Vou contar a minha relação de já + de 10 anos com a Zurich_(Antiga Metropole)...
Comecei por fazer seguros contra terceiros, de um renaul clio de 95, que possui até 2002...Anualmente rondava entre os 300 e os 250 euros, moeda actual...
Em 2002, finais do ano, adquiri um Lancia Y que resolvi cobrir com danos próprios e franquia de 2%...Pagava cerca de 500 euros anuais, sendo qua a ultima apólice ficou em menos de 400 euros e findava em 16/12/2005...
Em agosto do ano passado uma senhora, que não respeitou um Stop, abalroa a minha mulher, que ia a conduzir o elegante Y, e arrastou-a qs 10 mts(Embate lateral, torção de chassis, perca total...).
Quando se chegou a hora veio-se a ver que a senhora não tinha seguro válido...Aconselhei-me com o meu mediador, e o conselho dele foi o seguinte:
1-Activar os danos próprios, pagando para isso a franquia...cerca de 150 euros.(Melhor que recorrer ao ISP, que cobra sempre 300 euros mais as despesas inerentes...)
2-Garantiu-me todo o periodo de bonus numa nova apólice(Que usufruo agora, com as mesmas coberturas, num rover 45 de 2001, avaliado em 8500 euros pela Zurich e pelo qual pago cerca de 490 euros).Sobre a apólice antiga, que activei foi-me feito um extorno do dinheiro(+/- 120 euros) cobrado a mais(Sim, pois a apólice vencia em Dezembro e o acidente foi a 1 de Agosto...),
3-Garantiram-me a devolução da franquia assim que vier o recurso apresentado ao ISP(que eles apresentaram para lhes ser devolvido o valor que me foi pago, conforme o auto provou não houve culpa alguma da nossa parte...)
4-O suposto apoio juridico é que não me ajudou em nada, pois mesmo a Zurich tendo pago o valor venal, vcs todos devem saber bem como é essa treta...uma miséria.
Tenho ainda outro seguro, contra terceiros de um fiat seicento de 98, em nome da mulher(Primeiro seguro dela), que nos custa anualamente cerca de 220 euros com quebra isolada de vidros.Preço barato...pois o preço mais barato da concorrencia rondava os 310 euros.
A minha mãe tem de um corsa gasolina de 2002, seguro contra todos, e paga contra todos os riscos na Império Bonança, cerca de 600 euros...O meu mediador garante-lhe as mesmas coberturas por 450 a partir da próxima apólice, e já lhe disse a ela para perguntar na Imperio Bonaça quanto será a pr+óxima apólice, mas eles afirmam de que apenas 45 dias antes do vencimento poderão informar.De qq maneira, antecipando-nos até já temos o postalinho feito a pedir a anulação de seguro.
Sobre quem está a fazer seguro novo...não vão nessa de por os condurores habituais ou fazer seguros em nome dos pais...só se prejudicam, pois perderão bonus.
Resumindo...acabo por estar muito satisfeito com eles Zurich, pq em todos os acidentes que fomos intervenientes, temos sido apoiados(Nunca fomos considerados culpados até ao momento, embora estejamos numa situação pendente com um caso ocorrido conforme poderão abservar no tópico
http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=71730&whichpage=1 .
Com estes dados espero ter dado umas luzes e dicas sobre quem quer fazer seguro....