Tópico dos Pneus

São as tuas más experiencias que ditam se um pneu é bom pu mau? Então vêm de serie em marcas premium e tu achas que eles vao arriscar a ter produtos maus num carro bom?!
A maior parte das pessoas não sabe se a falta de aderencia tem a ver com os pneus ou as suspenções.

Sim, para mim a minha experiência é mais importante que os testes. Sejam de pneus sejam de carros.

Primeiro porque tenho quase um milhão de km de experiencia (e nunca descuro a suspensão, com um s).

Segundo porque tenho formação tecnica que chegue e sobre para aferir da qualidade no que respeita a automoveis e afins.

Terceiro, é preciso ter calma com os testes que aparecem nas revistas, há muito interesse por trás, tanto em pneus como em carros.

Quarto, volto a repetir que nenhuma marca é boa por equipar carros novos. É um investimento feito pela marca de pneus como outro qualquer. Obviamente que o pneu tem de ser aceitável, mas bom não necessita ser. Nisto como em tudo, ganha quer pagar mais à marca de carros, dentro de parametros aceitáveis. Até porque muita gente não percebe de carros e volta a meter os mesmos. Depois há quem ache que se vêm nos BM's tem de ser bom...

Pelos vistos resulta....

( a hankook é boa, atenção...)

Última edição:
Epah eu vou dar aqui a minha opinião sobre uns pneus Kleber.

Comprei o meu carro em 2011 com 129 mil km e já trazia 4 pneus da marca Kleber. Não conhecia essa marca, pesquisei e fiquei a saber que fazia parte do grupo Michelin.

Aos 177 mil km montei 2 pneus novos atrás (Continental) e mandei os Kleber que tinha atrás para a frente, pois os da frente já estavam todos comidos na parte de dentro (que quase não se vê a olho nu)e com os arames à vista e eu andava a dar curvas à Schumacher sem saber que os pneus estavam assim.

Agora estou com 192 mil km e os Kleber da frente já estão a precisar de ser mudados se não vão ficar iguais aos outros.
Ou seja esses pneus Kleber já vinham montados no carro quando o comprei e mesmo assim duraram estes kms todos. É normal?

O W204 dos ultimos vinham com advan

Yokohama é uma marca com tradição e provas dadas, tal como a toyo. Coloco-a no grupo das premium, como Goodyear, continental, pirelli, Bridgestone, etc.

A hankook promete ir parar ao grupo acima, mas ainda lhe falta mais tempo de mercado. Mas eu diria que vai no bom caminho para fazer parte do grupo premium.

Já as Kumho, Firestone, etc coloco-as num nível ligeiramente abaixo, embora estejam, quanto a mim, naquele patamar da boa relação preço/qualidade, embora tenha tendência para não olhar com tanta atenção para estas como para as referidas acima.

Yokohama é uma marca com tradição e provas dadas, tal como a toyo. Coloco-a no grupo das premium, como Goodyear, continental, pirelli, Bridgestone, etc.

A hankook promete ir parar ao grupo acima, mas ainda lhe falta mais tempo de mercado. Mas eu diria que vai no bom caminho para fazer parte do grupo premium.

Já as Kumho, Firestone, etc coloco-as num nível ligeiramente abaixo, embora estejam, quanto a mim, naquele patamar da boa relação preço/qualidade, embora tenha tendência para não olhar com tanta atenção para estas como para as referidas acima.

Os Hankook pela qualidade e pelo crescimento da marca nos últimos anos já estão no grupo Premium, ao contrario dos Toyo. Alias os Toyo proxes 4 que tive eram uma pela cagada, desde a péssima aderência em molhado como na resistência da parede lateral deles. devo ter tido azar com eles ou então não prestam mesmo.

Sim, para mim a minha experiência é mais importante que os testes. Sejam de pneus sejam de carros.

Primeiro porque tenho quase um milhão de km de experiencia (e nunca descuro a suspensão, com um s).

Segundo porque tenho formação tecnica que chegue e sobre para aferir da qualidade no que respeita a automoveis e afins.

Terceiro, é preciso ter calma com os testes que aparecem nas revistas, há muito interesse por trás, tanto em pneus como em carros.

Quarto, volto a repetir que nenhuma marca é boa por equipar carros novos. É um investimento feito pela marca de pneus como outro qualquer. Obviamente que o pneu tem de ser aceitável, mas bom não necessita ser. Nisto como em tudo, ganha quer pagar mais à marca de carros, dentro de parametros aceitáveis. Até porque muita gente não percebe de carros e volta a meter os mesmos. Depois há quem ache que se vêm nos BM's tem de ser bom...

Pelos vistos resulta....

( a hankook é boa, atenção...)

O mais importante para o senso comum são as experiências globais e não particulares.
Se vem nos BMW's é porque são bons ou achas que a BMW ia arriscar a ter milhares de queixas por causa da escolha dos pneus?
"Depois há quem ache que se vêm nos BM's tem de ser bom..." Isto dito por alguém com essa suposta experiência deve ser mesmo para rir.

