Tópico dos Pneus

Tenho bastenta curiosidade de saber alguma opinião sobre esses Nexen, mas infelizmente nao te posso ajudar pois nao conheço pessoalmente nenhum desses modelos.

Tive outro modelo da Nexen num carro usado que comprei e vinha com eles montados. Os pneus estavam quase novos e com a data de fabrico também recente. Em seco eram maus e em molhado nem tenho conta das vezes que o carro fugia. É daquelas marcas que nunca consideraria.

Montei no inicio do ano os dunlop, gosto deles em relaçao a durabilidade nao te posso ajudar, a minha duvida era entre eles e os goodyear optei pelos dunlop apenas pelo preço.

E agora gostava de uma opiniao acerca deste pneu :

CAM01308.jpg

CAM01312.jpg

Isto está em condiçoes, ou é melhor substituir?

Nao faço idea de como isto apareceu, se foi de uma pancada num passeio - pois a jante esta riscada, ou outra coisa pois ao vivo parece que foi cortado a faca.

Isso foi uma cacetada bem jeitosa, até a jante ficou toda quinada.
Não sentes nada de vibrações e desalinhamento?

O melhor é ires a uma casa de pneus mandar calibrar essa jante e ver o alinhamento.

Quanto ao pneus se não ficou deformado não vais ter problema a andar com isso assim, o pecado de borracha que falta é na parte da protecção de jante e não chegou à malha.

Isso foi uma cacetada bem jeitosa, até a jante ficou toda quinada.
Não sentes nada de vibrações e desalinhamento?

O melhor é ires a uma casa de pneus mandar calibrar essa jante e ver o alinhamento.

Quanto ao pneus se não ficou deformado não vais ter problema a andar com isso assim, o pecado de borracha que falta é na parte da protecção de jante e não chegou à malha.

Esse pneu não tem protecção de jante e mesmo que fosse na protecção de jante era um perigo andar com um pneu assim. A malha interna de certeza que ficou afectada com o embate. Basta o pneu aquecer numa viagem mais longa e rebenta em três tempos.
Não percebo como é que ao ter um pneu neste estado ainda perguntam se está bom...

Tive outro modelo da Nexen num carro usado que comprei e vinha com eles montados. Os pneus estavam quase novos e com a data de fabrico também recente. Em seco eram maus e em molhado nem tenho conta das vezes que o carro fugia. É daquelas marcas que nunca consideraria.

Não sei qual foi o modelo que conheces te nem a quanto tempo foi isso, mas eu tenho num ford fiesta uns n2000 e nao posso dizer que sejam os melhores pneus mas nunca me deixaram mal, agora neste momento ja com uns anos em cima, é normal que a sua aderencia nao seja das melhores, mas o meus michelin HP tambem estão na mesma situaçao e nao é por serem michelin que são melhores e posso dizer que esses nexen aguentaram-se muito bem com a eufuria de um recem encartado quando o meu pai me emprestava o carro.
Já para nao falar no teste dos 225/45r17 que os N8000 ficaram a frente dos kumho ku39, que muitas vezes são recomendados pela sua relaçao preço/qualidade.

eu iria para os Toyo T1-R.

Isto se previlegias Grip, são pneus para 30/40 mil kms.

Penso que essa opção é demasiado desportiva.

Os actuais têm 65.000km e vão ser trocados pela idade que pelo gasto!

A ideia é ter algo de gama média/alta com um bom compromisso entre o desportivo e a durabilidade.

Gostei das opções da GoodYear e Dunlop.

Tenho um carro que usa 185/55/15. Questionei o importador sobre a possibilidade de averbar a medida 195/50/15, que penso ser equivalente, e qual o custo associado a tal homologação.

Recusaram, dando uma resposta-tipo, onde indicam que todas as medidas possíveis para a viatura em questão, estão presentes no DUA.

Fiquei com a nítida sensação que, foi pegar na resposta pré-definida e responder ao email, por se tratar da forma mais fácil de lidar com a questão, nem sequer argumentam com nenhum tipo de fundamento técnico.

A medida pretendida é despropositada ?

Há algum organismo dedicado a homologações deste tipo, não estando sujeito aos importadores das marcas ? Que custos poderá ter?

Tenho um carro que usa 185/55/15. Questionei o importador sobre a possibilidade de averbar a medida 195/50/15, que penso ser equivalente, e qual o custo associado a tal homologação.

Recusaram, dando uma resposta-tipo, onde indicam que todas as medidas possíveis para a viatura em questão, estão presentes no DUA.

Fiquei com a nítida sensação que, foi pegar na resposta pré-definida e responder ao email, por se tratar da forma mais fácil de lidar com a questão, nem sequer argumentam com nenhum tipo de fundamento técnico.

A medida pretendida é despropositada ?

Há algum organismo dedicado a homologações deste tipo, não estando sujeito aos importadores das marcas ? Que custos poderá ter?

