After
Banido
Alguém conhece pneus da marca Belshina?
Sei que são feitos em Belarus(Bielorrúsia). Me pareceram ser pneus bons.
Já vi isso em pesados, em carros desconheço... Eu não arriscava nessas marcas.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Alguém conhece pneus da marca Belshina?
Sei que são feitos em Belarus(Bielorrúsia). Me pareceram ser pneus bons.
Acrescento outra coisa sobre o atrito, que eu acho que continuas a confundir com resistência ao rolamento.
Existe atrito estático e cinético e num pneu deve ser considerado apenas o estático e este apenas depende do peso do veículo e do material (borracha). Como tal, não tem em conta a superfície de contacto nem nada... Pela tua ordem de ideias já que a aderência do pneu apenas depende do atrito, então teria tanta aderência um carro com pneus de bicicleta, como com uns pneus 225 de largura, desde que fossem pneus do mesmo material. Como sabes isto não faz sentido []
Portanto a qualidade do material influencia o atrito estático do pneu, mas depois temos os rasgos que influenciam a superfície de contacto e a resistência ao rolamento, assim como o comportamento em curva, em aceleração e em travagem. Para não falar no aquaplaning.
Estás completamente a leste do mercado dos pneus...
Estamos a falar em pneus de dimensão igual como é obvio. Não sei de onde tiraste a ideia dos pneus de bicicleta!?
Mais uma vez digo: Quanto mais atrito houver entre o pneu e a estrada melhor ele vai aderir, melhor ele vai parar e melhor irá curvar. Isto é mentira?
A ideia que o After ta a fazer passar é que não vale a pena comprar pneus desportivos, porque os novos pneus "energeticos" são fantasticos em todas as situações. Podem ser bons em duração, ruído, preço, etc, mas em aderencia (chuva ou seco) não são melhores que os pneus desportivos.
Eu posso dividi-los em 3 gamas e é o que me parece mais logico neste caso. Sei bem que há mais, mas para esta discussão não interessa.
Onde é que eu digo isso? Deves ser muito miúdo ou ter compreensão lenta, já te mostrei testes, expliquei-te e mesmo assim continuas com a mesma conversa.
Quando quiseres fazer passar alguma mensagem ou ideia sobre mim se faz favor faz o quote ou eu digo isso, assim evitamos "chico-espertismo".
Mais uma coisa, um pneu ser mais eficiente a nível de atrito não significa que seja um pneu com má aderência, aliás, essa é a diferença entre os pneus premium dos de segunda linha, os pormenores! E se penas que uns pneus desportivos fazem tanta diferença, ou pelo menos a que tu queres que pareça que é a diferença entre parar ou continuar a 160km/h, para uns pneus de turismo ou de economia, falando de pneus de qualidade de marcas premium como é óbvio, estás muito enganado.
Estamos a falar em pneus de dimensão igual como é obvio. Não sei de onde tiraste a ideia dos pneus de bicicleta!?
Mais uma vez digo: Quanto mais atrito houver entre o pneu e a estrada melhor ele vai aderir, melhor ele vai parar e melhor irá curvar. Isto é mentira?
A ideia que o After ta a fazer passar é que não vale a pena comprar pneus desportivos, porque os novos pneus "energeticos" são fantasticos em todas as situações. Podem ser bons em duração, ruído, preço, etc, mas em aderencia (chuva ou seco) não são melhores que os pneus desportivos.
Mas queres que eu passe aqui o teu discurso todo? Podes mostrar os testes que quiseres, são todos uma tanga para vender pneus.
Tu não apresentas ideias solidas, são testes de revistas, teorias do arco da velha, etc.
Mesmo que fosse miudo ou deficiente mental não era menos que tu. Acho bem que tenhas as tuas ideias, mas mais uma vez te digo: Tu não es o dono da razão.
Agora entendi o problema. Tu não sabes calcular o atrito e não sabes distinguir atrito de aderência.
Vamos a uma pequena aula de Física:
O atrito não depende da área de contacto, é por isso que eu fui buscar o exemplo dos pneus de bicicleta, pois o atrito é uma força que é calculda da seguinte forma:, em que o miu é o coeficiente de atrito para o material em causa e o N é a massa (neste caso do veículo) vezes a gravidade. Assim sendo faz sentido o exemplo que te dei para explicar que o que tu dizes sobre atrito não tem nada a ver com nada.![]()
Mas o que afirmas a negrito é verdade, no entanto é apenas um pormenor entre muitos que constituem o desempenho do pneu[]
Falando de pneus da mesma dimensão, obviamente, o que distingue um pneu desportivo de um pneu "ecológico" será o material do qual é feito que isso influencia o atrito estático, mas também o formato dos rasgos, pois estes poderão afectar o desempenho quer em economia ou então tornando o pneu mais aderente, eventualmente com mais superfície de contacto.
