Tópico dos Pneus

Eu arranjo pneus a preço mais baixo que isso. De qualquer das formas os Pirelli Pzero

Lê este post e encontras a resposta:

[;)]

DIG, eu percebo que tu tenhas um carro altamente orientado para a arte de curvar e tu explores essa arte como o teu carro te permite explorar. Eu não, tenho um carro que não curva, pois os VAG's não curvam, não anda, e eu também não me armo em rei da serra ou das rotundas, não que de vez em quando não goste de apertar um bocado mais em curva, mas nada do outro mundo. Até porque se armo demais em rei da serra posso ter consequências terríveis e o meu carro não custou meia dúzia de tostões... [;)]

Daí que qualquer pneu mediano me sirva, eu não costumo andar "a partir"... Dou importância à segurança e à aderência em molhado e em seco claro, pois já fiz várias viagens debaixo de chuva e é desagradável ter um pneu que seja mau em molhado. E gosto de andar em AE depressa e gosto de sentir o carro bem agarrado. [:cool:]

Simplesmente não entendes o que eu pretendo quando digo que podes gastar mais um pouco por pneus melhores.

E pensas que é para andar a abrir.

Errado.

Eu penso sempre na maior segurança possível, como sabes, tenho um carro que é, na verdade mais crua, uma m€rda na segurança passiva e para isso, tenta-se aumentar a activa.

Quando eu digo que podes meter melhor por pouco mais, é mesmo a pensar na tua segurança.

No capítulo de pneus, a potência diz-me zero.

Lembra-te que, no teu caso, por exemplo, em AE, também dás 120km/h e a performance dos pneus é algo importante a velocidades destas.

Isto, fala um gajo que tinha uns terríveis Maxxis, passou para uns pouco melhores Mabor StreetJet e agora anda de Michelin E. Saver, que se revelaram muito melhores no capítulo da segurança, comparativamente aos outros (ok que a media diferenciava de 145/80R13 para 165/65R14).

Haveria muito melhor, sobretudo para a minha condução, mas não fui eu a pagar e, verdade seja dita, os € na altura não estavam a abundar e além disso, tive um bom desconto.

É só mesmo nesse ponto da segurança activa que eu foco.

E se gostas de sentir o carro bem agarrado, epah, opinião sincera, deverias ver o melhor que podes alcançar.

Abraço

PS: Também não me armo em Rei da Serra e das Rotundas. Gosto é de, se apanhar a estrada livre, esticar um bocado os limites. Há direitos para a diversão do ser humano e uma total diversidade de diversões.

Última edição:
Do que pude apurar, tinha estas alternativas:

GOODYEAR EFFICIENT GRIP

CONTINENTAL CONTI-PREMIUMCONTACT 2

DUNLOP SP SPORT FASTRESPONSE

YOKOHAMA C-DRIVE 2 (AC02)

DUNLOP SP SPORT 01

MICHELIN PILOT EXALTO PE2

em 195/50/15 teria assim tantas mais opções? Já agora, e se não for incómodo, podes apontar alternativas que entendas válidas.

O grau de exigência é o permitido, face ao carro: Chevrolet Aveo 1.2, que, com qualquer um dos pneus acima, ficará bem servido, na minha opinião.

O teu grau de exigência pode ser diferente, e estou curioso relativamente a esse teu grau de exigência na seleccção de pneus para a tua viatura.

Obviamente, nos pneus que indiquei, há preços variados, nem sempre justificando a diferença, dado que serão produtos de gamas similares, com as devidas diferenças pontuais de cada modelo.

Na medida 195 tens mais alternativas porque vende muito mais. E tendo em conta as características da medida nunca há tanto downgrade de produto como para os 185 e menos "lixo". Eu recordo-me de quando sondava preços e modelos em 185 [:D]. Os que colocaste, tirando os primeiros, são bons pneus, tudo gama média e eu próprio tenho uns C-Drive. Relativamente às minhas exigências e que aparentemente te causou alguma curiosidade prende-se apenas em arranjar o melhor pneu para o carro. E se custar menos melhor.[;)]

Tem 2 Goodyear Efficient Grip e 2 Norauto. Pode até ter comprado usado e já vir assim...

