Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

Só para dar mais um feedback. Estou desde domingo de 'olho' no relógio e não noto que esteja a atrasar/adiantar. Não tenho uma comparação muito precisa, mas pelo menos está a manter a mesma hora do telemóvel (que foi por onde o acertei) acredito que se estivesse a adiantar ou atrasar significativamente já teria notado qualquer coisa.

Deve ser mínimo. Vou esperar até ao final da semana. O único problema é que hoje vou ter que lhe mexer para acertar a data (o calendário este mês tem 30 dias ;()

Mostro agora um movimento de um relógio de bolso Russo que acabei de preparar.

É um mecanismo Molnija, de 15 jóias, fabricado em 1951.

Ainda é da era em que os russos tinham orgulho no que faziam. Tinham na altura preocupação com o acabamento. Este movimento ainda se produz actualmente, mas apartir da década de 60 passaram a ter um acabamento rude e a perder qualidade.

IMG_60441berto.jpg

IMG_6054.jpg

Aqui com um Molnija e com uma cópia Chinesa do Unitas turturada por mim [:D]

IMG_6182.jpg

Luzinhas - relogios

Luzinhas - relogios

Tenho 2 relogios com essa maquina. As que eu tenho de facto nao têm esse acabamento. Um deles é um que eu fiz com um relogio de bolso em uma bracelete de couro castanha. Ficou engraçado. Ainda nao rectifiquei o relogio o que faz com q tenha uma acelaracao grande. Faz + 25 seg dia o q é muito. O outro tenho numa caixa panerai. Estava a fazer mesmo tempo mas agora faz + 5 seg dia apos rectificacao. problema é ter pouca reserva de marcha. mas isso é normal. Sabias q qunato mais vezes a maquina tiver exposta ao ar menos corda de reserva tem ? Vou-te enviar contacto do caixista.

Tenho um relogio com maquina UNITAS a fazer + 2 seg a 3 se tiver virado para cima . Rectifiquei de modo a fazer + 3seg qunado vou dormir virado para cima. No pulso ele atrasa durante umas 16 horas 2 a 3 seg. Isso faz com que durante um dia normal (8 horas de cama e 16 no pulso) nao tenha praticamente erro. No meu dia a dia nao apresenta erro ao final de um dia. No final de uma semana apresenta erro de 1 segundo . POdem pensar q estou a gozar mas nao. Claro q se fôr para pulso de outra pessoa inotroduz mais erro pq fiz de modo a ser o mais perfeito comigo. Nao tenho nada com esta precisao e tenho orgulho em ter sido com um relogio nao muito caro...

Acreditem pq falo verdade....risos. Abraço

Mostro agora um movimento de um relógio de bolso Russo que acabei de preparar.

É um mecanismo Molnija, de 15 jóias, fabricado em 1951.

Ainda é da era em que os russos tinham orgulho no que faziam. Tinham na altura preocupação com o acabamento. Este movimento ainda se produz actualmente, mas apartir da década de 60 passaram a ter um acabamento rude e a perder qualidade.

IMG_60441berto.jpg

IMG_6054.jpg

Aqui com um Molnija e com uma cópia Chinesa do Unitas turturada por mim [:D]

IMG_6182.jpg

Luzinhas - parte 2

Luzinhas - parte 2

Refero-me a 2 seg em 8 horas de sono (nao hora). Isso serve para compensar o atraso depois no pulso. Fiz rectificacao assim apos ler livro tecnicos q tenho sobre a UNITAS e sobre um BREguet. PAra terem ideia num Breguet q venha de frabrica nao rectificado faz +10 seg dia se tiver virado para cima parado em cima da mesa. Nas outras posicoes atrasa menos. O q quer dizer q confere o q eu fiz. PAra cima atrasa mais e erro (É maior) e nao menor como Moleskine indicou... Confere com livro q tenho do Calibre. Como nas outras posicoes nao aceleta tanto fiz com q durante hora de sono compense erro. Assim acelera 2 seg duranto minhas 8 horas de sono. Ao acordar tem esses 2 seg para poder "gastar" durante 18 horas de trabalho. FINAL DO DIA. ERRO praticamente ZERO. Comparo com relogio DIGITAL CHONOMETRO... RISOS. incrivel...

