Tópico dos Recibos Verdes

Viva.

No início de Agosto fui à ss social para saber se sempre poderia fazer o reinicio de actividade e, como nos 3 meses anteriores não obtive rendimentos, fazer o pedido para ficar isento da contribuição.
Sem muita certeza do que estava a dizer, lá a funcionária disse que sim e teria que, após reabrir actividade, entregar na seg social, o comprovativo de reabertura de actividade e este impresso.

No dia seguinte lá entreguei a papelada, e novamente, a funcionária (era outra) sem perceber bem o que estava a fazer (que rica formação) apenas disse-me para preencher o campo 3.3 do referido impresso colocando os últimos 3 meses. Não me lembro mas acho que tirando os dados de identificação não preenchi mais nada.

Sempre soube, que o primeiro mês, teria de pagar os tais 124€ mas como não sabia se iria facturar e ficaria "isento" de pagar nos meses seguintes, atendendo ao valor, não me importei.

Hoje, liguei para a seg social para saber em que ponto estava esta situação. Para além de me terem dito que ainda não tinham conhecimento da minha reabertura de actividade (já recebi comunicação das finanças a dizer que tinha efectuado a reabertura) e como tal não poderiam analisar o meu pedido, ainda fiquei a saber que, como era reinicio, apenas poderia pedir a redução, ou seja, nunca ficaria isento e no mínimo, pagaria sempre os 124€ por mês.

Alguém sabe se isto é mesmo assim?

Como podemos reclamar desta falta de rigor na transmissão de informação? É que se não me tivessem dado as informações que deram, eu não me teria colectado.

É que por causa destas informações, reabri actividade, já vou perder 124 euros (ss de agosto), como descobri que não vou facturar (se ficasse isento não havia problema) não sei se me descolecte para não correr o risco de pagar o mês de setembro.

kodiak

Viva.

No início de Agosto fui à ss social para saber se sempre poderia fazer o reinicio de actividade e, como nos 3 meses anteriores não obtive rendimentos, fazer o pedido para ficar isento da contribuição.
Sem muita certeza do que estava a dizer, lá a funcionária disse que sim e teria que, após reabrir actividade, entregar na seg social, o comprovativo de reabertura de actividade e este impresso.

No dia seguinte lá entreguei a papelada, e novamente, a funcionária (era outra) sem perceber bem o que estava a fazer (que rica formação) apenas disse-me para preencher o campo 3.3 do referido impresso colocando os últimos 3 meses. Não me lembro mas acho que tirando os dados de identificação não preenchi mais nada.

Sempre soube, que o primeiro mês, teria de pagar os tais 124€ mas como não sabia se iria facturar e ficaria "isento" de pagar nos meses seguintes, atendendo ao valor, não me importei.

Hoje, liguei para a seg social para saber em que ponto estava esta situação. Para além de me terem dito que ainda não tinham conhecimento da minha reabertura de actividade (já recebi comunicação das finanças a dizer que tinha efectuado a reabertura) e como tal não poderiam analisar o meu pedido, ainda fiquei a saber que, como era reinicio, apenas poderia pedir a redução, ou seja, nunca ficaria isento e no mínimo, pagaria sempre os 124€ por mês.

Alguém sabe se isto é mesmo assim?

Como podemos reclamar desta falta de rigor na transmissão de informação? É que se não me tivessem dado as informações que deram, eu não me teria colectado.

É que por causa destas informações, reabri actividade, já vou perder 124 euros (ss de agosto), como descobri que não vou facturar (se ficasse isento não havia problema) não sei se me descolecte para não correr o risco de pagar o mês de setembro.

kodiak

É o problema normal nos funcionários das Finanças e SS. Não há responsabilidade nas informações dadas. E, mesmo que as informações sejam erradas e te causem prejuízo, não podes fazer nada nem responsabilizar ninguém. :(

Tópico da SS: http://forum.autohoje.com/off-topic/5028-topico-da-seguranca-social-duvidas-diversas-13.html

Última edição:
Tenho uma pessoa próxima que agora vai trabalhar a recibos verdes, disseram que o 1º ano era de isenção o valor anual é menor de 10.000€, como tal não se tem de fazer nada? Acontece é que está a receber o sub desemprego, sinceramente é uma confusão não se sabe por onde virar.:confused:

uma questão, eu comecei a trabalhar em fevereiro deste ano mas fui despedido há coisa de 4 meses, já devia ter cessado actividade ou nem por isso?

Se estás no 1º ano de trabalho e estás isento de segurança social não há problema, se estás em vias de conseguir outro trabalho a RV a breve prazo não canceles ou perdes o resto do ano de isenção, se não vais trabalhar tão cedo a RV cancela porque se passar o ano começas a ter de pagar SS mesmo que não trabalhes!

Sou trabalhador por conta de outrem, portanto já desconto para a SS.
Fiz agora 2 pequenos trabalhos para outra entidade. Primeiro pensei em emitir um acto isolado, mas pelos vistos paga sempre IVA.
Então estou a pensar em iniciar a actividade e emitir os recibos.
É preciso fazer alguma coisa na SS, para ficar isento de pagamento à SS?

És isento de contribuições à SS se nunca tiveres aberto atividade (1º ano de isenção) ou trabalhares por contra de outrem num valor acima dos 485€, tem umas condicionantes mas em termos gerais é assim.