Porquê assumir que foi opção? Tens noção que há muita gente que pouco entende de carros e os pneus são apenas "círculos negros de borracha"?

já andei com um carro comercial umas dezenas de kms e a 60 fiz uma curva num acesso de via rápida e o carro queria fugir, ainda deu uma guinadela pequena. pneus de marcas desconhecidas ou baratas para mim não. o mesmo se passa com os travões. agora se foi escolha ou não isso não faço ideia, mas andava aí muita gente a difamar o trio alemão por causa dos pneus e das pessoas comprarem os alemães mas não terem dinheiro para os manterem. eu só referi a "qualidade" dos pneus, nada mais.

Simplesmente não entendes o que eu pretendo quando digo que podes gastar mais um pouco por pneus melhores.

E pensas que é para andar a abrir.

Errado.

Eu penso sempre na maior segurança possível, como sabes, tenho um carro que é, na verdade mais crua, uma m€rda na segurança passiva e para isso, tenta-se aumentar a activa.

Quando eu digo que podes meter melhor por pouco mais, é mesmo a pensar na tua segurança.

No capítulo de pneus, a potência diz-me zero.

Lembra-te que, no teu caso, por exemplo, em AE, também dás 120km/h e a performance dos pneus é algo importante a velocidades destas.

Isto, fala um gajo que tinha uns terríveis Maxxis, passou para uns pouco melhores Mabor StreetJet e agora anda de Michelin E. Saver, que se revelaram muito melhores no capítulo da segurança, comparativamente aos outros (ok que a media diferenciava de 145/80R13 para 165/65R14).

Haveria muito melhor, sobretudo para a minha condução, mas não fui eu a pagar e, verdade seja dita, os € na altura não estavam a abundar e além disso, tive um bom desconto.

É só mesmo nesse ponto da segurança activa que eu foco.

E se gostas de sentir o carro bem agarrado, epah, opinião sincera, deverias ver o melhor que podes alcançar.

Abraço

PS: Também não me armo em Rei da Serra e das Rotundas. Gosto é de, se apanhar a estrada livre, esticar um bocado os limites. Há direitos para a diversão do ser humano e uma total diversidade de diversões.
Tens de ler mais um bocado.

Repara numa coisa muito simples: Uns Uniroyal Rainsport 2 ou uns Hankook Ventus V12 Evo estão longe de ser maus pneus, de ter fracos níveis de aderência e muito menos de serem inseguros, aliás à chuva os Rainsport 2 foram uma excelente surpresa, superiorizando-se nitidamente face aos pneus que tinha antes, que por incrivel que pareça, eram de uma marca premium - Goodyear, mais precisamente os Eagle NCT5. E digo tanto à chuva como em seco, onde estou absolutamente satisfeito.

O teu discurso encaixa-se perfeitamente caso se fale de pneus de marcas chinesas baratas, nunca se vai encaixar nos pneus que equaciono.

E mais uma coisa: Onde eu nunca deixo um cêntimo poupado é na minha segurança... E o meu carro próprio o diz! Agora quando montar pneus novos, que será após o Verão, pouco ou nada faltará para ter todos os elementos de ligação ao solo em estado novo.

E só mais um pormenor: Conduzo um carro com Michelin Energy (não sei se são inferiores, equivalentes, ou superiores ao Energy Saver) com uns 30 mil kms rodados e digo-te já que os acho um lixo, os pneus estão montados num carro com um motor com temperamento nervoso que manda descargas de binário fortes (sim, é um TDI 130cv) no eixo frontal e muitas vezes os pneus EM SECO, ficam a nadar em água e a luz do ESP a piscar. Basta dar um cheiro de acelerador à saída de uma rotunda que é o suficiente, imagino se calcasse a fundo, coisa que não me atrevo a fazer.

Cpts.

Não estou a dizer que os que consideras são lixo, mas sim que por pouco mais és capaz de conseguir melhor, não menosprezando os que tens em mente. São conceitos diferentes.

