Tópico dos restaurantes

Não é exageradamente pesado
E tal como qualquer outro prato(as francesinhas são um exemplo paradigmático),quando os ingredientes têm qualidade,tornam-se muito menos pesados

Um restaurante a cerca de 1h/1,5h do Porto, para ir comer uma boa carne arouquesa ou barrosã, alguma recomendação?

A Roda da Lage

https://share.google/AiSM3WMyXuo5mY5Tm

Um pouco mais perto
Carne Arouquesa
Descanso srmanal à 4a
Dois tipos,na brasa e no forno
São as duas boas
Tem 2 salaa,uma mais rústica outra mais "moderna"
Costuma ter um bom melão com presunto de entrada

Last edited:
Ontem fui com a Maria experimentar um restaurante daqui da zona, o Sabores da Quinta, no Carregado.
Está bem que as entradas foram só 6 azeitonas e 2 fatias de queijo, porque quisemos, mas 2 bacalhaus "Sabores da Quinta", 1 imperial, 1 7UP, 1 mousse de chocolate, 1 mousse de manga e 1 café custaram 35 biscas.

a minha mulher faz anos em Novembro

e eu li a falar muito bem de "cantinho da granja", na Arruda dos Vinhos

relativamente perto de mim

disse 12:30

e a empregada : NÃO !!!!

12 ou nada

nenhuma tolerância, ZERO !!!

arre !!! deve ser mesmo, mesmo muito bom !!!!! zero tolerância ?!

Desse restaurante, a única coisa que me queixei foi mesmo a falta de espaço para estacionar. Tive de deixar o popó à beira da estrada nacional. E também tivemos de esperar bastante tempo, mas isso foi culpa minha porque não tinha reservado.
Mas adiante. Eu e a Maria comemos uma bela dose de bacalhau à lagareiro por 30€. Dose essa que supostamente será para 2 pessoas, mas dá perfeitamente para 3. Nem eu, que tenho bom apetite, consegui dar conta do recado. Trouxemos as sobras para casa, que ainda deu para o meu pai comer ao jantar.

Em Santa Cruz qual é melhor: Peixão ou Plaj? Recomendam algum? Outras opções? Muito obrigado e boas comezainas!

Em Santa Cruz qual é melhor: Peixão ou Plaj? Recomendam algum? Outras opções? Muito obrigado e boas comezainas!

O Peixão! É que não tem comparação!

O Peixão tem "requinte" (sem ser para finórios), uma sala "calma", sem grandes confusões, atendimento atencioso. É gerido por um "chef", uma carta seleccionada, com pratos muito bem confeccionados (peixe no sal excepcional, arroz de peixe e marisco brutal - o meu preferido; polvo super macio - o preferido da minha mulher)...

O Plaj é o contrário disto tudo. Uma sala de refeições sobrelotada, demasiada gente, demasiado barulho, 50 opções de pratos que saem da cozinha de "forma industrial". Não vou dizer que é o pior restaurante da zona, mas pelo mesmo preço, ficas muitooooooo mais satisfeito com o Peixão. É o melhor restaurante daqui - na minha opinião - nem há discussão [:)]

O Plaj antes de ser Plaj quando era ainda gerido pelos donos do Noah ainda se aproveitava (apesar de achar que se armavam um pouco ao pingarelho com o conceito eco-ambiental pra gente rica), mas desde que virou Plaj perdeu qualquer factor diferenciador.

Mas se preferires uma coisa mais tradicional, com pratos cozinhados (e temperados) por uma "senhora à antiga" em vez de cozinha de autor, então sugiro o Vela D'Ouro - o arroz de lagosta ou o arroz de sapateira também são divinais.

Já agora outras sugestões:

- O Vela D'Ouro que já referi acima

- Holy (é porta ao lado do Peixão) - para sushi, poke bowls e algum outro prato de inspiração asiática. Também muito bom, dos que mais frequento. O melhor sushi que há aqui perto sem ter de ir para Torres Vedras

- O Aeroclube (fica no aerodromo) - tem especialidades de barriga de leitão (um conceito estranho, porque basicamente é leitão mas cozinhado como frango assado e fica muito bom) e o choco frito. Vale a pena ir lá por isto, de resto diria que é um restaurante "honesto". Acho justo o preço que cobram.

- Marisqueira Promar (não fica em Santa Cruz, fica em Porto Novo, a uns 5 km distância)

- Ave Dourada (também não fica em Santa Cruz, fica em A-dos-Cunhados; perdes a proximidade ao mar/praia) - o peixe e marisco mais fresco daqui, tudo de qualidade 10/10, e paga-se por isso. Na minha opinião, apesar da qualidade da comida ser irrepreensivel, pelo preço que se paga depois falta o resto - nomeadamente a sala que também é demasiado lotada para o espaço disponível.

Last edited:
Obrigado pelas V/recomendações. Acabei por ir ao Plaj (o almoço foi no dia 21, antes das vossa mensagens). Vou guardar as recomendações para futuras incursões na zona. Muito obrigado.
Realmente o Plaj cai na crítica que fizeste. Para mim o pior é a sala grande e o número de pessoas. Bom, as mesas estarem bem afastadas umas das outras. Não achei má a comida. Comi um arroz de garoupa que estava bem. Nada de extraordinário, mas bom. O risoto de camarão da minha filha estava bastante bom. O bife do meu filho, nada de extraordinário e a qualidade da carne não era muito boa. Isto é, a comida é relativamente banal. A casa estava à pinha (primeiro sábado de Sol e um dia maravilhoso). Vou experimentar os outros assim que possível.

Por causa de um ''suposto influencer'', já não se consegue ir comprar salgados a uma tasca aqui da terrinha.

Estão sempre filas á porta.

Por causa de um ''suposto influencer'', já não se consegue ir comprar salgados a uma tasca aqui da terrinha.

Estão sempre filas á porta.

Bem, se está assim, não é um "suposto influencer", é influencer mesmo! [:D] Descansa que isso é de modas, daqui a uns tempos volta ao normal. Nos entretantos o tasco ganha uns cobres extra.[;)]

Back