kushinadaime
Well-known member
Bom dia! Surgiu-me a oportunidade de um pequeno rendimento extra a partir do próximo ano (nesta altura, melhor que saber bem, é uma grande ajuda), mas tenho uma duvida, será que vou pagar para trabalhar? Eu tenho contrato de trabalho e já desconto para a seg social, pelo que sei não pagarei mais nada por isso.. A minha duvida prende-se depois com a declaração de irs.. em que juntarei o que ganho com os recibos verdes.. um user acima fala em "rendimento revelante", em 75%, ou seja.. se ganhar 100 euros, terei que "pagar" 25% no irs? (o que vou ganhar não será nenhuma fortuna, mas preciso saber se realmente vale a pena.. ou não). Obrigado desde já pela ajuda.
Supondo que é serviços declaras os recibos verdes pelo total e as finanças incluem nas contas apenas como rendimento +-75% do valor (este ano alterou e ainda não sei de cor a nova percentagem, mas é uma coisa assim do estilo), ou seja juntam estes 75% aos rendimentos dos salários (depois de lhes tirar a dedução específica) tiram mais algumas parcelas, e se o resultado não for zero aplicam-lhe a taxa de imposto e retiram a parte dedutível das despesas, o que resulta do IRS a pagar.
Tens que ter a noção de uma coisa, imagina que a tua taxa de irs vai ser y% (para teres uma ideia pouco exacta vê o teu irs do ano passado), tipo se ganhas 9.999,99 euros a recibos verdes, e usas a isenção de retenção na fonte, este ano se tiveres o mesmo nível de despesas pode ser (depende das contas), que tenhas uma subida razoável do IRS a pagar, ou uma descida razoável do IRS a receber, não é que tenhas perdido dinheiro, é que o dinheiro que não entregaste ao estado durante o ano entregas depois de meter declaração de IRS.
Sobre certas condições pode ser uma porrada valente, mas a violência toda está na surpresa..., não se está a ter em conta este detalhe..., e não tanto no valor a pagar.
Se tens um regime de protecção social obrigatório, como aquele do teu emprego (se não for um emprego especial tipo barcos de armadores e bandeira de países manhosos) tens isenção da segurança social, se não pedires para descontar, tens é que ter cuidado, imaginando que tens salário mínimo e recibos verdes de dez biliões de euros, a baixa, reforma, desemprego será sempre a correspondente ao salário mínimo.