Tópico dos Pneus

Pelo que consegui perceber...a Leon ST 1.0 TSI também ronda os 1250Kg de peso...por isso não será nenhuma "desgraça" em termos de sensação "barco" [;)]

Os pneus aplicados deverão ser os 205/55R16 91V certo?

Ganhará sim aquele pequeno aumento de conforto que indicava procurar...e terá um pneu de topo para todas as necessidades [;)]

Last edited:
Sim, esses mesmo carro com essa 205/55R16 91V.

Não quero falar já, mas como faço á anos o mesmo trajeto, as mesmas lombas, mesmas calçadas na cidade, as 1as impressões são mesmo muito boas.

Barulho do rolamento, sou sincero, foi do 8 ao 80. Mas isto não sei se tem a ver por ser pneus novos, o próprio modelo/marca de pneu.

Os que tinha,, Dunlop Sport Blue response de origem, 2018, 66k, nem sei a etiqueta daquilo., mas lembro-me que ouvia bem o rolamento. Tanto é que quando comprei o carro, até pensei que poderia ter um rolamento gripado. Mas depois lá vi que tinha comprado um SEAT e não um Mercedes.🤣
Ontem, notei logo isso. Até baixei o rádio, abri a janela...

Os da frente já estava a chegar ao limites, mas o pior era o ressequido.

Os de trás, ainda tinham talvez pouco menos de meio piso. Tanto é, que o vendedor lá na oficina ontem, disse que os de trás ainda aguentavam uns bons kms, e para eu não gastar já mais €, poderia aguentar. Gostei da honestidade e profissionalismo da pessoa. Não estou habituado a isso. Estou habituado a querem vender Kléber e a dizer que vem de origem nos PSA. Aceito que têm um bom contrato com a marca , logo excelente margem. Mas não aceito a falta de respeito para um cliente, que apesar de não ser espert em pneus, também não é ignorante. Só por isso, e lá para o início do próximo inverno vou meter pneus no 208, nem perco tempo a pedir orçamentos, vou direto lá!

Mas continuo -o a pensar nos menos 10€/pneu dos T005. Faziam o mesmo efeito para as minhas necessidades. Mas até dei razão ao vendedor,:
"- Se você vem com uma ideia. Diz que os pneus lhe duram mais de 5 anos, +40€.por.5 anos não é nada e você nunca mais pensa no assunto!". Gostei!!!

Não quero falar já, mas como faço á anos o mesmo trajeto, as mesmas lombas, mesmas calçadas na cidade, as 1as impressões são mesmo muito boas.

Barulho do rolamento, sou sincero, foi do 8 ao 80. Mas isto não sei se tem a ver por ser pneus novos, o próprio modelo/marca de pneu.

Os que tinha,, Dunlop Sport Blue response de origem, 2018, 66k, nem sei a etiqueta daquilo., mas lembro-me que ouvia bem o rolamento. Tanto é que quando comprei o carro, até pensei que poderia ter um rolamento gripado. Mas depois lá vi que tinha comprado um SEAT e não um Mercedes.🤣

Os de trás, ainda tinham talvez pouco menos de meio piso. Tanto é, que o vendedor lá na oficina ontem, disse que os de trás ainda aguentavam uns bons kms, e para eu não gastar já mais €, poderia aguentar. Gostei da honestidade e profissionalismo da pessoa. Não estou habituado a isso. Estou habituado a querem vender Kléber e a dizer que vem de origem nos PSA. Aceito que têm um bom contrato com a marca , logo excelente margem. Mas não aceito a falta de respeito para um cliente, que apesar de não ser espert em pneus, também não é ignorante. Só por isso, e lá para o início do próximo inverno vou meter pneus no 208, nem perco tempo a pedir orçamentos, vou direto lá!

Mas continuo -o a pensar nos menos 10€/pneu dos T005. Faziam o mesmo efeito para as minhas necessidades. Mas até dei razão ao vendedor,:
"- Se você vem com uma ideia. Diz que os pneus lhe duram mais de 5 anos, +40€.por.5 anos não é nada e você nunca mais pensa no assunto!". Gostei!!!

Os T005 desempenhariam bem a tarefa também, mas por 40€/5 anos colocaste o que querias como diz o vendedor.