Luzinhas - parte 2 - corrido erro na escrita tecnica

Luzinhas - parte 2 - corrido erro na escrita tecnica

Refero-me a 2 seg em 8 horas de sono (nao hora). Isso serve para compensar o atraso depois no pulso. Fiz rectificacao assim apos ler livro tecnicos q tenho sobre a UNITAS e sobre um BREguet. PAra terem ideia num Breguet que vi novo q vinha de fabrica nao rectificado faz +10 seg dia se tiver virado para cima parado em cima da mesa. Nas outras posicoes adianta menos. O q quer dizer q confere o q eu fiz. PAra cima adianta mais e erro (É maior) e nao menor como Moleskine indicou... Confere com livro q tenho do Calibre. Como nas outras posicoes nao acelera tanto fiz com q durante hora de sono compense erro. Assim acelera 2 seg duranto minhas 8 horas de sono. Ao acordar tem esses 2 seg para poder "gastar" durante 18 horas de trabalho. FINAL DO DIA. ERRO praticamente ZERO. Comparo com relogio DIGITAL CHONOMETRO com este a trabalhar... RISOS. incrivel...

Boa, e fotos?

que mostradores e ponteiros usaste?

Fico ansiosamente à espera do contacto. apr:)

Cumprimentos

Tenho 2 relogios com essa maquina. As que eu tenho de facto nao têm esse acabamento. Um deles é um que eu fiz com um relogio de bolso em uma bracelete de couro castanha. Ficou engraçado. Ainda nao rectifiquei o relogio o que faz com q tenha uma acelaracao grande. Faz + 25 seg dia o q é muito. O outro tenho numa caixa panerai. Estava a fazer mesmo tempo mas agora faz + 5 seg dia apos rectificacao. problema é ter pouca reserva de marcha. mas isso é normal. Sabias q qunato mais vezes a maquina tiver exposta ao ar menos corda de reserva tem ? Vou-te enviar contacto do caixista.

Tenho um relogio com maquina UNITAS a fazer + 2 seg a 3 se tiver virado para cima . Rectifiquei de modo a fazer + 3seg qunado vou dormir virado para cima. No pulso ele atrasa durante umas 16 horas 2 a 3 seg. Isso faz com que durante um dia normal (8 horas de cama e 16 no pulso) nao tenha praticamente erro. No meu dia a dia nao apresenta erro ao final de um dia. No final de uma semana apresenta erro de 1 segundo . POdem pensar q estou a gozar mas nao. Claro q se fôr para pulso de outra pessoa inotroduz mais erro pq fiz de modo a ser o mais perfeito comigo. Nao tenho nada com esta precisao e tenho orgulho em ter sido com um relogio nao muito caro...

Acreditem pq falo verdade....risos. Abraço

PAra cima adianta mais e erro (É maior) e nao menor como Moleskine indicou...

Eu disse que deixo os relógios com mostrador para cima para os deixar sempre na mesma posição e não ter erros associados à mudança de posição, também ficam para cima por uma questão psicológica,..., assim vejo os mostradores o que me trás um sorriso.

deixas sempre com o mostrador para baixo?

Cumprimentos,

Luzinhas para Moleskine

Luzinhas para Moleskine

Ola Moleskine. Sim, tambem deixo eles virados para cima. Por aquilo q eu li e pelos testes a calibres parecidos é a posicao em q acelera mais. Pelo menos nestes calibres...

Hoje por exemplo teve 13 horas sem ser em pulso com mostrador virado para cima. Isso fez com q durante essas 13 horas acelara-se uns + 2,5 seg. Neste momento vai em + 1,5 seg aprox (pq coloquei no pulso). Antes de me deitar daqui a aprox 2ou 3 horas deve estar a chegar a +1 seg aprox. Caso tivesse usado ele no pulso aprox 14 ou 16 horas no pulso erro serie abaixo do 1 seg como eu falei...
INCRIVEL. Com calibres q tambem tens. Tenta...

