Tópico dos Pneus

Ok, estou a ficar definitivamente um fan dos coreanos... [:D]

Claro que este teste aborda apenas uma forma de testar o desempenho dos pneus, mas se bem percebo, a distância de travagem em molhado é um dos testes onde os pneus "fracos" se espalham ao comprido e acabam por comprometer seriamente a segurança.

Travagem em piso molhado, aderência em piso molhado e aquaplaning é onde se espalham normalmente, e quando não se espalham ali faltam-lhes a qualidade de outras marcas mais reputadas.

Ruído de rolamento, resistência ao rolamento, duração, manutenção das propriedades ao longo do tempo de vida do pneu, as marcas mais reputadas até tem tecnologias para evitar que a gravilha prenda no piso do pneu e faça aquele barulho irritante ao rolar.[:D]

Não sei se já foi aqui referido, mas a Kumho fornece uma considerável parte da borracha sintética utilizada no fabrico dos pneus Continental.

Isso apenas diz que é mais um fornecedor, não atesta nada sobre a qualidade da marca e os seus productos. Fez-me lembrar a história do "estes são bons, são produzidos na mesma fabrica que :inserir marca premium: ..."

Até podem ser, mas isso não garante que os processos de fabrico, tolerâncias,... sejam os mesmos [;)]

Eu olho para os Kuhmo como uns pneus que estão um ou dois furos abaixo dos melhores. Com a extra que nas medidas caras custam por vezes 30 a 40% menos. Isso aconteceu comigo: Pneus premium (CPC2, Michelin Primacy HP e afins: 140-150€. Kuhmo KU31 = 92€ há 2 anos na medida 205/50R16 para uma Focus MK1)

Quais durarão mais os Potenza RE050A ou os Hankook Ventus V12 Evo K110?

*Fiz 45000km com os Potenza...será que faço 50.000 com os Hankook?

É complicado dizer se um vai durar mais que outro...isto porque à diversos factores que podem reduzir e/ou aumentar a durabilidade dos mesmos.
Trajectos que faz (serra, cidade e AE), tipo de pisos das estradas, rotundas, pressão dos pneus, peso do carro, etc...

Olhando para o tipo de pneu penso que estão os dois no mesmo patamar de durabilidade...

Eu no meu caso, tendo o meu Vectra calçado com os Hankook já estou com 50000km mas já os terei de trocar agora no fim de Setembro, inícios de Outubro para a época da chuva.
Estou agora a começar a queimar borracha a partir dos 1.6mm de espessura legais...

Foram os melhores pneus que tive no Vectra, tendo como base de comparação os antigos PrimacyHP (40000km) e uns Continental PremiumContact2 (30000km com muito esforço).
Também são 1500kg de carro e um 2.0DTI onde os pneus da frente mais sofrem.

Vou novamente optar pelos Hankook nesta futura troca.

Cumprs [;)]

Quais durarão mais os Potenza RE050A ou os Hankook Ventus V12 Evo K110?

*Fiz 45000km com os Potenza...será que faço 50.000 com os Hankook?

os potenza 050A foram substituídos há 1 ano e tal pelos potenza S001. eu comeei com os 040A, duraram-me 49 mil, depois passei aos 050 e duraram-me 40 mil num percurso de serra várias vezes por semana, com muitas curvas, depois passei para os 050A com 61 ou 62 mil e os últimos 050A duraram-me 72 mil os da frente, os de trás ainda lá andam com mais cerca de 15 mil, mas estão já bem comidos, principalmente por fora, portanto ilegais.

fica a minha experiência com os potenza. ah, 225/45R17, a utilizá-los desde dezembro de 2004.

já agora, nem sei que pneus meter se não conseguir os potenza e ninguém parece ter esses pneus. :confused:

dia 21 é o último dia da inspeção, queria meter até dia 19, pois 21 é um sábado e não queria ir no último dia à inspeção.

caditonuno, ando em vias de trocar de pneus exactamente nessa medida, tenho uns com o rating "lixo" (Sportiva Super Z... desconhecia), F-F-80db.

As opções que tenho em vista são estas:

Michelin PRIMACY 3

225/45 R17 91Y com protecção da jante e estrias (FSL)
Label_Roll.gif
C
Label_Nass.gif
A
Label_Sound_2.gif
69 dB
por apenas 133,70 €

Pirelli Cinturato P7 BLUE

225/45 R17 91Y ECOIMPACT
Label_Roll.gif
B
Label_Nass.gif
A
Label_Sound_2.gif
71 dB
por apenas 127,10 €

Goodyear Eagle F1 Asymmetric 2

225/45 R17 91V com bordo da jante saliente
Label_Roll.gif
B
Label_Nass.gif
B
Label_Sound_1.gif
68 dB
por apenas 116,80 €

Por acaso ainda hoje me sugeriram estes : http://www.zoomcar.pt/produto/bridgestone-22545r17-91w-re002-adrenalin