Idealmente teríamos um pneu com uma baixa resistência ao rolamento, grande durabilidade, grande aderência ao piso e bom comportamento em chuva. Como isto não é possível tudo em simultâneo, temos os vários compromissos. Uns melhores em chuva, mas piores em tempo seco, uns mais duráveis mas menos aderentes, etc etc.
Agora, supondo que tens de escolher um pneu com grande aderência, vais por esta via colocando a aderência, em primeiro lugar, e depois procuras ainda assim de entre os pneus de grande aderência os que tenham maior durabilidade e também aquele que apresente menor resistência ao rolamento (diferente de atrito).
É tudo um compromisso de vários factores que, infelizmente, não conseguimos ter em simultâneo num só pneu, mas que se calhar conseguimos aproximar-nos mais em determinados pneus, normalmente, de bons fabricantes.
Quero com isto dizer que, provavelmente, um pneu da gama de turismo de uma marca de qualidade é muito mais aderente e simultâneamente com melhores índices de resistência ao rolamento, que um pneu rafeiro. Os valores se calhar também são diferentes, mas cada um lá sabe o que escolhe. []
Quanto à última frase, assenta-te que nem uma luva...
O tempo que perco contigo é tempo perdido e inútil já que pelos vistos nem a quotar posts meus percebes o que se diz, já não insisto mais contigo.
aderência s. f.1. Íntima união ou ligação de partes
atrito s. m.1. Fricção de dois corpos (que passam um pelo outro).
As duas definições não são assim tão dispares. Para haver atrito tem que haver aderência.
A área de contacto é irrelevante porque estamos a comparar pneus de medidas iguais. E o coeficiente de atrito é uma medida adimensional, não tem unidade. Mas não tem haver com o material como dizes, mas sim com a aderência entre dois materiais. Se "esfregares" um material no vazio não tens atrito nenhum porque o coeficiente é zero.
Sinceramente não sei onde foste buscar a ideia de eu confundir o atrito com a aderência ou como saber calcular ou não a força de atrito. Física já foi há muito tempo mas ainda me lembro.
Eu nunca entrei nesta discussão para falar de outros factores como o rasto dos pneus, mas gostava que respondesses à pergunta que fiz antes:
Então para a medida 225/40R18 na Pirelli temos o cinturato P7 blue e o pzero nero. Considerando os seguintes itens: Segurança e máxima aderência, qual escolhiam?
São definições semelhantes, mas quando falamos de um pneu pouco tem a ver.
1)A aderência tem tudo a ver com o material!!!
Mediante a composição do pneu, ou seja, materiais diferentes vamos ter coeficientes de atrito diferentes, pois vamos alterar a tal aderência do material à estrada. Um pneu macia vai "acoplar" melhor na estrada e como tal terá um atrito superior.
2)A área de contacto pode ser muito diferente mesmo para medidas de pneus iguais: compara uns slicks com uns pneus de chuva.
Para além do atrito que varia com o material vamos ter áreas de contacto diferentes dependendo da quantidade e formas dos rasgos. Isto vai influenciar a aderência do pneu, da mesma forma que o atrito também influencia.
3) Os rasgos ou a forma dos mesmos influenciam a resistência ao rolamento assim como o tipo de contrução e materiais usados na construção do pneu (telas e disposição das mesmas).
Sobre a tua pergunta não estou a par da gama da Pirelli, mas creio que o pzero eram os modelos mais desportivos, com maior aderência, mas por consequência com maior desgaste. Tendo em conta os tais critérios o pzero nero seria a escolha. (a menos que esteja enganado sobre a gama de pneus Pirelli...)
Mas eu nunca entrei na discussão desportivos, ecológicos e afins [] Apenas vim clarificar conceitos que acho que estavam a ser misturados.
Quando disse material é óbvio que estava apenas a falar do material que constituía os pneus, porque o outro material de contacto será sempre a estada.
Sobre um pneu mais aderente ser menos ecológico, regra geral é verdade, mas há muitos outros factores que temos de ter em conta e foi isso que fui discutindo.
Gosto quando as discussões trazem conclusões e não vale a pena se chatearem nem insultarem After e SLAB []
2 metros numa travagem podem ser muito ou pouco, assim como uns pneus durarem 30 mil ou 50 mil kms pode ser diferente. Uma questão de prioridades... Eu por exemplo prefiro ir para uma gama intermédia que concilie durabilidade com aderência, mas sempre em pneus de boa qualidade. Para outras pessoas o factor preço de aquisição será o item principal. Cada um faz as suas escolhas mediante a condução que pratica e o recheio da carteira[]