Tópico dos Recibos Verdes

Boas.

Já vis por aqui vários tópicos sobre os recibos verdes.
E pelo que me informei, quando se abre a actividade e se passa a passar (salvo a redundancia) os recibos verdes sa contas que me falaram são assim.

Valor a Cobrar = 1000 €
IVA (21%) = 210 € = 1.210 € (total)

Mas como o IVA vai direitinho para o estado, então não vamos contar com ele para os nossos valores.

1000 - 20% IRS = 800 € -> Valor que iriamos realmente receber.

Agora a minha pegunta é .. estes 20% de IRS que se paga é Fixo ou depende do valor cobrado ??

Outra questão :
O estado diz que nos RV 30% do cobrado é despesas (logo não é tributável) e os outros 70% é lucro ( e assim tributável).

Assim sendo .. os 20% aplicam-se aos 100% pedidos ou apenas aos 70 % ?

Obrigado.

Já se falou aqui bastante de recibos verdes.

Não percebi muito bem a tua questão. Ainda assim, vou dar-te uma brevissima explicação.

Se passares recibos, que totalizem mais de 10 mil euros, aí sim tens que cobrar IVA, ou seja, até este valor estás isento. Portanto, estando abaixo, o dinheiro é todo para ti.

A retenção de 20% de IRS, vai depender dos teus rendimentos, no global. Até podes nem pagar IRS, se tiveres rendimentos baixos.

Boas.

E pelo que me informei, quando se abre a actividade e se passa a passar (salvo a redundancia) os recibos verdes sa contas que me falaram são assim.

Valor a Cobrar = 1000 €

Mas como o IVA vai direitinho para o estado, então não vamos contar com ele para os nossos valores.

Agora a minha pegunta é .. estes 20% de IRS que se paga é Fixo ou depende do valor cobrado ??

Outra questão :
O estado diz que nos RV 30% do cobrado é despesas (logo não é tributável) e os outros 70% é lucro ( e assim tributável).

Obrigado.

Acrescenta ainda os 150euros (minimo) mensais para a segurança social...[:blush:]

depois de somares tudo vais ver uma discrepancia enorme com o que se ganha e com o que se recebe...as vezes ainda se pode é perder dinheiro ao se passar recibo:eek:

Boas.

Valor a Cobrar = 1000 €

Outra questão :

Obrigado.

Os 20% são sempre calculados, tendo como base o valor do recibo. Pelo teu exemplo, 20% sobre os 1000€.

Ok.

Mas então esses 20% cobrados são Fixos ou depende do valor que ponho no recibo ? Existe alguma tabela ?

Se eu cobrar, imaginem, 2000€ é na mesma 20% ?

Obrigado

.ps este meu post "aparece" pq ainda nao encontrei nenhuma explicação para isto .. é que a pesquisa não é assim tao explicita ....

Última edição:
Não há tabela nenhuma.[;)]

São 20% do valor do recibo e pronto. É sempre assim :)

Se forem 2000€ retens 400€.

Não é nada sempre assim. Já disse atrás, que a retenção PODE ou não haver. Pode ou não, em virtude dos rendimentos da pessoa. E pode ou não haver em virtude da actividade, que não foi dita aqui qual é.

E os descontos para a Seg.Social, podem ou não haver. Não foi dito aqui, se a pessoa já desconta por alguma outra entidade. Caso sim, estaria isenta de pagamentos, se o solicitasse.

Mas geralmente, é feita a retenção de 20%, ainda que depois o valor seja recebido de volta, no IRS do ano seguinte.

Meu caro, se à partida ele fala em 20% é porque já se informou de que seria essa a percentagem a reter, não?:confused:

haa .. é isso mesmo que eu quero saber .. Qual o valor efectivo a reter ?
Onde posso ver quais os valores a reter ??

Isto é :
- eu nao tenho outra empresa ,
- já estive empregado antes e já descontei
- Quero descontar o minimo para a Seg.Social :)
- Os meus rendimentos seriam, no recibo a pedir por volta de 1500€
- CAE - Programador Informático.

Obrigado.

Pronto, Auto Fan, leva lá a bicicleta![:D] [;)]

DAE, ele já te ajuda. Neste momento tenho que sair, mas logo vejo se já estás esclarecido, ok?[;)]

haa .. é isso mesmo que eu quero saber .. Qual o valor efectivo a reter ?
Onde posso ver quais os valores a reter ??

Isto é :
- eu nao tenho outra empresa ,
- já estive empregado antes e já descontei
- Quero descontar o minimo para a Seg.Social :)
- Os meus rendimentos seriam, no recibo a pedir por volta de 1500€
- CAE - Programador Informático.

Obrigado.

Para pagares o minimo, tens que passar o minimo de recibos.[:D]
Quanto á questao de se o ordenado seriam os valores, deduzidos de 20% de IRS:
Seriam, SE não pagar IRS, e não pagar IVA. E claro, no ano fiscal seguinte, podes ter IRS a pagar ou a haver.

