Tópico dos sistemas de GPS e navegação

Penso que ja deves saber isto mas de qq maneira cá vai.
Tens que ver qual a empresa que fabrica os mapas para a Audi e fazer o download dos mapas especificos para o modelo(modelo do GPS).
No caso da Fiat é a NAV que fabrica os mapas.

Outra coisa é tentares obter informação na net.Faz uma pesquisa no Google!

Era importante dizeres a marca e modelo do receptor de GPS assim como as referências do CD de origem e daquele que foi tirado da net. O melhor que tem a fazer é dirigir-de a um concessionário e na secção de peças comprar o CD ou DVD respectivo, estaremos possivelmente a falar de valores entre os 100 e os 200 euros (Pelo menos é assim com outras marcas).

Mas o que é feito do espirito de aventura!?
Sair para a estrada e saber qual o destino mas nao ter a minima ideia do caminho a tomar!?

Eu se saio para algum lado em que tenha que andar mais de 500km e nao me perco... LoOL... Arranjo maneira de me perder!!!
;p

Eu sou adepto dos sistemas integrados, mas apenas se tivermos verbas para tal, dar mais de 2000 euros por um sistema desses não é uma escolha fácil, mas tam muito mais vantagens que o simples facto de ser difícild e roubar.

Eu tenho no telemovel... Comprei a antena GPS mais por brincadeira, mas já me desenrascou numa serie de situações.

E só me custou 80 Euros.. Porque o telemovel já tinha.. E o Software.. bem.. Não é preciso explicar..

Faz tudo o que fazem os sistemas integrados e ainda posso usar com as cartas do exercito para quando ando de moto 4 pelo meio do monte para me orientar e para guardar os trajectos..

Por acaso quando trocar de carro estou a pensar em adquirir um GPS portátil, ou então se vier já com o carro melhor, acho que é um aparelho que pode ser bastante útil e já não são tão caros quanto isso, andam por aí uns portáteis da garmin e da tom tom bastante engraçados.

Uso o do meu carro! é uma versão Navteq 2005/2006 com mapas de 25 países!
Fazia parte de um dos packs que vinham com o carro.
Depois de dominar bem o sistema e de o compreender bem, acho-o bastante útil em certas situações.
Ao fim de quase 1 ano ainda continuo a descobrir coisas novas...agora ando a tentar dominar bem os comandos vocais para o GPS, Telefone e...etc etc.
É giro!!!

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Na minha opinião, acho que é sempre melhor vir de origem. Pode ser caro, mas ganha-se muito em termos estéticos, é mais pratico, geralmente a localização é muito melhor, interliga com funções do veiculo, como o rádio, o computador de bordo etc. e em alguns casos o software também é actualizável (na Opel, com o rádio DVD 90 Navi sei que é actualizável).

Pois mas tu tens sorte que sabes falar spanhol:D

A serio.
Eu acho que dão jeito mas no caso da opel recuso-me a ter um de serie.
Ando para comprar um para colocar no carro, ainda não me decidi por qual.

Dedicado.

Uso este:
gpsmap-176.jpg

ou este:
27610_00.jpg

Vários-em-um ainda não me convenceram.

Faltando energia, a velha bússola, escalímetro e mapa servem.

Pontos positivos a considerar em relação às soluções de origem:

- Integração com toda a electrónica do carro, caso haja falha de satélites, como por exemplo em túneis, o aparelho continua o seu cálculo normal.
- De difícil roubo.
- Design apelativo.
- Não precisa de fonte de alimentação ou baterias.
- Antena externa, muito boa captação.
- Possível fazer update aos mapas da mesma forma que qualquer outro sistema, quer pela via legal ou não.
- Ecrã maior do que os outros.

citação:Originalmente colocada por Suíço

Se um gajo souber ler um mapa como deve de ser... é desnecessário. Torna-se útil dentro de localidades de maior dimensão...
Agora GPS porque quero ir de Lisboa a Madrid, Barcelona, ou a Paris... Fdx, tenho 2 olhos e, graças a deus, sei ler e vejo bem...

discordo completamente, o GPS do meu telemovel cobre 99% das estradas de portugal com o route 66, e refiro-me a pormenores que nenhum mapa tem, como a estradita de terra que dá acesso à minha casa, ou a estrada por trás das bombas que vai dar à lavagem automatica, ou até separadores num estacionamento de um hipermercado, isso é puro detalhe! e não preciso de olhos porque o sistema de voz guia-me, aliás eu como vou muitas vezes para sitios que nunca fui, raramente vou duas vezes ao mesmo sitio, nunca conheço caminhos, o GPS evita que me perca, assim não perco gasoleo nem tempo, evita que pare para perguntar onde fica tal sitio, ou para ver o mapa, que é mais tempo, evita-me fazer telefonemas a perguntar onde fica tal sitio, resumindo, eu dantes utilizada o mapa mais detalhado que tinha, só da beira litoral, e só conhecia praí 20% do que um GPS conhece

citação:Originalmente colocada por xicos perto

citação:Originalmente colocada por Tubular Bells

Na minha opinião, acho que é sempre melhor vir de origem. Pode ser caro, mas ganha-se muito em termos estéticos, é mais pratico, geralmente a localização é muito melhor, interliga com funções do veiculo, como o rádio, o computador de bordo etc. e em alguns casos o software também é actualizável (na Opel, com o rádio DVD 90 Navi sei que é actualizável).

