Tópico dos Recibos Verdes

Bom dia! Surgiu-me a oportunidade de um pequeno rendimento extra a partir do próximo ano (nesta altura, melhor que saber bem, é uma grande ajuda), mas tenho uma duvida, será que vou pagar para trabalhar? Eu tenho contrato de trabalho e já desconto para a seg social, pelo que sei não pagarei mais nada por isso.. A minha duvida prende-se depois com a declaração de irs.. em que juntarei o que ganho com os recibos verdes.. um user acima fala em "rendimento revelante", em 75%, ou seja.. se ganhar 100 euros, terei que "pagar" 25% no irs? (o que vou ganhar não será nenhuma fortuna, mas preciso saber se realmente vale a pena.. ou não). Obrigado desde já pela ajuda.

Supondo que é serviços declaras os recibos verdes pelo total e as finanças incluem nas contas apenas como rendimento +-75% do valor (este ano alterou e ainda não sei de cor a nova percentagem, mas é uma coisa assim do estilo), ou seja juntam estes 75% aos rendimentos dos salários (depois de lhes tirar a dedução específica) tiram mais algumas parcelas, e se o resultado não for zero aplicam-lhe a taxa de imposto e retiram a parte dedutível das despesas, o que resulta do IRS a pagar.

Tens que ter a noção de uma coisa, imagina que a tua taxa de irs vai ser y% (para teres uma ideia pouco exacta vê o teu irs do ano passado), tipo se ganhas 9.999,99 euros a recibos verdes, e usas a isenção de retenção na fonte, este ano se tiveres o mesmo nível de despesas pode ser (depende das contas), que tenhas uma subida razoável do IRS a pagar, ou uma descida razoável do IRS a receber, não é que tenhas perdido dinheiro, é que o dinheiro que não entregaste ao estado durante o ano entregas depois de meter declaração de IRS.
Sobre certas condições pode ser uma porrada valente, mas a violência toda está na surpresa..., não se está a ter em conta este detalhe..., e não tanto no valor a pagar.

Se tens um regime de protecção social obrigatório, como aquele do teu emprego (se não for um emprego especial tipo barcos de armadores e bandeira de países manhosos) tens isenção da segurança social, se não pedires para descontar, tens é que ter cuidado, imaginando que tens salário mínimo e recibos verdes de dez biliões de euros, a baixa, reforma, desemprego será sempre a correspondente ao salário mínimo.

imaginemos alguém que no primeiro ano de RV, o tal de isenção, passa um total de 8.000€ em recibos.

Sem despesas para apresentar, qual o valor que se pagaria de IRS ?

Supondo que é serviços declaras os recibos verdes pelo total e as finanças incluem nas contas apenas como rendimento +-75% do valor (este ano alterou e ainda não sei de cor a nova percentagem, mas é uma coisa assim do estilo), ou seja juntam estes 75% aos rendimentos dos salários (depois de lhes tirar a dedução específica) tiram mais algumas parcelas, e se o resultado não for zero aplicam-lhe a taxa de imposto e retiram a parte dedutível das despesas, o que resulta do IRS a pagar.

Tens que ter a noção de uma coisa, imagina que a tua taxa de irs vai ser y% (para teres uma ideia pouco exacta vê o teu irs do ano passado), tipo se ganhas 9.999,99 euros a recibos verdes, e usas a isenção de retenção na fonte, este ano se tiveres o mesmo nível de despesas pode ser (depende das contas), que tenhas uma subida razoável do IRS a pagar, ou uma descida razoável do IRS a receber, não é que tenhas perdido dinheiro, é que o dinheiro que não entregaste ao estado durante o ano entregas depois de meter declaração de IRS.
Sobre certas condições pode ser uma porrada valente, mas a violência toda está na surpresa..., não se está a ter em conta este detalhe..., e não tanto no valor a pagar.

Se tens um regime de protecção social obrigatório, como aquele do teu emprego (se não for um emprego especial tipo barcos de armadores e bandeira de países manhosos) tens isenção da segurança social, se não pedires para descontar, tens é que ter cuidado, imaginando que tens salário mínimo e recibos verdes de dez biliões de euros, a baixa, reforma, desemprego será sempre a correspondente ao salário mínimo.

Obrigado pela resposta.. o que vou ganhar nos recibos verdes vai ser pouco.. qq coisa como 200 euros mensais.. retirando os tais 25% (que posso fazer retenção na fonte, é isto?).. 150.. certo..?

