar a compra de um DS7 crossback e-tense hibrido. Os modelos que vi utilizam um motor 1.6 pureTech de 200 cv e como tenho lido algumas (muitas) queixas dos motores pureTech da PSA, principalmente do modelo 1.2, estou com duvidas se não virei a ter problemas com este motor.
Já li por aí que os problemas da correia de distribuição e do gasto anormal de óleo já foi resolvido e não afeta este motor (1.6), mas também há quem diga o contrário. Estou bastante indeciso. Se alguém tiver mais informações agradeço.

Os puretech 1.2 foram colocados um sistema hibrido ligeiro (Mild-hybrid) e nesses agora são de corrente.
Os 1.6 sempre foram de corrente, mas isso não quer dizer que não tenham os seus problemas, mas todo os motores o tem, uns mais, outros menos.

Eles agora estão a dar 8 anos de garantia para carros novos e se as revisões forem todas feitas na marca e veres constantemente os niveis de óleo, eu diria para avançares.

Agora se for um usado, convém ver o VIN do carro para saberes o historial dele.

Última edição:
Continuo sem perceber o uso de carros PHEV sem os carregar... ou melhor, até percebo, o custo da gasolina não sei de bolso próprio 😂

Há empresas que não permitem a escolha de veículos a combustão.
Noutras, por causa de tributação autónoma etc, escolher carro a combustão implica descer de segmento e ficar com um carro pior.

não tenho experiência, eu não me metia nesses 1.6. não é à toa que também andam uns quantos à venda a bons preços... a minha esposa queria um DS7 e eu desaconselhei porque qualquer motor deles é uma carga de trabalhos que não vale a pena vir a ter.

Os puretech 1.2 foram colocados um sistema hibrido ligeiro (Mild-hybrid) e nesses agora são de corrente.
Os 1.6 sempre foram de corrente, mas isso não quer dizer que não tenham os seus problemas, mas todo os motores o tem, uns mais, outros menos.

Eles agora estão a dar 8 anos de garantia para carros novos e se as revisões forem todas feitas na marca e veres constantemente os niveis de óleo, eu diria para avançares.

Agora se for um usado, convém ver o VIN do carro para saberes o historial dele.

É por esta frase que ainda desconfio muito dos novos 1.2 hibridos.

Hoje a experiência foi andar durante todo o dia no modo e-Save, ou seja, andar com o carro em modo Mild Hybrid, isto porque nunca dá para colocar o carro em 100% de funcionamento a gasolina

Resultado final do modo e-Save que é como quem diz modo MildHybrid 100% citadino

À noite, com a bateria poupada durante o dia foi feita uma viagem a Marco de Canaveses (ida e volta) em modo "Hybrid"
Viagem com muita chuva e vento, velocidades de 135/140kmh no troca de AE (ida e volta), máquina sempre segura ao chão, com excelente aderência na AE

Última edição:
No e-save vai carregando a bateria, não é? O meu tem algo semelhante, os consumos disparam um bocado. O modo hibrido, deve ser semelhante ao meu, anda em eletrico até uma certa velocidade (no meu caso até cerca de 40 km/h), depois o motor eletrico ajuda o de combustão, mas vai gastanto bateria. Desta forma, os consumos de combustivel são jeitosos, até a bateria ficar quase a zero.

No e-save vai carregando a bateria, não é? O meu tem algo semelhante, os consumos disparam um bocado. O modo hibrido, deve ser semelhante ao meu, anda em eletrico até uma certa velocidade (no meu caso até cerca de 40 km/h), depois o motor eletrico ajuda o de combustão, mas vai gastanto bateria. Desta forma, os consumos de combustivel são jeitosos, até a bateria ficar quase a zero.

Não sei como funciona o e-save noutros modelos, neste o e-save tem várias opções:

1) Poupança de bateria

2) Carga de bateria, dentro deste tens mais 3 opções:
a) até 40%
b) até 60%
c) até 80%

Neste caso, ia com a primeira opção definida, ou seja ia apenas em poupança de bateria em que o funcionamente é semelhante ao que referes: "anda em eletrico até uma certa velocidade (no meu caso até cerca de 40 km/h), depois o motor eletrico ajuda o de combustão, mas vai gastanto bateria"
Acrescentaria ainda que se calcar um pouco mais a fundo no acelerador, mesmo antes dos 40km/h ele passa logo para o motor a combustão.

Uma coisa engraçada que notei, o carro supostamente só anda em 100% elétrico até aos 120kmh. No entanto no modo "Hybrid" andei várias vezes a 135/140kmh em modo 100% elétrico (em descidas e em alguns troços planos).

Outra coisa que reparei é que acho que vou preferir andar sempre sem ACC e com caixa manual em AE. A gestão que o carro faz do motor em subidas e afins é muito forçada para o que realmente precisa.
Por exemplo vou a 130kmh apanho uma subida mais acentuada e ele reduz logo de 6 para 5. Quando na verdade se for em manual ele mantém-se em 6 muito bem.

Não sei se esta caixa tem memória, provavelmente tem e provavelmente tem em memória uma gestão a meu ver errada da mesma.

Vou ver se dá e como se faz o reset da caixa.

O meu tem dois modos. Posso escolher carga até 25% e até 50%, salvo erro. O meu também faz isso, se fizer um arranque mais "inspirado" liga logo o motor a combustão. Falta-lhe um modo manual da caixa. só tem modo automático.

Também reparei nisso dos 120km/h. Em modo "normal", já me calhou ir a mais de 120 e ele ir com o motor térmico desligado.

O meu tem dois modos. Posso escolher carga até 25% e até 50%, salvo erro. O meu também faz isso, se fizer um arranque mais "inspirado" liga logo o motor a combustão. Falta-lhe um modo manual da caixa. só tem modo automático.