Claro que cada um faz o que quiser, afinal, a liberdade existe por algum motivo. [;)]

Eu apenas limito-me a dar conselhos e nada mais que isso.

E quando os dou, não quer dizer que é para se armar logo em Fitipaldi (sim, ficou-me gravada a expressão), que foi o que deste a entender no teu DB, quando passei esta sugestão. Aliás, até tomei a referência ao Fitipaldi como uma indirecta, mas pronto, siga.

Por acaso sempre ouvi dizer mal dos Energy, no que toca à aderência, por isso, não me admiro nada no que dizes.

Os Saver que tenho, para já não tenho queixas, mas também poderiam ser muuuuuuito melhores para algumas aventuras que costumo fazer. Além disso, falamos de veículos diferentes, nem vale a pena comparar.

Mas também te digo que é perfeitamente normal um PD130 e sobretudo um PD170 fugir aquando da entrega de potência. Como sabes, o b7 lá de casa tem Potenza RE 050A e com uma condução agressiva, por exemplo, 2ª ou 3ª quase a fundo, a entrar nas 2000RPM, é perfeitamente normal perder aderência. Não há milagres. Isto, a curvar.

Mas se te referes mesmo a um cheirinho de nada... Isso é mau.

EDIT: Para complemento, eu até te tinha dito que se estavas satisfeito com os UniRoyal para os escolheres. [;)]

Última edição:
Na medida 195 tens mais alternativas porque vende muito mais. E tendo em conta as características da medida nunca há tanto downgrade de produto como para os 185 e menos "lixo". Eu recordo-me de quando sondava preços e modelos em 185 [:D]. Os que colocaste, tirando os primeiros, são bons pneus, tudo gama média e eu próprio tenho uns C-Drive. Relativamente às minhas exigências e que aparentemente te causou alguma curiosidade prende-se apenas em arranjar o melhor pneu para o carro. E se custar menos melhor.[;)]

Mas é curioso que fiz pesquisa na medida 195/50/15 e não me apercebi de haver alguma alternativa bastante melhor do que as que encontrei em 185/55/15... mas se quiseres dar um exemplo, agradeço.

Eu próprio procuro sempre o melhor pneu possível, mas neste caso, os pneus de gama "touring" servem perfeitamente. A condução praticada no Aveo é do mais tranquilo que há, e só vou trocar pneus, porque não gosto dos kumho que lá estão... mais parecem "chiclete"...

Possivelmente a diferença de preço entre as duas medidas, dilui-se na tentativa de homologação que teria que fazer, e sem estar sequer a questionar se as jantes comportam a largura extra do pneu.

já andei com um carro comercial umas dezenas de kms e a 60 fiz uma curva num acesso de via rápida e o carro queria fugir, ainda deu uma guinadela pequena. pneus de marcas desconhecidas ou baratas para mim não. o mesmo se passa com os travões. agora se foi escolha ou não isso não faço ideia, mas andava aí muita gente a difamar o trio alemão por causa dos pneus e das pessoas comprarem os alemães mas não terem dinheiro para os manterem. eu só referi a "qualidade" dos pneus, nada mais.

É como te digo, algumas pessoas na hora de trocar, pedem o mais barato.

Já assisti a situações dessas: carro caro, pneu barato. Acho que já nem passa pela consciência ou falta dela. Mesmo tendo um funcionário de uma casa de pneus, a alertar para as (evidentes) diferenças entre um produto "budget" e um produto de qualidade, a cultura de muita gente é ir ao mais barato, porque é para romper. Ponto.

Convivo com um exemplo desses na família, que por mais que lhe tente explicar que há diferenças consideráveis entre produtos, pura a simplesmente não lhe passa pela cabeça gastar dinheiro num bom pneu, até porque não sabe distinguir...

Boas, o que recomendam colocar num punto 75 ELX com jantes do sport?
Precisava de colocar pneus á frente mas não percebo nada disto para ser sincero.

