Tópico dos incêndios florestais

E ontem deu a reportagem de um senhor que perdeu a casa, e que tinha diso impedido pela policia de chegar à casa. Dizia ele que já tinha passado pelo mesmo em 2013, e que tinha defendido a casa. Desta vez como não o deixaram passar não conseguiu defender a casa.

O Costa e o Cabrita depois no Natal convidam-no para ir a Lisboa e dão-lhe um peru...
[:cool:]

A verdade é que foram quase sempre as pessoas das próprias terras a combateram os incêndios numa fase inicial, e isso ajudava muito a combater os incêndios. Ainda me lembro de na minha aldeia alguns incêndios serem extintos antes dos bombeiros chegarem.
Se as pessoas forem todas evacuadas em qualquer incêndio, vão ver que vamos passar a ter cada vez mais fogos de maior dimensão. Se as pessoas estão válidas, se têm os meios, se estão disponíveis, se querem defender o que é deles, não faz sentido a policia andar a retirá-los à força. Estão-se a perder duas vezes meios, o que andam a retirar as pessoas à força, e os que estão a ser retirados.

Mas aqui a situação é diferente, isto é , uma coisa é o combate inicial. Outra é quando a situação é de emergência e nem os bombeiros conseguem controlar o fogo muito menos os populares logo a evacuação é decidida obviamente porque tem que ser.

Umas paginas atrás alguém deu a entender que o jogo de Monchique estava a ser pior que o da Califórnia, hoje sai esta noticia:

https://24.sapo.pt/atualidade/artig...a-california-so-fica-sob-controlo-em-setembro

E eles la até utilizam caldas retardantes, será que as noticias que tem saído nos últimos dias, não têm por base interesses económicos em força o seu uso para alguém encher mais os bolsos?

Então mas estes fogos têm mais alguma coisa na sua origem do que interesses económicos?
Basta ver quem ganha dinheiro com isto tudo..., é assim tão difícil de entender?

Já ouvi dizer que a madeira queimada não rende nada, outros dizem que rende muito, outros dizem que os alugueres são negociatas outros que é correcto, uns dizem que o combate está bem organizado e outros tantos dizem que não.....

Já ouvi dizer que a madeira queimada não rende nada, outros dizem que rende muito, outros dizem que os alugueres são negociatas outros que é correcto, uns dizem que o combate está bem organizado e outros tantos dizem que não.....

Tens que ver é quem é que anda lá a ganhar dinheiro e quem é que ganha dinheiro para que os que lá andam possam andar lá...
Quando chegares às respostas, vês logo porque é que agora há fogos destes!

Acho que já ninguém tem duvidas que este incêndio tem sido mal combatido. Provavelmente é um mal menor, visto que o único objetivo até agora foi unicamente salvar pessoas o que por si só é uma excelente noticia.
Ter em Portugal um fogo com duração de tantos dias não é normal quer pela mata que só muito excepcionalmente permite tantos dias seguido de fogo quer mesmo pelo verão que ao contrário do que tem sido anunciado não tem sido nada de especial, é verdade que tivemos aqueles 3 ou 4 dias de calor intenso, mas o incêndio só coincidiu em 2 dias com esse calor.
Quanto ao pessoal que fica a combater, percebo-os, mas é um risco que correm. Acho que pelas imagens que se vão vendo é fácil perceber que se as pessoas não tivessem sido evacuadas neste momento teríamos vários mortos. Algumas casas se calhar teriam sido salvas porque as pessoas estariam lá para as defender, mas isso vale vidas? Não me parece.

A madeira queimada, salvo raras excepções de árvores que estão realmente muito queimadas, vale quase tanto como a madeira verde. Os madeireiros é que podem, eventualmente, usar o facto da superfície das árvores estar queimada para tentar desbaratar o produto. Os menos informados caem nisso... mas desde que não se deixe passar muito tempo depois do fogo (porque aí já as árvores começam a apodrecer) não há problema.

