Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

manutenção de um relógio mecânico de 2-3 anos? Acho isso muito pouco. Normalmente será 5 anos ou se houver queixas. Saiu ha pouco um movimento novo da Oris para substituir os Sellita em alguns modelos como o Aquis, em que é anunciado que as revisões só serão necessárias ao fim de 10 anos.

Esta história da manutenção dos mecânicos de corda ou automáticos é um pouco discutivel. Comprei um Seiko Pressage em loja física em Lisboa e o relógio estava a atrasar tipo 10-15 segundos por dia. Fui a um relojoeiro ali perto do Campo Pequeno que me queria levar 90 ou 100 euros por uma revisão e acerto só que o relógio ainda nem 2 anos tinha. Dei-lhe uns abanões e v que ele recuperava tempo. Além disso, depois dos abanões passou a trabalhar até bastante certo, muito poucos segundos/dia. Se se atrasa lá leva o corretivo e entra logo nos eixos [:)]

Sobre a garantia, comprei no Catawiki um Seiko destes novos 5 sem bezel rotativo. Têm um diâmetro um pouco menor do que os outros Seiko 5 e no caso do meu o pequeno bezel é escovado e não polido, há as duas variantes.

Quando o recebi vi que ele estava a adiantar. Ao fim de 24 horas ja tinha adiantado mais de 1:30. Como tinha garantia internacional pois apesar de ter sido comprado em leilão era novo e levou a data e carimbo do dia do leilão, enviei-o para a assistência (tem de ser por correio ou transportadora) e dias depois estava a recebe-lo já perfeitamente ajustado. E ficou bem, varia em media 1-2 segundos por dia o que para um relógio mecânico é excelente. Muita malta com relógios de milhares de euros não consegue ter a mesma pontualidade. Fiquei satisfeito com a assistência e com a qualidade do serviço.

Já comprei vários relógios novos no Chrono 24 sem qualquer problema mas em regra são coisas assim em conta, valores até 500 euros no máximo.

Também já comprei em lojas online como Jomashop, ou de micro-brands, também sem razões de queixa. Em regra envios quase de um dia para o outro mas por vezes caros (20 ou mais euros).
A respeito da garantia já procurei online pela garantia portuguesa dos relógios da marca oriente e não encontrei nada. :confused:
Ja agpra um relógio automático estraga-se ficar muito tempo parado? Se comprar um relógio vai ser para usar uma vez por semana ou a cada 15 dias, para andar todos os dias acho que já não consigo largar o smartwatch.

Um relógio tendo um movimento mecânico faz sentido que tenha uma manutenção regular, por vários motivos sendo o mais importante a desmontagem das peças, limpeza e o olear das mesmas, o simples facto de o óleo secar ou perder a viscosidade promove a fricção entre as peças o que prova desgaste e deterioração, um carro sem a sua manutenção preconizada também pode aguentar 6 ou 7 anos, ou até mais mais...

Desculpa a minha sinceridade mas isso é um pouco conversa de relojoeiro, na grande maioria dos casos.

Há essencialmente estes tipos de manutenção: a manutenção preventiva (tipo mudanças de óleo e filtros), a manutenção programada (como a correia de distribuição), a manutenção corretiva (normalmente usada nos rotáveis e nas máquinas de menos valor ou para corrigir avarias ) e há o controlo de condição para máquinas mais caras e complexas, tipo turbinas, motores grandes, etc.

Quando se trata de máquinas comuns que não seja peças únicas ou muito raras e antigas ou muito caras, não faz muito sentido falar em manutenção preventiva. Por exemplo o caso que referi do meu Seiko Presage. É um relógio com PVP a rondar os 400 euro. Tem um movimento 4R35 que é um movimento de entrada da Seiko, do mais vulgar que há e quase omnipresente nas micro brand´s, e algumas marcas mais conceituadas.

Neste tipo de movimento sinceramente não faz muito sentido fazer grande manutenções muito menos do que me propuseram a rondar os 90 euros. Esse valor é quase o triplo do que pode custar um movimento novo. Há relógios com esse movimento a custar menos do que os 90 euros.

