Tópico dos Recibos Verdes

O IRS não são nada 20%....

O IRS é segundo escalões e vai até 42%!

Segundo o que um gajo ganha num ano, é que é visto em que escalão ficou e quanto é que tem de pagar. Sejam 10%, 12%, 13% 35% etc etc.

A retenção é que é de 20% por ser um valor médio que dá vantagem ao estado. Já que a maioria fica abaixo deste valor e já reteve mais do que precisava. E chega ao final do ano e recebe o guito de volta!
É 20% para as actividades gerais e para os valores que ele diz que vai receber.

A não ser que ele esteja num dos regimes excepcionais (por exemplo, enfermagem), é mesmo 20% que desconta.

O que é que tu chamas de problema?

Se não passares os 10.000€ para o ano continuas com a opção de não cobrares IVA e de não reteres IRS.

Mas o facto de não reteres IRS não quer dizer que estás livre de pagar impostos.

Se fizeres por exemplo 9.000€ neste ano. No final do ano tens de preencher as papeladas do IRS e metes lá que ganhaste 9.000€ e fizeste 0€ de retenção! E então (a menos que tenhas muitas despesas) vais ter de pagar nop mínimo uns 500€.

Quando se passa os 10.000€ num ano civil também é obrigatório reter o IRS? Eu trabalhei a recbibos verdes, assim que entrei no regime do IVA (por ter passado os tais 10.000) nunca retive IRS. A maneira como escreveste dá-me a ideia que passa a ser obrigatório reter também o IRS, ou percebi mal?

Quando se passa os 10.000€ num ano civil também é obrigatório reter o IRS? Eu trabalhei a recbibos verdes, assim que entrei no regime do IVA (por ter passado os tais 10.000) nunca retive IRS. A maneira como escreveste dá-me a ideia que passa a ser obrigatório reter também o IRS, ou percebi mal?
Penso que és obrigado a reter IRS se passares dos 10.000€ no ano anterior.

Mas já vou confirmar.

O meu caso deve ser este, sendo o primeiro ano que passo recibos, colectei-se pela primeira vez junto dos serviços das finanças, solicitei isenção de um ano na segurança social, emiti recibos até 2.821€.
Resultado = Positivo – Dos 2.821€ que recebei não tenho que efectuar quaisquer descontos.

não é?

Chama-se "retenção na fonte do IRS".
Mau!!! Hehehe

o IRS são 20%, que tens de pagar sempre. Podes escolher fazer retenção na fonte, ou seja, recebes menos 20%, e a empresa entrega-os às Finanças. Caso contrário, tens de guardar o dinheiro para depois, no fim do ano fiscal, o pagares, mas isso só aconselho a quem tem as contas muito bem organizadinhas. Se fizeres a retenção na fonte, não apanhas com surpresas desagradáveis.

Tu disseste isto.

Imagina que ganhas 10.000€ este ano e que NÃO FIZESTE retenção.

Chegas ao final do ano, preenches a declaração e depois recebes a conta para pagar! Mas não pagas 2.000€ (20%)... Vais pagar menos. Pq tens despesas e o valor no final com os abatimentos não é de 20%.

Se FIZESTES A retenção, chegas ao final do ano e recebes dinheiro.

A Retenção é 20% pq é um valor médio! O IRS varia conforme os ganhos. Ou pagas ou recebes!

Se a RV fizeres retenção de 20%, mas se ganhas 100.000€ por ano, podes ter a certeza que vais pagar mais IRS no final do ano! (depende das despesas)

O meu caso deve ser este, sendo o primeiro ano que passo recibos, colectei-se pela primeira vez junto dos serviços das finanças, solicitei isenção de um ano na segurança social, emiti recibos até 2.821€.
Resultado = Positivo – Dos 2.821€ que recebei não tenho que efectuar quaisquer descontos.

não é?
Desculpa, mas não entendi!

não é?

Não sei se tens de pagar, mas acho que tens que declarar.

Como podes ver nas tabelas que coloquei 2.821€ fica no escalão mais baixo!

Ou seja o IRS são 10,5% e não há parcela a abater!

Tu estás em sistema Simplificado de certeza absoluta. Onde 35% (ou 30% não sei se já mudou) do que ganhas são considerados logo como despesas! Depois ainda podes adicionar mais despesas!