Se eu vivesse numa dessas casa isoladas, com grande risco de incêndio, o que faria era criar na cave uma sala de segurança para o caso de incêndio. E entretanto ficava lá a combater o incêndio. Acho que vamos ter que viver cada vez mais com incêndios, e uma cave de segurança, como se usa nos states para os tornados é capaz de começar a ser necessário em muitas casas isoladas.

Se eu vivesse numa dessas casa isoladas, com grande risco de incêndio, o que faria era criar na cave uma sala de segurança para o caso de incêndio. E entretanto ficava lá a combater o incêndio. Acho que vamos ter que viver cada vez mais com incêndios, e uma cave de segurança, como se usa nos states para os tornados é capaz de começar a ser necessário em muitas casas isoladas.

Eu fazia a cave, preparava a casa (predominância de materiais incombustível, limpeza periódica dos terrenos adjacentes) e um seguro

Não é algo que em sociedades, infelizmente muito castigadas pelo fogo não se pense.

http://www.wildfiresafetybunkers.com.au/

Tópico dos incêndios florestais

Engraçado q ng diga q o ano a seguir aos grandes incêndios de 2017 as papeleiras tiveram ano extraordinário nas bolsas tendo atingido várias vezes máximos históricos.

Curioso q uma delas, a Altri, tenha a maior parte do capital no mesmo dono do grupo Cofina q é só quem detém o correio da manhã.

Em relação às caves também já me ocorreu. Mas e o ar? Seria necessário assegurar ar respirável durante várias horas.

Fala-se em incêndios pela europa e usa (então estes na califórnia...o nosso é uma fogueira de quintal), mas não se fala em incêndios na India, na Rússia ou até na China.
Será que não os há?

Na altura dos incêndios de Pedrogão lembrei-me logo desses abrigos, qualquer coisa com box culverts enterrados:

vertiSetMonolithic.jpg

a5f5922879e6d5a7c8d3673bde5c27b9.jpg

Fala-se em incêndios pela europa e usa (então estes na califórnia...o nosso é uma fogueira de quintal), mas não se fala em incêndios na India, na Rússia ou até na China.
Será que não os há?

1. O nosso já tem uns 20.000ha ardidos, os da California 93.000ha
Em termos de progressão o nosso até é mais rápido, e dada a nossa escala essa da "fogueira de quintal" é bem exagerada.

2. Lá por não se falar (é normal que não passe muita informação e nós não ligamos anyway)
Claro que há fogos na China e Rússia (menos dada a latitude), basta pesquisar:
https://www.nasa.gov/image-feature/goddard/2018/fires-in-russia-near-the-china-border
https://www.youtube.com/watch?v=C9S_Kw2OLHY
https://news.cgtn.com/news/3d3d774e3159444f77457a6333566d54/share_p.html

Essa estupidez q as TV's propagam q as pessoas perdem as suas casas pq a GNR os obrigou a sair....é mesmo incrível.

A CMtv estava há pouco a entrevistar uma senhora q referia quase com orgulho ter ligado para pais, tios, amigos e o raio q parta, a dizer para fingirem não estava ninguém em casa..pq ela tinha a GNR à porta e eles iriam evacuar o resto das casas.

Isto é tão, mas tão estúpido e complica-me com o sistema nervoso, pois felizmente correu tudo bem, mas e se não corresse?

As autoridades são presas por ter cão e por não ter, se evacuam, impedem as pessoas de salvar as suas casas, se não evacuam, e morre alguém, deveriam ter evacuado!

Povo este o nosso.....

Essa estupidez q as TV's propagam q as pessoas perdem as suas casas pq a GNR os obrigou a sair....é mesmo incrível.

A CMtv estava há pouco a entrevistar uma senhora q referia quase com orgulho ter ligado para pais, tios, amigos e o raio q parta, a dizer para fingirem não estava ninguém em casa..pq ela tinha a GNR à porta e eles iriam evacuar o resto das casas.

Isto é tão, mas tão estúpido e complica-me com o sistema nervoso, pois felizmente correu tudo bem, mas e se não corresse?

As autoridades são presas por ter cão e por não ter, se evacuam, impedem as pessoas de salvar as suas casas, se não evacuam, e morre alguém, deveriam ter evacuado!

Povo este o nosso.....

Concordo [;)]

Back