O mais importante para o senso comum são as experiências globais e não particulares.
Se vem nos BMW's é porque são bons ou achas que a BMW ia arriscar a ter milhares de queixas por causa da escolha dos pneus?
"Depois há quem ache que se vêm nos BM's tem de ser bom..." Isto dito por alguém com essa suposta experiência deve ser mesmo para rir.

Companheiro, com calma, a ver se entendes o meu ponto de vista e eu o teu.

O pneu é bom, e não é nada que envergonhe marca alguma. Mas há muitos pneus bons.

Mas ao longo da história não faltam casos de carros de topo que saiam com pneus medianos devido aos contratos comerciais vigentes. Aliás chegou a acontecer a marcas como Ferrari estar a montar pneus ligeiramente abaixo da concorrência devido aos contratos. Podia enumerar aqui casos ao longo da história mas não o vou fazer. Lembro-me de em certos países ser habitual trocar pneus em carros novos devido a essa situação (paises mais ricos) tal como quem mete uns travões melhores.

Onde eu queria chegar, e como percebes de pneus deves saber do que falo, é que a hankook mudou de distribuidor, entrou no universo de um grande. Aí sim conseguiu os contratos necessários com as marcas. Aí ganhou peso no mundo automóvel. E esse "grande" precisa de fazer nome à Hankook... por isso hoje a marca equipa grandes máquinas.

Parece simples não?

Temos de beber uma mini para acalmar pá!

Cumprimentos.

Companheiro, com calma, a ver se entendes o meu ponto de vista e eu o teu.

O pneu é bom, e não é nada que envergonhe marca alguma. Mas há muitos pneus bons.

Mas ao longo da história não faltam casos de carros de topo que saiam com pneus medianos devido aos contratos comerciais vigentes. Aliás chegou a acontecer a marcas como Ferrari estar a montar pneus ligeiramente abaixo da concorrência devido aos contratos. Podia enumerar aqui casos ao longo da história mas não o vou fazer. Lembro-me de em certos países ser habitual trocar pneus em carros novos devido a essa situação (paises mais ricos) tal como quem mete uns travões melhores.

Onde eu queria chegar, e como percebes de pneus deves saber do que falo, é que a hankook mudou de distribuidor, entrou no universo de um grande. Aí sim conseguiu os contratos necessários com as marcas. Aí ganhou peso no mundo automóvel. E esse "grande" precisa de fazer nome à Hankook... por isso hoje a marca equipa grandes máquinas.

Parece simples não?

Temos de beber uma mini para acalmar pá!

Cumprimentos.

Mas eu não estou nervoso. Antes pelo contrário.
Eu acho que é mais ao contrário, há muitos pneus maus.
Como qualquer produto, não chega estar inserido num grande distribuidor, se não for bom não terá sucesso.
Vamos a isso [;)]

Além de ilegal pois não é medida equivalente
155/70 --> 165/65 --> 175/60 --> 185/55

A progressão será +- esta. Sem isto não passa na IPOe em operações stop levas mais por tabela, até porque é uma mudança que chama muito a atenção.

Aumentando o diâmetro total na teoria terias mais velocidade. Na prática é como o SilverArrow diz. Mais peso e mais atrito logo perdes mais do que ganhas.

Não digas isto porque estás a dar uma informação errada. O facto de em algumas mudanças de medidas isso se verificar, não o torna uma regra. [;)]

O procedimento é simples para se saber se uma medida é ou não compatível: tens uma medida base do modelo (que costuma ser a de menor diâmetro e que vem no DUA separada das restantes).

Toda e qualquer medida que se queira comparar, faz-se com a medida base, e não com as outras. Isto porque existe um limite de 5% no diâmetro para menos (nunca para mais) face à medida base, que tem de ser respeitada.
Se essa comparação fosse feita entre medidas secundárias com referes era uma salganhada e um método cheio de arredondamentos sobre arredondamentos onde se teria tudo menos medidas equivalentes. Sem contar que nem referes a medida da jante na explicação, e que esta é importante para as contas.

Por exemplo tens vários automóveis do segmento C que usam 195/65 r15 e 205/55 r16 averbados (ainda vou confirmar ao DUA de um cá de casa para ver a medida base, que acho que ainda é inferior aos 195). Mas quando se entra na jante 17' é quase à escolha da marca: grande parte usa os mais comuns 222/45 r17, mas tens vários a usar 205/50 ou 215/45.

Interessa indicar a importância de se seguir a regra, pois podemos estar a criar falsas expectativas a alguém com uma medida que à partida parecia poder ser averbada, mas que na prática não o é.

No LTA o funcionamento é diferente: desde que se prove que o veículo cumpre os requisitos mínimos e seja "utilizável" normalmente (não haver rodas a roçar nas cavas das rodas com a direcção trancada e a acelerar ou travar por ex), é possivel legalizar medida que estejam fora do espectro normal. Mas convém ajustar o velocímetro em função da medida.