Bons km com os pneus... Agora que me meto a lembrar do histórico de pneus que já tive, acho que nunca comprei GoodYear... Não tenho qualquer embirração, mas nunca calhou. Nos carros que faziam muitos km era Michelin, e nos outros era Continental/Hankook. No jipe andei entra a General e a Cooper, mas aqui as especificações são outras.

Mais recentemente comprei uns "fantásticos" Three-A Eco809, mas é para um carro que não rola em piso molhado nem a velocidades acima do legal.

O que interessa é que estejas satisfeito. [;)]

Certo também que e como referes, uns pneus usados (menos piso) acabam por se tornar mais ruidosos.

Hoje lá montei 4 pneus na Leon.
Andei a ver se arranjava uma casa de pneus mais perto de casa, mas as diferenças ainda eram significativas.
Fui ao xarepa, e foi a melhor coisa que fiz. Já lá tinha ido á uns 4 anos +/+, e aquilo mantém os mesmo níveis de qualidade, preço, simpatia.
O vendedor foi comigo ver pneus, tinha lá tudo, impressionante a diversidade que tinha só para uma medida.

Segui os conselhos das pessoas daqui e meti os GY EGP2 a 85€/cada.

Os CPC7 era só+5€/penu. Não foi o factor preço, foi mesmo para ganhar conforto (supostamente..).

Estive muito, mas mesmo muito tentado a meter os T005. Eram 75€/pneu, super preço.

No fim, 4 205/55 R16 + alinhamento ficou por 360€.

Obrigado a todos pela ajuda.

Conheço um gajo que tem uma pequena casa de pneus.

Ele disse-me que o alinhamento algumas vezes é só para faturar mais um serviço.

Se o carro estiver a andar direito e se o desgaste for uniforme pode-se perfeitamente trocar pneus sem alinhar.

Eu meti 2 pneus novos à frente não alinhei e está impecável.

Mesmo sem perceber muito do assunto, até sou capaz de concordar. E, no outro dia quando fui pedir preços numa pequena casa aqui perto de mim, o sr. muito simpático, a dizer isso, se está bem, gasta o pneu uniforme, não vale a pena mexer. Não só pelo desperdício de €, como às vezes está bem, vai-se mexer e estraga.
Mas é mais naquela de descargo de consciência. Porque sei que á partida, se não houver azar algum, só mexo nos pneus,. nunca menos que daqui a 4anos.

Hoje lá consegui arranjar um tempinho para ir calçar o meu Alfa, acabei por voltar a montar Goodyear Eagle F1, desta vez os asymmetric 6, penso que fiz a escolha certa, visto que em termos de preço/qualidade não arranjei melhor e verdade seja dita já vou na 3ª par e estou bastante satisfeito com o desempenho dos pneus, mesmo em termos de durabilidade têm sempre feito mais de 65.000km estes últimos que troquei (asymmetric 3) fizeram 73.000km e os anteriores 67.000km.
Deixo aqui para referencia os melhores orçamentos que arranjei salvo erro foram 7 casas de pneus diferentes para 2 pneus 225/45/R17 + Montagem + Equilibragem + Válvula + Alinhamento de direção (2 eixos):
  • Goodyear Eagle F1 asymmetric 6 - 199€
  • Continental Premium Contact 7 - 226€
  • Hankook Ventus Prime 4 - 240€
  • Yokohama Advan Sport V105 - 217€
  • Nexen N'Fera Sport - 199€
  • Nankang AS-2+ - 187€
  • ​Mabor Sport-Jet 3 - 179€
Fora destes ficaram alguns orçamentos que achei francamente absurdos seja com valores para alinhamento de direção no valor de 75€, como outros em que os valores por pneu ultrapassavam os 150€ + IVA...

Hoje lá consegui arranjar um tempinho para ir calçar o meu Alfa, acabei por voltar a montar Goodyear Eagle F1, desta vez os asymmetric 6, penso que fiz a escolha certa, visto que em termos de preço/qualidade não arranjei melhor e verdade seja dita já vou na 3ª par e estou bastante satisfeito com o desempenho dos pneus, mesmo em termos de durabilidade têm sempre feito mais de 65.000km estes últimos que troquei (asymmetric 3) fizeram 73.000km e os anteriores 67.000km.
Deixo aqui para referencia os melhores orçamentos que arranjei salvo erro foram 7 casas de pneus diferentes para 2 pneus 225/45/R17 + Montagem + Equilibragem + Válvula + Alinhamento de direção (2 eixos):
  • Nankang AS-2+ - 187€
Fora destes ficaram alguns orçamentos que achei francamente absurdos seja com valores para alinhamento de direção no valor de 75€, como outros em que os valores por pneu ultrapassavam os 150€ + IVA...

