Tópico dos Híbridos: Plug-in (PHEVs) e não Plug-in (HEVs)

Não estamos a falar de um carro 100% elétrico pelo que na verdade o único condicionalismo é quando ficas sem bateria, andas em modo MildHybrid. E por um lado até é bom, porque normalmente o preço da gasolina fica mais barato que o preço do kWh numa estação.

Ou seja, não tem qualquer lógica carregares um Plug-in fora de casa. Um elétrico lá tem que ser porque não tens outra opção para moveres o carro para além da parte elétrica.

A única viagem mais longa (250km para cada lado) levou:

- carregamento em casa antes de sair
- carregamento (grátis) no Hotel de destino
- carregamento em casa

Ainda não experimentei, até porque o cartão da Galp que pedi a 3 de Dezembro ainda não chegou 😏, nem tenciono experimentar carregamentos fora de casa ou alojamentos onde fique.

Isso é estranho. Se calhar tens que pedir outra vez.

O meu da Galp veio extraordinariamente rápido, em 24 horas estava cá. Já o da EDP demorou uns 15 dias.

Por outro lado pode ter haver com as grandes dificuldades informáticas com que a Galp está.

São carros que servem para quem tem um dia a dia dentro da capacidade das baterias, e depois faz algumas viagens longas sem se preocupar com a autonomia. Tem ainda o aspecto engraçado de serem mais potentes que as versões só a combustível fóssil.

Mas a maior vantagem é mesmo a fiscalidade para as empresas.[:D]

Comprar a pensar em carregar em "todo e qualquer lado" é um erro, dado que as velocidades de carregamento são tipicamente mais reduzidas e as autonomias podem obrigar a várias cargas num dia.

Não tive o privilégio de usufruir da maior vantagem 😅

Quanto à potência, é bem verdade. Ainda ontem à noite em AE, a chover como se não houvesse amanhã, pé a fundo e é super engraçado sentir o esticar do turbo mas acima de tudo da potência elétrica a entrar 😎

Ainda em modo 100%

Já em modo MildHybrid

Última edição:
Aqui fica o registo dos últimos km numa Caddy 1.5 ehybrid.

Tem cerca de oito meses e até agora tenho conseguido circular em modo eléctrico no dia a dia.
479f3c77e46db867386293deb4d4590d.jpg

vi ontem esta notícia. não sei muito bem onde colocar isto, até ia colocar nos carros chineses, uma vez que tem ligações, mas acho que deixo aqui, pois são quase todos híbridos.

https://www.razaoautomovel.com/noticias/apresentacao-marca-ebro-portugal-2026/

Em Espanha vi muitos carros destes no Verão.

A Ebro é originalmente espanhola, mas os chineses da Chery Automobile compraram a marca, pelo que na prática, atualmente a Ebro é chinesa.
Situação similar à MG que é inglesa de origem, mas atualmente chinesa.

a bateria dá-te autonomia para quantos kms?
A anunciada são cerca de 120. Depois depende muito do trajeto. No trajeto trabalho casa, gasto cerca de 40 por cento da autonomia. No trajeto inverso, cerca de 25. Já saí de casa com 22 km de autonomia e fiz quase 40 km.
Acho que os 100 km estão mais ou menos garantidos.

Na outra imagem pensei que tinha também o consumo eléctrico. Aqui fica.
c485f7d58b3075bea035789ccb2ef53a.jpg

Última edição:
Raios, isso é que eu gostava que o meu tivesse, o consumo de elétrico. O meu carro não dá esse valor, pelos registos na APP de consumo, está neste momento em 12.8kWh

Em Espanha vi muitos carros destes no Verão.

A Ebro é originalmente espanhola, mas os chineses da Chery Automobile compraram a marca, pelo que na prática, atualmente a Ebro é chinesa.
Situação similar à MG que é inglesa de origem, mas atualmente chinesa.

Falaram deles aqui há um par de meses, e eu arrebitei a orelha para o S800, um 7 lugares de 4.73 metros: https://www.ebroauto.com/modelos/ebro-s800-combustion

Há texto da RA aqui, ainda não li: https://www.razaoautomovel.com/noticias/apresentacao-marca-ebro-portugal-2026/

(haviam de ensinar na escola a diferença entre implantação e implementação ...)

