Tópico dos restaurantes

Tanto o Brasileirão como o Passion Argentina são, para mim, restaurantes muito fracos. Uma confecção demasiado simplista aliada a ingredientes de pouca qualidade. Isto para não falar no ambiente geral que por norma existe... que não é nada o meu género.
Gosto de restaurantes calmos e com um ambiente intimo, onde possa degustar com calma os diversos pitéus que vão passando pela mesa.

Pela vossa descrição o Baltazar deve ser do mesmo género do Las Americas, também em Matosinhos. Am I right?
De qualquer forma, já o acrescentei à minha lista de restaurantes a visitar nos próximos tempos... e farei um relato da experiência. [;)]
Aconselham ou desaconselham algum prato em particular?

Cumps.

O Las Americas é mais barulhento e o espaço não é tão agradavel como o Baltazar. Neste ultimo o espaço é imponente o q faz c q se note menos o ruido da sala. O Las Americas é mais internacional nos pratos, tendo desde comida mexicana, cubana, brasileira e argentina, desde as gambas c ananas e côco ( a experimentar!) até aos tacos c chili a sério. A carne pareceu-me melhor no Baltazar, c grelha e fio gordura a preceito, já no Las Americas tanto se come bem como nem tanto ( o ultimo lombo cigano q lá comi foi p esquecer...e nem sou racista![:D] [:D] )

Baltazar é ligeiramente menos dispendioso...como contras, q me lembre, só o preço de boa parte dos vinhos, exagerado mesmo para o mercado da restauração...

Restaurante 44 Rua Roberto Ivens 44 Matosinhos 229363706

Restaurante 44 Rua Roberto Ivens 44 Matosinhos 229363706

Na rua estreita e c pouco estacionamento (mas vale a pena dar algumas voltas) temos o 44, pecisamente no nº de porta q dá o nome ao restaurante.

Espaço cuidado, iluminado e com excelente ar, decoração chique e retro, c varias áreas desde o varandim até à sala principal é propicio a levar boa companhia, para impressionar. O chefe Pedro Nunes (do S.Gião, em Moreira Cónegos) faz jus à sua fama e sabe "jogar" mto bem nas carnes e nos pratos de peixe, de q a região é optima.
As entradas são soberbas, a carne é fanttipicamente portuguesas mas mto bem confeccionadas e c toque de originalidade.
Apresentação cuidada, cozinha cuidadosa, c aromas e sabores q nos deliciam. Escanção simpático e nada incomodativo e ementa q vai variando semanalmente em função da oferta de peixes da zona. Excelente carta de vinhos. A sangria ( em q caio por vezes e a pedido da companhia q levava mas q é um pecado inconcebivel para acompanhar um bom prato) foi feita a meu pedido, c a simpatia e concordancia do escanção, q deve ter pensado: "seu energumeno!" mas disfarçou bem[:D].
A ementa vai variando ao longo da semana mas sempre c boas opções.
As sobremesas são divinais e absolutamente obrigatorias e vão desde o tradicional Abade de Priscos até algumas loucuras de pastelaria como o folhado de mirtilo
O preço não é baixo mas a qualidade justifica-o perfeitamente. Serviço imaculado.

Começo a ficar curioso com o Baltazar! [br:)]
Eu só fui duas vezes ao Las Americas e, apesar do exagerado ruido já habitual nos restaurantes sul americanos, achei a comida de boa qualidade. De uma das vezes comi um t-bone, e na outra um chili, ambos revelando alguma qualidade, tanto na matéria-prima como na confecção.
Agora se vocês me falam num restaurante com mais qualidade e menos ruido... vão-me obrigar a lá ir, está visto! [;)]

Quanto ao Quarenta e 4, é de facto um espaço interessante e a confecção segue as indicações praticadas por Pedro Nunes no S. Gião, ou seja, ingredientes nacionais aplicados com uma boa dose de originalidade... ainda que a meu ver a culinária portuguesa da actualidade atinja o seu ponto mais alto com o grande Aimé Barroyer... Foi preciso vir um francês! [:D]

Continuem com as sugestões, que as minhas papilas gustativas (e o meu estômago) agradecem!

Cumps.

Na rua estreita e c pouco estacionamento (mas vale a pena dar algumas voltas) temos o 44, pecisamente no nº de porta q dá o nome ao restaurante.