Pois mas tu tens sorte que sabes falar spanhol:D
A serio.
Eu acho que dão jeito mas no caso da opel recuso-me a ter um de serie.
Ando para comprar um para colocar no carro, ainda não me decidi por qual.

O Navteq da Nissan fala e ouve português!;)

citação:Originalmente colocada por K2000

Pontos positivos a considerar em relação às soluções de origem:

- Integração com toda a electrónica do carro, caso haja falha de satélites, como por exemplo em túneis, o aparelho continua o seu cálculo normal.- De difícil roubo.
- Design apelativo.
- Não precisa de fonte de alimentação ou baterias.
- Antena externa, muito boa captação.
- Possível fazer update aos mapas da mesma forma que qualquer outro sistema, quer pela via legal ou não.
- Ecrã maior do que os outros.

De uma forma geral, concordo contigo e optei por um sistema integrado no carros mas:

- Qualquer GPS portátil actual não se perde em tuneis.
- Embora menos prático, se usares um PC portatil como sistema de navegação terás um ecrã maior.
- Com um sistema portátil, tenho GPS em qualquer carro, moto, barco, bicicleta, etc etc.
- Os sitemas de origem das marcas tb têm falta de algumas funcionalidades que os GPS's portateis fornecem, como por exemplo o TrackBack ou editar um caminho enexistente na cartografia de origem, ficando disponivel para a proxima vez.

Menos prático é favor, usar um PC portátil como sistema de GPS não lembra a nimguém, gostava de saber onde o irás pôr...
E sim, não são sistemas perfeitos, longe disso, mas depois de pesar os prós e contras, acredito que havendo verbas, seja uma boa escolha.

Quanto aos que dizem que GPS não serve para nada, obviamente que para os percursos diários, realmente é inútil, mas se tiverem de ir com alguma frequência a locais novos, aí sim, faz toda a diferença.

Ninguém duvidoa que olhando apenas para as caracteristicas os GPS's integrados, apesar das suas limitações, acabam por ser a opção mais pratica..

Mas, é uma opção que quanto a mim, se vier de série porreiro, porque se for opcional na maioria dos carros não fica por menos de 3000 euros. E sinceramente, com 3000 euros faço muita coisa melhor do que ter um GPS integrado no carro.

Por outro lado, actualmente quem tiver um PDA ou telefone Symbian, com um investiento minimo, pode funcionar como um optimo receptor de GPS.. Por exemplo, no meu caso, tinha um Nokia 6630, já com um cartão de memoria grandito, bastou-me comprar uma antena GPS por menos de 100 euros e faço tudo o que qualquer sistema integrado de 3000 euros faz. E ainda faço mais, porque posso escolher a cartografia que quero (Navteq ou TeleAtlas), e posso usar software de tracking com os mapas cartograficosdo exercito para quando ando em aventuras fora de estrada..

Agora, cada um sabe das suas prioridades, e se 3000 euros é coisa que não vos faz falta, realmente um GPS integrado é a opção mais pratica.

o RT3 usado nos carros PSA custa 2200 euros, além de GPS também tem telemóvel com sistema mãos livres, além daqueles pormenores, como a leitura de mp3, integrar o rádio no mesmo aparelho.

A solução symbian é óptima, mas apenas para nos guiarmos pela voz, porque o ecrã é de facto demasiado pequeno. Quando a antenas por bluetooth, convém se de alta qualidade para passar os parabrisas atérmicos.

citação:Originalmente colocada por K2000

A solução symbian é óptima, mas apenas para nos guiarmos pela voz, porque o ecrã é de facto demasiado pequeno. Quando a antenas por bluetooth, convém se de alta qualidade para passar os parabrisas atérmicos.

Isso é como nos sistemas dos carros.. Até porque a conduzir e a olhar para um ecran não dá grande resultado.

E o sistema de voz chega para quase tudo, quando há algum cruzamemento mais complexo dou uma olhadela para o esquema.. E como eles fazem zoom conforme a velocidade, nos cruzamentos aparece mesmo só o que interessa e ve-se bem.

Quanto à antena, eu tenho uma Holux GPSLim 236, com o chipset SFIR Star III e meto-a no guarda luvas do carro e funciona na perfeição. Sei que com outros chipsets as vezes não é tão facil, mas com o SFIR Star III não tens problemas nenhuns..

Um sistema integrado tem as vantagens de não ter fios pendurados e de não ser preciso pôr e a tirar o PDA, mas fica 1000€ mais caro e não tem as outras funcionalidades do PDA.

Voltar
Superior