Tópico dos Pneus

Só vou mandar o meu "bitaite" porque acho que esta situação tem impactos reais na segurança: o Ypsilon da minha mulher veio com uns Michelin desses "verdes" e, com cerca de 15 meses de utilização, posso dizer confortavelmente que são tão maus que chegam a ser perigosos numa utilização que não seja exclusivamente em regimes moderados de velocidade.
Reformulando: para quem conduza ligeiramente mais depressa que um idoso (há muito) reformado, são pneus que agarram tanto como o seu equivalente em plástico.
Em molhado são perigosos. Não são maus, são mesmo perigosos!

Fique a saber que conduzo como um idoso...right! [:)]

Sou um gajo com sorte e conduzo como um idoso. (J/K)

87k km num TD 70 com consumos entre os 7,5 e os 10. (Pelos consumos depreende-se o andamento) [:D]

Mais umas centenas de milhares noutros carros sempre a abusar e 0 ocorrências com os Saver.

Quanto ao facto de durarem uma eternidade, eu tenho azar. Os meus carros (e motas) gastam mais pneus e combustível, e andam menos que os dos outros.:confused:

87k km num TD 70 com consumos entre os 7,5 e os 10. (Pelos consumos depreende-se o andamento) [:D]

Mais umas centenas de milhares noutros carros sempre a abusar e 0 ocorrências com os Saver.

Quanto ao facto de durarem uma eternidade, eu tenho azar. Os meus carros (e motas) gastam mais pneus e combustível, e andam menos que os dos outros.:confused:

Em condições de condução normal duram uma eternidade. Não é questão de sorte ou azar, os pneus não são feitos de aço.
Um dia a sorte também pode acabar.

Há verdades absolutas em vários tópicos aqui no FAHO. Neste, os Michelin Energy Saver são uma porcaria. É assim tão difícil de perceber ? [:D]

No entanto, há referências de pneus que aqui são autênticas vacas sagradas mas que na realidade nem sempre são tão bons como os pintam... [:p]

Há verdades absolutas em vários tópicos aqui no FAHO. Neste, os Michelin Energy Saver são uma porcaria. É assim tão difícil de perceber ? [:D]

No entanto, há referências de pneus que aqui são autênticas vacas sagradas mas que na realidade nem sempre são tão bons como os pintam... [:p]

São os dogmas AHO. Amen.

Tens que começar a meter a 2a. [:D]

São os dogmas AHO. Amen.

Daqui a pouco os energy saver são os melhores pneus do mundo.
Não vi ninguém dizer que eram os piores pneus do mundo. Como a maior parte das pessoas diz são bons pneus para quem faz muitos km por ano. Agora em termos de aderência (principalmente em molhado) não me venham com as historias das vacas sagradas.

Daqui a pouco os energy saver são os melhores pneus do mundo.
Não vi ninguém dizer que eram os piores pneus do mundo. Como a maior parte das pessoas diz são bons pneus para quem faz muitos km por ano. Agora em termos de aderência (principalmente em molhado) não me venham com as historias das vacas sagradas.

Eu não nego isso, mas parecem-me muito "diabolizados" por aqui. Mas é comum nos fóruns automóveis serem só os pneus Hiper-ultra-sport-F1 capazes de cumprirem bem. [:D]

Eu não nego isso, mas parecem-me muito "diabolizados" por aqui. Mas é comum nos fóruns automóveis serem só os pneus Hiper-ultra-sport-F1 capazes de cumprirem bem. [:D]

Quem gosta realmente de conduzir (sempre em segurança em todas as situações) nunca vai optar pelos saver. Até podem dizer que têm uma condução muito calma, conduzem "à velho" e nunca passam dos 50 km/h. Mas vai sempre haver uma situação que vão precisar de ter uns pneus com mais grip e é assim que temos a maior parte dos acidentes a baixa velocidade.

