Tópico dos Papás!! E Mamãs

Os produtos que mais gostei foram os da concord, quer o ovo air safe quer a cadeira. Ambos ainda duram o ovo a ajudar outra familia e a cadeira com 6 ou 7 anos no meu carro.

Ainda não sei se os 28 dias já estão a ser a referência.
Mas essa alteração foi a mairo estupidez dos últimos tempos... Medida mesmo para "inglês ver".

O que eu usei e o que ainda está nos sites oficiais do governo são os 20 dias úteis.
Tens OBRIGATORIAMENTE de meter logo 5 dias úteis após o nascimento. Sendo que o dia do nascimento se for dia útil, conta.

Depois os restantes 15 dias tens de usar nas primeiras 6 semanas de vida do bébé.

Tens ainda 5 dias úteis para usar durante a licença da mãe. Estes dias são facultativos.

Depois a licença completa.
Os 120+30 dias são com pagamento a 100% (sobre o valor de referência).
Mas a licença mais comum e utilizada são os 150+30 que são pagos a 83%.

Isto porque no final da licença o bébé irá ter 6 meses de idade e muitas creches só aceitam após os 6meses.

E porque mesmo pago a 83% como é sobre o bruto, recebes +/- a mesma coisa (até um pouco mais). Na opção a 100% irás receber mais do que ganhas a trabalhar....

Ainda existe a possibilidade de 8 meses, sendo os últimos 3 pagos a 25%

Malta, chegou agora de andar a ver carrinhos e essas macacadas todas. Que marcas e modelos aconselham?
Sao tantas que não sei para onde me virar. Que aspectos são mais importantes?
Obrigado desde já.

Enviado do meu Pixel 7 através do Tapatalk

Um aspeto que penso ser importante é o peso do carrinho.
Quando andamos a ver, a tendência era olhar para os xpto muito bonitos e tal e a menina que nos atendia disse que eram vários os casais que compravam aqueles carrinhos e passados 2 ou 3 meses iam lá comprar outro porque eram pesadíssimos para andar para trás e para a frente (além de ocuparem imenso espaço).

Para mim foi uma dica muito preciosa, procurei dentro do que pretendíamos o mais leve.

Resultado, 7.5kg muito bom, compacto e ainda fazia também de alcofa.

Marca - maxicosi

Na altura comprei na Toy's R' us, dos mais acessíveis que encontrei, serviu perfeitamente para os meses em que foi usado, serviu como "ovo" para transportar o bebé no carro e ainda está encostado em casa dos meus sogros à espera caso possa voltar a haver necessidade de ser utilizado. Não senti falta nenhuma de ter investido mais um cêntimo que fosse. Pequeno, prático, leve, fechado e protegido o suficiente para o bebé estar salvaguardado, as rodas continuam como novas.

Nós fomos pelo tamanho, já que as malas dos carros não são assim tão grandes, mas com piso empedrado/calçada salta um bocado. Não sei se é pelas rodas pequenas ou se são é comum a todos os outros carrinhos que existem.

1204029111_2022_maxicosi_stroller_Leona2_selectgrey_side_compactfoldbothways.png

Em relação ao ovo, penso que se deve ter atenção principalmente a duas coisas: peso e segurança. O primeiro ponto, porque um ovo pesado somado ao peso de uma criança de 7 ou 8 meses é um pesadelo e o segundo, obviamente porque é a única coisa que protege o bebé em caso de acidente e há diferenças enormes entre os vários modelos no mercado. Posto isto, fugia de tudo o que seja Chicco, embora essa marca, dada a tradição no nosso país, seja uma tendência natural para quem ainda não está por dentro do assunto.

O carrinho, creio que já depende muito dos gostos e necessidades de cada um. Maior para ter mais arrumação, mais pequeno por causa da mala do carro, mais leve para carregar, mais pesado porque vai andar sempre no chão...

