Óbvio que é ilegal e não é por o dono dizer que podes fazer que vai tornar esta marosca legal. [] Estás a ser conivente com uma ilegalidade mas eu não sou ninguém para te julgar, cada cabeça sua sentença! [
]
Quando escrevi que o meu amigo tinha dito aquilo não queria dizer que tornava legal aquele procedimento :sh) hehe
Se não pensas passar mais nenhum acto isolado penso que será o ideal, no entanto, é preciso ter em atenção que se optares pelo acto isolado a prestação de serviços está sujeita a IVA, portanto, aos 1800 € terás que acrescer IVA à taxa legal em vigor (em princípio será a taxa normal de 23%).
Este IVA terá que ser entregue ao Estado até ao final do mês seguinte ao da emissão do recibo, portanto, se emitires o recibo em Março terás que pagar o IVA até ao final de Abril.
Aqui está um ponto deveras negativo para o acto isolado, hehe. Então resumindo, eu entrego um acto isolado hoje e até 30 de Abril tenho de entregar ao estado cerca de 414€? Ao passo que se entregar um recibo verde fico "livre" de pagar este valor no imediato? Ou terei de pagar esse valor quando for a entrega do irs?
Não existe problema nenhum, se não prevês efectuar mais nenhum serviço num futuro próximo optas pelo acto isolado e caso surja mais alguma coisa poderás sempre iniciar actividade e passar recibos verdes.
No teu caso os recibos verdes não devem prejudicar-te assim tanto, caso optasses por dar início de actividade, com base na previsão que mencionas (aproximadamente 2.000€/ano) ficarias isento de IVA, dispensado de reter IRS e isento de contribuições para a segurança social, portanto, não serias prejudicado em nada. []
Neste caso então não é assim tão mau abrir actividade, perco é aquela tal bonificação (não sei se é o nome mais indicado, mas fica-se livre de pagar qualquer taxa) do 1º ano de recibos verdes, não é?
Então para abrir actividade basta dirigir-me às finanças (loja do cidadão também é possível?), ou é igualmente possível abrir actividade, online? Pelo que li tenho de levar a minha documentação e o meu NIB, correcto? Terei de informar a pessoa que me atender o que vou facturar +/-? Tenho também de dizer que já faço descontos com contrato?
Muito obrigado pela ajuda e tempo despendido e peço desculpa pela batalhão de perguntas [
Última edição: