Tópico dos restaurantes

Conselhos em Fátima (ou arredores), jantar para 3 adultos a meio da semana. Com qualidade razoável a boa.

Lino, em Fátima e tal como já aqui alguns users comentaram também eu recomendo o Restaurante Tia Alice e porquê ? Restaurante com um bem estar e principalmente com quase todos os seus pratos (só ainda não provei a Chanfana, pois não sou apreciador deste tipo de carne) confeccionados acima da média (muito saborosos).

Se por acaso lá fores não deixes de provar o pão como entrada (feito mesmo pelo próprio restaurante), depois barrado com os dois tipos de manteiga que disponibilizam e acompanhados com umas azeitonas bem temperadas.

Dos pratos que tenho mais de preferência são o arroz de pato do campo (que sabor), o bacalhau gratinado (prefiro sem camarão, para sentir somente o sabor do bacalhau), a vitela assada em forno de lenha (que suavidade de carne) e a açorda de bacalhau.

Saliento que o restaurante possui poucos pratos disponíveis na sua ementa (aproximadamente 9 ou 10), mas que chegam muitíssimo bem.

No Domingo somente no horário de almoço é que estão abertos e às 2ª-feiras estão completamente fechados.

Deixo aqui algumas fotos dum jantar (eu e a minha mulher frequentamos com alguma regularidade este restaurante):

Av. da República/Arco do Cego, grupo de ~10 (trabalho), para jantar?
Nada de muito elaborado, mas nada de "demasiado tradicional" ou "tasca".
Orçamento, a rondar os 25€ pax.

Numa ocasião semelhante anterior, fomos ao restaurante do Vítor Sobral, que na altura tinha outro nome. Fui ver o site actual e pareceu-me que desvirtuou um pouco o estilo, está mais virado para turistas (e compreende-se).

Av. da República/Arco do Cego, grupo de ~10 (trabalho), para jantar?
Nada de muito elaborado, mas nada de "demasiado tradicional" ou "tasca".
Orçamento, a rondar os 25€ pax.

Numa ocasião semelhante anterior, fomos ao restaurante do Vítor Sobral, que na altura tinha outro nome. Fui ver o site actual e pareceu-me que desvirtuou um pouco o estilo, está mais virado para turistas (e compreende-se).

Trabalho na zona. Assim de cabeça:

- Dote (francesinha, carnes, pork ribs, ...)
- Asitique (como diz o nome, comida asiática mas fora do sushi ou chinês - tem pratos vietname, coreia, tailândia, etc. Para mim foi uma surpresa e do que já provei gostei de tudo. O pho de vaca é divinal. Os empregados são "legitimos" - ou seja, serão de algum destes países e por isso os pratos parecem-me ser fidedignos e não invenções de um chef português que fez mochilão por 2 meses no Cambodja e agora acha que já sabe cozinhar bem os pratos de lá [:)]) - para 10 pessoas têm de marcar com antecedência, porque o restaurante no interior deve ter lugar para 15 ou 20 pessoas. Tem também esplanada, mas com chuva não dá para contar com isso.
- Restaurante Sangiovese: acho a melhor hipótese para ter vinho e sobremesa e ficar pelos 25€ para uma comida bem confecionada. Já fica mais a meio caminho entre Saldanha e Corte Ingles

Não sei se encaixa na tua versão de "tradicional" mas na zona depois tens os "tradicionais"
- O Colina
- A Marisqueira Valbom (muitos pratos, muita escolha)
- O Polícia (talvez 25€ não chegue)
+ Adega do Costa - é muito mais recente, tem para aí 2 anos de existência. Os meus colegas mais velhos adoram aquilo - tem cozidos e assim pratos à moda antiga e tem uma espécie de "churrasco na pedra" - só que em vez de pedra, trazem um mini-fogão para a mesa [:D]

Italianos
- Bellalisa
- La Finestra
- Scusa (restaurante italiano, que faz parte do Nomada) - com vinho e sobremesas passa os 25€ de certeza
​- LaRepublica 37 - também deve passar os 25€

O Apeadeiro é porreiro, tal como a Maria Azeitona no Campo Pequeno.

