Tópico dos SmartWatches

A consumidor nunca está satisfeito.
Se é grande é porque é grande. Se é pequeno é porque é pequeno. [:D]

Em 2004 andava eu com um Qtek 9090 e a malta olhava para aquilo e dizia: fonix, isso é enorme. Para que raio queres um ecrã tão grande?
10 anos depois, já acham as 3 polegadas e meia do iPhone pequenas.
[:D]

O smartwatch irá iniciar a sua carreira com um complemente de um smartphone mas acredito que a longo prazo venha a tornar-se cada vez mais independente.

A Samsung já apresentou um com cartão SIM põe isso já ai está. E já os tem com câmera, Wifi e microfone.

Por isso já podes avançar com a compra.

Mas eu não disse que estava comprador de um smartwatch.
Eu apenas reconheço o enorme potencial deste tipo de gadget e acho claramente que vieram para ficar.

Acho muito interessante este tema. Trabalhando eu na industria relojoeira vejo que este é um "mostro" que muita industria convencional teme e com razao...

A partir deste momento ( que a Apple lançou o seu modelo) dentro de 6 meses todos vão querer ter um Smart watch no pulso. Consigo perfeitamente imaginar as vendas da Seiko e Swatch a começar a cair já neste Natal... Reparem que nao é uma questao de utilidade. Eu até acredito que em varias situacoes seja util. Consigo-me imaginar a ter um e ser pratico para certas coisas. Mas o que o fará realmente vender, será o facto de se vir a criar a sensação de uma lacuna fundamental que irá ser preenchida. Eu nem dou o exemplo das Tablet. Dou o exemplo do cafe de capsula que os suíços tao inteligentemente inventaram ( e nao produzem café mas possuem boa parte do seu monopólio). Criou-se a sensação de necessidade e luxo em algo que não oferece isso (e eu tenho duas em casa dessas por isso sei o q falo)... Apesar de eu acreditar que estes relogios inteligentes (na realidade nao sao relogios) possuem de facto alguma utilidade, o que irá promover as suas vendas será o referido acima. A sensação que as pessoas teem em nao ficarem para tras e desactualizadas em relacao aos outros... No fundo maioria nao vai precisar e nao vai dar jeito em quase coisa nenhuma, mas todos vao querer ter... Será a moda. Quem nao tiver, nao vai estar na moda e nao é "fixe".

Como referi imagino ja este ano a Swatch e Seiko a terem enormes quebras de lucro... Entre outras marcas nestes segmentos de preços. Tudo que relogio até 250 a 300€ terá quebras fortes de vendas nos proximos 2 anos. Como habitual, relógios de luxo estao protegidos. É um mundo proprio e que devido a Asiaticos e novas economias emergentes está de saúde como nunca esteve... Mas mesmo assim algumas marcas de entrada com o passar dos anos vao ter quebras de venda... É uma questoa de esperar e vêr a reacção da industria classica relojoeira...

Mas dito isto consigo imaginar muita loja convenciaonal de relogios a vir a ter problemas em se manter aberta proximos anos... Nao é o meu problema, pq estou bem adaptado ao mercado, mas consigo imaginar lojas a fechar...

fica a pergunta:
Será que marcas como Swatch estao a desenvolver um produto que irá fazer enorme sucesso dentro do genero ?
Pelo que sei à uns tempos investiram bem nesta area

Outra questao é relogios que medem valores Biomédicos com precisao. Para mim isso sim, será uma revolucao gigante e eu um dos primeiros a querer ter um...

Last edited:
Para mim, pessoalmente, há muitos prós neste tipo de relógos face aos relógios comuns:

1.º monotorização de actividade desportiva (embora há outros relógios dedicados que o fazem e talvez bem melhor: (POLAR, GARMIN; SUUNTO, TOMTOM, etc).

2.º Num contexto de vida atarefada ou até naqueles dias de chuva, poder ler o sms ou o email em tempo real, sem que seja necessário tocar no telemóvel 380 vezes por dia ou expo-lo a quedas (de referir também a poupança muito relevante quanto à bateria ao telemóvel, que servirá verdadeiramente para ser usado nos momentos de pausa reais, num café/restaurante ou nos momentos de lazer).

3.º Um relógio apenas = 1000 relógios, ou seja, se o interface permite personalizar o "relógio em si" hoje posso ter um mostrador à la rolex, amanhã posso ter uma face futurista, depois um deep blue ocean minimalista e no dia seguinte um clássico Retro. Nunca me cansarei de olhar para o mostrador, até porque em termos percepcionados é como se tivesse sempre a mudar de relógio (com o opcional de poder ainda mudar de braceletes, desde o clássico ao hardcore).

