Tópico dos Pneus

Depois de andar a ver os Pzero Nero e os F1 Ass2, acabei por comprar uns Michelin Pilot Exalto 2.

Ficaram-me por 109€ cada um. Medida 215/45-17'. Os outros dois eram superiores, mas o preço e relação qualidade, pareceu-me boa opção.

Valerão alguma coisa?? E eu que não me encanto nada pela marca...

470€ por tudo, com parafusos anti roubo incluídos.

Esses Michelin são bons pneus.
Nessas medidas qualquer marca grande tem excelentes produtos.

Pensei que os pneus 215/45 R 17 andassem mais caros.

Tenho agora que colocar 4 pneus num carro que anda com essa medida, mas no livrete tem 205/45 R 17, pelo que vou passar para a original.

Ando a ver os seguintes:

Pirelli PZero Nero
Continental Sport Contact 3
Continental Sport Contact 5
Bridgestone Potenza RE 050 A
Yokohama S Drive
Dunlop Sport Maxx
Michelin Pilot Exalto 2
Michelin Pilot Sport 3

Só conheço os PE2 (embora em jante 15, num carro bastante mais pequeno e leve), e os Dunlop.

O que posso esperar dos restantes? Pretende-se aderência, muita aderência!

Oi pessoal
Gostaria de me dessem a vossa opiniao sobre o estado deste pneu devido ao ter embatido num passeio..
Sera perigoso andar assim com ele visto ainda possuir algum piso..
Obrigado desde já pelas opinioes..
Ps: A imagem do estado do pneu encontra-se no link abaixo..
kl.jpg

Oi pessoal
Gostaria de me dessem a vossa opiniao sobre o estado deste pneu devido ao ter embatido num passeio..
View attachment 111314

Lamento informar, mas esse pneu tem que ser trocado urgentemente! [s)]

Oi pessoal
View attachment 111314

Bolas!! :(:(

Que grande pancada!!
Para ter cortado assim borracha do pneu, o lancil devia ser bem afiado!!

Isso tem de ser trocado quanto antes!!

Pois já vi k vou ter msm de trocar de pneus!!! [s)]
Que pneus me aconselham na medida 205/45 R16 para uma seat ibiza 1.4tdi 80cv..
Abraços pessoal...

Last edited:
Boas acabei por colocar hoje 4 pneus Good Year Eagle F1 GS-D3 na medida 205/45 R16 por 93€ cada pneu com calibragem e alinhamento incluido..
Acham um bom pneu e um bom preço??
Abraços

Alguém me sabe indicar algum teste/estudo que mostre as efetivas diferenças de consumo entre diferentes medidas de pneus?

Isto porque o meu Megane III tem 205/50R17, sendo o custo de cada pneu de cerca de 130€ (mínimo razoável). Antes que alguém venha dizer, digo eu: sim, quando comprei o carro tive perfeita noção disso, inclusive andei a ver os preços de pneus nessa medida por comparação com 16''. No entanto, como era de serviço, não tive hipótese de escolher jantes e, ponderado o negócio, não era por causa das 17'' que não o ia fazer. [;)]

Tenho que trocar os 4 pneus e pondero seriamente comprar 4 jantes 16'' (mantendo comigo as 17'' pois numa futura venda dá outro look ao carro).

As contas são fáceis de fazer e 4 jll 16'' (originais - usadas) + 4 pneus 205/55R16 ficam sensivelmente ao mesmo preço do que os 4 pneus 205/50R17.

Ganho ainda em conforto, em desgaste dos pneus (muito menos acentuado - penso que faria quase o dobro dos kms com pneus 16'') e em "segurança" no sentido de não correr o risco de rebentar um pneu num buraco mais atrevido.

Perco em look e, embora pense que não, talvez um (muito) pouco em dinâmica.

A única duvida é nos consumos pois, em teoria, com 16'' o carro gastará menos do que com 17''.

Mas, e na prática, serão as diferenças assim tão evidentes?

Ando exactamente a fazer essas contas.

A única base em que me baseio é um teste comparativo que a L'automobile Magazine fez entre um Renault Fluence 1.5 dCi com jante 17 e o Renault Laguna equipado com o mesmo motor mas com jantes de 16 polegadas.

O Laguna, em AE, gastava menos um litro por cada 100 km percorridos (ou coisa que o valha) e tem a desvantagem de ter a caixa ligeiramente mais curta, mais peso e ser um nadinha pior em aerodinâmica.

A revista apontava precisamente para a dimensão dos pneus. Em cidade e estrada não me lembro mas acho que andavam muito equiparados.

No que toca a comportamento, e tendo cá em casa 2 Mégane com medidas de jantes diferentes, a diferença não é tão notória. Temo mesmo que os pneus na medida 17 sejam piores para controlar o carro nos limites. É que o grip dos pneus tende ser mais acentuado (fruto da qualidade das gomas disponíveis) e quando o mesmo se perde, tende a ser de forma mais brusca, não tão progressivo como com jante 16.