Contacta 224223518 . Contacto do homem de valongo (Antonio Ferreira) . Ele diz-te contacto do tipo das caixas que é o senhor Jose Carlos na Rua de Santa Catarina. O de Valongo é Antonio Ferreira. Diz q és Relojoeiro q ele atende-te... Sao velhotes e por isso meios tontos "risos" mas simpaticos. Osr. Antonio tambem tem muitas caixas e material... AS caixas do caixista NÂO SAO AO NIVEL DAS ALEMAS. É tudo muito artesanal... MAs ficas a conhecer as "peças".

Abraço

Eu disse que deixo os relógios com mostrador para cima para os deixar sempre na mesma posição e não ter erros associados à mudança de posição, também ficam para cima por uma questão psicológica,..., assim vejo os mostradores o que me trás um sorriso.

deixas sempre com o mostrador para baixo?

Cumprimentos,

Luzinhas - Aeromatic

Luzinhas - Aeromatic

OLA EXCALIBUR. Viva.

Viste relogios na Alemanha? EU ja os tinha visto no El Corte Ingles em Espanha e tambem sei q se vende em Italia.

Em tempos tive uma discucção acessa sobre esta marca aqui no forum. Isso pq tenho uns 2, já vi varios em mão e abri alguns para rectificar por pedido (pq sou relojoeiro) e tive a retaliar criticas de pessoas que numca viram em mão(aqui no forum) e limitam-se a ter opiniao por aquilo q lêm na NET... Achei injusto.

É o seguinte

1- Relogios quartzo sao normalmente maquina MIYOTA , alguns RONDA (SUIÇO). Aqueles q dizem ser maquina chinesa nao sabem o q dizem pq nunca vi nada disso nos de quartzo em relogio nenhum. Ate pq maquinas quartzo (exceptuando os chonographos ou chonometros) sao calibres baratos para Relojoeiros (como eu) mesmo as ETAS. Para quê criar copias de maquinas de 1 ou 2 euros??? Caras sao apenas as chonographas ou algumas mais complexas como as KINETIC, etc...

2 - Maquinas mecanicas sao ou Miyota(CITIZEN) ou Origem Asiatica. 1 ou 2 sao ETA. Dizer Asiatico nao quer dizer q sao maus (embora nas replicas sejam pessimas, nao confundir).
POr exemplo vejo calibres Asiaticos em ARMANI e em muitas outras marcas como BREIL, etc... 1 ou 2 Aeromatic possuem ETAS mecanicos. SAo calibres Asiaticos q tenha visto q nao dao grande problema. MAs nao sao para durar 100 anos!!!

3 - As caixas do relogio sao por norma muito bem acabadas. Sem duvida design e caixa sao ponto forte.

4 -Braceletes sao de más a muito razoaveis. Dependendo do modelo.Dando de 1 a 10 valores daria entre 3 a 6,5 dependendo do modelo (isto para pessoas exigentes). TEnho braceletes em relogios q em loja custam 300euros.

5 - Montagem (linha producao) é na Asia (como boa parte dos relogios de preços acessiveis (maioria ate 500 euros). OS armani por exemplo ainda vem para loja com autoclannte a dizer assembly in CHINA... risos. Hoje em dia é muita coisa feita lá. Nao quer dizer q seja mau mas nao é suiço...

Ate as peças de mercedes, etc... qunado mandi vir ou algum amigo aquilo vem de lá... Ridiculo mas verdade. É o novo imperio (embora seja pessoalmente muito contra isso)

6 - Relacao qualidade preço é normalmente excelente. Existem modelos q compensam mais q outros.

JA calibrei alguns calibres destes e nao deram maus resultados (nos mecanicos).

ATENCAO que da ultima vez q falei de Aeroamtic começaram depois a falar de marcas acima de 1000 euros. Isso é estupidez.
Comparativamente com relogios de preços identicos aos aeromatic sao muito , mas muito bons. Apenas afirmo isto...