Resumindo, vou deixar o mercado amadurecer, mas serei certamente cliente, principalmente quando me provarem que são excelentes para a parametrização de desporto, com todos os outros referidos extras, certamente interessantes.

Acho muito interessante este tema. Trabalhando eu na industria relojoeira vejo que este é um "mostro" que muita industria convencional teme e com razao...

A partir deste momento ( que a Apple lançou o seu modelo) dentro de 6 meses todos vão querer ter um Smart watch no pulso. Consigo perfeitamente imaginar as vendas da Seiko e Swatch a começar a cair já neste Natal... Reparem que nao é uma questao de utilidade. Eu até acredito que em varias situacoes seja util. Consigo-me imaginar a ter um e ser pratico para certas coisas. Mas o que o fará realmente vender, será o facto de se vir a criar a sensação de uma lacuna fundamental que irá ser preenchida. Eu nem dou o exemplo das Tablet. Dou o exemplo do cafe de capsula que os suíços tao inteligentemente inventaram ( e nao produzem café mas possuem boa parte do seu monopólio). Criou-se a sensação de necessidade e luxo em algo que não oferece isso (e eu tenho duas em casa dessas por isso sei o q falo)... Apesar de eu acreditar que estes relogios inteligentes (na realidade nao sao relogios) possuem de facto alguma utilidade, o que irá promover as suas vendas será o referido acima. A sensação que as pessoas teem em nao ficarem para tras e desactualizadas em relacao aos outros... No fundo maioria nao vai precisar e nao vai dar jeito em quase coisa nenhuma, mas todos vao querer ter... Será a moda. Quem nao tiver, nao vai estar na moda e nao é "fixe".

Como referi imagino ja este ano a Swatch e Seiko a terem enormes quebras de lucro... Entre outras marcas nestes segmentos de preços. Tudo que relogio até 250 a 300€ terá quebras fortes de vendas nos proximos 2 anos. Como habitual, relógios de luxo estao protegidos. É um mundo proprio e que devido a Asiaticos e novas economias emergentes está de saúde como nunca esteve... Mas mesmo assim algumas marcas de entrada com o passar dos anos vao ter quebras de venda... É uma questoa de esperar e vêr a reacção da industria classica relojoeira...

Mas dito isto consigo imaginar muita loja convenciaonal de relogios a vir a ter problemas em se manter aberta proximos anos... Nao é o meu problema, pq estou bem adaptado ao mercado, mas consigo imaginar lojas a fechar...

fica a pergunta:
Será que marcas como Swatch estao a desenvolver um produto que irá fazer enorme sucesso dentro do genero ?
Pelo que sei à uns tempos investiram bem nesta area

Outra questao é relogios que medem valores Biomédicos com precisao. Para mim isso sim, será uma revolucao gigante e eu um dos primeiros a querer ter um...

Seiko e Citizen (como referes e bem serão das marcas mais afectadas) sei que estão a trabalhar nisto para oferecerem modelos competitivos neste sector. Outra marca seriamente afectada será a Casio, e enfim, todas as que vendem relógios entre os $100 e os $400.

Estás a pensar no presente :)
Eu estou a falar de um futuro não muito longínquo... dá-lhe tempo... deixa a tecnologia evoluir sobretudo na área do reconhecimento de voz.

Em relação a ser preguiçoso, há uns 28 anos atrás o meu pai reclamava comigo cada vez que eu usava o comando para mudar o canal de televisão.
Ele achava que aquilo não fazia sentido e que só servia para gastar pilhas. Eu tinha mais é que levantar o rabo do sofá e ir mudar de canal directamente na televisão.
Vai lá hoje ver se ele passa sem o comandito [:D]

Se um telecomando custasse 250 euros muita gente nao o comprava. [:D]

Esperem até as televisões virem sem telecomando e ser necessário um smartphone/smartwatch para as controlar. E o aquecimento em casa. E abrir as portas do carro. E programar o micro-ondas. E...

Esperem até as televisões virem sem telecomando e ser necessário um smartphone/smartwatch para as controlar. E o aquecimento em casa. E abrir as portas do carro. E programar o micro-ondas. E...

Estás a brincar?
Olha que vejo aí grande potencial... [:cool:]

- Televisões a serem controladas por gestos já aí estão. Falta a Apple lançar a sua com a Siri.
- Vou a caminho de casa num dia de inverno....... "Siri, liga o aquecimento central. Temperatura 22 graus"
- Estou a sair do trabalho e vou ter de cozinhar um lombinho que a empregada já deixou preparado num tabuleiro dentro do forno......"Siri, liga o forno. Temperatura 200 graus. Modo 3. 45 minutos"
- Chego a casa ou ao carro e destranco a porta com o relógio através da impressão digital. Chaves? Vai ser uma coisa do passado que só servia para estragar os bolsos [:D]

Estás a brincar?

