Tópico dos Papás!! E Mamãs

Eu estou de 13 semanas, quase 14... vamos mamãs quase na mesma altura...
Depois trocamos uma lista com as coisas essenciais...

Eu como vou ser mãe de 2ª viagem já nao gasto tanto... Há coisas que passam de uns para outros.

Esta é a minha 1º viagem e da minha geração na familia eu e o meu marido somos os primeiros a ser papás, por isso vamos ter que comprar quase tudo.
Para já ainda estou à espera de conseguir ver o sexo do bebe para começar a comrpar as coisas. Mas já ando a ver preços, o mais certo é decidir-me por cores neutras.

Miss Risos para ti é mais facil porque já és uma mamã com experiencia e já sabes melhor o que precisas. Eu ainda tenho muito para andar e para aprender.

Se o pediatra aconselha penso que terá mais vantagens que desvantagens. O meu fez um bocadinho de febre, nada de especial, pus-lhe um Ben U Ron e ficou fino. [;)]

Tendo em conta algumas doenças que fica menos vulnerável de apanhar, penso que compensa...

Por acaso a mim, também foi o pediatra que recomendou.

Os pediatras aconselham pq o dever deles é aconselhar o ideal ou optimo, até pq acredito que mtos não tenham uma visão puramente mercantilista e ajam com a melhor das intenções, mas a realidade é que se esquecem frequentemente do custo/beneficio das sugestões, para as familias.

E depois vemos pais a encharcarem os miudos com vacinas não obrigatórias no PNV, e depois é um crescente de investimentos ou pq alguem lhes aconselhou, ou pq o pediatra sugeriu ou pq os amigos também compraram...sejam eles nebulizadores ainda que estes estejam já em desuso e raramente necessarios, seja nas aulas de ingles ou de natação desde o ano de idade, pq alguem sugeriu que fazia bem à cça.

Então podemos questionar: e a vacina do rotavirus, com mto maior incidencia em Portugal, que o pneumococos? E a da varicela? Só pq toda a gente apanha a doença, não quer dizer que não possa trazer complicações graves...não vão dar essa? vão deixar os vossos filhos correr riscos? Pois...[;)]

Pessoalmente acho um exagero. Há uma sofreguidão, mesmo quando o dinheiro é pouco, de tentar não ficar atrás de ninguém e o terror do risco de não ter algo fundamental, que os outros têm para os filhos deles.
Não falo para ninguem cá em particular, falo para uma população e mentalidades que conheço relativamente bem.

Ah, eu não tive nenhum dos meus filhos seguidos por pediatras. Todos eles foram e são seguidos no médico de familia (que é uma excelente profissional, aliás). E não estão maltratados, desnutridos, negligenciados. Apenas em situação de dúvida na clinica geral, ou doença de dificil diagnóstico, recorria à especialidade. Não pretendendo menosprezar qualquer classe profissional ou especialidade, para mim os pediatras servem para avaliar situações de doença especificas, caracteristicas do foro pediatrico e não para avaliações de rotina de vigilancia do desenvolvimento infantil normal.

Última edição:
Esta é a minha 1º viagem e da minha geração na familia eu e o meu marido somos os primeiros a ser papás, por isso vamos ter que comprar quase tudo.
Para já ainda estou à espera de conseguir ver o sexo do bebe para começar a comrpar as coisas. Mas já ando a ver preços, o mais certo é decidir-me por cores neutras.

Miss Risos para ti é mais facil porque já és uma mamã com experiencia e já sabes melhor o que precisas. Eu ainda tenho muito para andar e para aprender.

A piada tambem está aí [;)]

Pessoalmente tambem comecei por comprar artigos com cores neutras, depois quando souberes com mais certezas, logo orientas as compras de mais roupinhas, consoante a vossa vontade [;)]

Pessoalmente mesmo depois de saber que ia ter uma gaja, não optei por praticamente nada cor-de-rosa... há outras cores tão giras que deixei essa de parte... para alem de que a malta que oferece coisas, normalmente está formatada para dar às meninas tudo o que seja em tons de rosa e aos meninos, azuis e derivados [:cool:]

Como ainda tens tempo, vai vendo onde há coisas mais baratas (pessoalmente comprei prai metade das coisas na net, a Amazon tem preços bons para produtos da Avent), ver que tipo de carrinho vão escolher (atenção ao espaço que ocupa aberto, fechado, dentro da mala do carro, etc etc)

Boa sorte nesta nova aventura da tua vida!

Qualquer coisa que precises a malta aqui não deixará de ajudar! [:blush:]

PS: aconselho a fazeres o curso pre-parto.. aprendem-se muitas coisas e tecnicas para lidar com o bebe, apredemos a lidar com a nova situação, saber interpretar os sinais do corpo, etc etc ... e sempre são cursos que nos dão mais segurança.