Ou seja 10.5% dos 2.821 = 282,10€

Mas tens pelo menos 990€ de despesas! que entram para as contas.
Por isso não deves ir pagar anda.

Mas não sei fazer as contas. Só preenchendo os papeis e ver o resultado!

Desculpa, mas não entendi!

Como podes ver nas tabelas que coloquei 2.821€ fica no escalão mais baixo!

Ou seja o IRS são 10,5% e não há parcela a abater!

Tu estás em sistema Simplificado de certeza absoluta. Onde 35% (ou 30% não sei se já mudou) do que ganhas são considerados logo como despesas! Depois ainda podes adicionar mais despesas!

Ou seja 10.5% dos 2.821 = 282,10€

Mas tens pelo menos 990€ de despesas! que entram para as contas.
Por isso não deves ir pagar anda.

Mas não sei fazer as contas. Só preenchendo os papeis e ver o resultado!

pois, obrigadão, vou falar com o contabilista do meu pai para ver então

Recibos verdes e Segurança Social

Recibos verdes e Segurança Social

Imaginem que alguém trabalhou 1 mês e 11 dias a recibos verdes. Quanto é que terá que pagar de Segurança Social? O respectivo a 2 meses ou a SS faz um acerto referente a apenas 11 dias de trabalho do segundo mês?

São 2 meses. A SS não quer saber quantos dias trabalhas, apenas sabe que, num determinado mês, prestaste serviços, e tens de pagar a SS correspondente, quer tenhas feito serviços durante 1h, ou 100h, quer tenhas ganho 1€ ou 10.000€.

Estúpido mas veridico.

Boas, venho aqui tentar esclarecer algumas duvidas que me pairam:

Situação: Estudante e dependente da Mãe, 'nunca' trabalhei.

Estou a fazer um acto isolado dum trabalho para uma empresa.
Em princípio vou ficar a trabalhar nessa empresa, como tal tenho 2 hipóteses, assino contrato pago SS, q não sei quanto é nem em %, e o patrão paga o restante, sendo que no primeiro ano estou isento.

Ou recibos verdes, passo recibo retenho 20%(?) na fonte, cobro 20% iva e entrego nas finanças, correcto? Tendo em conta que dificilmente passarei 10000€/ano, no próximo ano pagarei menos que esses +/-155€?

Se por um lado contrato será preferível por ser mais 'seguro', penso que pelo menos neste ano de isenção de SS irei receber mais, correcto?

Ps: em qualquer das situações devo informar a SS para findar abonos e pensões, ou é automático?

desde já agradecido

Tu tens a oportunidade de Contrato e queres Recibos Verdes???

No Contrato tu pagas 11% de SS e o Patrão paga 13% (penso que é isto... agora baralhei-me"

E vais Reter menos para o IRS (Mas tb vais receber menos no final do ano)

Mas tens direito a subsidio de férias (e a RV não...) tens direito a fundo de desemprego (e a RV não) e tens direito a férias (não no 1º ano e de acordo com o tempo de trabalho) e nos RV não...

Preferes ficar a RV quanto tens possibilidade de contrato? Diz-me onde é que eu roubo-te o contrato...

Tu tens a oportunidade de Contrato e queres Recibos Verdes???

No Contrato tu pagas 11% de SS e o Patrão paga 13% (penso que é isto... agora baralhei-me"

E vais Reter menos para o IRS (Mas tb vais receber menos no final do ano)

Mas tens direito a subsidio de férias (e a RV não...) tens direito a fundo de desemprego (e a RV não) e tens direito a férias (não no 1º ano e de acordo com o tempo de trabalho) e nos RV não...

Preferes ficar a RV quanto tens possibilidade de contrato? Diz-me onde é que eu roubo-te o contrato...
O trabalhador paga 11% de SS, e a entidade empregadora 23,75%.

Em termos de IRS, há escalões para isso. Mas os valores são bem inferiores aos 20% dos recibos verdes. Por exemplo, se ganhares até 980 euros, descontas 4%.

Somado, dá 15% de descontos, o que é inferior aos 20% que se descontam de IRS a recibos verdes, sem falar nos 155€ (minimo) para a SS. [;)]

Juntando a isto as vantagens faladas pelo Silverarrow, um contrato é sempre preferivel a estar a recibos verdes.

Voltar
Superior