Cumpz

No meu estão todos com 185/55 r14.
Atrás são uns NOKIAN e a frente são uns que ja nem me lembro a marca de tão estranho que o nome era, acho que era feito na tailandia.
Estou a falar do punto MK1.
Cumpz

Mas é curioso que fiz pesquisa na medida 195/50/15 e não me apercebi de haver alguma alternativa bastante melhor do que as que encontrei em 185/55/15... mas se quiseres dar um exemplo, agradeço.

Eu próprio procuro sempre o melhor pneu possível, mas neste caso, os pneus de gama "touring" servem perfeitamente. A condução praticada no Aveo é do mais tranquilo que há, e só vou trocar pneus, porque não gosto dos kumho que lá estão... mais parecem "chiclete"...

Possivelmente a diferença de preço entre as duas medidas, dilui-se na tentativa de homologação que teria que fazer, e sem estar sequer a questionar se as jantes comportam a largura extra do pneu.

Não vou andar a ver páginas de pneus, mas por exemplo na pneucity para os Hankook tens mais e melhores alternativas em 195 que 185. Continental idem onde agora tens os Premium Contact 5. Yokohama na altura que mudei de pneus ainda podia escolher os Parada2, para além dos S-Drive e dos C-Drive. Tens aí 3 exemplos. A diferença de preço cifra-se entre os 20€ e os 30€ por pneu e não me preocupo minimamente em homologar aquilo. O meu carro está de origem e não atrai atenções. E o teu carro claro que comporta a largura extra do pneu, não estás a colocar jante 20 e pneu 245. Aumentas uma medida 185 para 195, diminuis outra no perfil 55 para 50 e fica practicamente imperceptível. Na inspecção fica uma anotação mas nunca chumba.

Edit: Já vi muitos Mitsubishi com Kumho de origem, tinha a ideia que não eram maus.

Não vou andar a ver páginas de pneus, mas por exemplo na pneucity para os Hankook tens mais e melhores alternativas em 195 que 185. Continental idem onde agora tens os Premium Contact 5. Yokohama na altura que mudei de pneus ainda podia escolher os Parada2, para além dos S-Drive e dos C-Drive. Tens aí 3 exemplos. A diferença de preço cifra-se entre os 20€ e os 30€ por pneu e não me preocupo minimamente em homologar aquilo. O meu carro está de origem e não atrai atenções. E o teu carro claro que comporta a largura extra do pneu, não estás a colocar jante 20 e pneu 245. Aumentas uma medida 185 para 195, diminuis outra no perfil 55 para 50 e fica practicamente imperceptível. Na inspecção fica uma anotação mas nunca chumba.

Edit: Já vi muitos Mitsubishi com Kumho de origem, tinha a ideia que não eram maus.

Não sou adepto de aumentar largura do pneu, numa jante que foi pensada para largura inferior. Experimentei isso uma vez (nem sequer andei, foi mesmo só montar os pneus e ver como assentava), e na altura foi de 195 para 205 e o pneu mais parecia um donut achatado, portanto, para mim se a jante foi pensada para largura 185 não comportará 195.

Desconheço o que a lei diz, mas a ideia que tenho é que não pode circular com o veículo com medidas não homologadas. E mesmo que exista essa anotação, não creio que se possa ter uma anotação "para todo o sempre"... isto para nem falar no caso de se poder ter problemas com autoridade, em caso de fiscalização.

Se a Kumho tem pneus bons, posso até acreditar, pois não os conheço a todos. Os que estão montados no Aveo, são fracos.

Face à condução praticada pela pessoa que habitualmente usa a viatura, não foi manifestada qualquer insatisfação, mas já pude constatar que não são grande coisa, e aqui entra o tal grau de exigência: para quem usa habitualmente, não vê necessidade de troca, mas para mim, não inspiram grande confiança em caso de necessidade.

A opção recaiu nos Yokohama C-Drive2, por juntarem os requisitos que pretendia: relação preço-qualidade, borracha macia, protecção de jante. Não pretendia uns pneus para fazer muitos km, pois trata-se de um carro que faz uma média de 15000km/ano, e como não gosto de ter pneus com "validade alongada", dei prioridade a um pneu cujo grip fosse "jeitoso", face ao preço que me propus pagar. Vale o que vale, mas são índice V...

225/40 R18

de momento tenho F1 assym
sem dúvida os melhores pneus que já tive, mas agora não me importo de descer ligeiramente nas perfomances (e preço) e aumentar na durabilidade

pelo que me apercebi aqui seria uma boa escolha os Pirelli P7 Cinturauto, ou os Hankook Ventus V12 (?)

alguma outra sugestão?
e que preço médio é de esperar?

225/40 R18

de momento tenho F1 assym
sem dúvida os melhores pneus que já tive, mas agora não me importo de descer ligeiramente nas perfomances (e preço) e aumentar na durabilidade

pelo que me apercebi aqui seria uma boa escolha os Pirelli P7 Cinturauto, ou os Hankook Ventus V12 (?)

alguma outra sugestão?
e que preço médio é de esperar?

Espera preços na ordem dos 150€-170€ por pneu.

O melhor compromisso em termos de durabilidade são os cinturato P7, os hankook são bem mais moles.

Outras opções que te recomendo são os nokian Z G2 e os michelin pilot sport3.

obrigado

amanha talvez não consiga, mas segunda-feira quero ver se começo a fazer uma "ronda" pelas casas de pneus da zona a ver com o que posso contar

Não sou adepto de aumentar largura do pneu, numa jante que foi pensada para largura inferior. Experimentei isso uma vez (nem sequer andei, foi mesmo só montar os pneus e ver como assentava), e na altura foi de 195 para 205 e o pneu mais parecia um donut achatado, portanto, para mim se a jante foi pensada para largura 185 não comportará 195.

Desconheço o que a lei diz, mas a ideia que tenho é que não pode circular com o veículo com medidas não homologadas. E mesmo que exista essa anotação, não creio que se possa ter uma anotação "para todo o sempre"... isto para nem falar no caso de se poder ter problemas com autoridade, em caso de fiscalização.

Se a Kumho tem pneus bons, posso até acreditar, pois não os conheço a todos. Os que estão montados no Aveo, são fracos.

Face à condução praticada pela pessoa que habitualmente usa a viatura, não foi manifestada qualquer insatisfação, mas já pude constatar que não são grande coisa, e aqui entra o tal grau de exigência: para quem usa habitualmente, não vê necessidade de troca, mas para mim, não inspiram grande confiança em caso de necessidade.

A opção recaiu nos Yokohama C-Drive2, por juntarem os requisitos que pretendia: relação preço-qualidade, borracha macia, protecção de jante. Não pretendia uns pneus para fazer muitos km, pois trata-se de um carro que faz uma média de 15000km/ano, e como não gosto de ter pneus com "validade alongada", dei prioridade a um pneu cujo grip fosse "jeitoso", face ao preço que me propus pagar. Vale o que vale, mas são índice V...

Esta situação dos pneus é a única que não implica chumbo. Ainda este ano a inspectora referiu isso.

E relativamente ao não poder andar, o meu carro tem 3 medidas no livrete. 175 ?? 14 185 55 15 e 195 45 16 por isso esta ligeira alteração não me causa confusão nenhuma e muito menos à "geometria" do carro. Existe sempre um risco de numa operação stop seres autuado sem dúvida, mas não sou nenhum zé do boné e o meu carro está de origem, por isso resume-se apenas ao seguro e documentos.

O resto que sublinhei no fim também coincide em parte com aquilo que quero num pneu. Longevidade não me interessa, ruído de rolamento também não e quero algo que ao fim de 2 anos no máximo esteja a pedir substituição, não descurando obviamente o comportamento em molhado e em seco. Não ligo muito ao índice mas com 185 já se começa a ver muitos V.

Acho que te picaste um bocado com o meu comentário da exigência, mas se te deres ao trabalho de pesquisar um bocado verás que a oferta em 195 é quase sempre mais diversificada para o melhor e não para o pior como em 185 e os preços inferiores.

Apesar de não ser a minha próxima escolha, fico curioso relativamente ao feedback destes C-Drive2 (como já referi tenho uns C-Drive e já são o segundo jogo) por isso quando tiveres mais matéria sobre os mesmos deixa o teu testemunho.

Voltar
Superior