Tópico dos Pneus

Quando rebentaste os pneus do lado direito foi num buraco ou num lancil?

Se sim, não terás danificado nada (amortecedor, suspensão, etc)? Pergunto isto pois não é normal um relato de que uns Primacy HP (bom pneu de turismo mas não dos melhores ao nível de aderência, principalmente no molhado) agarrem muito melhor que uns Conti Sport, apelidado por muito utilizador como um dos melhores pneus da gama desportiva e com grip a toda a prova e lugar comum no top3 dessa medida específica.

Faz como a malta aqui já te disse: dá uma volta aí pelas redondezes e pede orçamento nas primeiras 5 casas de pneus que encontrares. Encontrarás certamente melhores preços que Norautos e afins.

A medida até é simpática e consegues uns pneus aceitáveis a bons preços: Hankook K115 e Nokian V primeiro, Kuhmo KU31/KU39 depois (não os HM/KH pois estão abaixo dos KU). Os Kuhmo estão um pouco abaixo dos Hankook mas para quem faz condução calma são bastante competentes e têm uma relação qualidade/preço bastante boa, principalmente em medidas mais caras.

Não alinhes por pneus mais baratuchos pois por 20 ou 40€ podes facilmente arranjar contas para pagar bem mais caras além de que já é esgotante conduzir à chuva, quanto mais além disso pensar em medidas adicionais para aumentar a segurança por causa do grip dos pneus, ou melhor, da falta dele. Já conduzi nessas condições e é mesmo muito stressante (com uns Michelin E3A montados num Astra F 1.4 em 185/65R14) :sh) [8b]

Foi num rebordo entre o alcatrão e a berma de terra, em que devido à estrada ser relativamente estreita para 2 veículos, aparece-me um com mais velocidades e tive de me "lançar" para a berma, ficando logo com ambos os pneus cortados por dentro. Eu ia no máx. a uns 40km/h, pelo que parei logo, penso que não apanhou nada de amortecedores/suspensão, pelo menos não noto nada de diferente.... Como posso confirmar isto!?
Eu notei um acréscimo de 0,5 l/100 em termos de consumos aquando mudei para estes pneus. O que é certo é que também não tive a experiência dos Michelin limite de rasto, mas enquanto os tive nunca me queixei de "fugir" em chuva, enquanto que estes continental queixei-me logo no 1º inverno...

Quanto ao enchimento com azoto, é compensatório!?

Já agora, pelo que tenho visto, os nokian já não são fabricados.... Esta informação está correcta!?

Última edição:
Queria dar um contributo para o tópico de pneus sobre os Dunlop SP01:

Andei 4 dias com um Hyundai I20 equipado com estes pneus (185/65 R15) e gostei muito. Pneu com bastante grip. Gostei particularmente deles em piso molhado/húmido, nunca apanhei sustos, bastante seguros.

Cumps,

Indo por partes

Os CSC2 são dos melhores pneus que existem. Poderás ter tido algum pneu defeituoso mas isso confirmas agora com novo jogo de pneus. Se continuares a ter esse comportamento estranho com uns pneus insuspeitos certamente algo vai mal nesse conjunto amortecedor/suspensão/direcção. Verificar maleitas na suspensão talvez num fosso verificar se algum amortecedor está a verter ou se notas algum sinobloco partido/rachado (são de borracha e com o tempo estragam-se).

Outras hipóteses é ir a uma máquina tipo IPO e verificar a eficácia dos amortecedores e ver se tens a direcção alinhada mas por quem sabe o que faz pois há quem deixo o carro a andar direito mas com afinações malucas e o carro anda direito mas as 2 rodas em vez de estarem a direito, 1 puxa para a direita e outra para a esquerda anulando-se mutuamente mas em situações de maior stress nota-se esse desequilibro. Ao alinhares a direcção coloca aqui os valores que a máquina deu pois há aqui malta que trabalha na área, como o Alpiger ou o Dias.

Azoto
O azoto compensa apenas para os desmazelados.

Se és dos que anda sempre em cima da pressão dos pneus, não vale a pena o dinheiro (se for oferecido vale sempre a pena mesmo que depois faças acertos com ar normal).