Estou no fim do curso (serão 7 sessões de pre-parto e 5 de pós-parto) e posso dizer que estou a adorar a experiência! [:cool:]

A piada tambem está aí [;)]

Pessoalmente tambem comecei por comprar artigos com cores neutras, depois quando souberes com mais certezas, logo orientas as compras de mais roupinhas, consoante a vossa vontade [;)]

Pessoalmente mesmo depois de saber que ia ter uma gaja, não optei por praticamente nada cor-de-rosa... há outras cores tão giras que deixei essa de parte... para alem de que a malta que oferece coisas, normalmente está formatada para dar às meninas tudo o que seja em tons de rosa e aos meninos, azuis e derivados [:cool:]

Como ainda tens tempo, vai vendo onde há coisas mais baratas (pessoalmente comprei prai metade das coisas na net, a Amazon tem preços bons para produtos da Avent), ver que tipo de carrinho vão escolher (atenção ao espaço que ocupa aberto, fechado, dentro da mala do carro, etc etc)

Boa sorte nesta nova aventura da tua vida!

Qualquer coisa que precises a malta aqui não deixará de ajudar! [:blush:]

PS: aconselho a fazeres o curso pre-parto.. aprendem-se muitas coisas e tecnicas para lidar com o bebe, apredemos a lidar com a nova situação, saber interpretar os sinais do corpo, etc etc ... e sempre são cursos que nos dão mais segurança.

Estou no fim do curso (serão 7 sessões de pre-parto e 5 de pós-parto) e posso dizer que estou a adorar a experiência! [:cool:]

Ainda não pensei muito bem no carrinho, mas temos uma megane e a mala do carro tem algum espaço e dentro de casa também temos espaço para o guardar.

Já arranjei o contacto para fazer o curso de preparação para o parto, mas acho que ainda deve ser cedo, estou aguardar mais algum tempo para não o fazer tão cedo.
Agora andamos mais preocupados com a mobilia do quarto do bebe.

Ainda não pensei muito bem no carrinho, mas temos uma megane e a mala do carro tem algum espaço e dentro de casa também temos espaço para o guardar.

Já arranjei o contacto para fazer o curso de preparação para o parto, mas acho que ainda deve ser cedo, estou aguardar mais algum tempo para não o fazer tão cedo.
Agora andamos mais preocupados com a mobilia do quarto do bebe.

O curso normalmente é aconselhado a partir das 28-30 semanas [;)]

Eu andei montes de tempo entretido com o quarto da bebé, tanto que só terminei de o pintar no fim de semana passado.... agora é montar o resto do "lego" (fui ao IKEA porque considero que é um bom compromisso) [;)]

Vilina, concordo plenamente com o que foi dito pelo Romão.
Sou pai de uma menina com 1 ano e confirma-se tudo o que foi dito pelo Romão.
Curso Pré-Parto - achámos muito útil.
Roupa - No caso de ser menina, esquece comprares coisas em rosa, toda a gente te vai oferecer. :)
Carrinho - Para além do espaço que ocupa, a facilidade de manuseamento e peso também são importantes.
Roupas interiores e pijamas - Tens coisas em conta e de qualidade em Zara's, Zippy's, H&M, etc.

Aqui vai uma lista com muitas das coisas necessárias. Dá para ter uma ideia. Faltam algumas coisas e outras podem ser dispensáveis. Tem a ver também com a altura em que irá nascer o bebé (inverno/verão).

O Enxoval do Bebé
ROUPA:

6 bodies interiores (os de trespasse são mais fáceis de vestir e mais confortáveis para o bebé)
6 calcinhas com pé (para vestir por baixo dos cueiros ou dos babygrows, mas apenas se for Inverno)
6 camisas
4 camisolas
4 casacos (de lã ou algodão conforme a estação do ano)
3 cueiros
2 conjuntos (calças, camisola e casaco ou vestido e casaco)
1 Touca ou um Gorro (de lã ou algodão conforme a estação do ano)
6 Babygrows (se apenas os usar durante a noite, como pijamas; deverão ser mais se também preferir esta peça de roupa para usar durante o dia)
6 Pares de Meias (devem calçar-se por baixo das calças com pé ou dos babygrows, quando o tempo está mais frio)
4 Pares de Botinhas de lã (no Inverno) ou de algodão (no Verão). Só em dias de calor muito acentuado o recém nascido pode ficar com os pés descalços
1 casaco grosso (apenas no Inverno)
2 mantinhas
2 envoltas
10 babetes pequeno (para quando se começam a babar)
15 fraldas de pano

HIGIENE & CONFORTO:

1 berço (para os primeiros meses no quarto dos pais)
1 cama de grades para o quarto do bebé (devem mudar-se entre os 3,5 e os 6 meses, salvo alguma contra-indicação)
1 alcofa ou ceira (para pôr dentro do berço ou da cama e o bebé, no caso de ser pequenino, se sentir mais aconchegado. ou para circular pela casa - a partir da 2ª/3ª semana, pode começar a andar pela casa; antes, deve manter-se sossegado no berço, no quarto dos pais)
1 Banheira com Muda-Fraldas ou uma Banheira com Suporte desmontável (conforme o espaço que a casa oferece)
2 resguardos para berço (forrados)
2 resguardos para cama de grades (forrados)
2 forras para o colchão do muda fraldas
3 conjuntos de lençóis para berço
4 conjuntos de lençóis para cama de grades
2 cobertores (para berço ou cama de grades, conforme o caso; no berço pode usar um de cama de grades dobrado ao meio. Se for Inverno, pode precisar de mais ou complementar com mantinhas, para que não fique tão pesado)
1 ou 2 peluches musicais
1 ou 2 mobiles (se tiver possibilidades de ir alternando, será sempre mais divertido para o seu bebé)
1 intercomunicador
1 espreguiçadeira (pode ser utilizada a partir do 1º mês e é um meio excelente para andar com o bebé pela casa e começar a introduzi-lo nas rotinas da família)

REFEIÇÕES:

3 Biberões de 120 ml (para a água e para o leite nas primeiras semanas)
2 Biberões de 240 ml
4 Biberões de 340 ml (embora o bebé nunca beba mais do que 240 ml de leite por refeição, o biberão tem que ter maior capacidade para poder agitar confortavelmente 240 ml de água mais 8 colheres de leite em pó)
1 Bomba para extrair leite (no caso de estar a amamentar)
10 caixas para armazenar leite retirado do peito e que se pode conservar no frigorifico
1 caixa com divisórias para transportar leite em pó (o leite em pó só deve ser feito na altura em que o bebé o vai tomar)
1 saco térmico para transportar um ou dois biberões com água quente
1 esterilizador
1 escovilhão para limpar biberões
1 aquecedor de biberões
2 conjuntos de refeição
10 babetes grandes (só serão necessários quando o bebé começar a comer a primeira papinha, aos 4 meses)
1 cadeira para a papa (a partir dos 6/7 meses)

A lista foi retirada da net e as quantidades servem +/- como referência.

Os pediatras aconselham pq o dever deles é aconselhar o ideal ou optimo, até pq acredito que mtos não tenham uma visão puramente mercantilista e ajam com a melhor das intenções, mas a realidade é que se esquecem frequentemente do custo/beneficio das sugestões, para as familias.

A realidade que conheço é a do pediatra particular, logo, sem querer parecer pedante, não são os 70 euros da vacina que vão fazer com que os meus filhos não tenham pão para a boca. [;)] Mas acredito que para muitas familias seja complicado o gasto dessa quantia. Há é que pôr a mão na consciência e ver se efectivamente não há para a vacina, mas também não há para tabaco, copos, unhas de gel e afins.

E depois vemos pais a encharcarem os miudos com vacinas não obrigatórias no PNV, e depois é um crescente de investimentos ou pq alguem lhes aconselhou, ou pq o pediatra sugeriu ou pq os amigos também compraram...sejam eles nebulizadores ainda que estes estejam já em desuso e raramente necessarios, seja nas aulas de ingles ou de natação desde o ano de idade, pq alguem sugeriu que fazia bem à cça.

Olha que nebulizador é o que mais tenho usado nestes ultimos dois meses. Ele é Atrovent, ele é Ventilan, ele é só soro. Para bronquiolites e pneumonias, tem sido uma grande ajuda. [;)]

Então podemos questionar: e a vacina do rotavirus, com mto maior incidencia em Portugal, que o pneumococos? E a da varicela? Só pq toda a gente apanha a doença, não quer dizer que não possa trazer complicações graves...não vão dar essa? vão deixar os vossos filhos correr riscos? Pois...[;)]

O meu pequenino vai tomar para o mês que vem a do rotavirus, a da varicela se soubesse o que sei hoje tinha-a dado á minha mais velha, que apanhou varicela, baixou-lhe as defesas, apanhou gripe A e acabou em pneumonia. Belo susto que apanhei.

Pessoalmente acho um exagero. Há uma sofreguidão, mesmo quando o dinheiro é pouco, de tentar não ficar atrás de ninguém e o terror do risco de não ter algo fundamental, que os outros têm para os filhos deles.
Não falo para ninguem cá em particular, falo para uma população e mentalidades que conheço relativamente bem.