Depois também tenho dúvidas se o trabalho fica bem feito. Por exemplo o motor do meu carro eu jamais deixaria ser desmontado para ser remontado numa oficina em termos de manutenção preventiva. Só o seria no âmbito de uma manutenção corretiva, se tivesse uma avaria e provavelmente era vendido ou entregue à troca na primeira oportunidade. Voltando ao movimento, salvo raras exceções, há uma razoável probabilidade do movimento já não ficar como estava quando foi fabricado.

Um motor de um automóvel custa muito mais dinheiro. Alem disso está sujeito a elevadas temperaturas, o óleo alem de lubrificar, reduzir o atrito e o desgaste, tem muitas outras funções. Se estivermos a falar de mecanismos, de engrenagens, a manutenção é muito menos frequente e até pode nem ser prevista e se para a vida do componente a menos que este avarie.

O movimento está selado, se não for muito usado, não ficar ao sol, ao calor, se estiver a funcionar bem, sem grandes variações, creio que não faz sentido estar a pensar em manutenção preventiva ainda para mais quando essa manutenção custa várias vezes o que custa o próprio movimento.

Se estivermos a falar de uma relógio único, antigo, em que já não há peças para substituir se necessário for e se o dinheiro não for problema, claro que sim.

Tenho um Tissot cronógrafo a quartzo que também tem peças móveis. Talvez por distração minha ou por avaria a roda do dia do mês passou-se. É possível que a data tenha sido ajustada na zona proibida. Fui à Boutique dos relógios saber se arranjavam. Disseram logo que sim, que levava um movimento novo e que custava cento e tal euros, que ficava como novo. Claro que não arranjei. A data não me faz falta nenhuma e com quase 20 anos continua a ser dos meus relógios mais pontuais. Vai continuar a mudar a pilha e siga. Se avariar mesmo, por ter valor estimativo sou capaz de arranjar (mudar o movimento). Enquanto funcionar bem, fica assim.

Alguém me sabe dizer como funciona a garantia de um relógio comprado na Chrono 24 a um vendedor espanhol?

Apesar de hoje em dia só usar smartwatch sempre tive uma pancada por um relógio da Orient Sun & Moon em azul e vi que estava a 239€ nesse vendedor, quando por norma vejo o preço desse relógio acima de 300€ pelo que fiquei tentado...o relógio é automatico, coisa que nunca tive, é preciso fazer manutenção nele?

O anuncio é este, já agora o que acham das características do relógio, que eu percebo pouco disso.

https://www.chrono24.pt/orient/orie...-sun--moon-fak00005d-correa-c--id11010394.htm

Mais barato, novo, dá para pagar por PayPal, transporte gratuito.
https://www.watches111.com/Reloj-ho...00005D-correa-cuero-cristal-zafiro-p136120487

Vê se gostas deste (preço porreiro)
https://www.watches111.com/Reloj-Pa...ico-luminoso-calendario-color-azul-p256965782

ou este
https://www.watches111.com/Reloj-hombre-aviador-Orient-FUNG2005D-dial-azul-correa-tela-p99057968

Última edição:

Boa dica!

Obrigado pelo site, essas alternativas são bastante porreiras se bem que se for para comprar seria mesmo aquele Oriente, acho piada ao Sun & Moon e ao aspecto clássico do relógio.
Será algo para usar de longe a longe, no dia a dia não largo o smartwatch.

Desculpa a minha sinceridade mas isso é um pouco conversa de relojoeiro, na grande maioria dos casos.

Há essencialmente estes tipos de manutenção: a manutenção preventiva (tipo mudanças de óleo e filtros), a manutenção programada (como a correia de distribuição), a manutenção corretiva (normalmente usada nos rotáveis e nas máquinas de menos valor ou para corrigir avarias ) e há o controlo de condição para máquinas mais caras e complexas, tipo turbinas, motores grandes, etc.