Já fui também (em trabalho) a um de carnes numa perpendicular à Avenida da República, mas não me recordo do nome.

Depois, tens o Visconde.

Para italiano, tens aquele que frequento assiduamente e que é para mim dos melhores italianos de Lisboa - Italy Caffe.

Trabalho na zona. Assim de cabeça:

- Dote (francesinha, carnes, pork ribs, ...)
- Asitique (como diz o nome, comida asiática mas fora do sushi ou chinês - tem pratos vietname, coreia, tailândia, etc. Para mim foi uma surpresa e do que já provei gostei de tudo. O pho de vaca é divinal. Os empregados são "legitimos" - ou seja, serão de algum destes países e por isso os pratos parecem-me ser fidedignos e não invenções de um chef português que fez mochilão por 2 meses no Cambodja e agora acha que já sabe cozinhar bem os pratos de lá [:)]) - para 10 pessoas têm de marcar com antecedência, porque o restaurante no interior deve ter lugar para 15 ou 20 pessoas. Tem também esplanada, mas com chuva não dá para contar com isso.
- Restaurante Sangiovese: acho a melhor hipótese para ter vinho e sobremesa e ficar pelos 25€ para uma comida bem confecionada. Já fica mais a meio caminho entre Saldanha e Corte Ingles

Não sei se encaixa na tua versão de "tradicional" mas na zona depois tens os "tradicionais"
- O Colina
- A Marisqueira Valbom (muitos pratos, muita escolha)
- O Polícia (talvez 25€ não chegue)
+ Adega do Costa - é muito mais recente, tem para aí 2 anos de existência. Os meus colegas mais velhos adoram aquilo - tem cozidos e assim pratos à moda antiga e tem uma espécie de "churrasco na pedra" - só que em vez de pedra, trazem um mini-fogão para a mesa [:D]

Italianos
- Bellalisa
- La Finestra
- Scusa (restaurante italiano, que faz parte do Nomada) - com vinho e sobremesas passa os 25€ de certeza
​- LaRepublica 37 - também deve passar os 25€
Tens aí montes de spots que vais "estragar" o serem relativamente desconhecidos! 😅😭
Adoro muitos desses sítios e o facto de ainda não serem assim muito turísticos. [:p]

😜🤡

Edd :)

Obrigado pelas vossas sugestões, e desculpem não citar directamente os posts.

Chamaram-me a atenção o Apeadeiro e a Adega do Costa; gostei do facto do primeiro já ter menu de grupo. Sei que nem sempre compensa, mas para casos como este é bom ter um preço já definido à entrada.
Nunca lá fui, e como isto é para meio de Maio, talvez ainda tente lá ir almoçar antes de reservar.
O segundo tem pinta, pelas fotos, mas cheira-me que ficaria mais caro.
O Visconde seria a terceira via, que também não conheço, e que fica um pouco mais fora de mão.
Como é um grupo internacional, prefiro manter-me na culinária nacional; sem qualquer ponta de xenofobia, claro. Se algum destes sítios por acaso não aceitar a reserva, vou virar-me para algum desses italianos, porque comida italiana costuma agradar a toda a gente.