Ah, eu não tive nenhum dos meus filhos seguidos por pediatras. Todos eles foram e são seguidos no médico de familia (que é uma excelente profissional, aliás). E não estão maltratados, desnutridos, negligenciados. Apenas em situação de dúvida na clinica geral, ou doença de dificil diagnóstico, recorria à especialidade.
Sim, se a relação com o médico de familia for boa e de confiança, concordo, e acho que as crianças têm uma boa vigilância. Para avaliar o DPM, prescrever vacinas, pesar, é suficiente. Mas o contacto telefónico mágico, que nos dá mais segurança, ás vezes acaba por ter algum peso. [;)]
Não pretendendo menosprezar qualquer classe profissional ou especialidade, para mim os pediatras servem para avaliar situações de doença especificas, caracteristicas do foro pediatrico e não para avaliações de rotina de vigilancia do desenvolvimento infantil normal.

A bold.[;)]

Aqui vai uma lista com muitas das coisas necessárias. Dá para ter uma ideia. Faltam algumas coisas e outras podem ser dispensáveis. Tem a ver também com a altura em que irá nascer o bebé (inverno/verão).

Esa lista é um exagero, como em boa parte das listas-tipo que se pesquisam. 50% dos artigos vão ser usados nem 1/2 duzia de vezes, outros são perfeitamente dispensáveis, quer pela função quer pelo numero de utilizações, no meu ponto de vista. E boa parte deles deve ser comprado á medida que a cça vai evoluindo e se se mostrarem realmente imprescindiveis.

E talvez por isso, a frase mais comum que eu ouço no circulo de amigos, todos com crianças, é "eu tenho lá em casa isso, posso emprestar-te porque está quase novo!"[:D]

É tipico e sintomático de que se compra muito mais que o indispensável e mais que o necessário.

O Enxoval do Bebé
ROUPA:

6 bodies interiores (os de trespasse são mais fáceis de vestir e mais confortáveis para o bebé) Aconselho mais uns quantos, principalmente no Inverno que a roupa demora mais tempo a secar.
6 calcinhas com pé (para vestir por baixo dos cueiros ou dos babygrows, mas apenas se for Inverno)
6 camisas Não vejo necessidade
4 camisolas Se a criança usar babygrows na rua, não vejo necessidade.
3 cueiros Nenhum dos meus filhos usou, acho pouco prático.
6 Babygrows (se apenas os usar durante a noite, como pijamas; deverão ser mais se também preferir esta peça de roupa para usar durante o dia)
6 Pares de Meias (devem calçar-se por baixo das calças com pé ou dos babygrows, quando o tempo está mais frio)
4 Pares de Botinhas de lã (no Inverno) ou de algodão (no Verão). Só em dias de calor muito acentuado o recém nascido pode ficar com os pés descalços
2 mantinhas
2 envoltas Penso que seja a mesma coisa que mantinhas.
15 fraldas de pano Não vejo necessidade de tantas.

HIGIENE & CONFORTO:

1 berço (para os primeiros meses no quarto dos pais) Nao é obrigatório.
1 cama de grades para o quarto do bebé (devem mudar-se entre os 3,5 e os 6 meses, salvo alguma contra-indicação)
1 alcofa ou ceira (para pôr dentro do berço ou da cama e o bebé, no caso de ser pequenino, se sentir mais aconchegado. ou para circular pela casa - a partir da 2ª/3ª semana, pode começar a andar pela casa; antes, deve manter-se sossegado no berço, no quarto dos pais)Pode substituir por espregiçadeira.
1 Banheira com Muda-Fraldas ou uma Banheira com Suporte desmontável (conforme o espaço que a casa oferece)
2 cobertores (para berço ou cama de grades, conforme o caso; no berço pode usar um de cama de grades dobrado ao meio. Se for Inverno, pode precisar de mais ou complementar com mantinhas, para que não fique tão pesado)
1 ou 2 peluches musicais
1 ou 2 mobiles (se tiver possibilidades de ir alternando, será sempre mais divertido para o seu bebé)
1 intercomunicador Não obrigatório, a não ser que se tenha o sono mt pesado.
1 espreguiçadeira (pode ser utilizada a partir do 1º mês e é um meio excelente para andar com o bebé pela casa e começar a introduzi-lo nas rotinas da família)

REFEIÇÕES:

2 Biberões de 240 ml
4 Biberões de 340 ml (embora o bebé nunca beba mais do que 240 ml de leite por refeição, o biberão tem que ter maior capacidade para poder agitar confortavelmente 240 ml de água mais 8 colheres de leite em pó)
Aconselho apenas 2 de cada, usa-se e lava-se, não queremos biberons para salgar.
1 Bomba para extrair leite (no caso de estar a amamentar)Não obrigatório
10 caixas para armazenar leite retirado do peito e que se pode conservar no frigorifico Não obrigatório
1 caixa com divisórias para transportar leite em pó (o leite em pó só deve ser feito na altura em que o bebé o vai tomar)
1 saco térmico para transportar um ou dois biberões com água quente Aconcelho em vez do saco termico, um termo de liquidos.
1 esterilizador
1 aquecedor de biberões Não obrigatório
2 conjuntos de refeição
10 babetes grandes (só serão necessários quando o bebé começar a comer a primeira papinha, aos 4 meses)

A bold. [;)]

A realidade que conheço é a do pediatra particular, logo, sem querer parecer pedante, não são os 70 euros da vacina que vão fazer com que os meus filhos não tenham pão para a boca. [;)] Mas acredito que para muitas familias seja complicado o gasto dessa quantia. Há é que pôr a mão na consciência e ver se efectivamente não há para a vacina, mas também não há para tabaco, copos, unhas de gel e afins.