Em por exemplo tenho 1 topo de gama da marca e outro meia gama e estou muito satisfeito. No de topo troquei bracelete e isso fez logo diferença.
E como disse dessa vez sou mais exigente q 99% das pessoas pq trabalho na área e topo qq pequeno pormenor q passa despercebido a maioria dos mortais...

Para nao se voltar a fazer confusao outra vez sobre tema ( E discussao acesa) apenas DIGO QUE SAO BONS PARA o PREÇO. NAO FALAR em Relogios do quadruplo preço a seguir por favor
pq obviamente prefiro um Hamilton do q um Aeromatic... Risos

Abraço

Uma pergunta aos conhecedores

Os Aeromatic , algo de bom em termos de mecânica e precisão ?

LINK RELÓGIOS AEROMATIC

Estive há dias na Alemanha e fiquei de olho num.

Tenho hipótese de mo trazerem em breve caso opte pela sua compra.

boas... enquanto nao chega o meu seiko partilho convosco esta minha reliquia. este relogio foi comprado pelo meu pai em 1977, a marca é Olivense, automatico de 25 rubis. e é so o que sei acerca dele.
algum dos peritos aqui do forum me pode elucidar mais aserca desta fabulastica maquina :)

aqui ficam umas fotos do bicho, a qualidade é fraca mas nao consigo melhor :(

tem uns risquitos mas isso é normal... tem 31 anos ;)

DSC00908.jpg

DSC00919.jpg

Semttulo-1.jpg

E daqueles relógios de bolso alguém tem?!? Gostava de ter um, é obvio que hoje em dia já ninguém usa esse tipo de relógios, no tempo dos nossos avós é que se usava, no entanto gostava de vir adquirir um, sempre me fascinou esse tipo de relógio.

Tem muito bom aspecto, com um polimento fica como novo.

Essa marca não conheço, mas na década de 60 e 70 a importação de relógios era alvo de um imposto de luxo, no entanto a importação de peças tinha um imposto normal, assim e à boa portuguesa (e ainda bem)começaram a importar as peças e criaram marcas nacionais com peças suíças, o que deve ser o caso do teu.

Gostava de ver uma foto do mecanismo que pela disposição da data poderá ter um movimento A. Schild idêntico a este.

IMG_6110.jpg

Cumprimentos,

boas... enquanto nao chega o meu seiko partilho convosco esta minha reliquia. este relogio foi comprado pelo meu pai em 1977, a marca é Olivense, automatico de 25 rubis. e é so o que sei acerca dele.
algum dos peritos aqui do forum me pode elucidar mais aserca desta fabulastica maquina :)

aqui ficam umas fotos do bicho, a qualidade é fraca mas nao consigo melhor :(

tem uns risquitos mas isso é normal... tem 31 anos ;)

Editado pela última vez por um moderador:
Luzinhas, obrigado pelo contacto, amanhã telefono-lhe.

Quanto ao aeromatic à mais de 2 anos comprei um que foi um belo barrete.

Quando o comprei já sabia que o movimento era chinês, mas o que eu queria era a caixa, só que não tem qualidade, o vidro é mineral mas com um desagradável tom esverdeado e o metal não é aço. Acabou por ficar esquecida na gaveta da tralha.

MAS RECONHEÇO que as fotos do link têm melhor aspecto, aparentemente melhoraram a qualidade, como aliás o resto da indústria chinesa.

Cumprimentos,

Luzinhas - relogios2

Luzinhas - relogios2

Ola. Viva.

--TEMA AEROAMTIC:
Deve ter sido azar essa compra . [s)] No que toca a caixas tudo q vi tinha bom aspecto... Mecanismos já varia de modelo para modelo... Ando a pensar comprar 1 Aeromatic e fazer depois upgrade...

Já agora consegues indicar-me referencia de qual Aeromatic ?

--TEMA RELOGIO NOSSO AMIGO:

Relativamente ao mecanismo desse relogio do pai do nosso amigo sem duvida sao as "ETAS" dos anos 70 ou 60 (nao sei q nome davam). Existia nessa altura a antecedente da 2824 que era identica. Este caso tem dia do mes e dia da semana q tambem é comum em algumas ETAS Referencias exactas nao sei mas é algo desse genero. Ate numero de rubis é igual. Já vi esse calibre em relogios da época e sempre q falo com qq relojoeiro referenciam 2824 apesar de nao ser nome exacto mas é modelo parecido...
O volante e relomentos por exemplo sao iguais.

