Recibos Verdes vs Facturas
Recibos Verdes vs Facturas
Boa Tarde a todos!
Estive um grande tempo sem vir aqui e tenho que admitir que já tinha saudades disto. [kiss]
Aproveitando este tópico quero-vos expor a minha situação e colocar algumas questões.
Sou trabalhador por conta de outrem vai fazer 6 anos, trabalho a tempo inteiro, faço os descontos para a segurança social, etc, etc...
Acontece que durante os últimos tempos tem me surgido algumas propostas interessantes numa àrea na qual já trabalhei, mas na altura como trabalhador por conta de outrem. Como tal, e como não tenho planos de deixar a profissão que tenho, decidi colectar-me nas finanças, através do site, pois acredito que consigo conciliar os dois empregos.
Fiz este registo em março, tendo recebido entretanto a carta de confirmação de inicio de actividade, e também a carta da segurança social a referir que me encontro isento, pois já faço os meus descontos.
O meu enquadramento no registo das finanças ficou no regime simplificado, tendo ficado isento de iva ao abrigo do artigo 53 do CIVA. Convem mencionar que o meu trabalho passa exclusivamente pela prestação de serviços.
Até à data não solicitei qualquer livro de recibos verdes, nem me dirigi às finanças nem ao contabilista para fazer o que quer que fosse.
No entanto, agora que concluí um dos trabalhos que me tinha sido pedido, o cliente quer pagar... (ou não...) [

] Mas independentemente de o cliente querer ou não as minhas dúvidas são as seguintes.
Tenho que utilizar recibos verdes, ou posso utilizar um software de facturação?
Preciso de preencher mais algum documento/livro alem dos acima mencionados?
Na eventualidade de utilizar software de facturação, tenho que informar as finanças que vou utilizar este software? Quais os requisitos do software? (evitem recomendar software como primavera, pois trabalho com mac) E já agora, tendo em conta que tenho uma marca registada em meu nome, posso alem do meu nome colocar o logo da marca na factura?
Posso optar por mencionar que não pretendo fazer a retenção na fonte?
Desde já agradeço a vossa atenção e toda a vossa colaboração.