Tópico dos Pneus

Quantos kms fazes por ano?

Se os gastares nos próximos 2 anos não haverá grande problema. No fundo acabas com eles quando eles tiveres a fazer 5 anos que é um limite aceite pela generalidade do pessoal. Alguns falam em 4, outros em 7 pelo que 5 sendo um valor médio para o conservador é aceitável.

São pneus para durarem uns 25-35k mas aqui é sempre relativo.

Faço 15k ano prai, e vão ser montados atrás, talvez não os gaste em 2 anos :/ ... Acabei por arranjar uma casa de pneus que faz um preço bom, pagando quase o mesmo que mandando vir e ir montar, assim escuso de estar com essas preocupações do fabrico, se a diferença valesse a pena mas neste caso o preço é bem porreiro

Vamos agora ver como se portam os ku9, espero que bem

Boas pessoal,

Fui ver o preço de uns Fulda Sportcontrol numa casa de pneus e pedem 115€ por cada pneu já com montagem e equilibragem na medida 215-45-17 que acham deste preço.
Este pneu tem um excelente feedback de utilizadores e esta marca pertence ao grupo da Goodyear.

Fulda SportControl | the Fulda SportControl reviewed and rated - TyreReviews

Eu metia sem problemas. Quer nos testes, quer nas opiniões globais têm boa classificação. Além disso, podes sempre verificar, adicionalmente, os valores atribuídos na etiqueta europeia e no UTQG.

Este semana meti 2 pneus novos e desta vez não meti Continental. Depois darei a opinião.

Greetings!

Kormoran é uma marca Polaca do grupo Michelin.
Estão uns furos acima dos Sava mas não são tão bons como os Mabor.
Têm paredes moles e baixo ruído de rolamento.
Não gostam de curvas de repente mas são confortáveis em piso reles.

Cumprimentos

Bom dia!

Alguem conhece? Isso presta?

Kormoran Runpro B2 185/60 R15 XL

Não sabia que a Mabor empregava tanta gente.
Eu tenho Mabor montados e pelos vistos é para continuar.

Para o grupo alemão, que tem uma fábrica em Famalicão que factura 800 milhões de euros e emprega mais de 1.700 pessoas, o lançamento do Sport-Jet 3 "consiste, não só, a aposta da marca no aperfeiçoamento tecnológico dos seus produtos, mas também na revitalização de um símbolo do sector automóvel em Portugal - a Mabor".

Pneus Mabor à venda na Rússia, Polónia, Holanda, Bélgica, Espanha e Portugal - Indústria - Jornal de Negócios

O sitio que conheço que vende os Mabor mais baratos é a Feuvert.

Cumprimentos

Last edited:
Greetings!

Kormoran é uma marca Polaca do grupo Michelin.
Estão uns furos acima dos Sava mas não são tão bons como os Mabor.
Têm paredes moles e baixo ruído de rolamento.
Não gostam de curvas de repente mas são confortáveis em piso reles.

Cumprimentos

No orçamento que recebi informam um "C" para piso molhado. Tendo em conta o preço e que o carro em questão faz praí 8 mil km/ ano e é um motor 1.2 75 cv, fiquei a pensar.

Mas minha dúvida principal é a segurança: Será que compromete muito esta questão?

Andava a adiar a substituição dos 2 pneus da frente da GScenic há uns meses, mas devido a um furo que a esposa teve ontem, nem reparei e substitui os 2.

Dois pneus Continental Premium Contact 5 na medida 205/60R1692H, duas válvulas, quatro calibragens e trocar os pneus traseiros para a frente, ficou-me em 200 paus.

Prometi uma opinião acerca dos novos pneus que coloquei e já ficará aqui registada. Gostava de poder aprofundar mais as experiências com os novos pneus e dar uma opinião mais fundamentada, mas isso será impossível, uma vez que irei mudar os amortecedores e isso influenciará o comparativo entre os pneus antigos e os novos (os novos sairiam beneficiados). Mas vamos a factos (+/-) concretos.