Não se está a discutir isso, Danone...senão é quase como a historia do "onde come 1, comem 2..."
Não são 70 euros, são 3X70. Para mtos casais, no espaço de 6 meses ou 1 ano, acrescentando aos 40-50 euros de consulta, é facil fazer contas...Não é facil, para o nivel de vida actual.

Olha que nebulizador é o que mais tenho usado nestes ultimos dois meses. Ele é Atrovent, ele é Ventilan, ele é só soro. Para bronquiolites e pneumonias, tem sido uma grande ajuda. [;)]

Mto discutivel. Um aerochamber ou camara expansora é mto mais eficaz para os corticoides inalatorios (dado que não se perdem para o ar, nao tens o miudo a fugir com a cara e a choramingar)...e as nebulizações só c soro, são mais para descansar os pais que efeito terapeutico nos miudos e estão até contra indicadas na maioria das tosses. O vapor da agua do banho chega perfeitamente. O teu pediatra não te explicou estas questões??[;)]

O meu pequenino vai tomar para o mês que vem a do rotavirus, a da varicela se soubesse o que sei hoje tinha-a dado á minha mais velha, que apanhou varicela, baixou-lhe as defesas, apanhou gripe A e acabou em pneumonia. Belo susto que apanhei.

Entao bota lá 3X3x70 varias vezes ao ano. E de certeza que se consegue ainda arranjar mais umas vacinas de beber e mais umas coisitas que, quem sabe, podem ser necessárias.[:p]

Sim, se a relação com o médico de familia for boa e de confiança, concordo, e acho que as crianças têm uma boa vigilância. Para avaliar o DPM, prescrever vacinas, pesar, é suficiente. Mas o contacto telefónico mágico, que nos dá mais segurança, ás vezes acaba por ter algum peso. [;)]

Mas eu tb tenho o contacto da medica de familia. Apesar de trabalhar num hospital, nunca precisei sequer de pedir 1 opinião a um pediatra de lá. E, quando tenho duvidas, faço o que todo o pediatra com bom senso deve sugerir: Saude 24
Há pais tao dependentes que se o homem nao atende ás 2 da manhã de Domingo, já estao a correr para a urgencia hospitalar. Quantos...! Porque, simplesmente, não há educação para a saude, nas consultas. os pediatras têm que mostrar que avaliaram a criança desde a unha grande do dedão até à raiz dos cabelos. Agora, educação, prevenção, habitos, formas de actuação...tá quieto. Interessa, de facto, ter alguem que ligue e que se disponibilize a ir ao consultorio logo de manhazinha no dia seguinte.[;)]

O meu bebe vai nascer em Setembro, e a seguir entra logo o inverno.
Eu e o meu marido estamos a pensar em comprar uma maquina de secar roupa em vez de investir em muita roupa para o bebé já que vai deixar de servir rapidamente. O que acham da ideia?

Esa lista é um exagero, como em boa parte das listas-tipo que se pesquisam. 50% dos artigos vão ser usados nem 1/2 duzia de vezes, outros são perfeitamente dispensáveis, quer pela função quer pelo numero de utilizações, no meu ponto de vista. E boa parte deles deve ser comprado á medida que a cça vai evoluindo e se se mostrarem realmente imprescindiveis.

E talvez por isso, a frase mais comum que eu ouço no circulo de amigos, todos com crianças, é "eu tenho lá em casa isso, posso emprestar-te porque está quase novo!"[:D]

É tipico e sintomático de que se compra muito mais que o indispensável e mais que o necessário.

Sim, sem duvida que não deve haver uma euforia desenfreada para comprar tudo o que aparece nas listas porque haverá certamente coisas que não se utilizarão.

O ideal será comprar inicialmente aquilo que de certeza irá ser utilizado, seja o carrinho, biberões, banheira, muda-fraldas, eventualmente uma espreguiçadeira, roupinhas (atenção não comprar grandes quantidades quando nascer a criança porque ela cresce bastante rapido nos primeiros meses), etc.

