Tópico dos Recibos Verdes

Vai haver muita gente a ter que fechar actividade pois não ganha para despesas. E eu talvez seja um deles...

Infelizmente foi o que tive de fazer...

Pelo que percebi recebeste uma carta/mail da SS a dizer que a tua contribuição seria de 186€ mas debitavam 124€. Foi isso? .

Mais ou menos.
Eles enviaram carta a dizer que iria pagar os 186. Como é habitual nestas situações, coloquei este post aqui no forum.
Vejam o que o vsfce me respondeu de seguida.
Ele basicamente disse que deveriam ter enquadrado no primeiro escalão e que das duas uma. Ou que a seg social iria corrigir essa situação ou que eu poderia fazer a alteração de escalão na seg social directa.
Na altura devida, fui verificar como estava a situação e então tinha sido enquadrado directamente no primeiro escalão. A seg social fez a correcção.

É incrível o que estes gajos exigem aos trabalhadores independentes.

kodiak

Bem... quem tem actividade aberta, e um emprego que lhe paga a Seg. Social (como eu), será vantajoso fechar a actividade para prevenir o futuro?

Digo isto porque trabalho...não há! Simplesmente!
E manter actividade aberta, sem ganhar dinheiro, sem passar recibos, e chega-se ao final do ano e ao fazer-se o IRS esta situação pode prejudicar as contas, não será melhor fechar actividade?

Prejudica as contas em que sentido? Pois também me encontro nessa situação?

Última edição:
Bem... quem tem actividade aberta, e um emprego que lhe paga a Seg. Social (como eu), será vantajoso fechar a actividade para prevenir o futuro?

Digo isto porque trabalho...não há! Simplesmente!
E manter actividade aberta, sem ganhar dinheiro, sem passar recibos, e chega-se ao final do ano e ao fazer-se o IRS esta situação pode prejudicar as contas, não será melhor fechar actividade?

Sem ler nada (legislação), a mina resposta será:

Se tens um emprego como dependente (em que pagas SS e te retêm IRS), penso que não te afectará o facto de teres a actividade aberta e não passares nenhum recibo. Isto com base no meu parco conhecimento da legislação actual.

Agora, se quiseres antecipar alguma possível futura alteração da legislação, força, encerra a actividade.

Se eu tivesse na tua situação, deixava-me estar, pois se aparecer algum serviço, passas o recibo.

A questão do acto isolado, já aqui foi escrito alguma coisa sobre isso, há quem te vá dizer que podes passar um por ano... Eu digo-te que podes, mas, que o acto isolado, é mesmo isso, algo que acontece muito esporadicamente. Se passares um acto isolado todos os anos, e se fores alvo de alguma inspecção, o rendimento será certamente considerado regular, e ser-te-á exigido o pagamento de imposto se devido (fica este se devido, pois sinceramente não sei como é feita a tributação em sede de SS, no caso de um acto isolado de alguém que é também trabalhador dependente, ou seja, não sei se pagando SS como dependente, será exigido pagamento de SS num acto isolado).

Como não quero pagar, Vou ver se pago a alguém para me esclarecer sobre isso.

Agradeço que se alguém tiver o contacto profissional do vsfce mio envie por pm.

kodiak

Aumenta de 29,6 para 30,7 a seguranca social, e o respectivo IRS como todos.

É mais um convite à evasão fiscal, e a ficar abaixo dos 10 mil para não pagar IRS.

Não percebi...

A SS não fica como estava (governo desistiu do aumento da TSU)?
O IRS é como todos? Era 21,5% certo? Passa para quanto? O valor escrito no recibo será qual?

Quando falas dos 10 000€, referes-te ao IVA certo?

Não percebi...

A SS não fica como estava (governo desistiu do aumento da TSU)?
O IRS é como todos? Era 21,5% certo? Passa para quanto? O valor escrito no recibo será qual?

Quando falas dos 10 000€, referes-te ao IVA certo?