- Televisões a serem controladas por gestos já aí estão. Falta a Apple lançar a sua com a Siri.
- Vou a caminho de casa num dia de inverno....... "Siri, liga o aquecimento central. Temperatura 22 graus"
- Estou a sair do trabalho e vou ter de cozinhar um lombinho que a empregada já deixou preparado num tabuleiro dentro do forno......"Siri, liga o forno. Temperatura 200 graus. Modo 3. 45 minutos"
- Chego a casa ou ao carro e destranco a porta com o relógio através da impressão digital. Chaves? Vai ser uma coisa do passado que só servia para estragar os bolsos [:D]

Isso chama-se domótica e já existe.

Isso chama-se domótica e já existe.

Pois já.
Há cerca de 10 anos tive contacto directo com isso mas funcionava via SMS.
Podias abrir e fechar estores, ligar máquinas, luzes, aquecimento, ar condicionado. Até a banheira de hidromassagem podias ligar desse modo.

Agora imagina que vens no carro a caminha de casa.
Podes:
- pegar no smartphone e enviar uma ou várias sms;
- pegar no smartphone, abrir um app especifica e activar os equipamentos que queres;
- simplesmente ditar aquilo que pretendes e o smartwatch trata do assunto;

Que preferes?

Como não ganho comissão pela venda destes gadgets fico-me por aqui :)

Last edited:
Pois já.
Há cerca de 10 anos tive contacto directo com isso mas funcionava via SMS.
Podias abrir e fechar estores, ligar máquinas, luzes, aquecimento, ar condicionado. Até a banheira de hidromassagem podias ligar desse modo.

Agora imagina que vens no carro a caminha de casa.
Podes:
- pegar no smartphone e enviar uma ou várias sms;
- pegar no smartphone, abrir um app especifica e activar os equipamentos que queres;
- simplesmente ditar aquilo que pretendes e o smartwatch trata do assunto;

Que preferes?

Como não ganho comissão pela venda destes gadgets fico-me por aqui :)

Já existem apps android que fazem isso, ou pelo menos essa possibilidade existe. Agora resta saber quantas pessoas dao uso a essas funcionalidades e precisam de controlar essas coisas a partir do carro.

Para mim, pessoalmente, há muitos prós neste tipo de relógos face aos relógios comuns:

1.º monotorização de actividade desportiva (embora há outros relógios dedicados que o fazem e talvez bem melhor: (POLAR, GARMIN; SUUNTO, TOMTOM, etc). (...)

Não fazem muito melhor. Em algumas situações fazem até pior... e estou também a incluir relógios topo de gama com GPS da Garmin Suunto ou Polar.

No meu caso uso um xperia st15 que é compatível com equipamento ANT+, tal como a Suunto, Adidas, Garmin, etc etc. Ou seja, posso usar um HRM de tronco da garmin, um footpod da adidas ou da Suunto e uma bicicleta estacionária de outra marca qualquer que seja compatível com ANT+ que consigo registar tudo num programa à minha escolha (endomondo, pbike, etc) fazer upload imediatamente a seguir ao treino e claro está, visualizar tudo no smartwatch.

Posso inclusive em corridas ou outras provas mais longas partilhar a minha localização em tempo real com outras pessoas. Algo que os actuais relógios das marcas tradicionais de desporto ainda não conseguem fazer...

Ou seja, a mim parece-me que quem deverá para já ter mais receio serão precisamente os fabricantes exclusivos deste tipo de equipamento. A potencialidade destes smartwatchs de substituir estes relógios é enorme.

Por outro lado vejo o pessoal que faz smartwatchs ainda um bocado a trabalhar de forma pouco "vincada" e parecem algo perdido a mandar barro à parede a ver se pega.

Por exemplo ainda não se viu um único anúncio de um smartwatch a "monitorizar" uma corrida numa passadeira ou numa aula de RPM, ou a partilhar a sua localização com outros atletas, ou a dizer que são compatíveis com a norma mais conhecida de interligação wireless de dispositivos de deporto, inclusive...balanças de bioimpedância! Nada! A tecnologia já existe há anos, funciona bem, está mais que amadurecida é usada por eles, e por inúmeros fabricantes, mas ninguém fala ou esclarece nada e poucos são os desportistas que ao comprarem um relógio de desporto sabem se estão a comprar algo com ANT+ ou não...