És isento de contribuições à SS se nunca tiveres aberto atividade (1º ano de isenção) ou trabalhares por contra de outrem num valor acima dos 485€, tem umas condicionantes mas em termos gerais é assim.

Sim, mas o que eu queria saber mesmo é se é preciso pedir isenção à SS, ou se é automático?

Obrigado pela ajuda.

Tenho mantido algumas conversas informais (via telefone) com membros da SS e ao que parece ainda aguardam directrizes (mais completas) por parte do ministério acerca de como proceder.

Os funcionários de balcão regem-se por guias de procedimentos simplificados, emanados pelas instâncias superiores. Ainda há pouco falei com uma funcionária de balcão que me citou o guia que receberam e neste diz que não é possível subir mais que um escalão por ano.

No entanto, no parágrafo seguinte refere como excepção os TI que já no ano anterior tinham rendimentos superiores ao escalão onde se encontravam, facto que pelo que foi aqui explicitado não se encontrará previsto na lei, logo será ilegal... Estarei correcto?

Fui aconselhado a reclamar online ou por carta. Optarei pela carta visto que a opção da SS online é bastante "traiçoeira" pois refere o pedido de colocação "no escalão referente aos rendimentos obtidos no ano anterior", logo não iria adiantar de nada.

Tenho um familiar que passou do 1º para o 11º escalão e apanhou um enfarte. Até porque como não foi notificado pela SS continuou a pagar 100€ e tem quase um ano em falta de diferença.

É uma subida de +- 100€ por mês para 1400€. Já diz que vai fechar actividade[:D]

Andei a pesquisar informação e legislação e Deus me livre, os independentes estão bem lixados com legislação feita em cima do joelho, pouco prática e erros constantes da SS, que ainda demora tempo a responder.

Felizmente a legislação dá-lhe razão mas eu temo é mais pela demora na resolução do caso e arrastar do processo.

Já agora vocês foram notificados por email e também por carta? É que o Senhor já tem idade e não usa emails e diz que não recebeu cartas.

Viva pessoal.

Como ainda não tinha recebido comunicação sobre a reclamação efectuada sobre o escalão de incidência que me tinha sido atribuído, em janeiro deste ano, escrevi à seg social a pedir esclarecimentos. Como voltei a não obter resposta, em março voltei a enviar carta.

Nessa carta, depois da parte inicial em que relatava os atrasos na resposta, escrevi isto:

Ontem chegou a resposta pelo correio:

WTF???

Não percebo nada disto. No site da Seg Social ainda aparece que tenho contribuições por regularizar...

kodiak

Já é uma resposta muita atrasada e espero que tenhas o assunto resolvido.

Basicamente aí diz que após o reinício da actividade mantiveste o escalão que tinhas, porque não se passou mais de um ano desde que cessaste actividade.

precisava de ns esclarecimentos, mas nem sei se é aqui o local mais correto.

o meu cunhado está a trabalhar, no entanto ao fim-de-semana tem a oportunidade de ir fazendo uns trabalhos de reparações, mudanças e transporte de objetos numa carrinha grande. no entanto tem umas dúvidas:

- estando a trabalhar por conta de outrem, pode passar faturas em forma de recibo verde?
- quem está desempregado não pode, senão perde o subsídio de desemprego, certo?
- está 1 ano ou 2 anos isento? já lhe disseram as duas coisas...
- ao passar uma guia de transporte - como fazer? - tem automaticamente que passar fatura, certo?

penso que para já será isto. caso não esteja na secção correta, por favor indiquem-me qual o local onde posso postar isto. obrigado desde já. [;)]

Respondendo.

-Pode passar faturas tem é que abrir atividade, se calhar compensará mais passar ato isolado (cobra iva ao cliente).
-Acho que não podes ter atividade aberta, não. No entanto não sei se podes passar o ato isolado recebendo o subs. desemprego.
-Têm-se 1 ano de isenção, mas se no trabalho por contra de outrem auferir pelo menos o ordenado mínimo não paga contribuições à SS também.
-Não sei

dando mais umas luzes, tenho que lhe dizer para ver isso do ato isolado versus faturas. pelos vistos agora nem é preciso comprar o livro de recibos verdes, imprime-se na net, pelo que soube depois de postar aqui as questões.
quanto a mim e para fazer uns serviços desses enquanto desempregado, só mesmo de forma ilegal.
uns dizem-me um ano, outros dois, mas o que nos deu a resposta mais concreta foi que era um no e se no ano seguinte não ultrapassasse o valor de 10 mil euros nao pagava o iva na mesma.

Bom dia! Surgiu-me a oportunidade de um pequeno rendimento extra a partir do próximo ano (nesta altura, melhor que saber bem, é uma grande ajuda), mas tenho uma duvida, será que vou pagar para trabalhar? Eu tenho contrato de trabalho e já desconto para a seg social, pelo que sei não pagarei mais nada por isso.. A minha duvida prende-se depois com a declaração de irs.. em que juntarei o que ganho com os recibos verdes.. um user acima fala em "rendimento revelante", em 75%, ou seja.. se ganhar 100 euros, terei que "pagar" 25% no irs? (o que vou ganhar não será nenhuma fortuna, mas preciso saber se realmente vale a pena.. ou não). Obrigado desde já pela ajuda.

Voltar
Superior