Tópico dos Pneus

Numa utilização normal uns pneus desportivos fazem para cima de 60/70.000 km. Ou não?

Se a utilização normal for condução em estradas com pouco trânsito e a ritmos calmos, sim. Agora, se meter muita cidade e autoestrada, é difícil. Mas isto depende muito das estradas, condução, clima, carro, etc.
Por exemplo, se viveres num sítio onde haja muita chuva, eles duram mais, dado haver menos atrito e a velocidade ser, em princípio, mais baixa. Se viveres num sítio onde fazes estrada de montanha a toda a hora, devem durar menos, por haver muitas curvas, travagens e acelerações, etc. Se andares sempre em autoestrada, como os pneus aquecem mais e andam a velocidades mais elevadas, também duram menos. E aí por diante.

Parece-me que alguém que consegue fazer durar uns pneus desportivos durante tantos km's (à excepção de Nankang Ultrasport NS-II e afins [:D]) não tem uma condução que exija uns pneus deste tipo.

Mas isto sou eu que derreto uns eco em 50k km's...[;)]

Nem uns pneus de turismo fazem isso... E se fizerem, tem que ser mesmo com muita calma a conduzir.

A medida 205/55R16 nem é de baixo perfil para estar sujeita a uma parede do pneu muito dura, logo maior desgaste do piso.
Conheço uma pessoa que tem essa medida e tem montados os RE050A com mais de 50.000km.
Eu tenho sempre pneus desportivos num perfil mais baixo que esse e os pneus duram-me sempre acima de 50.000km, porque faço alguns exageros. Se tivesse uma condução mais calma facilmente passariam os 60.000km. E faço muita cidade.
Convém é andar sempre com a direcção alinhada, pneus bem calibrados e sempre com a pressão correcta.

Parece-me que alguém que consegue fazer durar uns pneus desportivos durante tantos km's (à excepção de Nankang Ultrasport NS-II e afins [:D]) não tem uma condução que exija uns pneus deste tipo.

Mas isto sou eu que derreto uns eco em 50k km's...[;)]

A diferença é que os pneus desportivos em situações limite agarram, os eco não.

A diferença é que os pneus desportivos em situações limite agarram, os eco não.

Obviamente que os eco não agarram tanto, e há que fazer uma condução de acordo com os pneus que temos.

Mas mais uma vez, alguém que faz tantos km's com uns desportivos raramente tira partido do potencial desses pneus. Obviamente que se o peço for igual e a pessoa fizer esses km's no mesmo prazo em que uns eco chegaraiam ao seu limite de idade, venham os desportivos. [;)]

No meu caso e das pessoas que conheço isso é impensável, e falamos de pessoas que fazem 20k a 30k km anuais.

Já lá vai o tempo em que eu derretia um jogo de Eagle F1 em menos de 20KKm. Ainda assim, mesmo sem exageros nunca chegaram aos 40 mil.
Os Primacy HP que vinham no Bravo têm alguns 25 mil e têm aspecto de fazer 3 vezes isso, ou melhor, devem chegar bem aos 60 mil. Menos os da frente, que foram à viola porque um furou.
Os S001 que meti agora à frente espero que façam 40 mil.

Ainda assim, o facto de ter um pneu de alta "performance" não implica uma condução constantemente feita nos mesmos moldes. Gosto de ter pneus que agarram bem para uma outra curva mais abusada, para a eventual mudança brusca de direcção, para se safarem bem no piso molhado, etc.
E para não ter que abrandar muito para as rotundas :rolleyes:

A medida 205/55R16 nem é de baixo perfil para estar sujeita a uma parede do pneu muito dura, logo maior desgaste do piso.
Conheço uma pessoa que tem essa medida e tem montados os RE050A com mais de 50.000km.
Eu tenho sempre pneus desportivos num perfil mais baixo que esse e os pneus duram-me sempre acima de 50.000km, porque faço alguns exageros. Se tivesse uma condução mais calma facilmente passariam os 60.000km. E faço muita cidade.
Convém é andar sempre com a direcção alinhada, pneus bem calibrados e sempre com a pressão correcta.

Eu tenho uns CPC2 em 205/55R16, condução normal e os 4 mesmo cruzando não me fazem 50 000km.

