Tópico dos Recibos Verdes

E depois n esqueças de pagar todos os meses 155€ à segurança social quer q ganhes ou não guita, enquanto n deres baixa aos recibos.
A n ser q já tenhas um contracto de trabalho com uma empresa e esta já desconta a tua Seg. Social, mas tens q avisar ás finanças q já descontas

Vais a SS, e inscreveste na SS. E eles dão-te 12 meses de isenção de pagamento.

Como nunca estiveste colecatdo não és obrigado a cobrar IVA. Marcas no recibo a opção de "Regime de Isenção art 53"

Em relação à Retenção na Fonte. Também nãos és obrigado a fazer! Mas só aconselho se fores um gajo certinho....

Pq hoje são 100, amanha são 1000 e chegas ao final do ano e tens de ir pagar 1.000€ e depois não tens pq gastaste tudo!

E depois n esqueças de pagar todos os meses 155€ à segurança social quer q ganhes ou não guita, enquanto n deres baixa aos recibos.
A n ser q já tenhas um contracto de trabalho com uma empresa e esta já desconta a tua Seg. Social, mas tens q avisar ás finanças q já descontas
Para já tem isenção.

n percebi... todos os meses tenho que pagar 155€ por mÊs á segurança social?

Vais a SS, e inscreveste na SS. E eles dão-te 12 meses de isenção de pagamento.

Como nunca estiveste colecatdo não és obrigado a cobrar IVA. Marcas no recibo a opção de "Regime de Isenção art 53"

Em relação à Retenção na Fonte. Também nãos és obrigado a fazer! Mas só aconselho se fores um gajo certinho....

Pq hoje são 100, amanha são 1000 e chegas ao final do ano e tens de ir pagar 1.000€ e depois não tens pq gastaste tudo!

pois, mas a retenção na fonte serve para quê? eu posso passar recibos até 10.000€ no primeiro ano né?

pois, mas a retenção na fonte serve para quê? eu posso passar recibos até 10.000€ no primeiro ano né?
Todos temos de pagar impostos.

Como tu nunca tiveste historial nas finanças. Eles não sabem se ganhas 1.000€ por ano ou 100.000€

Quanto te colecaste deves ter dado um valor médio do que pensas que vais ganhar (abaixo dos 10.000) quase de certeza!

Por isso não és obrigado a fazer retenção na Fonte. Mas tens SEMPRE DE PAGAR IMPOSTOS!

Tu podes passar 20.000 ou 30.000€ de recibos este ano sem reteres nada! (Mas chegas ao final do ano e vais levar uma "estalada")

Só se este ano passares os 10.000€ é que para o ano és OBRIGADO a Cobrar IVA e a fazer 20% de RETENÇÃO!

Todos temos de pagar impostos.

Como tu nunca tiveste historial nas finanças. Eles não sabem se ganhas 1.000€ por ano ou 100.000€

Quanto te colecaste deves ter dado um valor médio do que pensas que vais ganhar (abaixo dos 10.000) quase de certeza!

Por isso não és obrigado a fazer retenção na Fonte. Mas tens SEMPRE DE PAGAR IMPOSTOS!

Tu podes passar 20.000 ou 30.000€ de recibos este ano sem reteres nada! (Mas chegas ao final do ano e vais levar uma "estalada")

Só se este ano passares os 10.000€ é que para o ano és OBRIGADO a Cobrar IVA e a fazer 20% de RETENÇÃO!

ok, e se não passar os 10.000€ nao há problema?

O que é que tu chamas de problema?

Se não passares os 10.000€ para o ano continuas com a opção de não cobrares IVA e de não reteres IRS.

Mas o facto de não reteres IRS não quer dizer que estás livre de pagar impostos.

Se fizeres por exemplo 9.000€ neste ano. No final do ano tens de preencher as papeladas do IRS e metes lá que ganhaste 9.000€ e fizeste 0€ de retenção! E então (a menos que tenhas muitas despesas) vais ter de pagar nop mínimo uns 500€.

O que é que tu chamas de problema?

Se não passares os 10.000€ para o ano continuas com a opção de não cobrares IVA e de não reteres IRS.

Mas o facto de não reteres IRS não quer dizer que estás livre de pagar impostos.