Tens o LTA em Braga mas não fica barato

Vais a um concessionário da marca da tua zona e pedes a declaração para homologação de pneus normalmente anda à volta dos 30-50€ mas há concessionários que até fazem de borla

Depois IMTT para alterar o DUA são 30€

Comprei dois T1R em 195/45/16 depois deixo feedback

Reparei que os pneus não têm data de fabrico, é normal nos Toyo? Ou vem em algum tipo de código?

Isso já eu fiz, e eles remeteram a questão para o importador.

Os concessionários podem emitir esse tipo de declarações?

Pensei que teria que ser algo mais "oficial".

Isso já eu fiz, e eles remeteram a questão para o importador.

Os concessionários podem emitir esse tipo de declarações?

Pensei que teria que ser algo mais "oficial".

Na seat fui a um simples concessionário, 2 semanas depois tinha a declaração para ir ao IMTT

O que podes fazer é procurar pelas medidas de pneus que vêm de origem nas várias versões do teu modelo

Na seat fui a um simples concessionário, 2 semanas depois tinha a declaração para ir ao IMTT

O que podes fazer é procurar pelas medidas de pneus que vêm de origem nas várias versões do teu modelo

185/55/15 é a única em 15 polegadas. Tenho uma abaixo, em 14 polegadas, que não me interessa, pois não quero mudar de jantes.

Podes facilitar-me uma "cópia" do texto constante dessa declaração emitida pelo concessionário?

Quanto pagaste no IMTT ? O concessionário cobrou a declaração?

185/55/15 é a única em 15 polegadas. Tenho uma abaixo, em 14 polegadas, que não me interessa, pois não quero mudar de jantes.

Podes facilitar-me uma "cópia" do texto constante dessa declaração emitida pelo concessionário?

Quanto pagaste no IMTT ? O concessionário cobrou a declaração?

Paguei 30 no IMTT e 50 pela declaração

Depois eu coloco um print da declaração, antes de ir pedir a declaração andei a pesquisar o que a marca deixa homologar no meu modelo e consegui averbar de 13 a 17 umas 5 ou 6 medidas

Não sei qual foi o modelo que conheces te nem a quanto tempo foi isso, mas eu tenho num ford fiesta uns n2000 e nao posso dizer que sejam os melhores pneus mas nunca me deixaram mal, agora neste momento ja com uns anos em cima, é normal que a sua aderencia nao seja das melhores, mas o meus michelin HP tambem estão na mesma situaçao e nao é por serem michelin que são melhores e posso dizer que esses nexen aguentaram-se muito bem com a eufuria de um recem encartado quando o meu pai me emprestava o carro.
Já para nao falar no teste dos 225/45r17 que os N8000 ficaram a frente dos kumho ku39, que muitas vezes são recomendados pela sua relaçao preço/qualidade.

Exactamente os N2000. Miseraveis a todos os níveis.
O problema desses testes é que os fazem com pneus novos e na verdade esses pneus em pouco tempo perdem as caracteristicas todas.

Comprei dois T1R em 195/45/16 depois deixo feedback

Reparei que os pneus não têm data de fabrico, é normal nos Toyo? Ou vem em algum tipo de código?

Comprei recentemente uns Toyo e têm la um quadrado XX.XX com a semana e o ano respectivamente. Pode ter é so de um lado do pneu e esse quadrado ter ficado em todos do lado de dentro.
Essa informação é obrigatória.

Tenho uma questão acerca de pneus e medidas, sei que foge um pouco ao tópico... Desculpem.

Tenho pesquisado calculadoras online, mas o resultado varia entre elas, por isso decidi perguntar a alguém daqui que me possa esclarecer e não se importe de o fazer.

Por exemplo:
O meu carro tem 155/70/R13, se eu meter uns 185/60/R13 terá mais ou menos velocidade de ponta?
É que há sites que dizem que é só a altura do pneu que influência a velocidade de ponta e outros dizem que a largura também... Daí estar com esta dúvida...

Tenho uma questão acerca de pneus e medidas, sei que foge um pouco ao tópico... Desculpem.

Tenho pesquisado calculadoras online, mas o resultado varia entre elas, por isso decidi perguntar a alguém daqui que me possa esclarecer e não se importe de o fazer.

Por exemplo:
O meu carro tem 155/70/R13, se eu meter uns 185/60/R13 terá mais ou menos velocidade de ponta?
É que há sites que dizem que é só a altura do pneu que influência a velocidade de ponta e outros dizem que a largura também... Daí estar com esta dúvida...

Como a altura é uma relação da largura, é preciso ambos os parâmetros para determinar o raio da roda.

Mas em último caso o aumento de largura irá influenciar o atrito e consequentemente a velocidade máxima. Para além do peso superior dos pneus.
Tendo em conta a medida assumo que a potência disponível é baixa por isso acredito que com a alteração o carro andará sempre menos.

Além de ilegal pois não é medida equivalente
155/70 --> 165/65 --> 175/60 --> 185/55

A progressão será +- esta. Sem isto não passa na IPOe em operações stop levas mais por tabela, até porque é uma mudança que chama muito a atenção.

Aumentando o diâmetro total na teoria terias mais velocidade. Na prática é como o SilverArrow diz. Mais peso e mais atrito logo perdes mais do que ganhas.

Voltar
Superior