Tópico dos Pneus

Afinal a ligeira vibração e um ruído entre os 130-140 km/h não eram nada dos Kumho, que foram mudados precocemente e estavam ainda com uns 3-4 mm de piso...

E agora, o que fazer? As jantes / pneus foram equilibradas e parecem estar OK. Notei isto depois que meti os F1 Assym 2 à frente, não sei bem se já lá estava, de facto os pneus eram bem mais barulhentos.

O que me lixa é que a casa de pneus onde os comprei não parece nada interessada em resolver o assunto, e diz que se as rodas ficam equilibradas na máquina, do pneu não é.

Sugestões? [8b]

Rolamentos ?!

Casquilhos dos braços de suspensão ?!

Avant, alguns técnicos de pneus dizem que pneus novos podem necessitar de alguns km para "acamar". Segundo me disse um desses técnicos os sintomas são esses, uma vibração numa gama de velocidades que depois passa em velocidades superiores. Disse-me também que é mais comum em pneus bons (borrachas mais suaves) que propriamente nos maus.

Não tenho conhecimentos nem experiência suficiente para te dizer se isto tem algum nexo - por acaso gostava de ler aqui opiniões mais avalizadas. Mas o certo é que tive um problema semelhante num carro (Dunlop Sport qqr coisa) e desapareceu por si ao fim de alguns kms, tal como me disseram que iria acontecer (portanto fui lá queixar-me tal como tu).

Há até quem defenda que só se deve alinhar direcção depois de os pneus rodarem uns km e acamarem (excepto em casos de manifesto desalinhamento, obvio).

Sinceramente não sei.

Tal coisa nunca me aconteceu... espero bem que seja isso.

Quanto à hipótese jante empenada, se assim fosse isso não se via na máquina de equilibragem?

Avant, ainda que a máquina possa dar o conjunto pneu/jante equilibrado, isso acontece numa máquina, com uma rotação muito inferior aos 130/140kmh que referes, sem ter de suportar o peso do carro e o esforço natural de rolamento.

Numa situação de uso normal, esse vibrar/ruído que ouves pode bem ser uma jante com um mínimo de empeno, mas que efectivamente lá está. E que em condições de utilização normal se faz notar, e não ser detectável na máquina.

Digo isto pois à cerca de um ano mandei uma pancada com um pneu numa quina de alcatrão, tendo ficado com o pneu com uma bolha. Naturalmente troquei o pneu, e ainda que tenha ficado com um "novo" pneu, o técnico que fez a montagem chamou-me e mostrou-me que a jante tinha um quase imperceptível empeno no local da pancada, ainda que na máquina tenha ficado calibrado a 100%. E claro, desde esse dia que notei uma zoada diferente vindo desse conjunto pneu/jante. Volto a dizer, a pancada não foi nada de extraordinário, e o empeno da jante não se nota, apenas é visível com a mesma a rodar na máquina de equilibrar tendo colocando um ponto de referência muito próximo da beira da jante. Para minimizar o problema, passei esse conjunto para o eixo traseiro, onde pelo menor peso não se nota tanto. Apesar disto, não se justifica ainda mandar reparar/desempenar a jante.

Conselho: se possível faz essa troca dos pneus de eixo, pode servir para detectar a origem.

Avant, ainda que a máquina possa dar o conjunto pneu/jante equilibrado, isso acontece numa máquina, com uma rotação muito inferior aos 130/140kmh que referes, sem ter de suportar o peso do carro e o esforço natural de rolamento.

Numa situação de uso normal, esse vibrar/ruído que ouves pode bem ser uma jante com um mínimo de empeno, mas que efectivamente lá está. E que em condições de utilização normal se faz notar, e não ser detectável na máquina.