Também reparei nisso dos 120km/h. Em modo "normal", já me calhou ir a mais de 120 e ele ir com o motor térmico desligado.

O meu como tem estas variadas configurações de offroad como opção, acaba por não ter a melhor gestão automática da caixa em AE.
Felizmente tem a opção de sequêncial/manual e dá para gerir melhor.

Bem, ontem mais um filme para colocar o carro a carregar num posto público, até que desisti novamente. Era mais para experimentar que outra coisa, uma vez que estava relativamente perto de casa e ainda tinha bastante carga. Mas resumidamente, a história foi esta, perto de Guimarães:

Posto com ficha compativel com o carro: check; verificar se tinha app que funcionasse naquele posto: check; confirmar na APP se tinha lugares vazios: check, nos 2 lugares disponíveis; Chegar lá e os lugares estarem efetivamente livres: not check. Estava um Zoe e um carro qualquer da e-redes lá estacionado e nenhum deles com o cabo ligado. Ficava no parque coberto do mercadona, e como tinha carga não me quis dar ao trabalho de pintar o caraças lá no meio. Já tinha a família a espera no restaurante, estacionei no primeiro lugar disponível e fui almoçar.

Tenho esta infomação no meu diario de bordo, mas deixo aqui para verem a maravilha de um híbrido plug-in bem usado. O meu resumo de 2025:

Bem, não tem a ver ser bem ou mau usado. No meu é virtualmente impossível fazer esses consumos, por 2 motivos: faço quase 70km por dia, e não tenho onde o deixar a carregar, e segundo, o sistema de aquecimento não é elétrico, pelo que tenho de fazer os primeiros KMS sempre a gasolina, ou então sofrer com o frio. Mesmo assim, tenho conseguido 3.x litros aos 100km

Bem, não tem a ver ser bem ou mau usado. No meu é virtualmente impossível fazer esses consumos, por 2 motivos: faço quase 70km por dia, e não tenho onde o deixar a carregar, e segundo, o sistema de aquecimento não é elétrico, pelo que tenho de fazer os primeiros KMS sempre a gasolina, ou então sofrer com o frio. Mesmo assim, tenho conseguido 3.x litros aos 100km

Claro que sim, quando digo bem usado, é mais "usado num cenário ideal" onde não se passa por dia a autonomia da bateria.

No meu essa parte do aquecimento é eletrico, embora ele "mate" a bateria por completo.

O meu está com uma média de 4.8l nos 4000km que lhe fiz desde que o tenho

Mas lá está, já fez muitos kms de fora de estrada e em AE também já fez bastantes.

Durante a semana a média anda entre os 0 e os 0.5l. Nos kms que faço no dia a dia muito raramente o motor a combustão liga.

Bem, ontem mais um filme para colocar o carro a carregar num posto público, até que desisti novamente. Era mais para experimentar que outra coisa, uma vez que estava relativamente perto de casa e ainda tinha bastante carga. Mas resumidamente, a história foi esta, perto de Guimarães:

Posto com ficha compativel com o carro: check; verificar se tinha app que funcionasse naquele posto: check; confirmar na APP se tinha lugares vazios: check, nos 2 lugares disponíveis; Chegar lá e os lugares estarem efetivamente livres: not check. Estava um Zoe e um carro qualquer da e-redes lá estacionado e nenhum deles com o cabo ligado. Ficava no parque coberto do mercadona, e como tinha carga não me quis dar ao trabalho de pintar o caraças lá no meio. Já tinha a família a espera no restaurante, estacionei no primeiro lugar disponível e fui almoçar.

Sem comentários. Então todos aqueles condicionalismos que referes no início, com compatibilidades, apps e o diabo a sete... Porque é que este processo ainda não está mais uniformizado e simplificado?? É assim que querem impor a electricidade? :sh):sh)

Tão cedo não entram coisas dessas cá em casa...

Sem comentários. Então todos aqueles condicionalismos que referes no início, com compatibilidades, apps e o diabo a sete... Porque é que este processo ainda não está mais uniformizado e simplificado?? É assim que querem impor a electricidade? :sh):sh)

Tão cedo não entram coisas dessas cá em casa...

Não estamos a falar de um carro 100% elétrico pelo que na verdade o único condicionalismo é quando ficas sem bateria, andas em modo MildHybrid. E por um lado até é bom, porque normalmente o preço da gasolina fica mais barato que o preço do kWh numa estação.

Ou seja, não tem qualquer lógica carregares um Plug-in fora de casa. Um elétrico lá tem que ser porque não tens outra opção para moveres o carro para além da parte elétrica.

A única viagem mais longa (250km para cada lado) levou:

- carregamento em casa antes de sair
- carregamento (grátis) no Hotel de destino
- carregamento em casa

Ainda não experimentei, até porque o cartão da Galp que pedi a 3 de Dezembro ainda não chegou 😏, nem tenciono experimentar carregamentos fora de casa ou alojamentos onde fique.

São carros que servem para quem tem um dia a dia dentro da capacidade das baterias, e depois faz algumas viagens longas sem se preocupar com a autonomia. Tem ainda o aspecto engraçado de serem mais potentes que as versões só a combustível fóssil. Cá por casa ficaremos com 2 segmentos C a fazer ~7,5s dos 0-100 km/h, com consumos médios (globais e não apenas numa viagem) abaixo do que era a realidade anterior.

Mas a maior vantagem é mesmo a fiscalidade para as empresas.[:D]

Comprar a pensar em carregar em "todo e qualquer lado" é um erro, dado que as velocidades de carregamento são tipicamente mais reduzidas e as autonomias podem obrigar a várias cargas num dia.

Última edição:
Voltar
Superior