Espaço cuidado, iluminado e com excelente ar, decoração chique e retro, c varias áreas desde o varandim até à sala principal é propicio a levar boa companhia, para impressionar. O chefe Pedro Nunes (do S.Gião, em Moreira Cónegos) faz jus à sua fama e sabe "jogar" mto bem nas carnes e nos pratos de peixe, de q a região é optima.
As entradas são soberbas, a carne é fanttipicamente portuguesas mas mto bem confeccionadas e c toque de originalidade.
Apresentação cuidada, cozinha cuidadosa, c aromas e sabores q nos deliciam. Escanção simpático e nada incomodativo e ementa q vai variando semanalmente em função da oferta de peixes da zona. Excelente carta de vinhos. A sangria ( em q caio por vezes e a pedido da companhia q levava mas q é um pecado inconcebivel para acompanhar um bom prato) foi feita a meu pedido, c a simpatia e concordancia do escanção, q deve ter pensado: "seu energumeno!" mas disfarçou bem[:D].
A ementa vai variando ao longo da semana mas sempre c boas opções.
As sobremesas são divinais e absolutamente obrigatorias e vão desde o tradicional Abade de Priscos até algumas loucuras de pastelaria como o folhado de mirtilo
O preço não é baixo mas a qualidade justifica-o perfeitamente. Serviço imaculado.

Excelente restaurante... [br:)] [br:)]

A vista é fenomenal... apr:)
Já tiveste o prazer de lá te deliciar?? O preço foi em torno dos 20€ mas sem entradas (à q poupar em qq coisa [:p]).

Sangria... isso já é fino! Eu bebo água [:D] [:D], o empregado: [8b]

:sh)

Edd :)

Começo a ficar curioso com o Baltazar! [br:)]

Tens de la ir experimentar o costeletão de vitela ehehe ! Divinal ... mas tem outros grelhados óptimos.

O 44 nao conheço ... vai ficar no meu "must go" para uma proxima oportunidade.

O Baltazar tb tem sangria ... mas sinceramente prefiro um bom vinho para acompanhar a refeição :) tal como tu claro.

Sempre foste ao Luneta do Panças?

LOL. Não fui... Estava com muito trabalho e tinha pouco tempo! Almocei mesmo pelo MacDonalds! Serviço fraco, qualidade péssima, sabor aceitável! [:D]

Mas vou, ou ainda esta semana, ou na próxima. Até estou perto e nunca me tinha lembrado! Depois faço a descrição do almoço! [;)]

Bem, no seguimento do conselho do manucas, lá fui eu experimentar a Trattoria Romana.
O espaço é bastante agradável, uma mistura de restaurante italiano com bar... bastante acolhedor ainda que o espaço disponível para nos deslocarmos entre mesas seja diminuto.
A ementa é enorme... não contei, mas excederá concerteza os cem pratos... algo que confesso me deixou um pouco receoso, uma vez que quando a oferta é muito alargada a qualidade geral tem tendência a baixar.

De qualquer forma, o estômago pedia pizza e foi isso mesmo que comemos. São de facto bastante agradáveis, a massa está bem condimentada e tem uma boa consistência. Os ingredientes são de boa qualidade, particularmente o chouriço, apenas a mozzarella de búfala deixou um bocado a desejar. Para além disso, estava totalmente derretida como se de vulgar mozzarella se tratasse, quando a ideia original em Itália é completamente diferente.
Nota positiva para a Grimbergen de pressão, que apesar de ser tirada com imensa espuma, é de facto muito saborosa.

Dou apenas nota negativa (e muito negativa mesmo) a um dos donos, o Sr. Vasconcelos.
À chegada, não houve sequer um Boa noite. Tudo bem, pode ter sido um esquecimento, ainda que isso não justifique. À saida, e após a velha tentativa de cobrar duas entradas colocadas na mesa quando apenas foi degustada uma, nem sequer um Boa noite ou Obrigado. :sh)
Reparei também no cuidado com algumas mesas perguntando se estava tudo do agrado... enquanto que a nós ninguém nos disse nada. Algo muito comum em Portugal, mas que eu considero uma falha grave. [8b][8b]
A noção com que fiquei foi que o restaurante vive dos clientes habituais (acho que todos o eram à excepção de nós).

Concluindo, é um restaurante com uma enorme variedade de pratos, com uma boa relação preço/qualidade... mas que, como muitos restaurantes de preço médio em Portugal, beneficiaria imenso se os empregados/donos tirassem um curso de boas maneiras.

Cumps.

Da 1a e que foi certamente a ultima vez que lá fui,exactamente o mesmo cenário.Senti que me estavam a fazer um favor por estar ali a jantar.Só visto...[8b] [8b] [8b]

saludos

Anda now, something completly different...

Aproveitando a experiencia menos positiva do The Monk e pq este espaço não é só para dizer bem, gostava de fazer o meu comentário a um dos locais sagrados de repasto nortenho, mais concretamente da cidade do Porto:

Casa Aleixo
Rua da Estação, 216 (quase em frenta à Campanhã)
225372399

Esta casa mui afamada e procurada por gente de todos os locais, foi, seguramente, uma das minhas maiores desiluções gastronómicas e de serventia que já vi/saboreei.