Pela medida, foi para um Giulietta, certo?

• Nankang AS-2+ - 187€

Tb ando a ficar muito inclinado para GY. Uma marca premium com preços muito competitivos.

Acho q os GY ASSYM 6 competem com os Hankook Ventus S1 Evo3 ao invés dos Hankook que listaste.

Pela medida, foi para um Giulietta, certo?

Por acaso não, foi para o seu irmão mais velho Alfa Romeo 147.

Tb ando a ficar muito inclinado para GY. Uma marca premium com preços muito competitivos.

Acho q os GY ASSYM 6 competem com os Hankook Ventus S1 Evo3 ao invés dos Hankook que listaste.

Para mim a nível de preços a Goodyear, pelo menos nesta medida têm sido o melhor relação qualidade preço que tenho arranjado.
Eu sei perfeitamente que os Ventus Prime 4 não competem com os Eagle F1, mas de todas as casas que fui só duas é que montavam Hankook e apenas uma me deu para Ventus S1 Evo3 mas ficou logo que fora da equação pois ficou em 317€.
O Ventus Prime 4 ficaram na equação pois foi os pneus que montei no meu Polo GTI e aprovaram muito bem.

Por acaso não, foi para o seu irmão mais velho Alfa Romeo 147.

Para mim a nível de preços a Goodyear, pelo menos nesta medida têm sido o melhor relação qualidade preço que tenho arranjado.
Eu sei perfeitamente que os Ventus Prime 4 não competem com os Eagle F1, mas de todas as casas que fui só duas é que montavam Hankook e apenas uma me deu para Ventus S1 Evo3 mas ficou logo que fora da equação pois ficou em 317€.
O Ventus Prime 4 ficaram na equação pois foi os pneus que montei no meu Polo GTI e aprovaram muito bem.

Tens a media averbada no mesmo?

Pois, coloquei a questão, já que não é uma medida de origem. [;)]

São medidas de origem em outras versões, 225/45/17 equipa os 147 GTA e 225/40/18 é medida de origem na versão Q2 Ducati Corse e em algumas outras versões, salvo erro todas Q2, em que a jante 18 era opcional.

São medidas de origem em outras versões, 225/45/17 equipa os 147 GTA e 225/40/18 é medida de origem na versão Q2 Ducati Corse e em algumas outras versões, salvo erro todas Q2, em que a jante 18 era opcional.

Eu sei que sim. Mas as restantes versões, não tinham essa medida. A medida mais alta, era 215R45R17.

E já agora, a medida do Ducati Corse era 215/40R18.

http://www.auto-pub.net/ASL/Alfa-Rom...orse_07.htm​

https://www.largus.fr/actualite-auto...es-183692.html

Também tenho um 147. [;)]

Já agora, o que consta nos manuais, sendo que o GTA tem um manual próprio.

147.jpg

gta.jpg

Last edited:
  • Nankang AS-2+ - 187€
Anda tudo doido..
Continental está -se a esticar nos preços.
Nexan, Nankang ao preço da GY..
Hankok mais caro que as premium.😀

Curiosidade, tenho um amigo com uma 520e de 12/2022. Carro de empresa/ frota, veio 0 km para ele.
Pack.M, jante 18..top.
Já andei várias vezes com ele, inclusive, no mês passado fomos para Sevilha no carro dele.
Ontem ao olhar para jantes dele, deu -me para ver os pneus: Bridgestone Turanza T005 245/40R18 (acho que era isto ) 100Y. 😲
Ainda eu não quis poupar € e meter T005 na minha chocolateira.😅
Mas um carro desportivo, jante 18, com um valor daqueles, no mínimo não deveria de ter uns Potenza?!

Quando troquei recentemente de pneus relatei ligeira ressonância entre os 90/110kmh, a oficina diz que está tudo bem porque a direção não treme 🙄

O que acham que possa ser?

Back