Quando se trata de máquinas comuns que não seja peças únicas ou muito raras e antigas ou muito caras, não faz muito sentido falar em manutenção preventiva. Por exemplo o caso que referi do meu Seiko Presage. É um relógio com PVP a rondar os 400 euro. Tem um movimento 4R35 que é um movimento de entrada da Seiko, do mais vulgar que há e quase omnipresente nas micro brand´s, e algumas marcas mais conceituadas.

Neste tipo de movimento sinceramente não faz muito sentido fazer grande manutenções muito menos do que me propuseram a rondar os 90 euros. Esse valor é quase o triplo do que pode custar um movimento novo. Há relógios com esse movimento a custar menos do que os 90 euros.

Depois também tenho dúvidas se o trabalho fica bem feito. Por exemplo o motor do meu carro eu jamais deixaria ser desmontado para ser remontado numa oficina em termos de manutenção preventiva. Só o seria no âmbito de uma manutenção corretiva, se tivesse uma avaria e provavelmente era vendido ou entregue à troca na primeira oportunidade. Voltando ao movimento, salvo raras exceções, há uma razoável probabilidade do movimento já não ficar como estava quando foi fabricado.

Um motor de um automóvel custa muito mais dinheiro. Alem disso está sujeito a elevadas temperaturas, o óleo alem de lubrificar, reduzir o atrito e o desgaste, tem muitas outras funções. Se estivermos a falar de mecanismos, de engrenagens, a manutenção é muito menos frequente e até pode nem ser prevista e se para a vida do componente a menos que este avarie.

O movimento está selado, se não for muito usado, não ficar ao sol, ao calor, se estiver a funcionar bem, sem grandes variações, creio que não faz sentido estar a pensar em manutenção preventiva ainda para mais quando essa manutenção custa várias vezes o que custa o próprio movimento.

Se estivermos a falar de uma relógio único, antigo, em que já não há peças para substituir se necessário for e se o dinheiro não for problema, claro que sim.

Tenho um Tissot cronógrafo a quartzo que também tem peças móveis. Talvez por distração minha ou por avaria a roda do dia do mês passou-se. É possível que a data tenha sido ajustada na zona proibida. Fui à Boutique dos relógios saber se arranjavam. Disseram logo que sim, que levava um movimento novo e que custava cento e tal euros, que ficava como novo. Claro que não arranjei. A data não me faz falta nenhuma e com quase 20 anos continua a ser dos meus relógios mais pontuais. Vai continuar a mudar a pilha e siga. Se avariar mesmo, por ter valor estimativo sou capaz de arranjar (mudar o movimento). Enquanto funcionar bem, fica assim.

compreendo o teu ponto de vista e respeito-o, em todo o caso na minha óptica fará sentido um movimento mecânico (não estou a falar de Quartz) ter uma manutenção na perspectiva não só da sua preservação bem como das suas capacidades se manterem inalteradas, os relógios que tenho vejo-os como um legado e não um objecto efémero, que facilmente é substituível, o investimento que fiz neles não me permite que seja desleixado, pois tenho alguns milhares de euros investidos em 3 ou 4 relógios.

Em relação ao tamanho dos relógios, este Hamilton tem 44mm mesmo assim é de longe o relógio mais confortável que tive até hoje. Mesmo comparado com outros de 40 ou 42mm.
É o eleito para o dia a dia e o relógio mais viciante que tenho.
998e33bf6f6797b8a5e11b6c9b568b51.jpg

Sent from my SM-G981B using Tapatalk

compreendo o teu ponto de vista e respeito-o, em todo o caso na minha óptica fará sentido um movimento mecânico (não estou a falar de Quartz) ter uma manutenção na perspectiva não só da sua preservação bem como das suas capacidades se manterem inalteradas, os relógios que tenho vejo-os como um legado e não um objecto efémero, que facilmente é substituível, o investimento que fiz neles não me permite que seja desleixado, pois tenho alguns milhares de euros investidos em 3 ou 4 relógios.

Também percebo o que estás a dizer mas julgo que aí estás a pensar em relógios "bons" acho que um relógio de 200-300€ nunca será deixado como um legado para alguém a não ser por razões sentimentais.
Confesso que a mim custa-me muito pensar em comprar um relógio de 200€ e passados 2-3 anos gastar 50€ em manutenção dele, é logo 1/4 do valor do relógio.