Se fizeres por exemplo 9.000€ neste ano. No final do ano tens de preencher as papeladas do IRS e metes lá que ganhaste 9.000€ e fizeste 0€ de retenção! E então (a menos que tenhas muitas despesas) vais ter de pagar nop mínimo uns 500€.

pois, é que como eu ainda estou a estudar e ao cargo dos meus pais estou ao cargo do meus pais então na declaração do IRS tenho que por lá os meus rendimentos...

assim este ano tenho que pagar o 500€ de impostos?

1º, o IRS são 20%, que tens de pagar sempre. Podes escolher fazer retenção na fonte, ou seja, recebes menos 20%, e a empresa entrega-os às Finanças. Caso contrário, tens de guardar o dinheiro para depois, no fim do ano fiscal, o pagares, mas isso só aconselho a quem tem as contas muito bem organizadinhas. Se fizeres a retenção na fonte, não apanhas com surpresas desagradáveis.

2º, a SS só pagas após passar um ano do inicio da actividade, portanto podes ficar (para já) tranquilo.

Boa sorte. [;)]

1º, o IRS são 20%, que tens de pagar sempre. Podes escolher fazer retenção na fonte, ou seja, recebes menos 20%, e a empresa entrega-os às Finanças. Caso contrário, tens de guardar o dinheiro para depois, no fim do ano fiscal, o pagares, mas isso só aconselho a quem tem as contas muito bem organizadinhas. Se fizeres a retenção na fonte, não apanhas com surpresas desagradáveis.

2º, a SS só pagas após passar um ano do inicio da actividade, portanto podes ficar (para já) tranquilo.

Boa sorte. [;)]
O IRS não são nada 20%....

O IRS é segundo escalões e vai até 42%!

Segundo o que um gajo ganha num ano, é que é visto em que escalão ficou e quanto é que tem de pagar. Sejam 10%, 12%, 13% 35% etc etc.

A retenção é que é de 20% por ser um valor médio que dá vantagem ao estado. Já que a maioria fica abaixo deste valor e já reteve mais do que precisava. E chega ao final do ano e recebe o guito de volta!

A actividade pode esta isenta de iva ou não, vê no artigo 9º do civa (link abaixo) a lista de actividades isentas.
Estando isento de iva por causa da actividade não está isento de retenção na fonte.

Caso não estejas isento de iva pela actividade, podes e caso tenhas declarado que preves ter menos de 10.000,00 euros anuais de total de vendas e prestação de serviços optar pelo regime de isenção dos pequenos retalhistas civa artigos 53, que implica a isenção de retenção na fonte.
Para fazer a estimativa não há metodo algum e só disparar um valor, que se tiver algo em que basear o valor, tanto melhor.
Caso em algum ano (contando de janeiro a dezembro) ultrapasses o limite, perderás as isenções e terás que entregar em janeiro seguite uma declaração de alterações a fazer o teu enquadramento em iva, válido apartir de 1 de janeiro desse mesmo ano.
Para mais detalhes vê o CIVA artigos 53 e seguintes.

Caso não estejas abranjido pela isenção do artigo 53 terás que ter uns livros onde fazes a tua contabilidade (simplificada) que podem ser substituidos por outro sistema qualquer que permita o controlo dos valores relevantes para impostos declarados (basicamente um sistema onde registas os custos e proveitos e o iva recebido e o iva deduzido relativos à actividade, esse sistema pode se por exemplo um programa de contabilidade simplificada).

Passarás até ao ano seguinte á cessação de actividade a fazer o modelo 3 de irs na segunda fase com o anexo b mesmo que este vá em branco, caso preenchas (quem diz tu diz tu diz os teus pais caso preenchas os presupostos para seres considerado dependente e assim ir no irs deles).

Caso seja o teu primeiro inicio de actividade estarás isento de segurança social, e terás que no inicio do 13º mês após o inicio de actividade ir ao balcão da secção de independentes, fazer o teu enquadramento (escolher o escalão de rendimentos e regime para pagamento das taxas e protecção social auferida).

C.IVA:http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/CIVA_rep/index_iva.htm

C.IRS (presupostos para se ser considerado dependente):
http://www.dgci.min-financas.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs13.htm

Voltar
Superior