5000km (5288km para ser mais preciso) desde a aquisição do carro, histórico de consumos:

Com uma média de 4.6l/100km

Destes 5288km, 1806.1km foram feitos com consumo de gasolina, quase sempre gasolina 95 Galp Evologic.

Dos 270.922L que coloquei, apenas 25l não foram Galp Evologic, foi Alves Bandeira.

Total gasto em combustível para os 270L, 479€

Fazendo as contas para o consumo exclusivamente a gasolina, 270L para percorrer 1806.1km, ficamos com um consumo de 14.9L

Se este carro fosse 100% gasolina, teríamos aqui um consumo que pode ser considerado elevado mas que temos que ter em consideração também o uso do carro. Ou seja, quase sempre que o carro andou a gasolina foi fora de estrada (Offroad) e Autoestrada a velocidades muitas vezes dignas da Autobahn

Em termos de consumos elétricos, temos 3482km efetuados, para um total de 630kwh.
Destes 630kwh, 2 carregamentos foram grátis, um no Hotel e outro na empresa.
O equivalente a cerca de 1kwh em cada um desses carregamentos, total de 22kwh
Isto significa que 608kwh vieram da rede elétrica de casa a 0.156€/kWh

94€ para percorrer 3482km equivale a um consumo de 18.09kwh

Resumo:

Consumo a gasolina: 14.9l/100km
Consumo elétrico: 18.09kwh/100km

No geral temos 5288km feitos com um gasto total de 574€

Se comparar com o BMW Série 2 Gran Tourer que tinha anteriormente, há poupança em termos de custos de combustível?

Ora vejamos, para quem seguia o DB do Gran Tourer, o mesmo estava com uma média geral dos últimos 10000km de 7.6l/100km

Ou seja, para fazer estes mesmo 5000km, teria gasto cerca de 646€ em gasóleo

Já no Touareg, que tinha uma média de 14.5l/100km para fazer estes 5000km teria gasto cerca de: 1235€

A diferença não parece muita no caso do BMW, no entanto temos que colocar o seguinte em perspetiva, os 2 carros na garagem eram:

BMW Série 2 Gran Tourer para o dia a dia da mulher e viagens

VW Touareg para o meu dia a dia mais offroad e viagens

Agora temos o Compass para o meu dia a dia, viagens e offroad e sempre que possível para ir levar e buscar a mulher ao trabalho

Para os dias em que não posso ir levar nem buscar a mulher do trabalho, ela tem o Fiat 500C

Última edição:
Bem, ontem pela primeira vez consegui carregar o carro fora de casa, e sem grandes stresses. Fomos dar uma volta até Amarante, tinha a bateria a cerca de 50%. No parque de estacionamento onde o deixei tinha uns carregadores EDP disponíveis, foi só passar o cartão da EDP charge, ligar o cabo e passear pela cidade. Carregou 7.50kwh em cerca de 3h. Ficou pela módica quantia de 10.34€. Serviu pela experiencia, na próxima venho parte do caminho a gasolina que sai mais barato. [8b]

Bem, ontem pela primeira vez consegui carregar o carro fora de casa, e sem grandes stresses. Fomos dar uma volta até Amarante, tinha a bateria a cerca de 50%. No parque de estacionamento onde o deixei tinha uns carregadores EDP disponíveis, foi só passar o cartão da EDP charge, ligar o cabo e passear pela cidade. Carregou 7.50kwh em cerca de 3h. Ficou pela módica quantia de 10.34€. Serviu pela experiencia, na próxima venho parte do caminho a gasolina que sai mais barato. [8b]

É natural.

Os phev só são para carregar em casa ou no trabalho e neste caso só se for de borla.

A rede pública é para esquecer por não fazer sentido a nenhum nivel.

Eventualmente pode valer a pena na rede de continente dado que tem um período que não se paga.

PHEV é carregar em casa, caso contrário é deitar dinheiro fora...

É natural.

Os phev só são para carregar em casa ou no trabalho e neste caso só se for de borla.

A rede pública é para esquecer por não fazer sentido a nenhum nivel.

Eventualmente pode valer a pena na rede de continente dado que tem um período que não se paga.

Pois, deu para a experiencia. Já tinha ideia disso, mas não pensei que fosse uma bolada tão grande. Pode servir também caso não haja mais lugar para estacionar, fazer de conta que é um lugar de estacionamento (bem caro).

PHEV é carregar em casa, caso contrário é deitar dinheiro fora...

​Sim, sem dúvida.

Voltar
Superior