Eu nunca invisto em gráficas topo de gama, além de não precisar de tanto desempenho assim, prefiro comprar uma por metade do preço e passado algum tempo actualizar para uma melhor, do que comprar uma de 400€ ou 500€ e ficar com ela alguns anos.
A minha 7900 avariou a pouco tempo(defeito), e andei com uma x1300 de recurso.
Mesmo World of warcraft que não pede nada demais, a placa borrava-se toda...
QUanto a placas de topo, aprendi a lição e como disse antes, depois de passar a vida a comprar placas medianas e correrem tudo medianamente mas nunca poder gozar os titulos como amigos meus gozam.
Cheguei a conclusão que eles gastam 400 euros numa placa, mas ao fim de 3 anos jogam basicamente tudo na mesma e bem, e a placa mediana que se compra por menos 100 e tal euros, não se pode ligar AA16x pois fica com 10 frames por segundo, mas sobretudo porque não cumpre mesmo os requisitos, e pior, de 6 em seis meses, não se joga nada outra vez e quando se fizer as contas, ao fim desses 3 anos, gastou-se mais dinheiro em placas que a comprar uma só e nucna se gozou titulo nenhum nem a metade do seu explendor.
Um dia mais tarde essa mesma placa de topo corre tudo, quando se fizer outra máquina e continua jogavel.
Quem comprou 6900gt há 3 anos, hj continua a jogar tudo na boa, e quantos já não trocaram de placas entretanto a pensar que pouparam dinheiro?
Passei de uma 9600xt(a última média gama que comprei) para uma 7900gtx(com pc novo) tudo o que jogava com a 9600xt não era jogar eheh, só depois percebi os gráficos que certos jogos que me pareciam manhosos tinham, até o Doom3 ficou uma coisa completamente diferente e é já um joguito com uns anos...quake 4 idem e outros identicos.
Agora com a 8800 gtx, é uma coisa ainda mais a parte, mas não precisava desta , para além do facto de que não a paguei, veio em substituilção pela garantia da 7900gtx, o que agradeci obviamente hehe.
Jogar oblivion ou qq jogo todos jogam, depende é como o querem jogar, se a ver tudo como foi feito ou se pixelizado e a 20 fps e a ficar tonto ao fim de meia hora, que é um facto ao qual muitos não ligam e nunca percebem porque têm tonturas,etc.. isso tb faz mal a saúde...e mais de 50% dos jogadores jogam abaixo das 25 frames por segundo, sem saberem que isso faz um mal danado.
Bons monitores e boas placas para quem joga são importantes, sem ser já pela qualidade dos gráficos.