Tópico dos Pneus

Ninguém me ajuda em relação ao "post" que coloquei acima? [s)] [s)] [s)]

Estás a falar do resultado do alinhamento da direcção?
Se fôr isso eu por curiosidade já comparei diversas vezes esses papéis das vezes que já mandei alinhar a direcção e quase todos os valores finais nunca dão certos comparado com as outras fichas de alinhamento de direcção, ou seja, os valores da direcção alinhada num dia não tem quase nada a ver com os valores da mesma direcção alinhada 1 ano antes por exemplo.

Estás a falar do resultado do alinhamento da direcção?
Se fôr isso eu por curiosidade já comparei diversas vezes esses papéis das vezes que já mandei alinhar a direcção e quase todos os valores finais nunca dão certos comparado com as outras fichas de alinhamento de direcção, ou seja, os valores da direcção alinhada num dia não tem quase nada a ver com os valores da mesma direcção alinhada 1 ano antes por exemplo.

Pois, eu sei isso, mas queria mesmo saber a opinião de um profissional. Já mandei PM ao membro ALPIGER, mas não respondeu ainda...
Queria saber se estes parâmetros são aceitáveis ou não....

Bem, eu tenho uma opinião contrária em relação aos S-03 PP! De entre todos os pneus que já usei no ATR, os S-03 foram os que tiveram melhores resultados. Muito bons mesmo. Se não tivessem sido já descontinuados era os que voltava a montar. Mas como já não existem, optei pelos RE050A.

Os pneus de origem, uns Bridgestone Potenza Re-01, duraram apenas 12.000 kms no eixo dianteiro (os detrás fizeram 36.000 kms). Devo dizer que esta reduzida quilometragem no eixo dianteiro foi normal. Tenho uma revista inglesa com um teste de longa duração ao ATR onde eles referem que às 7.000 milhas (cerca de 11.200 Kms) tiveram de proceder à troca dos pneus da frente. Os Re-01 eram pneus muito performantes (sobretudo no molhado) mas aqueciam demasiado o que lhes tirava eficácia em piso seco com temperaturas elevadas (Verão). No geral, eram pneus que agarravam muito bem mas gastavam-se num instante.

Depois desses montei uns Michelin Pilot Sport que foram uma grande desilusão. Muito maus em piso molhado, melhores em seco mas sem deslumbrar. E sempre com aquele defeito/feitio dos Michelin de chiarem imenso quando se aperta por eles. Ainda por cima quando os troquei mostravam sinais de ovalização. Definitivamente os PilotSport não "casam" com o ATR.

No caso do ATR não é o fabricante que não aconselha a rotação. São os utilizadores/donos de ATR's que comprovaram que é melhor não o fazer. E como é óbvio não é aos 30.000 kms que se iria fazer a rotação (nessa altura os pneus dianteiros já estariam "nas couves"). Teria que ser entre os 10.000 e os 15.000 Kms.

Boas,

Tenho sempre em mente que a minha opiniõa vale o que vale, ou seja, nada.
Tenho sempre o cuidado de referir que a experiência de cada um é o melhor aconselhamento. Agora refiro que em algumas situações os S03 não resultaram e há muitas utilizadores a afirmar que o S02 foi dos melhores pneus que usaram. Daí que é muito realtivo estarmos a afirmar que este é melhor do que aquele.
Por outro lado, entende-me que nós não somos os melhores do mundo e não referi que estás mal acompanhado em termos mecânicos ou de pneus. Apenas quis referir que o desgaste interior é controlável e que hoje em dia na maioria dos carros isso é normal acontecer para melhorar a estabilidade desde que seja controlada.
Quanto refiro o desgaste mecânico, tive em mente os parametros de convergência traseira porque poderá depender disso mais ou menos convergência para controlar o sopé.

Saudações pneumáticas

E conheces os pneus deles?
Recomendarias?

São para equipar o meu Rover 216 coupé em breve, tava inclinado para os eagle F1 que vi por aí na net a uns convidativos 65€/pneu, mas por uns dessa marca(cooper) fariam-me 50€/pneu...
A medida que tou interessado será a 195/50 R15(apesar de série levar os 185/55 R15) por ficarem mais em conta.

