Alguém me sabe indicar algum teste/estudo que mostre as efetivas diferenças de consumo entre diferentes medidas de pneus?
Isto porque o meu Megane III tem 205/50R17, sendo o custo de cada pneu de cerca de 130€ (mínimo razoável). Antes que alguém venha dizer, digo eu: sim, quando comprei o carro tive perfeita noção disso, inclusive andei a ver os preços de pneus nessa medida por comparação com 16''. No entanto, como era de serviço, não tive hipótese de escolher jantes e, ponderado o negócio, não era por causa das 17'' que não o ia fazer. [

]
Tenho que trocar os 4 pneus e pondero seriamente comprar 4 jantes 16'' (mantendo comigo as 17'' pois numa futura venda dá outro look ao carro).
As contas são fáceis de fazer e 4 jll 16'' (originais - usadas) + 4 pneus 205/55R16 ficam sensivelmente ao mesmo preço do que os 4 pneus 205/50R17.
Ganho ainda em conforto, em desgaste dos pneus (muito menos acentuado - penso que faria quase o dobro dos kms com pneus 16'') e em "segurança" no sentido de não correr o risco de rebentar um pneu num buraco mais atrevido.
Perco em look e, embora pense que não, talvez um (muito) pouco em dinâmica.
A única duvida é nos consumos pois, em teoria, com 16'' o carro gastará menos do que com 17''.
Mas, e na prática, serão as diferenças assim tão evidentes?