Logo à entrada, a questão da praxe, se tinhamos reserva...que não mas podiamos esperar, disse eu. E esperamos pq, apesar de haver mesas livres ( e mtas) fizeram questão de nos meter no lugar por tal desaforo de ir a tão nobre lugar sem reserva previa...:sh)

As entradas, bem confeccionadas (pataniscas, orelheira, alheira) de qualidade mas tb as cômo em varias outras tascas e a metade do preço...

Os filetes de Polvo c arroz do mesmo, um dos ex-libris da casa, são de facto bons, tenros e bem temperados/apresentados, mas nada q não tivesse já comido melhor (meu rico Antonio, em Perafita!)

As tripas (fomos num Sábado) prefiro de longe as q a minha mãe faz na tasca, bem mais guarnecidas, c melhores enchidos, feijão no ponto e cominhos só se pedirem. Na casa Aleixo, o feijão estava duro (pode ser sinonimo de fresco mas toda a gente sabe q o feijão das tripas não pode ser mal cozido!) e os cominhos a ofuscar qq outro sabor!

Rabanadas e aletria q, perdoem-me a imodéstia, faço significativamente melhor e nem tenho curso de doçaria.

Mas o pior ainda estava para vir: o atendimento grosseiro, a despachar e c cara de poucos amigos de um dos gerentes (pareceu-me). Perguntou como estava e antes q conseguisse dizer o q quer q fosse (e até sou bastante tolerante, se bem q cada vez menos pq, havendo tão bons restaurantes, não há, de facto paciencia para comida mã e ainda por cima mal servida) já tinha voltado costas...lançou a pergunta, como se fosse obrigatorio mas nem se dignou ouvir a resposta...impressionante!

A ultima moda, q é desamparar a loja e ir tomar café para os anexos tb me irrita profundamente, e já chegou ao Aleixo. Temos q interromper a conversa e irmos p outra sala, menor, para os empregados poderem levantar a mesa...tipo produção industrial: serve e siga.

Conta c couverts q não se tocaram e cujo reparo foi recebido c um grunhido imperceptivel do dito senhor e q ficou pela módica quantia de 45E por pessoa, c bom vinho mas sem exageros.

Já não há paciência para restaurantes afamados, malcriados e sofrivelmente cozinhados...

Este sabado por vossa sugestão vou jantar no Quarenta e Quatro ... será preciso marcar mesa ? ( somos 4 )
Sim, especialmente à Sexta e Sábado... é conveniente marcares mesa.
O nr. é 229 363 706.
Depois conta como foi! [;)]

Eu estive quase para ir ontem ao Baltazar, mas depois deu-me a preguiça e acabei por fazer uma pizza seguindo a receita do Blumenthal... e, diga-se de passagem, ficou muito boa! [br:)]

Cumps.

A ultima moda, q é desamparar a loja e ir tomar café para os anexos tb me irrita profundamente, e já chegou ao Aleixo. Temos q interromper a conversa e irmos p outra sala, menor, para os empregados poderem levantar a mesa...tipo produção industrial: serve e siga.

Fizessem-me isso e a primeira coisa que fazia era ir beber o café para a rua! O mais rápido possivel!

Anda now, something completly different...

Aproveitando a experiencia menos positiva do The Monk e pq este espaço não é só para dizer bem, gostava de fazer o meu comentário a um dos locais sagrados de repasto nortenho, mais concretamente da cidade do Porto:

Casa Aleixo
Rua da Estação, 216 (quase em frenta à Campanhã)
225372399

Esta casa mui afamada e procurada por gente de todos os locais, foi, seguramente, uma das minhas maiores desiluções gastronómicas e de serventia que já vi/saboreei.

Logo à entrada, a questão da praxe, se tinhamos reserva...que não mas podiamos esperar, disse eu. E esperamos pq, apesar de haver mesas livres ( e mtas) fizeram questão de nos meter no lugar por tal desaforo de ir a tão nobre lugar sem reserva previa...:sh)

As entradas, bem confeccionadas (pataniscas, orelheira, alheira) de qualidade mas tb as cômo em varias outras tascas e a metade do preço...

Os filetes de Polvo c arroz do mesmo, um dos ex-libris da casa, são de facto bons, tenros e bem temperados/apresentados, mas nada q não tivesse já comido melhor (meu rico Antonio, em Perafita!)

As tripas (fomos num Sábado) prefiro de longe as q a minha mãe faz na tasca, bem mais guarnecidas, c melhores enchidos, feijão no ponto e cominhos só se pedirem. Na casa Aleixo, o feijão estava duro (pode ser sinonimo de fresco mas toda a gente sabe q o feijão das tripas não pode ser mal cozido!) e os cominhos a ofuscar qq outro sabor!

