Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

Um grande amigo espanhol foi mergulhador profissional durante 30 anos(reformam-se cedo porque é profissão de desgaste rápido), e usou este Seiko lá em baixo a 100, 200 e 300 metros

Anos 80, ainda funciona perfeitamente depois de tanta porrada

Ele disse que todo o equipamento deles era verificado na estanquecidade a cada 6 meses
O relógio era aberto e mudava todos os vedantes a cada 6 meses.
Chegava a estar 28 dias seguidos numa pequena cabine pressurizada com hélio e outros gases e no sino de mergulho, entravam logo directamente a -200 metros p ex

Além de ser fisicamente muito exigente, psicologicamente também, imagino ….
1 mês seguido num espaço exíguo com mais 2 tipos e todos os dias horas na profundidade absurda, escuridão total e a fazerem trabalhos com ferramentas enormes soldaduras etc 😬

Ele também usava outro Seiko e um Citizen Aqualand que também estão cheios de “rugas”😁 acho que tenho fotos vou pesquisar IMG_1010.jpg

Tambem com um Citizen solar, mas de outra gama 😅

filedata/fetch?id=14691025&d=1773235541

Também tenho esse modelo, na variante "full black" (bracelete original também toda em têxtil preto), há uns 15 anos (😮). Fica aqui a mais recente foto dele, do inicio deste mês, depois de ter ficado a carregar (ficou guardado na caixa durante meses e acabou por descarregar completamente...).

A maior critica que aponto é a qualidade do lume, que é mesmo fraquinho. A legibilidade não é tão imediata como na tua versão, mas isso é "característica de produto" (LOL), na medida que podia ter optado pela tua ou pela versão com índices em laranja (também muito bonita😊), mas na altura era exatamente este o que queria.❤

Click image for larger version  Name:	citizen.jpg Size:	175.2 KB ID:	14691025

(Muito interessante também esta partilha do Canicula dos verdadeiros "diver's watches" 🙂)

Malta, comprei um Invicta Pro Diver, apareceu-me na Amazon com desconto, vi uma review que falava bem e já chegou.

79e

A minha primeira aquisição em automáticos, vamos a ver.
d8f42be82f029ce73a843d4843a1b49d.jpg

como está o feedback / avaliação desse Invicta pro diver ?

como está o feedback / avaliação desse Invicta pro diver ?
Tem sido impecável. É verdade que o design é inspirado na Rolex mas outras marcas também o fazem.

Tem sido o meu relógio de dia a dia, tendo substituído o google watch.

Não tem riscos na bracelete nem no vidro, o movimento é Seiko e até agora fiável.

Já andou na praia, inclusive a fazer mergulho.

Aproved!

Com menos de 10€ fazes um botox (vidro+polimento diy).

Cuica,
não é meu, é do meu amigo mergulhador
Aquilo não dá para recuperar são riscos bem profundos mesmo
Ele deixou-os assim como recordação, estão feitos num 8 mas foi resultado de anos debaixo de água num trabalho bem duro. E perigoso… é considerada profissão de maior risco que astronauta p ex 😬

Ele tem outro Seiko mais recente que não usou tanto e está mais apresentável (como quem diz…😬😁)

IMG_1029.jpg

Cuica,
não é meu, é do meu amigo mergulhador
Aquilo não dá para recuperar são riscos bem profundos mesmo
Ele deixou-os assim como recordação, estão feitos num 8 mas foi resultado de anos debaixo de água num trabalho bem duro. E perigoso… é considerada profissão de maior risco que astronauta p ex 😬

Ele tem outro Seiko mais recente que não usou tanto e está mais apresentável (como quem diz…😬😁)

O que eu estava a dizer é que um vidro novo e uns pads do Aliexpress punham isso com muito melhor aspecto.

Um pouco off topic
Não sei se já viram ou ouviram falar desta história real com um mergulhador no mar do norte em 2012 creio

https://www.theguardian.com/lifeandstyle/2025/mar/04/bottom-north-sea-running-out-air-no-hope-rescue

Foi feito um filme baseado nesses factos reais, com um dos meus actores de eleição, Woody Harrelson 🫡

The Last Breath

https://en.wikipedia.org/wiki/Last_Breath_(2025_film)

Já. Não aconselhavel a claustrofóbicos. Mas gostei muito do filme. O teu colega trabalha numa plataforma petrolifera?

