Tópico dos incêndios florestais

Confesso que não percebi nada do contexto do que o jornalista disse :sh) foi assim tão grave ?

A sério não entendi...

E o Martinha a dizer que o incêndio de Monchique era uma catástrofe anunciada?
Este gajo mete-me um asco....
Depois dá-se mal com o presidente dos bombeiros profissionais e o problema este ano é porque não de estão a utilizar caldas de retardamento.
Que as descargas de água dos meios aéreos não fazem nada e que até podem aumentar a intensidade das chamas.

Mas anda tudo maluco?

Este gajo não conseguiu meter na linha um incendiário e quer resolver o problema dos incêndios.
Ah e diz que para resolver são precisos no mínimo 30 anos!
Até ao Bruno ele deu mais 3 dias, portanto, 30 para os incêndios parecem-me justos! [:D]

Jaime Marta Soares.....presidente da liga de bombeiros.....uma causa nobre mas........a forma como o faz não me parece de todo a mais correcta.

Existem corporações de voluntários com viaturas oferecidas por entidades públicas. A maior parte dos Unimog S404, alguns S405, as já extintas ou quase Berliet e algumas Mercedes e MAN. Existem ainda VTPTs... Lembro-me de Castanheira de Pêra, Benavente E Barcarena.

As viaturas são espartanas porque foram construídas há 30 anos, muitas delas ainda com os dois lugares traseiros exteriores. Posteriormente com a cabine a ser alongada ficando o motor coberto com chapa metálica, sem isolamento térmico algum. Até as botas queimavam, dass... [:D] As mais recentes possuem uma comodidade incomparavelmente superior.
França tem pelo menos uma carroçadora de enorme qualidade. A Camiva...

Então mas antes o motor estava a descoberto?
Que modelo era esse? Existem fotos?

Existe pelo menos um Bom fabricante de veículos de Bombeiros em Portugal, em Pombal. Mas o Governo Português prefere comprar no estrangeiro, tal como no passado deixaram de comprar UMM e passaram a comprar Land Rover, para as Forças Armadas.
Depois dizem que não há politiquices e interesses monetários!

Sejam lá quais forem os problemas, sejam lá quais forem as politiquices eles q se entendam, pq o fogo está cruel e sem vontade de parar.

O fogo segundo sei já anda na aldeia dos casais, tenho família uns km mais abaixo e já estão cansados deste sufoco, até pq já não é nem a primeira nem a segunda vez q passam por isto.

Espero sinceramente q se consigam colocar gelo nas politiquices, pq as pessoas merecem mais, muito mais.

Não será com as estéticas do BE com o Buda ou com o Rio que as coisas vão mudar, parece me que nem com os seu sucessores.

A população também gosta muito de cascar nos bombeiros que andam a fazer o que podem para apagar o fogo, muitos deles recebem muito pouco e como estatudo de voluntario dispõem do seu tempo livre para servir os outros.

Aquele vídeo que meteram na net do "abandono" do camião dos B.V. Santarém foi vergonhoso, o que as pessoas mereciam era que os fogo lhes queimasse o dito. Falta de respeito para quem anda ali a ajudar.

Acho que Portugal não vai lá com caminhos corta fogo e ornamento da floresta. Tem de existir investimento na agricultura, tanto fauna como flora, parcelamento de terrenos e possíveis ajudas de custo no início da actividade, criar cooperativas agrícolas para pequenos proprietário com o aluguer/empréstimo de maquinaria e.t.c. Neste esquemas andamos sempre há espera que as coisas aconteçam.
Já que o estado gosta muito de dinheiro alheio podiam obrigar as grandes empresas do papel a limpar os seus terrenos, caso não o fizessem limpavam eles e cobravam com juros, ir buscar o dinheiro não seria difícil. Mas para quem perdoa dividas à Brisa não se pode esperar medidas construtivas

Uma pequena correção, o vídeo do camião abandonado, é dos Bombeiros Municipais de Santarém, os Voluntários têm poucos veículos e fazem todos os possíveis para não perderem os velhinhos que têm.

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...n&utm_source=OneSignal&utm_campaign=OneSignal

[h=1]Proteção Civil alugou helicópteros sem espuma antifogo[/h]
[FONT=&quot]Das cerca de 40 aeronaves nenhuma dispõe dos químicos que ajudam no combate aos incêndios, isto porque o Estado só adjudicou o bombardeamento com água.