Rabanadas e aletria q, perdoem-me a imodéstia, faço significativamente melhor e nem tenho curso de doçaria.

Mas o pior ainda estava para vir: o atendimento grosseiro, a despachar e c cara de poucos amigos de um dos gerentes (pareceu-me). Perguntou como estava e antes q conseguisse dizer o q quer q fosse (e até sou bastante tolerante, se bem q cada vez menos pq, havendo tão bons restaurantes, não há, de facto paciencia para comida mã e ainda por cima mal servida) já tinha voltado costas...lançou a pergunta, como se fosse obrigatorio mas nem se dignou ouvir a resposta...impressionante!

Conta c couverts q não se tocaram e cujo reparo foi recebido c um grunhido imperceptivel do dito senhor e q ficou pela módica quantia de 45E por pessoa, c bom vinho mas sem exageros.

Já não há paciência para restaurantes afamados, malcriados e sofrivelmente cozinhados...
Desta vez estamos plenamente de acordo!
É verdade que o Aleixo já foi uma das melhores "tascas" do país, famosa por ter clientes como o Mário Soares e o Belmiro de Azevedo, mas com o passar dos anos tem vindo a perder qualidade e a ganhar arrogância.
Entenda-se que a comida não é má, mas é cara para o que é... e o pior de tudo é o serviço. A história das couverts é habitual por lá, fazem sempre o mesmo, e mal pagamos vem a conversa da "sala do cafezinho".
Ora quem me convida (de forma tão amável, diga-se [8b]) para uma sala do cafezinho... tem desde logo a garantia de nunca mais me voltar a ver por lá.
O que eu não compreendo é como o restaurante continua cheio de gente, todos os dias... com comida apenas aceitável, preços exagerados e o serviço digno de atrasados mentais... custa-me a perceber quem queira repetir a experiência. :sh)

Cumps.

O nr. é 229 363 706.

Eu estive quase para ir ontem ao Baltazar, mas depois deu-me a preguiça e acabei por fazer uma pizza seguindo a receita do Blumenthal... e, diga-se de passagem, ficou muito boa! [br:)]

Cumps.

Aconselho-te a marcar mesa tb :) , mas tenta ir a uma sexta ou sabado para veres o ambiente ,até podes ir mais tarde ... isto se a seguir fores beber um copo ... caso contrario durante a semana será mais calmo e mais propicio a acabar de jantar ficar na conversa (atenção ao preço dos Whisky's ) e depois seguir para casa.

Bom entao vou seguir o conselho e marcar mesa ... obrigado pelo numero

Desta vez estamos plenamente de acordo!
É verdade que o Aleixo já foi uma das melhores "tascas" do país, famosa por ter clientes como o Mário Soares e o Belmiro de Azevedo, mas com o passar dos anos tem vindo a perder qualidade e a ganhar arrogância.
Entenda-se que a comida não é má, mas é cara para o que é... e o pior de tudo é o serviço. A história das couverts é habitual por lá, fazem sempre o mesmo, e mal pagamos vem a conversa da "sala do cafezinho".
Ora quem me convida (de forma tão amável, diga-se [8b]) para uma sala do cafezinho... tem desde logo a garantia de nunca mais me voltar a ver por lá.
O que eu não compreendo é como o restaurante continua cheio de gente, todos os dias... com comida apenas aceitável, preços exagerados e o serviço digno de atrasados mentais... custa-me a perceber quem queira repetir a experiência. :sh)

Cumps.

Eu não repito, de certeza! Prefiro ir mais acima um pouco, à Rua Heroismo, à Cozinha do Manel...ainda não tem esses tiques de vedeta

Eu não repito, de certeza! Prefiro ir mais acima um pouco, à Rua Heroismo, à Cozinha do Manel...ainda não tem esses tiques de vedeta
Por acaso ainda há pouco tempo lá fui e saí, como sempre, muito satisfeito.
Para além da simpatia sempre presente, a cozinha está ao nível do melhor que é feito na nossa gastronomia regional.
É sempre uma das minhas primeiras escolhas quando me apetece comida tradicional nortenha... em particular aquele cabrito! [br:)]

Cumps.

O nr. é 229 363 706.

Cumps.

Eu naõ gosto muito de ementhal na pizza, sou sincero...mas se tu gostas...

[:D] [:D] [:D]

Estava a brincar, por acaso não sou grande apreciador do Heston, apesar de já me terem dito q o Fat Duck é dos melhores sitios Grã-Bretanha para comer. As suas ideias sobre cozinha a baixa temperatura são, de facto saudáveis mas, para mim pato ou frango ou vitela "deslavada" e sem uma crostazinha à maneira...não é a mesma coisa, ainda q o pague com a minha saúde...[:p]

Voltar
Superior