No meu caso, comprei ambos da Concord (creio que a marca foi descontinuada pelo grupo Jané) e não me arrependo nem um pouco do que gastei. Não sendo baratos também não foram dos mais caros, comprei em outlet, mas o ovo Air Safe pesava menos de 3kg sem comprometer a segurança e o carro Neo, apesar de não ser muito pequeno quando fechado, cabe na mala do meu Swift (que é minúscula). É muito confortável, fartou-se de levar pancada, está neste momento a uso pela minha segunda filha e tem quase de certeza mais de 1000km rodados sem desgaste aparente. Ainda ontem andámos uns 7km entre paralelo, empedrado e terra batida e a miúda sempre a dormir.

Por aqui o trio foi da Bebecar e gostei muito a exceção da capota do ovo (o sistema não era o melhor), mas todo o trio era bastante sólido e bem construído

Apartir daí foi sempre cybex e se fosse hoje mesmo tendo gostado da Bebecar tinha sido tudo cybex

Na altura fomos a uma loja - Espaço mamãs- foi bastante bom porque estávamos um bocado às escuras e a menina foi impecável, ajudou-nos bastante com as dúvidas.

Carrinho - Leona Maxicosi - não precisa de alcofa e é leve , verifica o que pretendes e depois escolhes
Ovo - Maxicosi - não sei o modelo mas a menina na altura disse para consultar um site independente para verificar a segurança nos testes de embate dos ovos/cadeirinhas e penso que era o mais seguro, optamos por comprar um desde o nascimento até aos 85cm.
Deves consultar o site (adac) ou outro independente e verificas la…

Por aqui o trio foi da Bebecar e gostei muito a exceção da capota do ovo (o sistema não era o melhor), mas todo o trio era bastante sólido e bem construído

Apartir daí foi sempre cybex e se fosse hoje mesmo tendo gostado da Bebecar tinha sido tudo cybex

Também comprei cadeirinha Cybex depois de ter analisado várias. Tenho duas mais baratuchas para deslocações nos carros menos usados, tanto na carrinha como no carro dos meus sogros. Para viagens grandes, Cybex. Já está no carro vai para 5 anos e, tirando o facto de estar a ficar com o tecido um pouco "cinzento" da exposição solar, está tudo em excelente estado.

Sinceramente, o mais barato, mesmo as cadeiras para o carro, se a cadeira nem vai estar contantemente a tirar do carro, nem precisas de isofix. Óptimos preços pela Amazon.

dito isto, como já sei o que a casa gasta, principalmente quando é o primeiro filho, é ir à Chico e Zippies desta vida e comprar tudo lá, seguindo os conselhos da senhora que está a vender, para uma melhor experiência para a criança [;)].

o único conselho que dou, é para o carro, a cadeira compramos do tipo 0 ao 3, se voltasse atrás não sei se tinha comprado uma cadeira de tipo 0 e depois outra de tipo 1 a 3. Por 2 motivos, o primeiro (e mais importante) é que uma cadeira de tipo 0 está mais inclinada e a criança dorme menos torta, a segunda razão é que duvido que a cadeira 0-3 aguente até aos 10 anos..

Desculpa lá. Mas todo o teu comentário é um conjunto pegado de asnerias.

Ir a uma Zippy ou Chicco? Comprar o mais barato?
Cadeira dops carro 0-3? Só mudavas por dormir?

Deve-se optar por sistemas com testes independentes e que sejam seguras.
Hoje em dia, todos os testes apontam que a utilização de cadeiras contra a marcha é a melhor solução no carro pelos menos até aos 3/4 anos. (há quem defenda muito mais).

O Ovo deve ser usado pelo menos 12m (seguindo claro as regras de dimensão e peso).
As cadeiras no carro nunca devem ter vários grupos.
Primeiro é o Ovo, depois passa para uma 0+/1 virada para trás e depois sim para uma 2/3.

Meh, eu cá alinho bastante pelo que disse o Hecho, sobretudo para os carrinhos de passeio.