Se só verificas a pressão quando o rei faz anos, aí vale bem a pena pois em 4 meses a pressão cai uns aceitáveis 0.3 bar e com ar normal (72% azoto) cai isso em 2-4 semanas e a partir daí andas a comer pneus por fora, reduzindo a vida útil dos mesmos.

O azoto em teoria também estraga menos a borracha dos pneus pois agentes oxidantes estão apenas do lado de fora, do lado de dentro será sempre um % baixa de oxigénio em relação ao ar normal.

Nokian
Nokians ainda são fabricados.

O importador para Portugal é que fechou ou pelo menos estava a passar por uma fase má se não me engano.

Os pneus têm "3 valores", que fazem a medida do mesmo.

Os valores são: largura do pneu, altura do perfil, medida da jante.

Exemplo: 195/50 R15

Sem a informação completa, nada feito.

Na mesma medida de jante há um sem número de combinações possíveis entre larguras e alturas de perfil...

As jantes são de 15'' penso que seja a mesma coisa com os pneus..

Desculpem a ignorância neste assunto

Como já referido pelo oruisilva, convirá ao certo indicar a medida no seu todo.

Em princípio, terás 195/65R15.

Fica na imagem a seguir, como poderás ver no teu pneu.

f_20110628085318.jpg

Indo por partes

Os CSC2 são dos melhores pneus que existem.
.........................

Apaguei parte da citação para não ficar muito extenso.
Só queria chamar-te a atenção que estás a falar dos Continental SportContact2 e o outro user a falar dos Continental Premium Contact, pelo que, naturalmente, há diferenças a vários níveis. No entanto, tal como tu, também estranho que os Premium Contact lhe tenham dado dores de cabeça, visto que também são excelentes pneus.

Eu tive os Continental PC2 e os Continental SC2 e foram excelentes pneus. Posso mesmo afirmar quem dera a muitos pneus de marcas fatelas terem aderência daqueles pneus quando os mesmos já estavam a chegar aos limitadores (acho que é assim que se chama aquelas marcas que tem os pneus). Fiz apenas 10mil kms com eles troquei-os para poder ir a inspecção... e também aquelas laterais já estavam bastante gastas.[8b]
Actualmente tenho os Hankook V12. E até agora estou super satisfeito. O que mais notei e nesse ponto não sei se é pelo facto de ser um pneu com índice de velocidade e carga superior e reforçado, mas sinto que o carro adorna muito menos e foge menos de frente...
Não comprei novamente Continental devido ao preço bem superior aos Hankook. E os testes destes Hankook deixaram-me curioso...
Mas voltando aos Continental, foram/são excelentes pneus e recomendo sem hesitar.

Hoje andei com um amigo meu a ver preços de pneus para o carro dele em 225/40 R18

Bridgestone
RE050A - €137 e €147 noutro lado
S001 - €148 (em ambos)

Preço por pneu com montagem e tudo o que mais é necessário
Está dentro dos valores normais?
Ainda vale a pena optar pelos RE050A, ou os S001 são muito superiores?

Hoje andei com um amigo meu a ver preços de pneus para o carro dele em 225/40 R18

Bridgestone
RE050A - €137 e €147 noutro lado
S001 - €148 (em ambos)

Preço por pneu com montagem e tudo o que mais é necessário
Está dentro dos valores normais?
Ainda vale a pena optar pelos RE050A, ou os S001 são muito superiores?

Alguém que me corrija se estiver errado, mas creio que os S001 são uma evolução dos RE050A. Ele não quer ver outras marcas? Que carro é?

Preciso de pneus para a frente de um Clio II, actualmente tem michelin energy saver, estava a ponderar manter. Irei ao roady, disseram me que para a minha medida (165/65 R14) os michelin me ficavam a 58€ (cada) com montagem e calibração. O consumo de combustível é algo importante para mim, nao sei se deva manter nos michelin ou se hei de experimentar uma marca diferente e mais barata (possivelmente marca branca).

Algum conselho?

Se fosse a ti nao pouparia "meia duzia" de euros no que toca a pneus [;)] 58 € ate nem me parece caro...... e uma parte da segurança do carro começa mesmo nos proprios pneus. [;)]

Voltar
Superior