O factor "WOW" na minha opinião deveria ser mais por aí! A Sony usa ANT+ há anos, a Samsung só recentemente começou a usar mas o que é irónico é que o sistema ANT+ deveria estar em equipamentos pequenos mais apropriados para desporto e não em telefones gigantes tipo Note ou S4/S5! Anda tudo ao contrário.... quem é que compra um Note por ter ANT+? Ninguém! Quando comprei o xperia mini foi exactamente por esse mesmo motivo, era pequeno e tinha ANT+. Juntando o smartwatch fazem uma combinação quase perfeita para quem faz desporto. E tenho até um relógio garmin que agora raramente uso...

Last edited:

Estás a brincar?

Não estou a brincar, não. Há muitas actividades que podem ser substituídas por um smartwatch. O importante neste lançamento é que inicia uma nova fase nesta área, simplesmente porque a Apple tem um peso, uma capacidade de mobilizar os mercados, que outras não têm.

Eu acho que o Apple watch vai ser um objecto de desejo como a maioria dos produtos da marca.
Acho também que para muita gente estes smart watches podem ser muito interessante. Será a rampa de lançamento para no futuro esta tecnologia ser mais abrangente e ninguém viver sem ela.

Eu para já acho muito interessante para as actividades desportivas ou apenas para estar a par dos mails (ha trabalhos em que isso é vital), mas como sou utilizador de Android escolhia o moto 360.

Seiko e Citizen (como referes e bem serão das marcas mais afectadas) sei que estão a trabalhar nisto para oferecerem modelos competitivos neste sector. Outra marca seriamente afectada será a Casio, e enfim, todas as que vendem relógios entre os $100 e os $400.

Falando em Euros larga maioria das relojoarias vende entre 50 e 500 euros os seus relogios...
Seja qual fôr a marca vai ter uma quebra muito significativa...
Nao estou a ver de momento relojoarias a vender os Smart Watches... Imagino que a Swatch possa ter algum prototipo pronto para lançamento. Onde faça tudo similar a um Smartwatch, mas com mais relogio e mais versetalidade...Se as marcas tradicionas nesta gama de preços nao se reeinventaram em 5 a 20 anos podem muito bem desaparecer no meu entender... Como referi acho mesmo que vem aí uma revolucao. Nao tanto na necessidade mas por se criar a sensaçao de ser uma lacuna finalmente preenchida . Seja como fôr para quem nao é amante de relogios (mecanicos e quartzo ) como eu, e apreciador profundo e coleccionador, nao vejo qual a vantagem de um relogio basico de pilhas em comparacao a um bom Smart watch bem construido e bom design (ainda nao vi nada de mais ateo ao momento, talvez tenha de vêr ao vivo). Bem... Por enquanto a vantagem é o design e aspecto... Os Smartwatches ate ao momento ainda parecem relogios dos chineses (existem centenas modelos)

Last edited:
Com já têm dito, sem dúvida que os smartwatches vão fazer muita mossa nos relógios de quartzo até 500€. Quando estas marcas todas vierem com produtos de 2ª geração e marketing em força... temo por várias marcas que neste momento gosto como apreciador de relógios.

Quando ao Apple watch o que tenho de reconhecer como apreciador de relógios é precisamente a Apple parecer ter em consideração coisas como vidro em safira, 2 tamanhos, um sistema aparentemente bom para trocar braceletes, uma nova visão para a funcionalidade da coroa... Até a versão em ouro, não me diz nada, mas mostra que a apple estudou bem o mercado, o seu e o dos relógios. Quanto à funcionalidade em si e ao que o Apple watch traz de novo, aí chega a ser constrangedor o atraso que demonstra em relação aos produtos com google wear. Mas, whatever, para já os seus clientes vão de certeza aderir, e nos próximos anos muitos outros concorrentes vão surgir.

Agora há uma coisa que me preocupa. Eu gosto de relógios, tenho 5 em rotação. Mas também me interessam algumas funcionalidades dos smartwatches, nomeadamente as relacionadas com fitness e com saúde. Mas um smartwatch, para beneficiar dessas aplicações deve ser usado todos os dias. E eu não quero deixar de usar os meus relógios tradicionais... Estão a ver o problema? Acho que o que me servia bem era uma smartband como a agora apresentada pela sony, que vai um pouco além das smartband existentes por ter funcionalidades de smartwatches e um ecrã-mini. Bom era uma assim, mas ainda mais pequena, em pele, com um discreto ecrã numa moldura metálica. Assim era: relógio tradicional no pulso esquerdo e smartband no direito!

Back