Tópico dos Recibos Verdes

Só uma pergunta... Quando se deixa de estar isento passado 1 ano a SS manda uma carta a dizer que tem de se começar a pagar x valor, etc. Quem continua isento recebe na mesma a carta a informar que está novamente isento ou não recebe nada? A carta é registada, certo? Há formas de ver no site se se continua isento ou tem valores a pagar?

Só uma pergunta... Quando se deixa de estar isento passado 1 ano a SS manda uma carta a dizer que tem de se começar a pagar x valor, etc. Quem continua isento recebe na mesma a carta a informar que está novamente isento ou não recebe nada? A carta é registada, certo? Há formas de ver no site se se continua isento ou tem valores a pagar?

O melhor é ir mesmo à Segurança social

Ninguém fica isento após os doze meses iniciais. A ss não tem de avisar nada, tu é que tens de te dirigir la e decidires o plano que pretendes. Eventualmente poderas pedir sim uma redução no valor.

Ontem recebi a noticia que ao fim de quase 4 anos a RV, vou passar a "efectivo".

Agora algumas questões...
- O meu contrato a RV acabou a 14/3/2014, se fechar já a actividade pago apenas um mês incompleto à SS?
- Posso apresentar já a declaração de IVA (final) e fechar a actividade?

Ola,

Sou trabalhador por conta de outrem.

No entanto, surgiu-me uma oportunidade de fazer uns serviços extra para outra entidade, a recibos verdes.

A renumeração seria algo como 150e por mês, um valor baixo portanto.

Como funciona isto dos recibos verdes para estes valores? É preciso abrir actividade nas finanças e emitir os recibos pelo portal, correcto?

E em termos de descontos? IRS e SS? Está isento?

N pesco nada disto [8b]

Ola,

No entanto, surgiu-me uma oportunidade de fazer uns serviços extra para outra entidade, a recibos verdes.

Como funciona isto dos recibos verdes para estes valores? É preciso abrir actividade nas finanças e emitir os recibos pelo portal, correcto?

N pesco nada disto [8b]

De segurança social estás isento se não ultrapassares 10.000 ano, que é o caso. IRS acresce ao rendimento normal, ou seja, vais pagar mais IRS.

Ola,

N pesco nada disto [8b]

SegSocial - Isento, enquanto receberes pelo menos 419,xx euros como trabalhador por conta de outrém.

IRS (até 10 000/ano) - Nao fazes rentençao na fonte, mas depois na declaraçao de IRS (maio do ano seguinte), é somado 75% do valor dos recibos ao teu rendimento e pagas IRS sobre esse valor.

IVa - Isento até 10 000 euros por ano.

Tópico dos Recibos Verdes

Estive com actividade aberta de meados de 2012 até fevereiro deste ano. Só auferi por aí durante o ano de 2012 e não estive isento de IVA porque proporcionalmente dava mais de 10.000 por ano. Em 2013 paguei o IVA respectivo. Em 2013 e 2014 não recebi nada em prestação de serviços. Fechei actividade em 02/2014. Se eu quiser abrir actividade novamente para pequenas prestações de serviços fico isento de IVA?

Para quem nunca trabalhou a recibos verdes, por exemplo de 900€/mês tenho de tirar quanto para essas "taxas" todas?

Tens que tirar 25% desse valor todos os meses para retenções na fonte. Tens que pagar SS a partir do 1º ano (isto se ainda não usufuiste de nenhuma isenção), num valor que é determinado pelos serviços. Há alguns simuladores online.

No final do ano, fazes IRS, e se fizeste retenção na fonte, deves receber umas massas de volta.

IRS só vais saber no ano seguinte, Segurança social só começas a pagar em outubro do ano seguinte. Já algumas vez trabalhaste?
Sim, mas sempre por conta de outrem.

Tens que tirar 25% desse valor todos os meses para retenções na fonte. Tens que pagar SS a partir do 1º ano (isto se ainda não usufuiste de nenhuma isenção), num valor que é determinado pelos serviços. Há alguns simuladores online.

No final do ano, fazes IRS, e se fizeste retenção na fonte, deves receber umas massas de volta.
Vamos a contas:
Se passar recibos de 900€ tenho de tirar 25% = 225€ líquidos dá: 675€ quando pagar SS, ainda tenho de tirar quanto ?
meto de parte os tais 225€ e pago logo aos gajos?
Juro que tento perceber esta coisa, mas não consigo e quanto mais leio fico mesmo a toa.

edit: vi agora os escalões afinal é 28.5% não será antes isso ?

Sim, mas sempre por conta de outrem.

Vamos a contas:
Se passar recibos de 900€ tenho de tirar 25% = 225€ líquidos dá: 675€ quando pagar SS, ainda tenho de tirar quanto ?
meto de parte os tais 225€ e pago logo aos gajos?
Juro que tento perceber esta coisa, mas não consigo e quanto mais leio fico mesmo a toa.

edit: vi agora os escalões afinal é 28.5% não será antes isso ?

Retiras 25% e é a empresa que os entrega ao estado. São uma espécie de adiantamento ao estado para o pagamento dos teus impostos. Colocas no recibo verde a retenção de 25%, e esqueces o assunto. Não tens que fazer nada.

Além desses 25%, há o valor da Seg Social, que não deve ser inferior a 125 eur/mês, para esses valores. A fórmula de cálculo é feita com base no vencimento bruto, e não sobre os 675 que na prática levas para casa. E sim, o valor da Seg Social ainda desconta desses 675... E sim, é 28,5%.

Temos um país maravilhoso, em que o Estado não sei porque carga de água pensa que todos os trabalhadores independentes ou são ricos ou ganham fortunas...

Certamente que haverá por cá quem te consiga explicar melhor os cálculos, principalmente da SS. De qualquer forma, o valor a pagar é calculado por eles e comunicado aí por Outubro/Novembro.

Voltar
Superior