Boas,
em termos de preços não sei referir porque é uma marca que trabalho pouco e além disso, poderás ter dificuldade em encontrá-los. Tens que pensar, caso os encontres, que no futuro, o teu fornecedor terá que os ter em stock para que no caso de teres algum problema não te saia caro a despesa. Pois se rebentares um pneu tens que por um igual (inspecções, policia), se o fornecedor não o tiver e tiveres dificuldades em encontrar poderás ter que montar dois.

Cuidado com a medida, sem duvida que é equivalente mas se não constar no livrete não te recomendo porque podem chumbar na inspecção, a policia multa-te em 120€ cada roda. DE facto 195/50 R15 é mais barata do que a outra, porém prudência.

Saudações pneumáticas

Aonde foi isso? Também vou comprar pneus para o Jazz e alinhar a direcção,e não queria gastar muito dinheiro. (175/65 14")

Alguém quer opinar sobre um bom sítio aonde ir e uns pneus porreiros, baratinhos? (zona Lisboa).

Já agora, estes valores estarão correctos?
Gostaria de saber a opinião de alguém que perceba disto, porque eu não sei interpretar estes dados.

direcaobg9.jpg

Boas,

Depende muito onde vais realizar esse serviço. No mesmo espaço o alinhador pode utilizar programas diferentes para alinhar a direcção do teu carro e teres nenhum problema. Como não possuo máquinas de alinhar de marcas diferentes não sei se os programas diferem, todavia, creio que não porque quem fornece as medidas de geometria são os fabricantes automóveis.
Por outro lado, o alinhador pode utilizar medidas diferente, ou seja, graus e minutos, mm etc.
Na minha empresa utilizamos apenas a unidade mm porque é mais precisa, sendo equivalente a graus e segundos.

Saudações pneumáticas

Boas,

Tenho sempre em mente que a minha opiniõa vale o que vale, ou seja, nada.
Tenho sempre o cuidado de referir que a experiência de cada um é o melhor aconselhamento. Agora refiro que em algumas situações os S03 não resultaram e há muitas utilizadores a afirmar que o S02 foi dos melhores pneus que usaram. Daí que é muito realtivo estarmos a afirmar que este é melhor do que aquele.

Saudações pneumáticas

Não concordo que a tua opinião não valha nada. É sempre importante ouvir relatos de outras pessoas. Mas o ideal são os relatos de quem tem/teve experiência com determinado produto (não sei se já alguma vez conduziste um carro com S-03PP).

Também conheço pessoas que disseram muito bem dos S-02. Mas básicamente eram utilizadores de S2000, e os S-02 para os S2000 eram pneus com especificações próprias para esse carro. Os outros S-02 (os que se vendiam no mercado de substituição) não tinham as mesmas características. E nestes casos, também já ouvi dizer menos bem dos S-02.

Há um aspecto que considero muito importante e que não me canso de referir em conversas com outras pessoas (até já referi isso nos encontros do pessoal dos cafézinhos do AHO aqui da zona de Lisboa) que é o facto de um determinado pneu funcionar bem com certo carro não querer obrigatóriamente dizer que o desempenho será idêntico noutro carro (sobretudo se fôr de outra marca).

É conhecida a muito boa compatibilidade dos Bridgestone com os Honda, dos Michelin com os Renault, etc. Penso que não é por acaso. O tipo de suspensão e conjunto mola/amortecedor dos Hondas costuma dar-se muito bem com Bridgestone.

Quando referi a minha experiência com os Michelin Pilot Sport, não quer dizer que estes pneus não sejam bons. Apenas que não funcionaram no ATR. Conheço muitas pessoas (com outros carros) que adoraram os PS e outras tantas que não gostaram dos S-03 PP. Eu limitei-me a dar o feedback da minha experiência com o meu carro. Posso assegurar que os PS não resultaram no ATR enquanto os S-03 PP funcionaram na perfeição.

Noutro tipo de carro não sei se os resutados seriam os mesmos. Depende do carro.

Uma coisa é certa os Bridgestone costumam ser um pneu mais duro que, por ex. os Michelin (as paredes laterais são mais fortes, o pneu adorna menos) daí, regra geral, serem menos confortáveis.

