Tópico dos Pneus

Já agora, uma questão a quem está mais por dentro do assunto; o meu Megane usa 205/50R17 89V e tenho que lhe colocar dois pneus até ao outono/inverno.

Neste medida, encontra-se muita coisa com IC 95 (XL), sendo que não me faz qualquer diferença colocá-los. No entanto, as questões que se colocam:

- sendo um pneu com laterais reforçadas, o conforto sairá, ainda que ligeiramente, prejudicado, certo?

- no entanto, creio que também o comportamento possa sair um pouco beneficiado, ainda que ligeiramente, certo?

- e em relação ao desgaste mais acentuado nos "ombros" do pneu? O facto de ser XL vai reduzir esse efeito?

Já agora, aproveito para vos pedir que caso vejam promoções porreiras para esta medida, digam qualquer coisa. Apesar de ser "fã" de Continental e Michelin, neste momento estou disposto a experimentar outras marcas, e pelo que fui lendo, agradam-me os Hankook, Nexen, Firestone Roadhawk e Khumo.

A minha recomendação pessoal:

- Falken Azenis FK510

Em performance, não perdes nada para os Continental ou Michelin. Em durabilidade, os Michelin serão melhores...

Boas.

Fui mudar os pneus frente á minha Mondeo (Assymetric 2 94Y), acho que já precisava...
235/45 R17

aa.JPG
ab.JPG

Também estive indeciso entre Falken FK510 e os Assymetric 3 mas acabei por meter os últimos porque faço muita cidade com paralelos e muita inclinação e rotundas, nesse sentido as laterais dos pneus da frente, principalmente o direito, gastam mais que o normal e os Falken são mais macios que os Assymetric.
Acabei por escolher os 97Y XL também porque as laterais são reforçadas e assim não dobram tanto a lateral e tento minimizar o desgaste lateral. (A nivel teórico faz sentido, vamos ver a prática)
Também nesta medida que tenho os Assymetric são classe C/A e os Falken E/A...

Assymetric 3 235 45 R17.JPG

A nivel de curiosidade tinham lá os 2 modelos em 225/45 17 e fiz uma medição á profundidade dos pisos, já tinha visto em vários locais que os Assymetric têm uma grande profundidade nos sulcos do pneu.

Falken FK510.JPG
Assymetric 3.JPG
Falken e Assymetric.JPG

Consegui arranjar estes pneus a 85 euros cada na medida 215/55/R17, fantastico!

Kumho Ecsta HS51

https://kumhotyre.co.uk/kumho-news/all-new-ecsta-hs51/

Já li as reviews e gostei, dentro do preço são bastante porreiros, a medida também não ajuda mas não foram assim tão caros quanto isso.

Depois dou feedback, vou monta-los no sábado.

Já o referi por aqui em tempos, que de facto são uma opção a ter em conta.

Os mesmos vieram tomar o lugar de uns Continental Sport Contact (foram estes o modelo que veio de origem e que foram substituídos ao longo do tempo) no carro em questão, Focus C-MAX com 205/50R17, e estão a cumprir na perfeição.

Consegui arranjar estes pneus a 85 euros cada na medida 215/55/R17, fantastico!

Kumho Ecsta HS51

https://kumhotyre.co.uk/kumho-news/all-new-ecsta-hs51/

Já li as reviews e gostei, dentro do preço são bastante porreiros, a medida também não ajuda mas não foram assim tão caros quanto isso.

Depois dou feedback, vou monta-los no sábado.
Já o referi por aqui em tempos, que de facto são uma opção a ter em conta.

Os mesmos vieram tomar o lugar de uns Continental Sport Contact (foram estes o modelo que veio de origem e que foram substituídos ao longo do tempo) no carro em questão, Focus C-MAX com 205/50R17, e estão a cumprir na perfeição.
Concordo em absoluto com o nto

É um excelente pneu dentro da relação preço qualidade e por esse preço é praticamente imbatível.

Também por aqui rola 1 par em 205 50 R17 e super satisfeito, também paguei dentro desse valor

Acho que tens razão em todas as questões mas tens de acrescentar mais algumas coisitas.

Vão durar mais e ser mais resistentes a choques, buracos, passeios, etc. Mas serão mais ruidosos e vão gastar mais combustível pois acrescentam peso-não-suspenso. Atenção que o XL não é só ombros, será toda a carcaça reforçada, mas notas provavelmente mais os ombros ao conduzir.

Agora acredito que sejam diferenças pouco maiores que as diferenças entre dois pneus de marcas diferentes...

A minha grande dúvida é se as pressões a usar são as mesmas para condições idênticas ou se existe alguma tabela de equivalência. Se optares pelos XL num carro sem essa especificação, pesquisa isso bem.

Pois, vai no sentido de que eu pensava.

Penso que a pressão a colocar será a mesma, até porque os tenho na Grand Picasso (IC 93) e a pressão é normal.

A minha recomendação pessoal:

- Falken Azenis FK510

Em performance, não perdes nada para os Continental ou Michelin. Em durabilidade, os Michelin serão melhores...

Agradeço o feedback.

Por acaso já tive uns Falken montados num Saxo há muitos anos e gostei bastante deles.

No entanto, face ao preço, talvez opte pelos Khumo, mas ainda tenho que analisar bem.

Uma pergunta rápida: tenho um colega que comprou um carro com pneus de inverno e não os mudou. Entretanto 2 estão a ir à vida e a ideia dele é trocar apenas esses por uns "normais". É tranquilo ou pode ser perigoso circular com 2 de cada?

Esses Falken têm muito boa fama.

Já foram baratos, hoje não sei.

Pelo que pesquisei, os Falken, para além de não haver muita oferta de FK510 em 205/50R17, andam na volta dos 100€ cada, ao passo que os Ecsta HS51 andam entre os 85 e os 90€. Acrescendo a isto a maior durabilidade dos Kumho, cada vez mais parece vir a ser a minha escolha.

Pena os Primacy 3/4 serem caros, pois estou muito surpreendidos com eles. Na Grand Picasso estão a caminho dos 45000kms, sendo que os da frente têm rasto para uns 10000kms, o que é excelente. De qualquer forma, a chegada das chuvas fará com que os troque antes disso.

Pelo que pesquisei, os Falken, para além de não haver muita oferta de FK510 em 205/50R17, andam na volta dos 100€ cada, ao passo que os Ecsta HS51 andam entre os 85 e os 90€. Acrescendo a isto a maior durabilidade dos Kumho, cada vez mais parece vir a ser a minha escolha.

Pena os Primacy 3/4 serem caros, pois estou muito surpreendidos com eles. Na Grand Picasso estão a caminho dos 45000kms, sendo que os da frente têm rasto para uns 10000kms, o que é excelente. De qualquer forma, a chegada das chuvas fará com que os troque antes disso.

Mas isso é preço em loja/casa de pneus ou online?

Uma pergunta rápida: tenho um colega que comprou um carro com pneus de inverno e não os mudou. Entretanto 2 estão a ir à vida e a ideia dele é trocar apenas esses por uns "normais". É tranquilo ou pode ser perigoso circular com 2 de cada?

Que troque esses e quando puder, os outros.

Já agora e em tempos já coloquei o seguinte, mas aqui fica novamente:

Comparatif_pneus_tcs.jpg

Às vezes um pneu parece caro mas depois vai-se a dividir o preço pelos milhares de kms que faz e o resultado é uma agradável surpresa. Além de que o monta-desmonta custa dinheiro e é o mesmo pra todos os pneus. Portanto, até ver pra mim michelin é a melhor opção.

Voltar
Superior