Tópico dos incêndios florestais

Mas deste o quê??

Incompreensivelmente?

Dei várias hipóteses de compreensão do porquê de poderem estar à espera...

Desde que eu coloquei a questão:

Não consigo perceber.

Em muitas imagens vejo os bombeiros com a mangueira na mão e a olhar para o fogo. Estarão à espera de ordens (e de quem?) para abrir a água?

Ruie34, parece-me que tens conhecimentos. ajuda aí a entender a folosofia

Só deste esta resposta a bold que dizes serem várias hipóteses de compreensão...???

O Tjqueiroz já respondeu a quase tudo.

Sim sou leigo, daí eu ter colocado em cima da mesa cenários plausíveis para a actuação dos bombeiros.
Que podiam estar simplesmente a ver para onde evoluiria o fogo, dada a escassez de recursos antes de atacar.

Não colocaste questões de forma inocente, poupa-me, colocaste em causa o trabalho dos bombeiros, logo com 3 pedras na mão, à boleia de um jornalista sensacionalista.
Assumiste o pior em vez de tentares perceber o porquê.

É ligeiramente diferente [:D]

e começaste a divagar com esta tua afirmação sobre "achismos"

O que eu vejo é um leigo (como eu) a fazer achismos de bota abaixo

Assumes:
1. Que a casa está em perigo
2. Que molhar o declive ajuda
3. Que têm água / veículo etc
4. Que um bombeiro só tem que andar de mangueira na mão que nem um louco
5. Que a prioridade é salvar património em vez de evitar a propagação e colocar pessoas em perigo.

Portanto, se há dúvidas, abstém-te de dizer mal.

Quem parece que anda nos achismos com escritas nada construtivas sobre terceiros és tu. Mas como isto já vai longo e cansa-me os olhos fico-me por aqui independentemente da tua próxima resposta. Vê lá não pegues fogo pá!![:D]

Apenas quis mostrar-te que não é preciso vir com colocar logo em causa o trabalho dos bombeiros, ou a ordens que têm. Com base em reportagens sensacionalistas.

Por vários factores entre eles o assumir como tu assumiste que deviam fazer isto ou aquilo, o real perigo etc e tal.
Os motivos que dei prendem-se com a falta de confirmação dos motivos que te acusei de assumir como verdadeiros.

Eu disse que sou leigo, sim fiz achismos na medida em não assumi nada, mas não vim com uma postura de dizer mal, como tu, dei o benefício da dúvida devido à minha ignorância.
Mas mesmo assim dei hipóteses do porquê.

Se não percebeste, ao fim disto tudo...

Então indo de encontro a uma análise directa das palavras, o jornalista perguntou se não houve pouca preocupação com a vida humana, é isso?

É que se assim for está explicado o porquê de eu nem ter percebido que o contexto era esse...[:D]

O contexto é muito simples. Salvar apenas e só vidas deixar o resto arder. É ou não verdade? Foi a pergunta.

Imagens dramáticas da vila de Enxerim

Aliás é um drama o que se está a passar no Algarve com a perda de milhares de ha de florestas, animais domésticos e selvagens.
Felizmente ainda não houve perda de vidas humanas

Não é, pq ao dizer "preocupação desmesurada" está automaticamente a fazer um juízo de valor inaceitável, por ser tão básico, entre salvar uma vida ou uma casa, a escolha nem deveria existir.
O contexto é muito simples. Salvar apenas e só vidas deixar o resto arder. É ou não verdade? Foi a pergunta.

Ahahahaha, lembro-me sim! Mas era muito novo para me lembrar dos detalhes. Infelizmente acabaram com essa paródia fantástica. Um programa original, agora enfim, limitam-se a importar conceitos de entretenimento. De qualquer das formas não é justificação para o degradante registo do XLPower, ao fim ao cabo é o PR e merece respeito!

Havia outro antes. Como é que se chamava? "Cara chapada" ou algo assim? Da altura, ou anterior ao Herman Enciclopédia

Uma outra solução para tornar a floresta viável e que nunca vi ser debatida seria o incentivo à utilização da matéria prima florestal quer para criação por ex de pellets mas mais concretamente para produção de energia em centrais térmicas locais. Obviamente que não acredito que seja uma negócia viável no curto prazo mas se se subsidiam tantos outros projetos que dão prejuízo porque não o fazer com a floresta qur se tem revelado um grave problema de gerir e desta forma podia dar-se definitivamente uma solução.

O Costa calado é um poeta, as declarações que Monchique é a excepção que confirma o sucesso numa altura que metade do algarve estava a levar com cinzas é uma escolha de palavras quase ofensivas, parece que temos que pedir desculpa por ter estragado o sucesso do Sr. Primeiro ministro. Em geral ninguém gostou destas palavras aqui pela zona sul.