Depois de haver umas centenas empatadas em carro XPTO com pneus de jipe todo o terreno, o grosso do serviço de passear na rua foi feito com cadeira-bengala do género desta de 50€ (excepto que era sem toldo, e ao tempo foi comprada no supermercado a menos de metade do preço): https://www.amazon.es/-/pt/dp/B09NGY358Z/
d38fa727-6560-4d3b-8063-023e8982fff3.__CR0,0,3000,3000_PT0_SX300_V1___.jpg - Click image for larger version  Name:	d38fa727-6560-4d3b-8063-023e8982fff3.__CR0,0,3000,3000_PT0_SX300_V1___.jpg Size:	76.3 KB ID:	14256498

Meh, eu cá alinho bastante pelo que disse o Hecho, sobretudo para os carrinhos de passeio.

Depois de haver umas centenas empatadas em carro XPTO com pneus de jipe todo o terreno, o grosso do serviço de passear na rua foi feito com cadeira-bengala do género desta de 50€ (excepto que era sem toldo, e ao tempo foi comprada no supermercado a menos de metade do preço): https://www.amazon.es/-/pt/dp/B09NGY358Z/
Tive um.. nem é comodo para as crianças nem para quem empurra.

Tinha pago de bom grado um acessório que encaixasse no Quinny que tinha.

Só para acrescentar (vou-me lembrando aos poucos 😁) que não foi preciso alcofa não pelo carrinho mas sim pelo ovo que reclinava e fazia de alcofa.

Aliás, o ovo ainda está a ser utilizado porque é até aos 85cm mas já vamos comprar a próxima cadeirinha porque começa a ser à justa.

Os carrinhos bengala são óptimos para viagens e afins.
Mas de resto são muito desconfortáveis.
Para além que não dão antes dos 9/10 meses, antes disso tem de ser ovo com um carrinho que dê para usar.

Já nas cadeiras auto até dá para poupar, porque há cadeiras boas baratas. Mas não é na Chicco, muito menos na Zippy,.

Também tenho ideia de ter pensado que deveria ter comprado outro mas já não me lembro o porquê…deveria ter a ver com a altura do bebé, ou talvez ter sido um desde o nascimento até aos 4 anos - embora tenha lido que o melhor é um ovo e depois outra cadeirinha…já não me lembro

Também tenho ideia de ter pensado que deveria ter comprado outro mas já não me lembro o porquê…deveria ter a ver com a altura do bebé, ou talvez ter sido um desde o nascimento até aos 4 anos - embora tenha lido que o melhor é um ovo e depois outra cadeirinha…já não me lembro

O Ovo deve ser usado até ao limite. É de longe a opção mais segura.
E tirando bébés de percentil 95 para cima, dá para 12m sem qualquer problema.
A minha filha que estava num percentil mais baixo, andou cerca de 16m no ovo.
Depois passei para uma Cadeira 0+/1 em RF e andou até fazer 4 anos e um mês. Depois mudei-a para uma cadeira 2/3 virada para a frente. E vai ser essa a cadeira que vai usar até deixar de usar.

O Ovo deve ser usado até ao limite. É de longe a opção mais segura.
E tirando bébés de percentil 95 para cima, dá para 12m sem qualquer problema.
A minha filha que estava num percentil mais baixo, andou cerca de 16m no ovo.
Depois passei para uma Cadeira 0+/1 em RF e andou até fazer 4 anos e um mês. Depois mudei-a para uma cadeira 2/3 virada para a frente. E vai ser essa a cadeira que vai usar até deixar de usar.

Sim, aqui iremos fazer isso, a bebé está com 78cm, o ovo da até aos 85cm, provavelmente só nas férias trocaremos de cadeira para fazer a viagem mais confortável.

Entretanto penso que me recordei da questão sobre ter comprado outro ovo/ cadeirinha, é que já compramos 2 cadeirinhas para os avós e essa cadeira supostamente dava do nascimento até aos 4 anos e foi isso que pensei, que poderia ter comprado uma que desse do nascimento até aos 4 anos.

Mas é um pouco estranho porque depois nas características diz que só dá a partir dos 61cm???

Foi apenas um pensamento, na altura dos nascimento fizemos o que nos pareceu mais seguro.

Voltar
Superior