Eles existem e há mercado para eles. E, claro está, cada um é livre de fazer o que quer, e gostos não se discutem. Clichés à parte, são pneus que não permitem quaisquer abusos em piso seco (falo de curvas, obviamente) e que, em piso molhado, obrigam a baixar muito a velocidade (curvas, relembro).

Uma rotunda molhada convida a umas belas fugidas de frente, e estou a falar especificamente dum Lancia Ypsilon com um 1.3 MJet, ou seja um carro com relativamente pouco peso na frente e que não devia perder a compostura tão facilmente.

Não sei como andamos de dogmas e fanatismos mas, pessoalmente, com pneus gosto de estar bem servido. Não sabia que a segurança estava tão "demodée" :rolleyes:

Da minha parte, não acho uns pneus maus, longe disso.

E mesmo em piso molhado, não sendo exemplares, são bem razoáveis. Não é à toa que possuem a classificação A no parâmetro da aderência em piso molhado.

Continuam a ser pneus para acumular km mas estão uns bons furos acima dos antigos Energy, esses sim, francamente maus em piso molhado.

Uma rotunda molhada convida a umas belas fugidas de frente, e estou a falar especificamente dum Lancia Ypsilon com um 1.3 MJet, ou seja um carro com relativamente pouco peso na frente e que não devia perder a compostura tão facilmente.

Só te esqueces que há rotundas e rotundas... Coisas que variam como no perfil, no tipo de piso aplicado, no raio da mesma, etc etc...

E depois, depois há a incógnita Humana da equação, se sabe ou não o que faz.

Só te esqueces que há rotundas e rotundas... Coisas que variam como no perfil, no tipo de piso aplicado, no raio da mesma, etc etc...

E depois, depois há a incógnita Humana da equação, se sabe ou não o que faz.

Não me esqueço, não. Noutro forum qualquer faria sentido o B-A-BA, mas num forum de carros acho que já estamos contextualizados, não? ;)

Não sabia que a segurança estava tão "demodée" :rolleyes:

A segurança nunca está demodée. Mas não é por teres uns Michelin Energy que a segurança está assim tão comprometida. Para começar, há bem piores (se formos para as marcas chinesas, então...). Depois, o condutor tem que saber o que tem montado. Como é óbvio, depois cada um tem que procurar o que se adequa ao seu perfil. Se for uma pessoa que procura fazer muitos km por ano, pode-se tornar incomportável comprar pneus que se gastem muito rapidamente. E mais valem uns Saver em bom estado, que uns pneus melhores carecas. Depois, há que ver que na maior parte das medidas em que os Energy Saver estão disponíveis, as alternativas são apenas pneus equivalentes de outras marcas ou, na melhor das hipóteses, pneus da gama de turismo.
A somar a isto tudo, há que ver que há certos conjuntos pneus+chassis que resultam melhor. Pode haver carros que resultem bem com os Energy Saver e outros que nem por isso.

Mas, além dos pneus, podemos estender a conversa a outros componentes: amortecedores, travões, etc. e o próprio chassis do carro. Um exemplo básico, é descobrir quantas das pessoas que trocam os pneus pelos Hiper-Sport-F1 mudam o óleo dos travões de acordo com as prescrições do fabricante (em quase todos os carros, cada 2 anos ou 30.000km).

Além do mais, se achas que a segurança está assim tão comprometida no teu caso, se calhar era boa ideia ir trocá-los, não? Eu, por exemplo, já mandei uns pneus para o lixo a meio piso. Uns Nokian NRH2 que, à chuva, até a estacionar em espinha o carro fugia. [:)]

Acho piada venderem alguns desses pneus sob a máxima de "pneus de baixo atrito". Baixo atrito num pneu é um conceito que me transcende...

Eu também sempre fui muito céptico em relação a esse conceito.

A verdade é que o meu carro trouxe uns Continental ContiEcoContact 5 225/50/17 e estou a achá-los francamente bons...

Voltar
Superior