Digo isto pois à cerca de um ano mandei uma pancada com um pneu numa quina de alcatrão, tendo ficado com o pneu com uma bolha. Naturalmente troquei o pneu, e ainda que tenha ficado com um "novo" pneu, o técnico que fez a montagem chamou-me e mostrou-me que a jante tinha um quase imperceptível empeno no local da pancada, ainda que na máquina tenha ficado calibrado a 100%. E claro, desde esse dia que notei uma zoada diferente vindo desse conjunto pneu/jante. Volto a dizer, a pancada não foi nada de extraordinário, e o empeno da jante não se nota, apenas é visível com a mesma a rodar na máquina de equilibrar tendo colocando um ponto de referência muito próximo da beira da jante. Para minimizar o problema, passei esse conjunto para o eixo traseiro, onde pelo menor peso não se nota tanto. Apesar disto, não se justifica ainda mandar reparar/desempenar a jante.

Conselho: se possível faz essa troca dos pneus de eixo, pode servir para detectar a origem.

Têm medidas diferentes...

Mas as jantes foram já trocadas da direita para a esquerda, e o ruído manteve-se exactamente igual, parece que vem da roda esquerda, por isso se calhar até é mesmo qualquer coisa no cubo da roda e não na jante / pneu...

Até podia mandar as jantes para rectificar, mas não posso ficar uma semana sem carro, e provavelmente gastar dinheiro sem resolver o problema, como fiz ao comprar agora pneus para trás.

PS: e com a jante empenada o ruído passa a partir de uma certa velocidade? A 150 não se ouve nada, se fosse esse o caso não tenderia a piorar com a velocidade?

Em breves palavras a minha experiência com a Goodyear...

- F1 GS-D3 (made in Germany, não dos chinocas) - após 45/50.000km, tendo sido rodados entre eixos regularmente, acabaram ovalizados/escamados. Barulho tipo tun-tun-tun até determinadas velocidades, mas sem vibrações.

- Troquei o jogo de trás por uns Assymetric 1 - Rodaram 50.000km no eixo de trás, acabaram...escamados e ovalizados. Erro meu não os ter rodado, mas ainda assim fizeram bem o serviço deles. A partir dos 35/40.000km tornaram-se pneus muito barulhentos (com os bancos de trás rebatidos e sem a chapeleira, a mala do Leon parecia que tinha um subwoofer gigante...)

- Agora passei para Dunlop Sport Maxx RT. A ver vamos, pois são do mesmo grupo Goodyear. Mas uma coisa notei logo, são pneus muito mais moles que os Assymetric (os Assymetric 1 tinham das laterais mais rijas que já vi num pneu, excepto Bridgestone). E até à data, com 6.000km, muito mais silenciosos, se bem que basta o alcatrão estar mais quente ou frio para terem um ressoar diferente.

Em relação ao barulho desaparecer a partir de determinada velocidade...quer-me parecer que o barulho de rotação tenderá a sobrepôr-se ao barulho eventualmente resultante de um pequeno desequilíbrio. É o que me acontece actualmente, tendo em conta o que relatei no post anterior.

No entanto essa vibração é mais esquisita, e não sei se não será de averiguar um eventual problema no rolamento do cubo...

Em breves palavras a minha experiência com a Goodyear...

- F1 GS-D3 (made in Germany, não dos chinocas) - após 45/50.000km, tendo sido rodados entre eixos regularmente, acabaram ovalizados/escamados. Barulho tipo tun-tun-tun até determinadas velocidades, mas sem vibrações.

- Troquei o jogo de trás por uns Assymetric 1 - Rodaram 50.000km no eixo de trás, acabaram...escamados e ovalizados. Erro meu não os ter rodado, mas ainda assim fizeram bem o serviço deles. A partir dos 35/40.000km tornaram-se pneus muito barulhentos (com os bancos de trás rebatidos e sem a chapeleira, a mala do Leon parecia que tinha um subwoofer gigante...)