É essencialmente pneu para fazer kms com baixo consumo, confortável e com boa duração. Ficam as sugestões.

os goodyear comem muito pneu, mas sou suspeito, ois nunca os tive, só de os ouvir falar. michelin é naquela base, costumam durar imenso. os pirelli não tenho feedback.

eu arranjo potenza S001 a 100€ exatos com montagem, mas nesta altura do campeonato e sendo para rolar economicamente continuo a ter que apostar em semi novos, semi velhos, usados ou como queiram chamar. a 40€ cada fica-me menos de 1 pneu novo...

do site de onde tiraste essas marcas, não arranjas o preço dos potenza S001 com as indicações de ruído e etc, só para uma questão de comparação?

edit: ou do 050A ou, caso exista, mesmo dos 2 modelos para ver as alterações entre 1 e outro.

Última edição:
Um colega aqui do fórum, se não me falham os números, tem feito entre 40 a 45 mil kms com cada jogo desses F1 (ele mesmo me disse que no meu caso durariam mais, pelos estilos de condução). A duração deles está bem melhor do que era há alguns anos com os GSD-3.

Aqueles valores são do pneucity, podes ver aqui os Bridgestone e vês o ruído, rolamento, etc., a teu gosto. [;)]

Boas pessoal.

Ando a ver o mercado de pneus para trocar os actuais toyo r27 que já contam 4 anos e meio com quase 70k km.

ainda têm piso para os rodar e andar talvez mais um ano mas não estava com muita vontade de prolongar muito mais a vida deles. Já tenho lido que 4 anos é basicamente o tempo de vida útil de um pneu

Já li algures que os pneus que tenho foram descontinuados o que me dá alguma pena porque gosto bastante deles pela aderência e longevidade.

A questão é, existe algum modelo atual Toyo equivalente ou haverá outra marca/modelo com características semelhantes? Isto sem ser estupidamente caro claro.

Infelizmente julgo ter uma medida pouco simpática para a minha carteira... 185/55R15 82V

obrigado ;-)

Já referido que a etiqueta europeia e apesar de ser uma evolução, mesmo assim, ainda peca por deixar muitos itens de análise de fora.

Já agora, fica um quadro abaixo, que mostra os itens que são analisado pela "etiqueta europeia" versus, o que é analisado em testes de comparativo, em que entram os pneus.

Mas fica a seguir, um quadro comparativo, do que é analisado/apresentado por essa etiqueta da União Europeia (apenas 3 itens), contra o que é analisado por parte dos testes como da Autobild, Adac e afins:

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-590.html#post1066774673

Acho boa ideia não prolongar o uso para lá dos 4-6 anos, dependendo de várias circunstâncias.

Essa medida nem é assim muito cara, também a tive em dois carros, curiosamente, usei Toyo T1-R em ambos, nessa medida. Neste momento tens três opções na Toyo, segundo parece. [;)]

O
Acho boa ideia não prolongar o uso para lá dos 4-6 anos, dependendo de várias circunstâncias.

Essa medida nem é assim muito cara, também a tive em dois carros, curiosamente, usei Toyo T1-R em ambos, nessa medida. Neste momento tens três opções na Toyo, segundo parece. [;)]

Será que ajuda se tirar fotos aos pneus para ter uma ideia do desgaste? A maior parte deste tempo foi andar em cidade ou estrada nunca estando mais do que uns dias parado daí julgo não estarem a gretar.

É que sinceramente não me parecem em mau estado, mas também não quero arriscar.

Os t1r são semelhantes aos r27? Como se portam? E não menos importante, preços?

Edit: entretanto vi o link, não estão demasiado baratos aí?

Tenho de passar nalguma casa de pneus mas não tenho conhecidos em nenhuma ahah

Última edição:
O

Será que ajuda se tirar fotos aos pneus para ter uma ideia do desgaste? A maior parte deste tempo foi andar em cidade ou estrada nunca estando mais do que uns dias parado daí julgo não estarem a gretar.

Não esquecer que esses preços das lojas online, é sempre sem a montagem.

Para montagem e dependendo dos locais, mas podes sempre contar com uns 10€/pneu.

Não esquecer que esses preços das lojas online, é sempre sem a montagem.

Para montagem e dependendo dos locais, mas podes sempre contar com uns 10€/pneu.

Sim, com isso já conto infelizmente... :-\

Mas imagino que de casa para casa (e mesmo dependendo da tromba do cliente) devem fazer preços mais diversificados

O

As fotos dificultam muito em termos de ter uma ideia dos milímetros de rasto que os pneus ainda possam ter. Se ainda não estiverem perto do limite legal (1,6mm) e se são seguros, acho que podem continuar a ser usados durante mais algum tempo.

Não conheço os R27. Os T1-R eram desportivos e gastavam-se depressa, eu costumava pagar 70 euros por cada.

Voltar
Superior