[/FONT]
[FONT=&quot]Segundo fontes da Proteção Civil contactadas pelo “JN” um litro do gel retardante mais usado no combate aos incêndios em Portugal, tem um custo 4,70 euros. Um helicóptero, que leve por exemplo, quatro mil litros de água vai exigir 400 litros deste gel, visto que a dosagem é dez vezes menor que a água e cujo o valor atinge os 1.800 euros.[/FONT]

38717416_725091161204642_2427856149555445760_n.jpg

Questionou o jornalista: "Desmesurada preocupação com a vida humana"?[:D]

Então indo de encontro a uma análise directa das palavras, o jornalista perguntou se não houve pouca preocupação com a vida humana, é isso?

É que se assim for está explicado o porquê de eu nem ter percebido que o contexto era esse...[:D]

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/...n&utm_source=OneSignal&utm_campaign=OneSignal

[h=1]Proteção Civil alugou helicópteros sem espuma antifogo[/h]
[FONT="]Das cerca de 40 aeronaves nenhuma dispõe dos químicos que ajudam no combate aos incêndios, isto porque o Estado só adjudicou o bombardeamento com água.

[/FONT][/COLOR][COLOR=#333333][FONT="]Segundo fontes da Proteção Civil contactadas pelo “JN” um litro do gel retardante mais usado no combate aos incêndios em Portugal, tem um custo 4,70 euros. Um helicóptero, que leve por exemplo, quatro mil litros de água vai exigir 400 litros deste gel, visto que a dosagem é dez vezes menor que a água e cujo o valor atinge os 1.800 euros.[/FONT]

Mesmo depois do que aconteceu o ano passado, estes FDP que nos governam ainda fazem dessas artimanhas...[8b]
E o Martelo agora não tem nada a dizer sobre isso?

Então mas antes o motor estava a descoberto?
Que modelo era esse? Existem fotos?

Parte do motor ficava descoberto porque a cabine era "curta". Posteriormente, em bastantes viaturas, foi feito um trabalho de "corta, acrescenta e solda" que acrescentava a cabine... Ou mudança para cabine com todos os lugares interiores. Com esta extensão da cabine, o motor ficava totalmente sob esta, com o chão a ser feito em chapa metálica sem isolamento térmico. Um mimo nos dias de Verão, aliando o calor exterior, com o produzido pelo motor e as botas com palmilha de aço [:D]

Aqueles lugares traseiros não tinham a mínima segurança se tivesses de atravessar uma zona de fumo/incêndio, e em caso de acidente... Nalgumas viaturas até o escape saía atrás da cabine.

Existiam Ivecos, Unimog (S404) e Renault assim. Por vezes ainda se vêem alguns Unimog assim, mas muitos já começam a ser abatidas ao efectivo.

A primeira foto é de uma Iveco com um lugar exterior, deve ter outro do outro lado. E a 2ª é de um modelo da Renault com os 5 lugares já integrados, provavelmente realizados posteriormente.

7.jpg

Untitled.jpg

Quem terá muitas fotos destas é o user JoseMiragaiaTomas. Andei muitas vezes num Renault, carroçaria Camiva, que já tinha sido transformado, e lembro-me de ser miúdo e o ver passar ainda com lugares exteriores. Aliás, o carro foi transformado meses antes de um ingressar. Neste caso foi adquirido novo, directamente à Camiva (França), e trazido a rolar já por bombeiros portugueses.

Protecção Civil

Bombeiros criticam estratégia de combate ao incêndio de Monchique

Associações falam numa “desorganização total” do combate, de operacionais mal distribuídos, de bombeiros à espera das chamas, da ausência do fogo como ferramenta de combate e da falta de uso de retardantes

Fonte: https://www.publico.pt/2018/08/08/s...a-de-combate-no-incendio-de-monchique-1840416

Não sei se nos últimos 15 a 20 anos algum contrato previu a utilização de caldas e aditivos retardantes. A única coisa diferente de água que vi a sair de helicópteros foi resíduos das lagoas das pecuárias [;)]

Não sei se nos últimos 15 a 20 anos algum contrato previu a utilização de caldas e aditivos retardantes. A única coisa diferente de água que vi a sair de helicópteros foi resíduos das lagoas das pecuárias [;)]

Até podiam utilizar tinto. Mas vai um pouco contra a declaração convicta de "estarmos preparados para tudo".

Back