Tópico dos Pneus

Qual é a justificação para os pneus do meu carro ficarem ressequidos em vez de se desgastarem no piso?

Passo a explicar. Estes pneus são da última semana de 2018 (3 anos e meio) e estão com 60.000km feitos. Passaram para o eixo de tração há cerca de 10.000km. O carro não está propriamente parado meses a fio e a condução não é totalmente meiga… basta aliás ver as marcas escuras no pneu, que é onde ele “agarra” em algumas curvas:

986-FF388-53-AD-4-F6-F-A756-0-AD442-B061-A7.jpg

08207-C33-717-D-430-F-8-D7-B-CED18-F1-F43-EE.jpg

Agora tenho pneus com 6 meses atrás, cerca de 10.000 kms e já parecem estar a ganhar aqueles micro buracos na mesma zona. Parece que os pneus não desgastam e não ficam com a superfície “polida”, não sei explicar:

A7-F6-FD14-71-BB-49-C9-BA1-E-8-C6-B5-DA3-E98-E.jpg

Estamos a falar de um carro que há pouco tempo fez 700km acima dos 40 graus de temperatura e sempre a 150, e o resto das viagens é em registo identico. E não apanha sol basicamente…

Um exemplo de outro carro onde isto não sucede:

F9-EBB2-B7-57-DE-441-D-8-AE5-D95706-B0-DF42.jpg

Estes pneus são de uma gama eco, levam 70.000km atrás e 10.000 à frente, fabricados na última semana de 2017 e a borracha está a desgastar-se, sem criar grandes gretas.

Terá algo a ver com a suspensão, no meu carro? estamos a falar de Dunlop Sport Maxx RT2, Goodyear Eagle F1 Assym5 e Continental Eco Contact 5, respetivamente.

Normalmente são ciclos de temperatura de elevada amplitude que causam isso.
Pneu macio aquece e perde temperatura com maior facilidade, os eco habitualmente são mais duros logo serão um pouco o oposto, têm curvas de aquecimento/arrefecimento mais rápido.
(tudo teorias tipo F1 [:D])

Alguém com experiencia nos Nexen N Blue HD Plus, estou ponderar colocar 4 da medida 195/60R15.

Estava virado para os Goodyear efficientgrip performance, mas após ter tido um skoda com uns Nexen N´Fera Su1 os quais gostei bastante deixou me a equacionar a marca.

Pneu bom e até sensivelmente 100€ para um Bmw Série 1 (F20) com jantes na medida 205/55 R16? Obrigado! [;)]

Para a medida 205/55R16 não precisa de gastar €100 para ter um excelente pneu.
Bridgestone T005 a €77,90 (Roady)
Hankook VentusPrime 3 a €62,95 (FeuVert)
Continental PremiumContact 6 a €75,95 (FeuVert)
Firestone Roadhawk a €59,90 (L'Auto)
GoodYear EfficienteGrip Performance 2 a €64,90 (L'Auto)

Etc...etc...etc...

Ver ofertas em casas da especialidade na sua zona pode ser que compense [;)]

Para a medida 205/55R16 não precisa de gastar €100 para ter um excelente pneu.
Bridgestone T005 a €77,90 (Roady)
Hankook VentusPrime 3 a €62,95 (FeuVert)
Continental PremiumContact 6 a €75,95 (FeuVert)
Firestone Roadhawk a €59,90 (L'Auto)
GoodYear EfficienteGrip Performance 2 a €64,90 (L'Auto)

Etc...etc...etc...

Ver ofertas em casas da especialidade na sua zona pode ser que compense [;)]

Muito obrigado pela sugestões. Algum feedback dos Pirelli P7?

Muito obrigado pela sugestões. Algum feedback dos Pirelli P7?

Sinceramente...é uma marca e esse modelo em específico que evito sempre que possível.
O único carro que tive próximo com esses pneus foi, um Golf IV do meu pai, e aquilo era mesmo mesmo muito mau. :sh)

Na altura pneus com pouco mais de 4mm de piso, 2 anos de idade...em chuva principalmente...aqueles pneus metiam medo mesmo :sh)

E não só, tais como os Orium, Riken, Tigar, Strial... e ainda há mais uma ou outra marca. São tudo marcas que pertencem ao universo da Michelin.

Já diversas vezes se referiu por cá. [;)]

Para dar feedback nos T005 em R16

Rolaram 10 mil atrás e levam agora 20 mil e muitos à frente. Para lá de meio - ainda fazem mais 10 mil eventualmente, mas acho que vai ficar curto para o inverno, dependerá muito da quantidade de chuva.

Começam a perder muita capacidade, mesmo em seco, o que surpreende.

Mandei uma sapatada em segunda na estrada a chegar à descida da fonte da Telha e ainda que me pareça meio polida, senti um escorregar na direcção. O esp não chegou a mexer, mas estava certamente no limiar da tração.

Em condução normal não sinto, mas com meia vida já perderam muito do encanto. E o comportamento à chuva deverá ser francamente pior.

Não irei repetir a dose, tenho o mesmo nos 4, mas só pela performance em meia vida é para não repetir. Não foram feitos para ser geniais, mas parecem me muito equilibrados para o preço (em novos pelo menos).

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Boa Tarde

Não sei se poderei falar no assunto aqui embora seja relacionado com pneus.

Comprei (troquei) à 10 meses uma viatura usada em concessionário oficial (Fiat Tipo).
No eixo traseiro eles colocaram 2 pneus novos, no caso sao uns Nankang Sportnex AS-2+ (se a memória não me falha).

Há algum tempo atrás, num deles, dei por manchas acastanhadas na banda lateral e são bem visíveis (no momento não tenho fotos, esqueci-me de tirar - amanha trato disso para vocês verem).

A borracha nao apresenta qualquer mau aspecto ou degradação, mas acho estranho aquelas manchas e tenho algum receio que se possa piorar e os pneus sao o elemento que liga o carro ao solo

E não, não são vestígios de rossadelas no passeio, caso contrário quando lavasse o carro esse vestígio saia na lavagem e cada vez que lavo o carro as manchas acastanhadas permanecem

Ha pouco mais de 15 dias o carro foi à revisão (a 1a da viatura, depois de estar nas minhas mãos) e eu esqueci-me de referenciar a situação, qualquer das formas ainda tenho mais de um ano de garantia.

Eu nunca vi semelhantes manchas em pneus nos outros carros que tive, ou noutros carros que tive algum contacto

Assim (sem fotos) alguém com uma ideia do que possam ser aquelas manchas?

Obrigado

Última edição:
São manchas provocadas pelo sol, tens que usar um acondicionador de pneus para minimizar isso
Mas não é por aí que compromete alguma coisa

Manchas de ter raspado ou andado com pouca pressão. Aplicar produto hidratante para uniformizar.

Não afecta a utilização. A marca dos pneus podia ser melhor mas fica para quando chegarem ao fim.

Voltar
Superior