Tópico dos Pneus

Da minha experiência. Os RE050A foram uma perfeita desilusão, quer em grip, quer em durabilidade (nunca uns pneus - e compro sempre pneus de alta performance - me tinham feito menos de 45mil kms, os RE050A fizeram-me 26 mil. E o grip era pouco mais que razoável. Há no entranto quem os adore. Da Bridgestone já tive S-02, RE720, RE040, RE050A, e em grip puro só os S-02 me convencera. Também gostei dos RE720, numa de compromisso entre a durabilidade e o grip. Há agora os S001 que vêm substituir os RE050A, pode ser que sejam melhores.

Os Pirelli P7 Cinturato entraram no mesmo carro (uma BMW E91 320d) logo após os RE050A. Foram uma escolha mais pensada para a durabilidade e conforto, mas mesmo em grip puro achei-os bem melhores que os RE050A. Pelo menos transmitiam (de longe) muito mais confiança. São uns pneus que recomendo sem hesitação. Quanto vendi a carrinha tinham quase 30 mil e a última vez que soube deles já iam com mais de 50 mil e com rasto para durar. Há no entanto um user aqui do fórum, que os meteu na A4 B6 dele (um bocado influenciado pela minha opinião) e que os pneus apenas lhe fizeram 37 mil.

Tive os Continental SC3 e, em grip puro, foram os melhores que tive até hoje. Sendo os SC5 uma evolução destes (e segundo se lê, são efetivamente melhores), também devem ser bons pneus. Já os PC5, não faço ideia de como serão. O meu pai teve uns PC2 no carro dele (vinham de origem) e não deixaram muitas saudades, nem em grip, nem em durabilidade (fizeram 35 mil kms), e o meu pai é um "pisa-ovos" a conduzir!

Os GY que tive nunca de desiludiram. Tive os Eagle F1 GS-D3 em dois carros diferentes e gostei bastante. Agora tenho os Asymmetric 1 (eram para ser os 2, mas devido a "erros de comunicação e à minha ausência - estava fora do país - quando fui levantar o carro tinha os 1 montados) e estou bastante satisfeito. A grip é decente e a durabilidade, com 20 mil kms já feitos aparentemente virá a ser a normal (45 mil kms). Em comparação pura com os SC3, achei estes últimos superiores em grip puro.

Pelo que vou lendo nos testes e sabendo de quem os tem, os Asymmetric 2 são mesmo muito bons.

Os Michelin nunca me convençeram. Tive os Exalto e os Pilot Sport HX, nenhum dos dois foi referência em nada, pelo que há muitos anos (uns 10) que não meto pneus deles. Contudo, leio e contam-m experiência na primeira pessoa de quem teve os PS2 e agora os PS3 e que estão muitos satisfeitos.

Espero ter ajudado.

Ajudas-te sim. Obrigado pelo teu testemunho.

Acho que o pessoal podia começar a falar mais dos pneus Hankook como excelentes alternativas a marcas mais caras...

Só a minha opinião [;)]

Acho que o pessoal podia começar a falar mais dos pneus Hankook como excelentes alternativas a marcas mais caras...

Só a minha opinião [;)]
Já aqui foi falado, inclusive por mim [;)]

O meu carro roda agora com 4 Hankook Ventus V12 K110, não me lembro de ter o carro tão silencioso a rolar, é que só ouço o vento mesmo, agarram muito bem e com um belo preço:

2x 195/55R15 já com montagem e alinhamento - 190eur [kiss]

Já aqui foi falado, inclusive por mim [;)]

O meu carro roda agora com 4 Hankook Ventus V12 K110, não me lembro de ter o carro tão silencioso a rolar, é que só ouço o vento mesmo, agarram muito bem e com um belo preço:

2x 195/55R15 já com montagem e alinhamento - 190eur [kiss]

É uma verdade. Começam-se a ouvir bons relatos sobre pneus da Hankook e em alguns comparativos têm ombreado com pneus do top6 (Michelin, Pirelli, GoodYear, Dunlop, Bridgestone e Continental), tendo inclusive ficado em no pódio umas poucas vezes.