-- TEMA MEU RELOGIO MAQUINA UNITAS --

Ontem , como falei , tive 12 horas sem relogio no pulso. Qunado o coloquei tinha avanço de aprox +2,5 seg. Depois comecei a usar em pulso. Por volta da meia noite qunado escrevi tempos aqui em forum tinha recuperado 1,5 seg aprox (ja só tinha erro de 1 seg em 21 horas apos chonometragem). Como deitei-me tarde (volta das 4 da manha) erro ja era imperseptivel...Menos de 1/4 de seg.(Tinha passado 25 horas desde inicio) No final duma semana erro deve ser de poucos segundos (DESDE QUE USADO DIARIAMENTE). Comparo com chonometro digital. Ficou bem calibrado o "bixo". [8b]

-- NOVA TENTATIVA CRIAÇAO TOPO GAMA A PREÇO MINI :sh)--

Ando a pensar comprar 1 relogio com calibre Valjoux Asiatico. Quero fazer testes e ver o q valem. Existe uma nova serie a 28800 como as originais.
Tem 1/3 do preço das originais (o q nao é barato) pq tambem se arranja no mercado mais livre a meio preço a Voljoux Original.

Vê algumas curiosidades:

1)OS relojoeiros q pesquiso na NET q percebem do assunto e ja as desmontaram TOTALMENTE dizem q grande diferença é no acabamento das peças. Brilho, etc... O q é natural pela diferenca nos preços. Nao tem mesmo toque Final .

2) Relativamente à MAquina em si eles disseram ser elevado e terem ficado surprezos. Fora acabamento o resto é similar na precição... MAS uma grande desvantagem. As peças de replica nao dao na original e vice-versa (dito por eles e quero ver isso). O que limita...

3) Suavidade dos disparos dos chonometros dizem ser identica a original. Tem mesma suavidade.

3) Tem um relojoeiro na NET q consegiu calibrar uma a ter 3 seg de erro dia. Queria testar isso e ver meus resultados.

Gostava de testar uma e ver melhor em tempos q faço com ela. Se forem bons talvez dê 1 polimento para ficar com melhor "cara" e mudar volante se nao gostar dele... Vai ser proj engraçado...

SAbes de algum fornecedor vidros SAfira a bom preço ?

Conheço um tipo q faz braceletes por medida . Da Maia. Em qq material . É bom... Assim q comprar dele colocarei aqui na NET. O q tenho em braceletes é Espanhol, Italinao e algumas Alemãs.

Abraço

Luzinhas, obrigado pelo contacto, amanhã telefono-lhe.

Quanto ao aeromatic à mais de 2 anos comprei um que foi um belo barrete.

Quando o comprei já sabia que o movimento era chinês, mas o que eu queria era a caixa, só que não tem qualidade, o vidro é mineral mas com um desagradável tom esverdeado e o metal não é aço. Acabou por ficar esquecida na gaveta da tralha.

MAS RECONHEÇO que as fotos do link têm melhor aspecto, aparentemente melhoraram a qualidade, como aliás o resto da indústria chinesa.

Cumprimentos,

Sobre o preço não sei, mas é uma excelente peça, de alta qualidade, com movimento in-house e sistema de corda automática patenteado pela IWC.

Tem um disign exclusivo e podes alternar a bracelete de titanium com uma de borracha.

Já esteve na minha lista, mas acabei por comprar um Spitfire.

Tive uma "oferta" de venda do IWC Aquatimer Automatic 2000 Titanium por €3000.

3538_003_l.jpg

IWC_aquatimer_0.JPG

IWC_aquatimer_1.JPG

IWC_aquatimer_5.JPG

IWC_aquatimer_7.JPG

Parece-vos uma boa compra? Sim, não, e pq?

Cumps.

PS: Eu não faço mergulho. [:p]

Voltar
Superior