- Agora passei para Dunlop Sport Maxx RT. A ver vamos, pois são do mesmo grupo Goodyear. Mas uma coisa notei logo, são pneus muito mais moles que os Assymetric (os Assymetric 1 tinham das laterais mais rijas que já vi num pneu, excepto Bridgestone). E até à data, com 6.000km, muito mais silenciosos, se bem que basta o alcatrão estar mais quente ou frio para terem um ressoar diferente.

Em relação ao barulho desaparecer a partir de determinada velocidade...quer-me parecer que o barulho de rotação tenderá a sobrepôr-se ao barulho eventualmente resultante de um pequeno desequilíbrio. É o que me acontece actualmente, tendo em conta o que relatei no post anterior.

No entanto essa vibração é mais esquisita, e não sei se não será de averiguar um eventual problema no rolamento do cubo...

Por acaso o único problema semelhante com pneus que tive até hoje foi com uns F1 GSD3... [8b]

Entretanto tive 2 boas experiências com Excellence em 2 carros diferentes e decidi arriscar neste...

Devia era ter mandado vir uns Kumho KU39 para o eixo da frente e acabou, e agora estava 500€ mais rico e se calhar sem problemas. [8b]

Dúvida aos entendidos

O meu carro sempre teve (desde novo) pneus 185 60 R15 mas no DUA só refere 165 70 R14, tem ida a todas IPO nenhum problema.

Como sei as medidas com posso circular? Existe alguma configuração em R15 mais barata (e legal) da que uso desde sempre?

Obrigado.

Vê no DUA se no separador anotações(ou averbamentos, não me recordo) não tens lá a medida que usas.

Se não tiver, é realmente estranho que passe na ipo.

Só podes colocar pneus das medidas constantes do DUA

Cumps, jA

Vê no DUA se no separador anotações(ou averbamentos, não me recordo) não tens lá a medida que usas.

Se não tiver, é realmente estranho que passe na ipo.

Só podes colocar pneus das medidas constantes do DUA

Cumps, jA

Dah, como tenho películas homologadas e vem lá um grande testamento lá para o fim vem mencionada a medida da jante 15.

Pessoal, uma pergunta: como alguns já se terão apercebido, estou na fase inicial do processo de busca para comprar 2 pneus ao melhor negócio possível, dentro de padrões de qualidade e segurança minimamente aceitáveis.

Um dos locais onde comecei a procurar foi no Ebay alemão, já que tenho a possibilidade de mos trazerem sem custos adicionais. Mas lá existe a opção entre pneus de Inverno, Verão ou para todo o ano. No nosso caso, em Portugal, o que habitualmente se usa são os "pneus para todo o ano", certo?

Pessoal, uma pergunta: como alguns já se terão apercebido, estou na fase inicial do processo de busca para comprar 2 pneus ao melhor negócio possível, dentro de padrões de qualidade e segurança minimamente aceitáveis.

Um dos locais onde comecei a procurar foi no Ebay alemão, já que tenho a possibilidade de mos trazerem sem custos adicionais. Mas lá existe a opção entre pneus de Inverno, Verão ou para todo o ano. No nosso caso, em Portugal, o que habitualmente se usa são os "pneus para todo o ano", certo?

Sim, são usados pneus para todo o ano e que no caso, serão pneus de Verão. [;)]

Será de esquecer a opção de pneus de quatro estações ou mesmo inverno.

Last edited:
Obrigado, nto!
good.gif

Não arranjes desculpas para comprar pneus novos.

Embora tenha acontecido 99% das vezes na A8, já perdi a conta às vezes que a direcção ficou "leve demais". A A8 com chuva e não é preciso ser muita, parece um lago e eu ando diariamente na A8. Isto não é arranjar desculpas. Vou trocar de pneus, mas estou a gasta-los um pouco mais enquanto "não vem o inverno e a chuva a sério". Sei que vou gastar cerca de 150 a 160€, porque a medida de pneus do meu carro até é modesta, uso desde novo (fábrica) 185/60 R14 82H.

Back