Já. Não aconselhavel a claustrofóbicos. Mas gostei muito do filme. O teu colega trabalha numa plataforma petrolifera?

Sim, trabalhou em plataformas petrolíferas mas essencialmente na manutenção/reparaçao cablagens por esses oceanos fora

Aquilo é muito complicado mesmo.
E tremendamente perigoso.
Se acontecer algo no navio, principalmente na parte pressurizada onde passam 28 dias, não há escapatória… se eles numa hipótese saíssem daquele ambiente com pressão muito diferente da atmosférica e cheio de gases helio etc no corpo, era morte imediata 😬
Ate os alimentos e outros objectos são passados por camadas de escotilhas de segurança até chegar aos mergulhadores

Isto para estarem sempre prontos para trabalhos a 100, 200 ou 300 metros sem necessidade de saírem da superfície e regressarem a superfície, que levaria a passarem horas em etapas de descompressão na subida e carregarem imensas botijas de gases, que não os permitia trabalhar

O record acho que ainda é de um militar egípcio que foi a mais de 300 metros. O anterior record era de um português que também passou os 300m

Seria impossível trabalhar com tanto peso e volume, mais o tempo que seria necessário para retornar em segurança

Mais de 300 metros, levou 15 minutos a chegar a essa profundidade e depois foram 13 horas 😵‍💫😳 na subida até à superfície… surreal

IMG_1187.jpg

-332 metros 😬😳
Em preparação de vestir fatos, equipas a verificar segurança e equipamentos, preparar a descida e até retornar, leva de certeza mais de 16/17 horas.

O anterior era do português Nuno Gomes, que foi até aos -318m e usou um tremendo Casio Frogman 👌

IMG_1188.jpg

As válvulas de Hélio montadas nos relógios de mergulho profissionais servem precisamente para este tipo de mergulho saturado de gases, especialmente o Hélio, que penetra no interior de tudo, até de um relógio de 2000m, e que quando se sobe, e pela diferença de pressões interna/externa, o gás helio no interior do relógio é obrigado a sair, e fá-lo de qualquer maneira.
Ha muitas décadas os vidros dos relógios saltavam fora como uma rolha de champanhe.

Nesses tempos( e hoje), o que eles faziam era na subida, desapertarem a coroa do relógio e assim o gas saía por ali.

Depois foram feitas diversas formas e válvulas para esse efeito.

As válvulas manuais, que o mergulhador desenroscava e apertava novamente depois.
As válvulas automáticas, onde um sistema lê a pressão interna do relógio e abre a válvula automaticamente para saída dos gases.

Ou, em alternativa, o sistema que a Seiko sempre usou, o de fabricar relógios nos quais o helio não consegue entrar(ou se entra são quantidades irrelevantes), através de caixas monobloco, vedantes especiais e aros de rosca nos vidros, o que fez com que a Seiko até hoje nunca tivesse fabricado um diver com qualquer válvula de hélio 😎

IMG_1204.jpg IMG_1203.jpg IMG_1206.jpg

As válvulas de Hélio montadas nos relógios de mergulho profissionais servem precisamente para este tipo de mergulho saturado de gases, especialmente o Hélio, que penetra no interior de tudo, até de um relógio de 2000m, e que quando se sobe, e pela diferença de pressões interna/externa, o gás helio no interior do relógio é obrigado a sair, e fá-lo de qualquer maneira.
Ha muitas décadas os vidros dos relógios saltavam fora como uma rolha de champanhe.

Nesses tempos( e hoje), o que eles faziam era na subida, desapertarem a coroa do relógio e assim o gas saía por ali.

Depois foram feitas diversas formas e válvulas para esse efeito.

As válvulas manuais, que o mergulhador desenroscava e apertava novamente depois.
As válvulas automáticas, onde um sistema lê a pressão interna do relógio e abre a válvula automaticamente para saída dos gases.

Ou, em alternativa, o sistema que a Seiko sempre usou, o de fabricar relógios nos quais o helio não consegue entrar(ou se entra são quantidades irrelevantes), através de caixas monobloco, vedantes especiais e aros de rosca nos vidros, o que fez com que a Seiko até hoje nunca tivesse fabricado um diver com qualquer válvula de hélio 😎

O sistema da Seiko não é parecido com o que a Vostok tem nos amphibia?

Voltar
Superior