É portanto, de facto, cada vez mais, uma marca a ter em conta.

Entre muitos outros testes que cá coloquei, aqui fica mais este:

Frenada.jpg

ManejoSeco.jpg

ManejoMojado.jpg

CircuitoMojado.jpg

AquaplaningCurva.jpg

AquaplaningRecta.jpg

Resistencia.jpg

Consumo.jpg

Durabilidad.jpg

Rumorosidad.jpg

Não acho os RE050A assim tão maus. Conduzi um megane RS com os RE050A em pista e tinha um grip fantástico. Vem de serie em vários desportivos.
Será que o teu perfil é bem mais alto e isso fará toda a diferença?

Pela analise que faço acho que o problema dos ER050A é serem pneus desportivos direcionados para obterem um elevado grip, o que numa situação de perda de controlo os torna menos previsíveis que outros pneus de menos aderência. Não é por nada que este pneu ainda vem em muitos desportivos e superdesportivos e quando saio era o melhor do mercado nos comparativos.
Por isso acho que muita malta estás a abrir os olhos e aperceber-se que os pneus desportivos de elevada aderência não significa forçosamente que sejam os melhores de utilizar nos seus veículos e estilos de condução.

Quais sao os pneus mais baratos que se podem arranjar na medida 205 55 R16?

Estou a trocar o carro da empresa e já gastei as 2 mudas de pneus a que tinha direito no âmbito do contrato, e já ando com os pneus da frente quase nas "lonas". Como tenho que devolver o carro à Finlog com uma serie de requisitos cumpridos, dentre os quais constam os pneus em condições, vou ter que comprar uns do meu bolso (não podem ser recauchutados). Mas como não há nenhuma exigência quanto à marca, a ideia é comprar o que houver de mais barato.

Quais sao os pneus mais baratos que se podem arranjar na medida 205 55 R16?

Estou a trocar o carro da empresa e já gastei as 2 mudas de pneus a que tinha direito no âmbito do contrato, e já ando com os pneus da frente quase nas "lonas". Como tenho que devolver o carro à Finlog com uma serie de requisitos cumpridos, dentre os quais constam os pneus em condições, vou ter que comprar uns do meu bolso (não podem ser recauchutados). Mas como não há nenhuma exigência quanto à marca, a ideia é comprar o que houver de mais barato.

Para isso optava por uns pneus usados. Com 50€ deves fazer a festa.

Pela analise que faço acho que o problema dos ER050A é serem pneus desportivos direcionados para obterem um elevado grip, o que numa situação de perda de controlo os torna menos previsíveis que outros pneus de menos aderência. Não é por nada que este pneu ainda vem em muitos desportivos e superdesportivos e quando saio era o melhor do mercado nos comparativos.
Por isso acho que muita malta estás a abrir os olhos e aperceber-se que os pneus desportivos de elevada aderência não significa forçosamente que sejam os melhores de utilizar nos seus veículos e estilos de condução.

No meu caso começavam a perder grip mais cedo. Tenho um Benchmark que me serve de comparação: a curva da Dechatlon do IC17 que faço todos os dias, em ambos os sentidos. Quando as circunstâncias o permitem, "testo" ali tanto os carros, como os pneus que vou tendo. Os RE050A tinham os limites mais cedo que por exemplo os SC3, os P7 e os Asymmetric 1, pelo menos naquele mix carro/pneu.

Entre muitos outros testes que cá coloquei, aqui fica mais este:

Editado pela Moderação: Por favor tenham atenção ás citações com múltiplas fotos!

A Hankook tem estado muito bem.

Last edited by a moderator:
Nto, tu que és o home dos testes [:D] tens algum especifico para a medida 205/50R17? [;)]

Devo ter que meter pneus no Megane no inicio do inverno e estou indeciso entre os CSC5, os Primacy HP (ou 3) e os Hankook ou Nokian.

O que procuro essencialmente é a melhor relação custo/duração e essa, mesmo com os Primacy mais caros ~30€ que os outros, parece-me pertencer-lhes.

Back