Felizmente ou infelizmente, depende dos dias, tenho alguns conhecidos na politica, e os post dos que estão afiliados ao PS é quase um mete nojo, que não é hora de se criticar e que se devia dar os parabens ao Costa e à proteção Civil pelo excelente trabalho [8b]

Verão atípico, com tempo chuvoso e com temperaturas baixas. No primeiro fim de semana com calor típico de Verão começa um incêndio enorme num ponto que já era previsto.

"Sucesso"

By Costa

Já aqui disse varias vezes, os pinheiros queimados não renascem desaparecem, os eucaliptos queimados rebentam por baixo pelas raízes, no lugar de um aparecem 4 ou 5, se não arrancarem as raízes com máquinas de arrasto, os eucaliptos vão dominar a floresta, podem as esganiçadas do BE proibi-los na Assembleia da Republica à vontade, que eles não ligam a pessoas ignorantes no assunto.

Eucaliptos e Acácias vão dominar a floresta.
O problema não é o eucalipto, mas o dono do terreno. Se houvesse cuidado da parte dos donos, e fiscalização da parte de alguma entidade, sejam forças de segurança, militares ou alguma entidade criada, provavelmente não haveria qualquer problema.
Basta ter o cuidado ao plantar, cuidado na limpeza do terreno, e medidas de segurança/apoio, como as faixas de contenção, e uns depositos/lagoas/tanques/bocas de água para ajuda em caso de incêndio, quem não tivesse isto teria problemas, mas algo a sério.
Só que depois conseguimos ver que os terrenos do estado são dos piores em termos de limpeza, e as multas pouco ou nada fizeram, pois ainda há muito por limpar.

A sorte é que só tivemos 5 ou 6 dias de verão ... imagino num verão "normal" ...

Realmente este Costa é um escroque de todo o tamanho.

Não colocando em causa o suposto conhecimento popular, a verdade é que se tivesse corrido mão não estariam cá para dizer:

[QUOTE]
São bem-sucedidos e António sorri, orgulhoso pelo prognóstico duas horas antes. “Foi fácil. Não foi o que eu disse?”, mostra a sua veia mais gabarola. “As pessoas da terra é que sabem”, vai insistindo.
[/QUOTE]

E a esta hora estariamos todos a mandar vir com as autoridades porque as pessoas não tinham sido evacuadas.

Last edited:
Imagens dramáticas da vila de Enxerim

Aliás é um drama o que se está a passar no Algarve com a perda de milhares de ha de florestas, animais domésticos e selvagens.
Felizmente ainda não houve perda de vidas humanas

Estes fogos que duram dias e dias de seguida é que são bons para ganhar dinheiro!
Para a natureza e para os proprietários das casa é que a coisa é mais "chata" (parafraseando o anormal do seportem)...

A verdade é que foram quase sempre as pessoas das próprias terras a combateram os incêndios numa fase inicial, e isso ajudava muito a combater os incêndios. Ainda me lembro de na minha aldeia alguns incêndios serem extintos antes dos bombeiros chegarem.
Se as pessoas forem todas evacuadas em qualquer incêndio, vão ver que vamos passar a ter cada vez mais fogos de maior dimensão. Se as pessoas estão válidas, se têm os meios, se estão disponíveis, se querem defender o que é deles, não faz sentido a policia andar a retirá-los à força. Estão-se a perder duas vezes meios, o que andam a retirar as pessoas à força, e os que estão a ser retirados.

Last edited:
E ontem deu a reportagem de um senhor que perdeu a casa, e que tinha diso impedido pela policia de chegar à casa. Dizia ele que já tinha passado pelo mesmo em 2013, e que tinha defendido a casa. Desta vez como não o deixaram passar não conseguiu defender a casa.

Umas paginas atrás alguém deu a entender que o jogo de Monchique estava a ser pior que o da Califórnia, hoje sai esta noticia:

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...a-california-so-fica-sob-controlo-em-setembro
A combater os fogos estão 14 mil efetivos, provenientes de todo o Estado e liderados pelo Cal Fire. Esta entidade emprega 5.300 efetivos a tempo inteiro e recorre a mais 1.700 na época dos fogos. Estes incluem presos, que são formados, e bombeiros que vêm de 17 Estados e do estrangeiro.
Estes efetivos têm ao dispor mais de mil veículos, 59 máquinas de rasto, 22 tanques aéreos, 17 aviões, 12 helicópteros e 11 cozinhas móveis.

E eles la até utilizam caldas retardantes, será que as noticias que tem saído nos últimos dias, não têm por base interesses económicos em força o seu uso para alguém encher mais os bolsos?

Back