Não fazia ideia que a manutenção podia ter esses valores, estar a comprar um relógio de 200€ para andar a gastar 50/80 € a cada 2 anos não me parece bom negócio. [:D]
Se decidir a avançar com o negócio pergunto ao vendedor com funciona a garantia.

Ui, se ganhas o bichinho, tás lixado lol
Vais ver-te a comprar 1 relógio / ano.
Relógios com fases da lua são muito elegantes, enquanto pesquisares por Orient / Seiko / Tissot / Citizen / Laco tás safo; o pior é se começas a olhar para a gama superior dos Tag heur / Omega / Tudor [:D]

O meu Oris automático tem 14 anos e nunca teve manutenção, e continua impecável

E passo meses sem usá-lo....

Yep, diver Seiko SK007... comprei em 2014 quando casei e 0 manutenção. Relógio de 240€.

Claro que atrasa uns 2 / 3 min semana, mas pelo preço e pelo uso que lhe dei, tá muito bom!

Também tenho um automático da Laco de 2016 e tem estado impec.

A respeito da garantia já procurei online pela garantia portuguesa dos relógios da marca oriente e não encontrei nada. :confused:
Ja agpra um relógio automático estraga-se ficar muito tempo parado? Se comprar um relógio vai ser para usar uma vez por semana ou a cada 15 dias, para andar todos os dias acho que já não consigo largar o smartwatch.

Smartwatch tens no tlm.

Tens de comprar um relógio como deve ser [:D]

Ui, se ganhas o bichinho, tás lixado lol
Vais ver-te a comprar 1 relógio / ano.
Relógios com fases da lua são muito elegantes, enquanto pesquisares por Orient / Seiko / Tissot / Citizen / Laco tás safo; o pior é se começas a olhar para a gama superior dos Tag heur / Omega / Tudor [:D]

Yep, diver Seiko SK007... comprei em 2014 quando casei e 0 manutenção. Relógio de 240€.

Claro que atrasa uns 2 / 3 min semana, mas pelo preço e pelo uso que lhe dei, tá muito bom!

Também tenho um automático da Laco de 2016 e tem estado impec.

Smartwatch tens no tlm.

Tens de comprar um relógio como deve ser [:D]

Não me parece que vá ganhar gosto pelos relógios, como disse mesmo este não seria para usar com regularidade se calhar 2 ou 3 vezes por mês.

Esse Orient dá para dar corda manualmente? Se tiveres receio que fiquem muito tempo parados, podes dar corda de vez em quando. É o que eu faço aos meus.

Agora tenho andado com este:

152464d1605544954-topico-dos-relogios-aviso-na-pagina-561-post-16802-img_1442a.jpg

Última edição:
Já andava à procura, ontem apanhei-o na Amazon a preço canhão e já encomendei:

SeikoSBSA003-1_98f4b627-fa5c-4078-a316-9e193b70cba4_800x.jpg

Para "bater" no dia a dia, é top e fica bem a juntar-se à coleção de outros modelos de gamas mais elevadas.

Diver ou com aspeto de Diver? O meu verde ficou em 150 + 9% + transporte.

No início fiquei com dúvidas quanto ao verde militar mas até estou a gostar dele.

Veio com um problema, adiantava bastante (quase 2h/dia) mas como era novo com garantia foi à assistência e veio impecável. Já não lhe mexo há vários dias e tem-se mantido sempre com diferenças de muito poucos segundos. À noite fica com o mostrador para cima (adianta ligeiramente) ou mostrador para baixo (atrasa ligeiramente) para compensar o desvio.

A bracelete vale alguma coisa?

É que tenho um Calvin Klein já com uns 3 anos e a bracelete em aço é excelente.

Não é o meu TAG ou o Breitiling, mas para 300€ que me custou o Calvin Klein, adoro a qualidade e durabilidade da bracelete.

Esta do Seiko não chocalha nem faz barulhos esquisitos, certo?

Voltar
Superior