Bom dia!
Desculpem lá estar a "melgar".. mais uma pergunta: Aqui há uns anos quando tive actividade aberta e depois ao fazer o IRS, os srs das finanças mal a actividade era aberta, assumiam um mínimo para as suas contas no IRS, lembro-me de ter passado recibos à volta dos 400 euros e eles assumirem um mínimo de quase 3 mil euros nas "suas" contas.. isto ainda se mantem? ou seja, passando eu mil euros em recibos em 2013.. para o IRS o que vai contar será os 25% desses mil euros.. ou os 25% do mínimos q eles assumem? (se é que me faço entender..). Obrigado.

Tenho um familiar que passou do 1º para o 11º escalão e apanhou um enfarte. Até porque como não foi notificado pela SS continuou a pagar 100€ e tem quase um ano em falta de diferença.

É uma subida de +- 100€ por mês para 1400€. Já diz que vai fechar actividade[:D]

Andei a pesquisar informação e legislação e Deus me livre, os independentes estão bem lixados com legislação feita em cima do joelho, pouco prática e erros constantes da SS, que ainda demora tempo a responder.

Felizmente a legislação dá-lhe razão mas eu temo é mais pela demora na resolução do caso e arrastar do processo.

Já agora vocês foram notificados por email e também por carta? É que o Senhor já tem idade e não usa emails e diz que não recebeu cartas.

As minhas notificações, assim como as do meu tio, que também subiu de escalão, foram todas enviadas por carta, e chegaram bem. Por acaso nem tinha visto, e nem sequer me foi indicado que se poderia receber através de email...

As minhas notificações, assim como as do meu tio, que também subiu de escalão, foram todas enviadas por carta, e chegaram bem. Por acaso nem tinha visto, e nem sequer me foi indicado que se poderia receber através de email...

Eu pergunto-me é como é que as pessoas não dão por isso se o valor aparece lá no MB...

Vá lá, eu fui só aumentado (em SS) para o dobro :sh)

Em 2013 vou passar 9600 em recibos verdes, tendo em conta que em 2012 passei 3200 e fiquei isento de IRS e segurança social, quanto acham que vou pagar de IRS em 2014?

Não ficaste isento de IRS... Ficaste isento de RETER IRS, são coisas diferentes! De SS sim tens 1 ano de isenção.

Uma dúvida os 3200 foram em 2012? Em 2013 "vais passar" ou já passaste 9.600€ ? Ou querias dizer em 2014?

Se os recibos já estão passados e não fizeste retenção, tens de simular o teu IRS, tendo em conta dependentes, outros rendimentos e despesas.
Se ainda os vais passar, podes fazer retenção (de 25%) e depois no final do ano vais receber de certeza retorno no IRS.

Não ficaste isento de IRS... Ficaste isento de RETER IRS, são coisas diferentes! De SS sim tens 1 ano de isenção.

Uma dúvida os 3200 foram em 2012? Em 2013 "vais passar" ou já passaste 9.600€ ? Ou querias dizer em 2014?

Se os recibos já estão passados e não fizeste retenção, tens de simular o teu IRS, tendo em conta dependentes, outros rendimentos e despesas.
Se ainda os vais passar, podes fazer retenção (de 25%) e depois no final do ano vais receber de certeza retorno no IRS.

Os 3200 foram em 2012 e o IRS a pagar em em 2013 foi zero. (não confundir com a retenção, como estou abaixo dos 10 mil preferi não fazer) Em 2013 disse que vou passar porque já sei quais vão ser os meus valores até ao fim do ano. Entretanto usei o simulador de IRS do pedropais para fazer o cálculo.

Os 3200 foram em 2012 e o IRS a pagar em em 2013 foi zero. (não confundir com a retenção, como estou abaixo dos 10 mil preferi não fazer) Em 2013 disse que vou passar porque já sei quais vão ser os meus valores até ao fim do ano. Entretanto usei o simulador de IRS do pedropais para fazer o cálculo.

boas! Nesse simulador n consigo "editar" o documento..

Boa noite.

Cessei a actividade como trabalhador independente em 30 de Setembro deste ano. Estou a tentar entregar a declaração trimestral de IVA, cujo prazo de entrega termina hoje, e o sistema devolve a seguinte mensagem de erro "Não foi encontrado, em cadastro, registo compatível ou a informação não está disponível. Para enviar a declaração com a periodicidade pretendida, de acordo com a Declaração de Início/Alterações de Actividade eventualmente entregue, prima OK."

Isto é normal ou estou a fazer algo de errado?

Obrigado

Obrigado amigo, já consegui.. 25% do que ganharei.. vai ao "ar".. Cumprimentos.

Isso é se optar pela retenção de IRS, depois tem direito a receber a diferença do estado. Eu estou dentro dos mesmos valores que os seus e não optei pela retenção. Fico com mais rendimento disponível e prefiro pagar mais tarde, ainda não há nenhum simulador disponível para rendimentos de 2013 para independentes mas para rendimentos de 2012 dava 650€ a pagar de IRS para 9400€.

Voltar
Superior