O que recomendam na medida 185/50 R16?

É um Micra 1.3, como uma condução normal, em estrada pouco degradadas, nunca vê garagem.
Faz cerca de 15k km anuais...

À frente tem uns Dunlop SP Sport 9000 (de 2010) quase nos limitadores e com a borracha a ganhar um aspecto envelhecido (sem estar estalada).

Na traseira tem uns Kumho Ecsta (não são os KU31) de 2011 que têm um pouco mais de rasto e estão ligeiramente melhores que os frontais.

Por restrições orçamentais a pessoa que tirar os Dunlop, e sendo assim, sugeri a passagem dos Kumho para a frente e a colocação de novos atrás.

Já reparei que a oferta é muito fraca nesta medida, sendo que das grandes, apenas a Continental e Dunlop fazem. Depois temos a Kumho, com a qual tenho má experiência e estou reticente em recomendar, a Toyo que nunca usei mas têm fama de se gastar depressa. Por fim as chinesices...

Numa óptica de relação preço/qualidade iria para os Continental PC2, mas talvez já serão desactualizados, custam apenas mais 10€/pneu que os kumho...

bernardoR

Eu apenas fiz uma aproximação simples.

Para se saber ao certo é aplicar matemática simples do ciclo.

Pois, mas nunca sabemos a quem estamos a explicar algo, pelo que nos devemos restringir ao correcto de modo a passar sempre informações que sejam úteis.

Porque se essa aproximação serve para quem depois sabe as regras e sabe como confirmar correctamente, numa pessoa que não esteja por dentro do tema pode não dar em nada por estar a seguir premissas erradas.

Boas!
Está na altura de pensar em trocar de sapatas para minha leoa...
Medidas: 215/55/17...
As dúvidas estão entre uns Michelin Primacy HP (176€), Bridgestone T001XL (164€), e numa outra onda, mas não estou muito inclinado para estes, uns Kormoran a metade do preço...
O que é que vos parecem estas opções?

Tens mesmo que ficar por essas 3 opções?

Os Kormoran só mesmo se não tens dinheiro para mais.

Os primacy já existem os Primacy 3. Não sei se a mudança já chegou a essa medida.

Nessa gama tens ainda os GY Efficient Grip Performance, Dunlop Blue Response nos puros turismos e Hankook Ventus Prime 2 K115 em que os Hankook são uma excelente relação qualidade/preço.

Se não és de espremer a condução tens uns furos mais abaixo mas com preços mais em conta os Kuhmo SPT KU31. Eu uso estes numa Focus MK1 em 205/50R16 e não tenho nada a assinalar mas anda nas voltas e nas calmas.

Tens mesmo que ficar por essas 3 opções?

Os Kormoran só mesmo se não tens dinheiro para mais.

Os primacy já existem os Primacy 3. Não sei se a mudança já chegou a essa medida.

Nessa gama tens ainda os GY Efficient Grip Performance, Dunlop Blue Response nos puros turismos e Hankook Ventus Prime 2 K115 em que os Hankook são uma excelente relação qualidade/preço.

Se não és de espremer a condução tens uns furos mais abaixo mas com preços mais em conta os Kuhmo SPT KU31. Eu uso estes numa Focus MK1 em 205/50R16 e não tenho nada a assinalar mas anda nas voltas e nas calmas.
Boas. Obrigado pela resposta. A questão não é o dinheiro, é saber se a relação qualidade preço é melhor nesses Kormoran. De qualquer forma não estão no topo das preferências. Não tenho que ficar nessas opções, mas na casa onde costumo ir, deram-me preços para esses, e também pedi para Yokohama e Dunlop, mas ficavam ao mesmo preço que os Michelin.
De qualquer forma, parece que esta medida não é comum, o que limita a escolha. Falaram-me particularmente bem dos Bridgestone... Que vos parece?

Boas!
Está na altura de pensar em trocar de sapatas para minha leoa...
Medidas: 215/55/17...
As dúvidas estão entre uns Michelin Primacy HP (176€), Bridgestone T001XL (164€), e numa outra onda, mas não estou muito inclinado para estes, uns Kormoran a metade do preço...
O que é que vos parecem estas opções?

Neste medida sugiro:

Pirelli Cinturato P7 Blue (online aparecem a 110€ cada um, por isso verifica se os consegues a preços similares)

Goodyear Efficient Grip Performance
Continental Conti-PremiumContact 5
Michelin Primacy 3

Neste medida sugiro:

Pirelli Cinturato P7 Blue (online aparecem a 110€ cada um, por isso verifica se os consegues a preços similares)

Goodyear Efficient Grip Performance
Continental Conti-PremiumContact 5
Michelin Primacy 3

Já os vi online, e de facto é tentador!
As reviews deles são boas, e para quatro pneus são uma diferença de mais de duzentos euros! Já a descontar a instalação... É muito!

Voltar
Superior