O carro é um Megane II que sempre levou Continental: desde os SportContact2, passando pelos 3 e acabando agora nos 5 (sendo que estes últimos apenas foram montados no eixo traseiro, onde ainda permanecem). Portanto, a comparação será entre os Continental SportContact3 que estavam montados na frente e os Nexen N'Fera SU1. A medida é 205/50 R17.

Modelo antigo: Continental SportContact3, 205/50 R17 89V
Modelo novo: Nexen N'Fera SU1, 205/50 R17, 93W XL

Factos importantes que saltam logo à vista: os Nexen têm maior índice de carga e de velocidade e são extra load (reforçados).

A favor dos Nexen:
- ligeiramente mais confortáveis (uma diferença marginal);
- laterais mais duras, o que torna a abordagem às curvas mais agradável e incisiva;

A favor dos Continental:
- melhor feedback (neste ponto ainda não experimentei melhor)
- a direcção fica mais 'pesada' (de certa forma relaciona-se com o feedback)

Empate: em termos de ruído parecem-me semelhantes.

Depois, a parte que me faltava explorar com mais tempo, e que requeria variadas experiências, relaciona-se com a aderência. Em seco confesso que não senti diferenças para os Continental. Em molhado, só agora ao vir para casa é que pude verificar e a sensação com que fiquei foi que agarram melhor que os Continental gastos. Em novos, diria que ambos terão o mesmo nível de aderência. Contudo precisava de apanhar um tempo mais agreste para verificar como se comportam os Nexen, nomeadamente o comportamento sob chuva intensa: aquaplanagem, travagem e se haveria alguma diferença ao nível dos ventos laterais.

Por verificar ficam, igualmente, as diferenças ao nível do consumo e do desgaste.

Em termos técnicos, os Nexen apresentam os valores E para o consumo, B para a chuva e 71 dB para o ruído.
Os Continental apresentam os valores F para o consumo, B para chuva e 72 dB para o ruído, ou seja, tudo muito semelhante.

Relativamente à classificação UTQG, os Nexen apresentam um treadwear de 300, um traction grade AA e temperature A. Os Continental apresentam os mesmos valores, excepto no treadwear onde apresentam o valor de 280 (pior). Mais uma vez tudo muito parecido.

No que toca a preços, os Continental ficavam-me a 120€ por pneu, ao passo que os Nexen me saíram a 90€. Desta vez decidi que compraria mais barato e a única opção viável, das várias casas que percorri, foram estes coreanos. Não consegui nem Hankook, nem Kumho, nem Nokian mais baratos que os Continental.

E tudo isto para concluir o quê? Bem, ainda é prematuro para tirar conclusões definitivas, mas estou bastante agradado com a opção tomada. O tempo e as experiências futuras ditarão uma opinião mais conclusiva acerca dos Nexen. Quero ver como se comportam nas mais variadas situações, ver como resistem ao tempo (se não ficam ressequidos, se não se 'lembram' de rebentar por acaso, etc) e se a qualidade do pneu se mantém homogénea ao longo do desgaste ou se a partir de determinada altura (metade do desgaste, por exemplo) começam a perder compostura.

Last edited:
Já conduzo há muitos anos com pneus C em chuva.
Quase toda a gente na estrada anda com pneus C em chuva.
B ou melhor é para pneus que custam pelos menos mais 20€ por pneu.

Cumprimentos

No orçamento que recebi informam um "C" para piso molhado. Tendo em conta o preço e que o carro em questão faz praí 8 mil km/ ano e é um motor 1.2 75 cv, fiquei a pensar.

Mas minha dúvida principal é a segurança: Será que compromete muito esta questão?

Não sabia que a Mabor empregava tanta gente.
Eu tenho Mabor montados e pelos vistos é para continuar.

Para o grupo alemão, que tem uma fábrica em Famalicão que factura 800 milhões de euros e emprega mais de 1.700 pessoas, o lançamento do Sport-Jet 3 "consiste, não só, a aposta da marca no aperfeiçoamento tecnológico dos seus produtos, mas também na revitalização de um símbolo do sector automóvel em Portugal - a Mabor".

Pneus Mabor à venda na Rússia, Polónia, Holanda, Bélgica, Espanha e Portugal - Indústria - Jornal de Negócios

O sitio que conheço que vende os Mabor mais baratos é a Feuvert.