A seguranca social ficou igual para os conta de outrem, para os recibos aumentou.

O IRS tinha ideia que a taxa dependia do rendimento, se calhar é como dizes 21,5%, não sei.

Sim se passares menos de 10 mil não precisas de pôr IVA nem IRS.

Como fica a situação do IRS em 2013 nos RV?

A nível de retenção na fonte, não vi em lado nenhum como é suposto ficar.

Mas vai ser uma grande machadada.

1.º O rendimento a considerar para efeitos de IRS, e consequentemente Segurança Social, passa quem tem regime simplificado (i.e. não paga a contabilista) passa para 80% do valor faturado (era 70%).

2.º Sobe o IRS como para todos os outros (com a agravante de incidir sobre um valor maior)

3.º A contribuição para a Seg. Social passa de 29,6% para 34,75%. Fala-se que vai passar a dar direito a subídio de desemprego.

Os trabalhadores independentes sem contabilidade organizada vão ser chamados a pagar mais IRS por duas vias: por um lado, sujeitam-se a toda a subida de taxas e reduções de deduções à colecta que estão planeadas e que afectam todos os contribuintes; mas, antes disso, vêem o coeficiente de presunção de rendimentos subir para os 80%.
Caso se mantenham as intenções previstas na versão preliminar da proposta de Orçamento do Estado para 2013 a que o Negócios teve acesso, os independentes inscritos no regime simplificado vão ser obrigados a pagar IRS sobre 80% do valor das prestações de serviços que efectuarem no ano. Trata-se de um agravamento de 10 pontos percentuais na base tributável em relação aos 70% actuais.
In Jornal de Negócios

Acho que é 30,7.

Qual a vantagem da contabilidade organizada? Tem de pagar-se sempre a um contabilista, tipo 50€ mês e fica-se no mínimo no segundo escalão.

Depende do nível de rendimentos. Eu por exemplo estou no regime simplificado em que a tributação é feita sobre 70% dos rendimentos. Contudo, não tenho 70% de lucro. Se a presunção de rendimentos passar para 80%, vou passar a ser tributado sobre essa percentagem.

Se é mais vantajoso ter contabilidade organizada? Depende do que se ganha, do lucro e do que se terá que pagar a um TOC. Basicamente, é fazer as contas, como dizia um defunto PM...

A nível de retenção na fonte, não vi em lado nenhum como é suposto ficar.

Mas vai ser uma grande machadada.

1.º O rendimento a considerar para efeitos de IRS, e consequentemente Segurança Social, passa quem tem regime simplificado (i.e. não paga a contabilista) passa para 80% do valor faturado (era 70%).

2.º Sobe o IRS como para todos os outros (com a agravante de incidir sobre um valor maior)

3.º A contribuição para a Seg. Social passa de 29,6% para 34,75%. Fala-se que vai passar a dar direito a subídio de desemprego.

Posso já apostar então num aumento da economia paralela para os 30%... Dinheiro fácil (o da aposta)!:sh)

Correcção:

Pelo que consegui perceber os recibos verdes pagam 21,5% (25 em 2013) de IRS sobre 70% (80 em 2013) do rendimento.

O IVA é apenas para + 10000.

Para calcular a segurança social também são 70% (80 em 2013) do rendimento relevante / 419,22. Depois é só enquadrar o resultado nesta tabela, sendo que fica no escalão imediatamente inferior. http://www2.seg-social.pt/left.asp?03.03.03.02 Exemplo, se der um valor de 1,55 fica no 2º escalão.

Não se paga SS abaixo de 2500, até 5000 é metade do 1º escalão e acima disso já entra no segundo escalão. Para não pagar ou pagar menos (até 5000) é necessário requerimento à SS para pagar duodécimo do valor. Não sejam burros como eu que estive um ano sem passar recibos, não disse nada à SS e agora vou pagar 124€.

Atenção, isto é para quem apenas passa recibos e não tem trabalho por conta de outrem.

Última edição:
Voltar
Superior