Ah, ir estudando que tipo de produtos de higiene quererás utilizar porque existem muitas marcas e toda a gente te vai aconselhar a comprar x ou y [;)]

O principal já está, agora se houver necessidade de mais alguma coisa, é apenas orientar a logistica e adquirir. [:blush:]

Vilina, concordo plenamente com o que foi dito pelo Romão.
Sou pai de uma menina com 1 ano e confirma-se tudo o que foi dito pelo Romão.
Curso Pré-Parto - achámos muito útil.
Roupa - No caso de ser menina, esquece comprares coisas em rosa, toda a gente te vai oferecer. :)
Carrinho - Para além do espaço que ocupa, a facilidade de manuseamento e peso também são importantes.
Roupas interiores e pijamas - Tens coisas em conta e de qualidade em Zara's, Zippy's, H&M, etc.

O Enxoval do Bebé
ROUPA:

6 bodies interiores (os de trespasse são mais fáceis de vestir e mais confortáveis para o bebé)
6 camisas
4 camisolas
3 cueiros
2 mantinhas
2 envoltas
15 fraldas de pano

HIGIENE & CONFORTO:

1 berço (para os primeiros meses no quarto dos pais)
1 alcofa ou ceira (para pôr dentro do berço ou da cama e o bebé, no caso de ser pequenino, se sentir mais aconchegado. ou para circular pela casa - a partir da 2ª/3ª semana, pode começar a andar pela casa; antes, deve manter-se sossegado no berço, no quarto dos pais)
1 ou 2 peluches musicais
1 intercomunicador

REFEIÇÕES:

2 Biberões de 240 ml
1 Bomba para extrair leite (no caso de estar a amamentar)
10 caixas para armazenar leite retirado do peito e que se pode conservar no frigorifico
1 saco térmico para transportar um ou dois biberões com água quente
1 esterilizador
1 aquecedor de biberões
2 conjuntos de refeição

Quando andei a fazer uma pesquisa na net e encontrei uma lista parecida com esta assustei-me logo com a quantidade de coisas que recomendam.

Concordo manucas, daí ter dito no final que a lista tinha sido retirada da net e servia apenas como referência. Tinha no pc uma lista das coisas que realmente compramos mas já não encontro esse ficheiro. Além disso, muitas das coisas que vêm nessa lista e que utilizamos não tivemos que as comprar devido ao conceito do "eu tenho lá em casa isso, posso emprestar-te porque está quase novo!" :D

ROUPA:
Aqui varia muito de pais para pais, vão comprando conforme as necessidades da criança. DICA - Evitem muita coisa de tamanho 0, se o bebé não for muito pequeno, numa senana ou 2 vai deixar de servir.

HIGIENE & CONFORTO:

1 berço (para os primeiros meses no quarto dos pais) - utilizamos até aos 4 meses (emprestado)
1 cama de grades para o quarto do bebé (devem mudar-se entre os 3,5 e os 6 meses, salvo alguma contra-indicação) - Compramos e usa desde os 4 meses, quando foi dormir para o quarto dela. Pode durar até aos 3 anos
1 alcofa ou ceira (para pôr dentro do berço ou da cama e o bebé, no caso de ser pequenino, se sentir mais aconchegado. ou para circular pela casa - a partir da 2ª/3ª semana, pode começar a andar pela casa; antes, deve manter-se sossegado no berço, no quarto dos pais) - Nunca tivemos nem sentimos necessidade
1 Banheira com Muda-Fraldas ou uma Banheira com Suporte desmontável (conforme o espaço que a casa oferece) - Banheira Onda da Zippy, e muda fraldas de plástico colocado em cima da cómoda
2 resguardos para berço (forrados) - Util. Nunca se sabe quando a fralda não absorve tudo ou há um vomito
2 resguardos para cama de grades (forrados) - igual à descrição anterior
2 forras para o colchão do muda fraldas - não tivemos
1 ou 2 peluches musicais
1 ou 2 mobiles (se tiver possibilidades de ir alternando, será sempre mais divertido para o seu bebé) - Temos 1 e ela não liga muito, mas conheço bebés que se entretinham muito com isso
1 intercomunicador - utilizado diariamente. desde que ela foi para o quarto dela e sempre que tinhamos visitas em casa e ela já estava a dormir
1 espreguiçadeira (pode ser utilizada a partir do 1º mês e é um meio excelente para andar com o bebé pela casa e começar a introduzi-lo nas rotinas da família) - emprestada e também de alguma utilidade até à data em que eles se mexem pouco

REFEIÇÕES:

2 Biberões de 240 ml
Biberãos - Temos 4 de 260ml da Avent e chegou. fomos só trocando as tetinas conforme a idade dela
1 Bomba para extrair leite (no caso de estar a amamentar) - emprestada. A minha esposa teve que utilizar porque a bebé adoeceu cedo e assim conseguimos controlar melhor também as quantidades de leite que eles ingerem
10 caixas para armazenar leite retirado do peito e que se pode conservar no frigorifico - Temos o pack de 6 copos da Avent. Hoje utiizamos para colocar a fruta, etc.
1 caixa com divisórias para transportar leite em pó (o leite em pó só deve ser feito na altura em que o bebé o vai tomar) - muito util para quando se sai de casa
1 saco térmico para transportar um ou dois biberões com água quente - temos um termo para a agua
1 esterilizador - emprestado. muito util
1 escovilhão para limpar biberões - util
1 aquecedor de biberões - tivemos um emprestado e nunca chegamos a utilizar
2 conjuntos de refeição
1 cadeira para a papa (a partir dos 6/7 meses) - é onde come sempre

Não se está a discutir isso, Danone...senão é quase como a historia do "onde come 1, comem 2..."
Não são 70 euros, são 3X70. Para mtos casais, no espaço de 6 meses ou 1 ano, acrescentando aos 40-50 euros de consulta, é facil fazer contas...Não é facil, para o nivel de vida actual.

Mto discutivel. Um aerochamber ou camara expansora é mto mais eficaz para os corticoides inalatorios (dado que não se perdem para o ar, nao tens o miudo a fugir com a cara e a choramingar)...e as nebulizações só c soro, são mais para descansar os pais que efeito terapeutico nos miudos e estão até contra indicadas na maioria das tosses. O vapor da agua do banho chega perfeitamente. O teu pediatra não te explicou estas questões??[;)]

Entao bota lá 3X3x70 varias vezes ao ano. E de certeza que se consegue ainda arranjar mais umas vacinas de beber e mais umas coisitas que, quem sabe, podem ser necessárias.[:p]

Mas eu tb tenho o contacto da medica de familia. Apesar de trabalhar num hospital, nunca precisei sequer de pedir 1 opinião a um pediatra de lá. E, quando tenho duvidas, faço o que todo o pediatra com bom senso deve sugerir: Saude 24
Há pais tao dependentes que se o homem nao atende ás 2 da manhã de Domingo, já estao a correr para a urgencia hospitalar. Quantos...! Porque, simplesmente, não há educação para a saude, nas consultas. os pediatras têm que mostrar que avaliaram a criança desde a unha grande do dedão até à raiz dos cabelos. Agora, educação, prevenção, habitos, formas de actuação...tá quieto. Interessa, de facto, ter alguem que ligue e que se disponibilize a ir ao consultorio logo de manhazinha no dia seguinte.[;)]

Essa tua postura mais tranquilia deve-se ao facto de teres bons conhecimentos de saúde, eu que fico logo com o coração nas mãos por uma febrezinha, sinto que devo fazer tudo para prevenir tudo. [:D] [;)]

Mas fiquei bastante curiosa com essas camaras expansoras e aerochambers, não conhecia uma nem outra, vou investigar.
A pediatra por acaso disse para não comprar-mos que era um luxo e tal, mas quando o pequenino com um mês fez uma bronquiolite e nas urgências me perguntaram se tinha máquina de aerossóis para me receitarem o atrovent e o ventilan, disse que ia a correr comprar. [:cool:]

Sim, sou uma mãe galinha! [:D]

Quando andei a fazer uma pesquisa na net e encontrei uma lista parecida com esta assustei-me logo com a quantidade de coisas que recomendam.

O mais fácil é nos artigos que tenhas duvidas, coloca aqui e o pessoal fala da experiência pessoal se acha necessário ou não.
Muitas coisas variam mesmo de pessoa para pessoa e de bebé para bebé.
Por exemplo a máquina de vapores. Há quem considere indispensável porque os seus bebés utilizaram muitas vezes. Eu digo-te que comprei e só utilizei 1 vez, num ano.

O mais fácil é nos artigos que tenhas duvidas, coloca aqui e o pessoal fala da experiência pessoal se acha necessário ou não.
Muitas coisas variam mesmo de pessoa para pessoa e de bebé para bebé.
Por exemplo a máquina de vapores. Há quem considere indispensável porque os seus bebés utilizaram muitas vezes. Eu digo-te que comprei e só utilizei 1 vez, num ano.

Sinal que a tua filhota não precisou, ainda bem! [;)]

Fresquinha e acabadinha de receber no telemóvel:

Pré-Natal: a 24/03 nasce a megastore no Sintra Retail Park. Mais de 850 m2, com o melhor para futuras mamãs, bebés e crianças. Mega campanha, descontos até 20%.

Vá... shopping spree!!!

shopping-spree.jpg

Mas fiquei bastante curiosa com essas camaras expansoras e aerochambers, não conhecia uma nem outra, vou investigar.
A pediatra por acaso disse para não comprar-mos que era um luxo e tal, mas quando o pequenino com um mês fez uma bronquiolite e nas urgências me perguntaram se tinha máquina de aerossóis para me receitarem o atrovent e o ventilan, disse que ia a correr comprar. [:cool:]

Sim, sou uma mãe galinha! [:D]

169607_aerochamber_infantil.jpg

pdt_espacador_aerochamber.jpg

É compreensivel que sejas preocupada mas nao nos devemos deixar toldar em demasia por uma preocupação irracional ou desmesurada, pq estamos a falar de crianças.