Posso dizer que, da ainda reduzida experiência (apenas uma semana) que tenho com os RE050A, os S-03PP pareciam-me mais duros e como tal mais direccionais (reagiam melhor às mudanças de direcção). Em contrapartida estes RE050A parecem mais confortáveis e menos ruidosos. Já estava á espera disso mesmo. Por isso é que eu gostava que se vendessem cá os RE050A Pole Position que apresentam uns flancos mais rijos e que julgo estariam mais próximo do feeling dos S-03PP.

Última edição:
Boas,
em termos de preços não sei referir porque é uma marca que trabalho pouco e além disso, poderás ter dificuldade em encontrá-los. Tens que pensar, caso os encontres, que no futuro, o teu fornecedor terá que os ter em stock para que no caso de teres algum problema não te saia caro a despesa. Pois se rebentares um pneu tens que por um igual (inspecções, policia), se o fornecedor não o tiver e tiveres dificuldades em encontrar poderás ter que montar dois.

Cuidado com a medida, sem duvida que é equivalente mas se não constar no livrete não te recomendo porque podem chumbar na inspecção, a policia multa-te em 120€ cada roda. DE facto 195/50 R15 é mais barata do que a outra, porém prudência.

Saudações pneumáticas
Isso do fornecedor não era problema, porque quem mos arranja a esse preço é representante da marca em Pt.

Quanto á medida... sei que é um risco, mas é uma parvoice enorme, pois a marca até homolga se necessário os exagerados 205/50 R17, mas não uns miseros 195/50 R15 [8b]

alguem tem os yokohama s. drive?serão melhores em grip que os re720?e os dunlop sport 01 serão melhores que os re720?

Boas,

Pessoalmente não tenho duvidas que os RE720 são melhores em aderência do que os Dunlop. Na minha opinião os Dunlop não pertencem ao mesmo segmento que os Bridgestone ou os Sdrive da Yokohama.
Depende muito para que carro se destina e a tua condução, além disso, cuidado que a grande maioria da gama RE720 está a ficar descontinuada.

Saudações pneumáticas

Esse Yokohama S-Drive são novos, certo? É que ainda não encontrei muita coisa sobre eles.

Se forem bons, podem vir a concorrer com os Toyo Proxes T1-R por um lugar no Barchetta.[:D]

O que aconselham dentro destes:

Michelin SP2
Bridgestone Potenza RE050A
Dunlop SP Sport Maxx
Pirelli Rosso Assimétrico

Estou mais inclinado para os SP2 ou os RE050A :confused:

Sobre os RE050A, vê no diário de bordo do carro, com o Skoda Superb 130cv fiz 19.000km com eles (com os RE050 ainda vão nos 70.000km, estiveram à frente 20.000km e os restantes atrás).
Quanto aos Pirelli PZero Rosso, parece-me a mim ser preferível os PZero Nero.

Não conheço os Michelin, pessoalmento não gosto, mas há quem aprecie.

Eu meti há dias os Dunlop SP Sport Maxx (ainda não actualizei a info no diário de bordo), também tive as mesmas dúvidas que tu, optei por estes, mas ainda não pude fazer uma viagem mais longa do que 20km, e a andar devagar.
Pelo que pude recolher de opiniões, parecem ser muito bons (pneu oficial do DTM), daí os ter escolhido, mas o tempo o dirá.

Os P6000 são os de origem do Accord e sim, são maus!

Aliás, tem agora (desde há 4 anos), uns Michelin Pilot Primacy (195/60R15) que não sendo nada do outro mundo, não têm comparação possível aos P6000!

Os P6000 são uma granda m.erda!!!

Dão-se muito mal com o Barchetta. A pouca rigidez do carro já com que a frente perca a compostura com a facilidade, mas quando isso não acontece, são os pneus a falhar, não se sente a borracha a agarrar, parece que os pneus flutuam sobre o alcatrão.

Depois, em travagens mais fortes, fazem com que o ABS actue prematuramente porque, lá está, não agarram nada.

Em molhado, não pregam grandes cagaços, desde que não se abuse.

Aonde foi isso? Também vou comprar pneus para o Jazz e alinhar a direcção,e não queria gastar muito dinheiro. (175/65 14")

Alguém quer opinar sobre um bom sítio aonde ir e uns pneus porreiros, baratinhos? (zona Lisboa).

esses a-drive nessa medida parece-me que ainda um dia destes vi na pneubeato ainda mais barato,eles tem site.

Voltar
Superior