Tenho um familiar com Primacy HP numa W203 e está-se a ver aflito para lhe fazerem os 50k km, mesmo com trocas de eixo, direcção alinhada e pressão vista muito regularmente. [;)]

Anteriormente teve uns CSPC2 que lhe fizeram cerca de 30k km [:D].

Obviamente que os eco não agarram tanto, e há que fazer uma condução de acordo com os pneus que temos.

Mas mais uma vez, alguém que faz tantos km's com uns desportivos raramente tira partido do potencial desses pneus. Obviamente que se o peço for igual e a pessoa fizer esses km's no mesmo prazo em que uns eco chegaraiam ao seu limite de idade, venham os desportivos. [;)]

No meu caso e das pessoas que conheço isso é impensável, e falamos de pessoas que fazem 20k a 30k km anuais.

O potencial desses pneus tira-se quando fazes uma travagem de emergência, numa mudança rápida de direcção, etc. Isto pode acontecer em qualquer situação, mesmo em cidade que supostamente se anda mais devagar.
Cada um escolhe o que quer como é óbvio. Se por acaso houver um acidente por causa dos pneus.... O barato sai caro.

O potencial desses pneus tira-se quando fazes uma travagem de emergência, numa mudança rápida de direcção, etc. Isto pode acontecer em qualquer situação, mesmo em cidade que supostamente se anda mais devagar.
Cada um escolhe o que quer como é óbvio. Se por acaso houver um acidente por causa dos pneus.... O barato sai caro.

Esses pneus "eco" acho-os simplesmente perigosos. Mesmo.

Tenho um familiar com Primacy HP numa W203 e está-se a ver aflito para lhe fazerem os 50k km, mesmo com trocas de eixo, direcção alinhada e pressão vista muito regularmente. [;)]

Anteriormente teve uns CSPC2 que lhe fizeram cerca de 30k km [:D].

Será que andam com a pressão correcta mesmo? Desde que eu comprei um manómetro para medir a pressão, os pneus têm durado muito mais.
A maior parte das bombas que eu conheço mete sempre 0,5 bar a menos.

Visões um pouco diferentes, para mim o potencial desses pneus deve tirar-se também e principalmente no dia a dia.

Se a utilização normal for condução em estradas com pouco trânsito e a ritmos calmos, sim. Agora, se meter muita cidade e autoestrada, é difícil. Mas isto depende muito das estradas, condução, clima, carro, etc.
Por exemplo, se viveres num sítio onde haja muita chuva, eles duram mais, dado haver menos atrito e a velocidade ser, em princípio, mais baixa. Se viveres num sítio onde fazes estrada de montanha a toda a hora, devem durar menos, por haver muitas curvas, travagens e acelerações, etc. Se andares sempre em autoestrada, como os pneus aquecem mais e andam a velocidades mais elevadas, também duram menos. E aí por diante.

Resumindo, andes por onde andares, tenhas as estradas que tiveres, os pneus vão derreter de qualquer forma, não há volta a dar.[:D]
O melhor é dar corda ao pezinho e gastar sola do sapatinho, sempre podes reabastecer o stock num chinês por um preço baratinho, tipo 5 ou 10€ o par[:p]

Será que andam com a pressão correcta mesmo? Desde que eu comprei um manómetro para medir a pressão, os pneus têm durado muito mais.
A maior parte das bombas que eu conheço mete sempre 0,5 bar a menos.

A pessoa tem um compressor e um Kit da Michelin em casa [;)]. É a pessoa mais picuinhas com os carros que conheço...

A minha prenda de natal ja esta escolhida... tenho de comprar 4 pneus...
Na zona de Braga, Guimaraes , onde posso encontrar preços "agradaveis"?
A medida é 185/55 R15 86v

Em Braga, o Ramoa costuma ter preços simpáticos (como também costuma ter preços acima da média, mas no meu caso tenho conseguido sempre os melhores preços lá).
Depois vê na Feuvert, Leclerc Auto, Norauto e afins, também costumam ter preços interessantes, por vezes. Por experiência própria, as casas de pneus mais pequenas não costumam fazer preços competitivos aqui em Braga. Mas pode ser que isso tenha vindo a alterar-se, pelo que é uma questão de dares uma vista de olhos nessas ditas casas.

Voltar
Superior