Eu nao estou a criticar o que referes, estou a dar dicas/sugestões, que são sempre uma mais valia, julgo eu.

abraço

Licença Parental

Licença Parental

para quem ainda for a tempo...

espero que não seja nada de novo, mas caso seja, espero que ainda vá a tempo. Numa época onde os cortes sociais (abonos.. etc) estão a ser uma realidade, tudo o que vier "a mais"... é sempre bem vindo.

Como funciona o cálculo da licença Parental?

o cálculo do valor da licença, é com base nos registos de remunerações (vencimento base, prémios, isenções de horários, outros abonos) nos primeiros 6 meses civis, que precedem o segundo mês anterior ao da data do facto determinante (Nascimento).

Para o cálculo da referida licença, são considerados os Sub. de Férias de Natal.

O montante pago, é 100% ou 80 % da remuneração de referencia, registada naqueles 6 meses, caso a licença, seja de 4 ou 5 meses.

O Valor da licença é sempre igual. (100% - 4 meses = 80% - 5 meses)

O que podemos fazer, para aumentar o valor a receber?

coordenar, conjuntamente, com a vossa entidade patronal, o processamento do Sub. de Férias de Natal, naqueles 6 meses que vão servir de cálculo.

(refiro processamento, já que será mais facil, para nós, enquanto empregados, pedir para adiantar o processamento do sub. de natal, e a empresa, pagará, nas datas habituais (Novembro Dezembro).

Exemplo Pratico. (para simplificar, só recebe 700 euros de vencimento base normal)

a) nos 6 meses anteriores, que vão servir de cálculo só foram processados os vencimentos normais. (excluir sub. de Férias e Sub. de Natal).

Registo de Remunerações: 700 * 6 meses = 4200 €
6 meses = 180 dias

então, 4200/180 dias = 23.3333 € (aqui está cálculado o sub. diário).

gozam 4 meses ( 120 dias) = 100 % -> 23.3333 € * 100 % * 120 = 2.799.99 €

gozam 5 meses ( 150 dias) = 80 % -> 23.3333 € * 80 % * 150 =
2.799.99 €

b) nos 6 meses anteriores, que vão servir de cálculo só foram processados os vencimentos normais e sub. de férias.

Registo de Remunerações: 7 registos ( 6 vencimentos normais + 1 sub. de férias)

Registo de remunerações: 700 * 6 + 700 = 4900 €
6 meses = 180 dias

então, 4900/180 dias = 27.2222 € (aqui está cálculado o sub. diário)

gozam 4 meses ( 120 dias) = 100 % -> 27.2222 € * 100 % * 120 = 3.266.67 €

gozam 5 meses ( 150 dias) = 80 % -> 23.3333 € * 80 % * 150 =
3.266.67 €

c) nos 6 meses anteriores, que vão servir de cálculo, foram processados os vencimentos normais e sub. de férias e sub. de natal.

Registo de Remunerações: 8 registos ( 6 vencimentos normais + 1 sub. de férias + 1 sub. de natal)

Registo de remunerações: 700 * 6 + 700 + 700= 5600 €
6 meses = 180 dias

então, 5600/180 dias = 31.1111 € (aqui está cálculado o sub. diário)

gozam 4 meses ( 120 dias) = 100 % -> 31.1111 € * 100 % * 120 = 3.733.33 €

gozam 5 meses ( 150 dias) = 80 % -> 31.1111 € * 80 % * 150 =
3.733.33 €

e assim sucessivamente:

a melhor hipotese, é conseguir juntar nesses 6 meses, os 6 meses de vencimento normal + 2 sub. de natal + 2 sub. de férias.

no meu caso pessoal, a minha esposa conseguiu os 6 vencimentos normais + 2 sub. de natal + 1 sub. de férias. [:cool:]

Nascimento em Junho 2010.

Proc. de Sub. de Férias 2010 e Natal de 2010, em Março de 2010. os 6 meses, abrangeram Novembro e dezembro de 2009, altura em que foi processado o sub. de natal de 2009)

claro que este planeamento tem que ser feito com alguma antecedência. e depende sempre da data do parto.

exemplo prático:

Registo de remunerações: 700 * 6 + 700 * 2 + 700 * 2= 7000 €
6 meses = 180 dias

então, 7000/180 dias = 38.8888 € (aqui está cálculado o sub. diário)

gozam 4 meses ( 120 dias) = 100 % -> 38.8888 € * 100 % * 120 = 4.666.65 €

gozam 5 meses ( 150 dias) = 80 % -> 31.1111 € * 80 % * 150 =
4.666.65 €

resumindo:

entre o cenário + alto e + baixo, há uma diferença de 2.795.32 €

como dizia o Guterres, é só fazer as contas [:D]

Sb

Voltar
Superior