Cumprimentos

A maioria da produção feita em Portugal neste momento são pneus Continental.

Acabei de meter estes pneus na medida 185/55R14 atrás. 100€ o par com montagem, ecovalor, valvulas e calibragem.

8963cb3fcff0f511808d655ae9ff50a0.jpg

Nexen n'blue hd.

Vamos a ver se nos agradam.

Acho que te referes a GT Radial Champiro UHP1... Eu não os metia nos meus carros, mas cada um sabe de si:

GT Radial Champiro UHP1 | the GT Radial Champiro UHP1 reviewed and rated - TyreReviews

Tenho visto alguns testes, e num dos comparativos apesar de ter ficado em ultimo, ele tava-se a debater com pneus de topo do segmento o que era previsivel o seu lugar, mas mesmo assim ainda consegui ter bastantes pontos positivos, tenho de ver se encontro esse comparativo

A Nexen vale alguma coisa?

Preciso de uns 195/65/16 e a coisa não esta barata.
Tenho neste momento uns Nexen n3000 no ford fiesta cá de casa, ja com uns anos e neste momento o problema deles e mesmo os anos e a borracha ja esta a ficar seca, mas tirando este ponto que acontece em todos os pneus, fiquei bastante satisfeito com o pneu, nao é um dos melhores mas nem eu nem o meu pai sentimos a nossa segurança em causa, tanto que o mais certo é levar com outros nexen mas desta vez outro modelo.

Já tive Nexen e detestei. Além disso nunca vi uma pessoa que ficasse minimamente satisfeito com essa marca.
Há tantas alternativas superiores no mercado que na minha opinião esses nem deveriam ser considerados.

bals se bem me lembro a umas paginas atras já tivemos uma conversa sobre os Nexen e no meu caso fiquei satisfeito.

Afinal aqui a uns post atras quando anunciem que a roady tinha os Sport-jet 3 e que achava que iria sair o novo modelo estava correto, não era erro nenhum.

É que todas a marcas que pertencem a Continental deste segmento estão a sair com o modelos novos e todos os pisos tem algum semelhança.

Mabor Sport-jet 3

mabor-sport-jet-3-316x240.jpg

General Altimax Sport

GENERAL-ALTIMAX-SPORT.jpg

Matador MP 47 Hectorra 3

mp_47.jpg

Vicking Protech Hp

Profil_protechhp_WM.jpg

Barum bravuris 3

barum_bravuris3_1.jpg

Last edited:
Encontrei esta Noticia sobre os Gt Radial, parece que vão equipar alguns carros como pneus de origem, o modelos em causa podem não ser muito relevantes no mercado (mas ainda tem um bom volume de vendas), mas temos de admitir que é um grande passo para a Gt Radial, agora vamos ver como estes pneus se iram comportar.

Ontem meti 2 Goodyear Efficient Grip Performance na medida 205/55R16 por 68€ cada um (montagem, calibragem, válvulas, ecotaxas, etc.. incluídas). Soma-se mais 20€ para alinhamento de direcção e o total ficou em 156€ apr:)

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguém tem uma opinião sobre os pneus Torque TQ901 XL 94 W. Preciso de colocar 2 pneus com as medidas 225/45 R17 e falaram-me destes tendo em conta a qualidade preço.

Como não conheço a marca gostava de saber opinião de alguém entendido.

Last edited:
Barum alguém já utilizou pneus desta marca? Tenho um orçamento de 80 euros para dois pneus com calibragem e válvula e ecovalor na medida 165/65/14. Penso que são os Bravuris 2.
Opiniões aceitam-se.

Conheces a marca de algum lado? Já verificaste a classificação desses pneus? Existe algum teste/review de alguém que tenha comprado esses pneus? A diferença de preço em relação a marcas mais conhecidas é muito grande?
Na minha opinião, isso é um tiro num escuro. Quase de certeza que a qualidade deve ser má...

Não conheço a marca nem encontrei classificações. O preço que me propuseram é de 70€ cada.

Não me parece barato. A decisão é tua, mas eu não os comprava. (Mas também sou contra os pneus de marcas desconhecidas. A minha opinião já foi relatada algumas páginas atrás...)

Back