Quarta almocei no 3 Pipos em Tondela, com um casal amigo e gostei muito

Pataniscas de bacalhau muito boas
2xFiletes Peixe Galo, bastante bons mas há um sítio da comporta que gosto mais, cabrito no forno excelente e vitela à lafões tb ótima
Sobremesas o leite creme e arroz doce, ambos ótimos
Bebemos Textura da Estrela Tinto , Dão por sugestão e gostei muito, a garrafeira é muito boa
No fim 40€ por adulto achei muito justo

Ontem almoço de família, eu, a minha mulher e as minhas 3 filhas (11, 15 e 18)
Museu do Pão, Seia
Buffet com bastante variedade e saboroso
Bacalhau em cima de pão frito (?) e migas; pernil com arroz de legumes
sobremesas
2 copos de tinto e águas

155€ ou seja acima dos 50€ por pessoa, havendo uma criança que comeu menu infantil.
é bom mas achei exagerado o preço, e algo demorado e nem estava cheio pois chegámos às 14h45

Last edited:
Também já cometi o erro de lá comer, é bom, mas é super demorado, para quem vem de fora para aproveitar o dia na serra é evitar, perda de tempo! [:D]

Quarta almocei no 3 Pipos em Tondela, com um casal amigo e gostei muito

Pataniscas de bacalhau muito boas
2xFiletes Peixe Galo, bastante bons mas há um sítio da comporta que gosto mais, cabrito no forno excelente e vitela à lafões tb ótima
Sobremesas o leite creme e arroz doce, ambos ótimos
Bebemos Textura da Estrela Tinto , Dão por sugestão e gostei muito, a garrafeira é muito boa
No fim 40€ por adulto achei muito justo

Ontem almoço de família, eu, a minha mulher e as minhas 3 filhas (11, 15 e 18)
Museu do Pão, Seia
Buffet com bastante variedade e saboroso
Bacalhau em cima de pão frito (?) e migas; pernil com arroz de legumes
sobremesas
2 copos de tinto e águas

155€ ou seja acima dos 50€ por pessoa, havendo uma criança que comeu menu infantil.
é bom mas achei exagerado o preço, e algo demorado e nem estava cheio pois chegámos às 14h45

4 adultos e uma crianca? Não percebo os 50€?

Esta semana fiz algo que já há muito não fazia, a última vez, tinha sido há uns 25 anos no Algarve.

Sentei-me à mesa e vieram os menus.

Após escolha do pretendido, chamei a empregada, da qual obtive resposta, que os pedidos eram com o colega.

Após alguns minutos, lá fiz sinal ao colega, que me respondeu que já vinha.

Nada.

Recolheu as mesas que entretanto fiaram desocupadas, e nada.

Desta vez, foi a minha esposa que o chamou, e novamente a resposta, que tinha de esperar.

Parecia que tinha molas na cadeira, levantámo-nos e abandonámos o restaurante.

Desde a escolha, foram quase 30 minutos, sem que alguém viesse anotar os pedidos.

Esta semana fiz algo que já há muito não fazia, a última vez, tinha sido há uns 25 anos no Algarve.

Sentei-me à mesa e vieram os menus.

Após escolha do pretendido, chamei a empregada, da qual obtive resposta, que os pedidos eram com o colega.

Após alguns minutos, lá fiz sinal ao colega, que me respondeu que já vinha.

Nada.

Recolheu as mesas que entretanto fiaram desocupadas, e nada.

Desta vez, foi a minha esposa que o chamou, e novamente a resposta, que tinha de esperar.

Parecia que tinha molas na cadeira, levantámo-nos e abandonámos o restaurante.

Desde a escolha, foram quase 30 minutos, sem que alguém viesse anotar os pedidos.

Onde?

Raiz e tradição, só lá fui uma vez e não fiquei cliente. Uma sopa de cação que se notava perfeitamente ter sido temperada com massa de alho, seguida de uma vitela estufada também com um tempero exagerado de massa de alho. Devem comprar massa de alho em latas de 20 litros. :sh)

Eu comi uma açorda de marisco dentro do pão que estava espetacular, o prato da minha mulher já não me lembro o que foi mas estava muito bom, até acabámos por dividir os pratos entre nós dois.
Por acaso gostámos tanto que se fosse fazer mais um almoço em Montemor era lá que ia pois tinham outras coisas na ementa que não me importava de experimentar só que decidimos no 2º dia almoçar no caminho de regresso a casa.

IMG_8925.jpg

Back