Bom .. é que parece que isto é uma nuvem negra .. xiça.

Vamos por partes sff.

1º) O valor a reter de IRS tem alguma tabela ou é fixo ?? Isto é, depende do valor cobrado (sem contar com os 21% de iva) e tem que ser visto nalguma tabela ou é fixo aos 20 % ?

2º) É a primeira vez que vou abrir a actividade. Logo pelo que li, devo de estar ausento de IVA ...

3º ) Como faço as contas para saber qt tenho que pagar de Seg.Social ?

Obrigado.

1000€ - 20% IRS - Seg social (min. 150€) - Seguro de Acidentes de Trabalho

Ou seja, recebes metade, ou seja, os recibos verdes, salvo raras excepções(serviços esporádicos, etc), foram a pior m3rda que inventaram [;)]

1) IVA só se atingires 10.000 €/ ano. No 1º ano estás isento.

2) IRS - Retenção 20%. Percentagem fixa independentemente do valor do recibo - OPCIONAL. Podes não fazer retenção. Vais pagar é uma batelada no final do ano se não fizeres retenção vez nenhuma. Podes também fazer alternadamento. Mas sempre que faças são 20%

3) Segurança Social. Há uma prestação calculada com base nos teus rendimentos. Salvo erro (aqui ja nao tenho a certeza) também tens isenção no 1º ano. Julgo que varia entre os 100 e os 190€ por mês.

1) IVA só se atingires 10.000 €/ ano. No 1º ano estás isento.

2) IRS - Retenção 20%. Percentagem fixa independentemente do valor do recibo - OPCIONAL. Podes não fazer retenção. Vais pagar é uma batelada no final do ano se não fizeres retenção vez nenhuma. Podes também fazer alternadamento. Mas sempre que faças são 20%

3) Segurança Social. Há uma prestação calculada com base nos teus rendimentos. Salvo erro (aqui ja nao tenho a certeza) também tens isenção no 1º ano. Julgo que varia entre os 100 e os 190€ por mês.
Não são 10000€, são 9975.96€ (dois mil escudos). E não se tem isenção nenhuma no 1º ano. A adesão ao regime de IVA é obrigatória só quando se ultrapassa aquele valor (pode até ser vários anos depois de abrir actividade). Este valor é cobrado à entidade a quem se presta o serviço e entregue ao Estado posteriormente, descontadas o IVA das despesas relacionadas com a actividade.

A adesão ao regime de IVA implica a retenção.

@ Motora e AutoFan:
A retenção é sempre de 20%.
No ano seguinte, em função da declaração de rendimentos, é calculado que percentagem de rendimento bruto é que o contribuinte devia ter pago. Essa percentagem é que varia conforme o escalão.

Não são 10000€, são 9975.96€ (dois mil escudos). E não se tem isenção nenhuma no 1º ano. A adesão ao regime de IVA é obrigatória só quando se ultrapassa aquele valor (pode até ser vários anos depois de abrir actividade). Este valor é cobrado à entidade a quem se presta o serviço e entregue ao Estado posteriormente, descontadas o IVA das despesas relacionadas com a actividade.

A adesão ao regime de IVA implica a retenção.

@ Motora e AutoFan:
No ano seguinte, em função da declaração de rendimentos, é calculado que percentagem de rendimento bruto é que o contribuinte devia ter pago. Essa percentagem é que varia conforme o escalão.

Quando foi mencionado a isenção, concerteza queriam-se referir ao IRS. E a retenção, já foi dito e redito. Por norma ha a retenção de 20%, mas ha certos casos em que, ou não há retenção, ou está-se isento.

@ Motora e AutoFan:

Ok.

Essa percentagem de rendimento bruto (no final do ano) é entao calculada seguindo as tabelas de IRS de trabalho dependente não é ?

Obrigado.

Bem que confusão que para aqu vai. Vou tentar ajudar no que sei.

A 1ª grande dúvida é esta. É a tua 1ª vez? nunca estiveste colectado?

Se NUNCA estiveste colectado, tens direito a 12 meses de isenção de Segurança Social.
No 1º Ano NÃO COBRAS IVA Logo não o pagas depois.
A retenção é FACULTATIVA! mas no final do ano conforme os teus rendimentos anuais ( 1.000 ou 100.000), vais ter de pagar IRS correspondente.

Se não é o teu 1º ano. E se tiveres ganho mais de 10.000€ o ano passado (RAD já são 10.000€ já foi actualizado!). Tens de COBRAR IVA e pagar IVA.
O IRS o melhor é fazeres a retenção e salvo seres músico ou assim, fazes sempre 20% de retenção . Depois no final do ano depende se ganhas 1.000€ ou 100.000€ ou recebes dinheiro de volta, ou ainda vais PAGAR MAIS!

A Segurança Social são 151,80€ POR MÊS!

Voltar
Superior