Baixares para jante 16 vai-te permitir poupar em pneus, disto não há a mínima dúvida. Poupas no preço de aquisição e já podes aceder à categoria dos pneus "eco", que sempre permitem prolongar a vida dos pneus (importante para quem rola muito !). NO entanto, continuam a ter disponível pneus de turismo e até mesmo de prestações desportivas (a Michelin tem os 3 tipos disponíveis).

Boas acabei por colocar hoje 4 pneus Good Year Eagle F1 GS-D3 na medida 205/45 R16 por 93€ cada pneu com calibragem e alinhamento incluido..
Acham um bom pneu e um bom preço??
Abraços

Goodyear eagle F1 assimetric, o melhor pneu que tive, parece que cola á estrada, inconveniente vão-se muito depressa, no meu caso 30.000 até ficar tipo slick.

Alguém me sabe indicar algum teste/estudo que mostre as efetivas diferenças de consumo entre diferentes medidas de pneus?

Isto porque o meu Megane III tem 205/50R17, sendo o custo de cada pneu de cerca de 130€ (mínimo razoável). Antes que alguém venha dizer, digo eu: sim, quando comprei o carro tive perfeita noção disso, inclusive andei a ver os preços de pneus nessa medida por comparação com 16''. No entanto, como era de serviço, não tive hipótese de escolher jantes e, ponderado o negócio, não era por causa das 17'' que não o ia fazer. [;)]

Tenho que trocar os 4 pneus e pondero seriamente comprar 4 jantes 16'' (mantendo comigo as 17'' pois numa futura venda dá outro look ao carro).

As contas são fáceis de fazer e 4 jll 16'' (originais - usadas) + 4 pneus 205/55R16 ficam sensivelmente ao mesmo preço do que os 4 pneus 205/50R17.

Ganho ainda em conforto, em desgaste dos pneus (muito menos acentuado - penso que faria quase o dobro dos kms com pneus 16'') e em "segurança" no sentido de não correr o risco de rebentar um pneu num buraco mais atrevido.

A única duvida é nos consumos pois, em teoria, com 16'' o carro gastará menos do que com 17''.

A largura do pneu não é a mesma? Penso que isso seja o factor mais relevante para gerar atrito (superficie de contaccto) e aí tens a mesma dimensão.

O que vejo mais favorável, mas não sei até que ponto, poderá ser o peso do conjunto pneu+jante.

Ultrapassa em 0,8%

Não convém ultrapassar os 0,5%

Vê aqui:
Pneu Beato - As Melhor Marcas aos Melhores Preços

Baixares para jante 16 vai-te permitir poupar em pneus, disto não há a mínima dúvida. Poupas no preço de aquisição e já podes aceder à categoria dos pneus "eco", que sempre permitem prolongar a vida dos pneus (importante para quem rola muito !). NO entanto, continuam a ter disponível pneus de turismo e até mesmo de prestações desportivas (a Michelin tem os 3 tipos disponíveis).

Pois, a ideia é precisamente essa, isto porque os CSC3 do Megane têm 37000 e já estão a pedir troca e os Energy Saver da GScenic têm 57000 (só á frente!) e vão á vontade aos 70000.

Se ambos tivessem a mesma furação, já as 17'' estavam na Scenic (menos kms anuais) e as 16'' no Megane, mas como não têm. :(

A largura do pneu não é a mesma? Penso que isso seja o factor mais relevante para gerar atrito (superficie de contaccto) e aí tens a mesma dimensão.

O que vejo mais favorável, mas não sei até que ponto, poderá ser o peso do conjunto pneu+jante.

Sim, a unica diferença é essa, em 16'' a jante reduz uma polegada e o perfil aumenta 5%. Penso que de facto o peso suspenso seja menor e isso ajude um pouco.

Ultrapassa em 0,8%

Não convém ultrapassar os 0,5%

Vê aqui:
Pneu Beato - As Melhor Marcas aos Melhores Preços

Isso é quase insignificante e não é problema pois o DUA tem averbadas as medidas 15, 16 e 17'', mas obrigado pela ajuda.

......

Se a estética não te causa assim tanta diferença, à partida tens muito a ganhar.
Economicamente é indiscutível. Nos restantes parâmetros, possivelmente também sairás a ganhar.
É certo que não posso transportar isto do Megane II para o III, mas o II com jantes 17 é, para mim, pior em todos os capítulos do que com jante 16. A condução parece-me melhor em todos os aspectos com as jantes mais pequenas (melhor conforto e melhor dinâmica) e os consumos são, também, melhores (não sei se a diferença é muita ou pouca, mas sei que, naturalmente, gasta menos com 16). Se no III se verificar o mesmo e se tiveres a mesma opinião que eu, só sais a ganhar.
Ah, para que conste, eu tenho jantes de 17 no meu Megane, por isso mais imparcial era difícil.[:D]

Back