Prometi uma opinião acerca dos novos pneus que coloquei e já ficará aqui registada. Gostava de poder aprofundar mais as experiências com os novos pneus e dar uma opinião mais fundamentada, mas isso será impossível, uma vez que irei mudar os amortecedores e isso influenciará o comparativo entre os pneus antigos e os novos (os novos sairiam beneficiados). Mas vamos a factos (+/-) concretos.
O carro é um Megane II que sempre levou Continental: desde os SportContact2, passando pelos 3 e acabando agora nos 5 (sendo que estes últimos apenas foram montados no eixo traseiro, onde ainda permanecem). Portanto, a comparação será entre os Continental SportContact3 que estavam montados na frente e os Nexen N'Fera SU1. A medida é 205/50 R17.
Modelo antigo: Continental SportContact3, 205/50 R17 89V
Modelo novo: Nexen N'Fera SU1, 205/50 R17, 93W XL
Factos importantes que saltam logo à vista: os Nexen têm maior índice de carga e de velocidade e são extra load (reforçados).
A favor dos Nexen:
- ligeiramente mais confortáveis (uma diferença marginal);
- laterais mais duras, o que torna a abordagem às curvas mais agradável e incisiva;
A favor dos Continental:
- melhor feedback (neste ponto ainda não experimentei melhor)
- a direcção fica mais 'pesada' (de certa forma relaciona-se com o feedback)
Empate: em termos de ruído parecem-me semelhantes.
Depois, a parte que me faltava explorar com mais tempo, e que requeria variadas experiências, relaciona-se com a aderência. Em seco confesso que não senti diferenças para os Continental. Em molhado, só agora ao vir para casa é que pude verificar e a sensação com que fiquei foi que agarram melhor que os Continental gastos. Em novos, diria que ambos terão o mesmo nível de aderência. Contudo precisava de apanhar um tempo mais agreste para verificar como se comportam os Nexen, nomeadamente o comportamento sob chuva intensa: aquaplanagem, travagem e se haveria alguma diferença ao nível dos ventos laterais.
Por verificar ficam, igualmente, as diferenças ao nível do consumo e do desgaste.
Em termos técnicos, os Nexen apresentam os valores E para o consumo, B para a chuva e 71 dB para o ruído.
Os Continental apresentam os valores F para o consumo, B para chuva e 72 dB para o ruído, ou seja, tudo muito semelhante.
Relativamente à classificação UTQG, os Nexen apresentam um treadwear de 300, um traction grade AA e temperature A. Os Continental apresentam os mesmos valores, excepto no treadwear onde apresentam o valor de 280 (pior). Mais uma vez tudo muito parecido.
No que toca a preços, os Continental ficavam-me a 120€ por pneu, ao passo que os Nexen me saíram a 90€. Desta vez decidi que compraria mais barato e a única opção viável, das várias casas que percorri, foram estes coreanos. Não consegui nem Hankook, nem Kumho, nem Nokian mais baratos que os Continental.
E tudo isto para concluir o quê? Bem, ainda é prematuro para tirar conclusões definitivas, mas estou bastante agradado com a opção tomada. O tempo e as experiências futuras ditarão uma opinião mais conclusiva acerca dos Nexen. Quero ver como se comportam nas mais variadas situações, ver como resistem ao tempo (se não ficam ressequidos, se não se 'lembram' de rebentar por acaso, etc) e se a qualidade do pneu se mantém homogénea ao longo do desgaste ou se a partir de determinada altura (metade do desgaste, por exemplo) começam a perder compostura.