Tópico dos incêndios florestais

Então desde já apresento as minhas desculpas, não reparei que já cá andas há 23 anos, como eu - até o mês é o mesmo!
E sim, fiz um pressuposto errado, que o incêndio tinha começado nos automóveis, quando alegadamente começou ao lado e propagou ao recinto onde estavam guardados. Ainda assim, será engraçado ver a justificação para ter ali um parque ilegal e se a seguradora aceita a "desculpa".

Então desde já apresento as minhas desculpas, não reparei que já cá andas há 23 anos, como eu - até o mês é o mesmo!
E sim, fiz um pressuposto errado, que o incêndio tinha começado nos automóveis, quando alegadamente começou ao lado e propagou ao recinto onde estavam guardados. Ainda assim, será engraçado ver a justificação para ter ali um parque ilegal e se a seguradora aceita a "desculpa".

Caro,

Até andamos à mais de 23 anos...

Vê se te recordas que houve um primeiro fórum Autohoje, que depois por alteração de plataforma foi substituido por este. Nessa altura, muitos utilizadores ficaram com a mesma data de criação Fevereiro de 2003.

E depois com o fim da revista foi convertido no Motorguia.

Aqui agradeço ao PCMT a sua carolice! 🙏

Quanto à tua questão do parque e da queimada, a malta dos seguros que se pronunciem que eles "andem" ai!

Há dias fiquei num alojamento local, numa aldeia "perdida" no centro do país, que tinha isto disponível. Não é muito, uma saída de 25 mm, à pressão da rede pública mas, havendo água, já dará para autoprotecção (vidas e não bens materiais).

Gosto sempre de fazer uma pequena road-trip no fim de semana, mas agora estou a evitar totalmente estradas florestais e/ou isoladas e sem alternativas próximas... :sh)

Caro,

Até andamos à mais de 23 anos...

Vê se te recordas que houve um primeiro fórum Autohoje, que depois por alteração de plataforma foi substituido por este. Nessa altura, muitos utilizadores ficaram com a mesma data de criação Fevereiro de 2003.

E depois com o fim da revista foi convertido no Motorguia.

Aqui agradeço ao PCMT a sua carolice! 🙏

Quanto à tua questão do parque e da queimada, a malta dos seguros que se pronunciem que eles "andem" ai!

Confirmo.. Até à cerca de 2 anos ainda tinha um autocolante do forúm, dos tais que dava mais 15cv... :P Mas entretanto vendi o bolide e o autocolante foi com o carro, com muita pena minha....

Um grupo de portugueses residentes na Alemanha deslocou-se a França para apoiar no combate e levar mantimentos, muito à semelhança do que foi feito a quando da tempestade Kristin.

Acho que na Europa não havia a noção do tipo de incêndios que vamos ter daqui para a frente, mesmo com melhores meios e bombeiros profissionais sapadores, o melhor que se faz é abrandar o avanço em pequenos trechos de frentes de fogo, que se estendem por quilómetros e temperaturas nunca vistas.

E estamos a falar de países onde os bombeiros são sapadores, com melhor formação, boas viaturas e aviões, integrados na protecção civil, bom salários.

Não é como em Portugal com bombeiros voluntários, com pouca formação, sem viaturas suficientes, aviões alugados para ser usados no combate, em vez de aviões comprados pelo Estado.

Aquilo que tivemos no pior, não se compara com o que estamos a ver aqui. Pelo que sei o que se passa em Espanha é muito semelhante e será o que iremos ver em Portugal nos fogos.

Um grupo de portugueses residentes na Alemanha deslocou-se a França para apoiar no combate e levar mantimentos, muito à semelhança do que foi feito a quando da tempestade Kristin.

Acho que na Europa não havia a noção do tipo de incêndios que vamos ter daqui para a frente, mesmo com melhores meios e bombeiros profissionais sapadores, o melhor que se faz é abrandar o avanço em pequenos trechos de frentes de fogo, que se estendem por quilómetros e temperaturas nunca vistas.

E estamos a falar de países onde os bombeiros são sapadores, com melhor formação, boas viaturas e aviões, integrados na protecção civil, bom salários.

Não é como em Portugal com bombeiros voluntários, com pouca formação, sem viaturas suficientes, aviões alugados para ser usados no combate, em vez de aviões comprados pelo Estado.

Aquilo que tivemos no pior, não se compara com o que estamos a ver aqui. Pelo que sei o que se passa em Espanha é muito semelhante e será o que iremos ver em Portugal nos fogos.

78% dos Sapeur- Pompiers são voluntários. Mais rigor sff.

https://www.interieur.gouv.fr/documentation/etudes-et-statistiques/statistiques-2024-dgscgc.html

E em Portugal há, infelizmente, bastante experiência em fogos florestais.

Não é só em Portugal. Em todos os países/regiões do Sul da Europa lidamos com isto há décadas...

Com o aumento das temperaturas, fruto sobretudo das alterações climáticas, os incêndios florestais vão galgar para os países mais a norte que ainda não estão preparados para o fenómeno...

Um exemplo comparativo:

As habitações dessas regiões ou mesmo os transportes públicos estão muito bem preparados para a neve, gelo e temperaturas muito baixas, mas não para o calor abrasador e isso implica mudanças na construção, incluindo começar a instalar AC...

E em Portugal há, infelizmente, bastante experiência em fogos florestais.

Estamos a falar de incêndios de sexta geração, incêndios que ultrapassam os 10 megawatts por metro de frente de fogo, nestes incêndios em Espanha e aqui em França já foram medidos até 60 megawatts por metro de frente de fogo.

Em Portugal, só alguns incêndios em 2017 chegaram aos 10 megawatts por metro de frente de fogo.

Quanto aos bombeiros voluntários em França. Medir tudo pela bitola tuga do "eu não percebo nada disto mas tenho de escrever qualquer coisa", dá nisto.

"Voluntários" não significa o mesmo que em Portugal, as candidaturas são filtradas e muito rigorosas, é preciso apresentar certificados das competências e formações exigidas prévias, é preciso, no processo de candidatura apresentar carta de motivação, CV e os vencimentos são isentos de impostos.

Em Portugal voluntário é completamente diferente disto.

Back