Tópico dos telemóveis

Por acaso no fim do mês vou mandar o meu iPhone 4S para outras paragens e adquirir um Android.

Ainda ando muito indeciso, mas estava e estou muito inclinado para o LG G3. Esta semana o OnePlus One andou em promoções, mas acabei por nunca acertar com a hora das promoções devido ao trabalho. Fora isso, outra opção seria o Asus ZenFone 2, mas há algumas queixas, afinal comprar produtos recém chegados ao mercado nem sempre é boa ideia. [;)]

Por fim, existe a remota hipótese do Nexus 6, mas confesso que o aspecto do Android stock não me diz nada, acho tudo muito simplista e pouco trabalhado, faltam algumas features e estética na ROM stock, quase que parece que construiram o SO até metade e depois o resto fica ao critério do utilizador. Claro que isto para muita gente é um espectáculo, mas eu não sou gajo de andar com invenções de ROM's e afins. Apesar de ser Informático. [:D]

O problema do LG G3 é que não tem hardware que aguente com o ecrã 1440p... mesmo o Nexus 6 não é nenhuma bomba com CPU e gráfica da geração a seguir.
O Android stock está-me a encantar, acho que nesse aspecto o Lollipop acertou em cheio. É experimentar para ver. Até agora estou a gostar bastante da experiência, para mais vindo do Touchwiz com os bells and whistles todos da Samsung.

Ainda assim das opções que apresentaste talvez o G3, se bem que eu não descartaria o Nexus 6 assim tão depressa...

O problema do LG G3 é que não tem hardware que aguente com o ecrã 1440p... mesmo o Nexus 6 não é nenhuma bomba com CPU e gráfica da geração a seguir.
O Android stock está-me a encantar, acho que nesse aspecto o Lollipop acertou em cheio. É experimentar para ver. Até agora estou a gostar bastante da experiência, para mais vindo do Touchwiz com os bells and whistles todos da Samsung.

Ainda assim das opções que apresentaste talvez o G3, se bem que eu não descartaria o Nexus 6 assim tão depressa...

É também um pouco a minha opinião.

O G3 é bastante bom, e pelo preço que se arranja então espetáculo.

Mas tem esse senão do hardware ser à justa para puxar um ecrã destes.

O SoC é pouco melhor que o do G2, a RAM é a mesma na versão de acesso (apesar de haver versão de 3 GB), e o GPU é o Adreno 330, o mesmo do G2 que puxa um ecrã apenas 1080p.

Aliás não é por acaso que a Samsung esperou pelo S6 para fazer o upgrade de ecrã. Até porque as specs do S5 são parecidas às do G3 de 2GB e eles continuaram na altura com os 1080p que já vinham do S4.

Não deixa de ser curioso que um hipotético G3 1080p seria em tudo melhor que este G3, mas a guerra das specs da nisto.

Para mim o G3 acaba por ser um G2 "S" e este G4 é o que o G3 devia ter sido.

Continua a ser um bom terminal pelo preço, é mesmo pena este detalhe. O ecrã não deixa de ser muito bom, como o tamanho para 5,5" (basta ver o 6 Plus ao lado do G3), a câmara é top e no geral é bom.

É também um pouco a minha opinião.

O G3 é bastante bom, e pelo preço que se arranja então espetáculo.

Mas tem esse senão do hardware ser à justa para puxar um ecrã destes.

O SoC é pouco melhor que o do G2, a RAM é a mesma na versão de acesso (apesar de haver versão de 3 GB), e o GPU é o Adreno 330, o mesmo do G2 que puxa um ecrã apenas 1080p.

Aliás não é por acaso que a Samsung esperou pelo S6 para fazer o upgrade de ecrã. Até porque as specs do S5 são parecidas às do G3 de 2GB e eles continuaram na altura com os 1080p que já vinham do S4.

Não deixa de ser curioso que um hipotético G3 1080p seria em tudo melhor que este G3, mas a guerra das specs da nisto.

Para mim o G3 acaba por ser um G2 "S" e este G4 é o que o G3 devia ter sido.

Continua a ser um bom terminal pelo preço, é mesmo pena este detalhe. O ecrã não deixa de ser muito bom, como o tamanho para 5,5" (basta ver o 6 Plus ao lado do G3), a câmara é top e no geral é bom.

Nao e por eu ter um, que nao sou fanatico, mas isto so me leva a concluir que o G2 acaba por ser melhor compra e ainda se fica com uns €€€ no bolso.
Caso a diferenca de precos nao existisse, tudo bem, o mais recente poderia o mais indicado, mas...

Ha ainda outro factor que nao referiste... A bateria tem a mesma capacidade em ambos, sendo que o superior hardware do G3 leva a que a mesma nao dure tanto como no G2 (ponto em que e muito eficaz).
De qualquer maneira, se a diferenca de precos nao for restritiva e estes pequenos "feitios" (nao sao propriamente defeitos) nao sejam determinantes, a possibilidade de ter um G3 com 32Gb de armazenamento e 3Gb de RAM e bastante interessante. A versao de entrada ja nao me parece minimamente atractiva.

Caso contrario, eu seria adepto de deixar o G4 assentar no mercado e avancar para um desses...

Por isso mesmo comprei o G2 há uns meses em vez do G3

Inicialmente estava reticente em comprar um smarphone com quase 2 anos de marcado, mas continua a ser uma excelente opção [;)]

O G2 é a versão comercial do Nexus 5 que ainda hoje está perfeitamente actual e responde a tudo como se fosse novo... Além disso, o G2 tem uma coisa melhor que o Nexus5 que é a bateria, claramente o ponto fraco do meu telefone.

Nao e por eu ter um, que nao sou fanatico, mas isto so me leva a concluir que o G2 acaba por ser melhor compra e ainda se fica com uns €€€ no bolso.
Caso a diferenca de precos nao existisse, tudo bem, o mais recente poderia o mais indicado, mas...

Ha ainda outro factor que nao referiste... A bateria tem a mesma capacidade em ambos, sendo que o superior hardware do G3 leva a que a mesma nao dure tanto como no G2 (ponto em que e muito eficaz).
De qualquer maneira, se a diferenca de precos nao for restritiva e estes pequenos "feitios" (nao sao propriamente defeitos) nao sejam determinantes, a possibilidade de ter um G3 com 32Gb de armazenamento e 3Gb de RAM e bastante interessante. A versao de entrada ja nao me parece minimamente atractiva.

Caso contrario, eu seria adepto de deixar o G4 assentar no mercado e avancar para um desses...

O G2 é boa compra, mas já foi melhor porque os preços andam estáveis há uns tempos e quanto mais tempo passa pior.

Para mim na mouche foi quem comprou ali pelos €300/320 menos de um ano depois de sair e antes de sair o G3, um pouco como a compra do Note 3 do user Avant uns 5/6 meses depois de sair, conseguiu €300 abaixo do preço de lançamento e preço de loja física mesmo na altura da compra.

Quem comprou o G2 nas condições que referi fez um excelente investimento e agora pode esperar tranquilamente que o G4 desça de preço para depois fazer a troca. Ou até mesmo um G5, isto se quiser continuar na marca.

Ainda assim o G3 é melhor porque à partida vai ter maior longevidade de updates, e o ecrã maior (para quem o valoriza, o que até nem é o meu caso pessoal mas isso pouco interessa aqui) e com um resolução impressionante, tem mais RAM no caso do de 3GB/32GB, faz vídeo em 4K e tem uma imagem/look/UI mais moderna e atraente (IMHO).

E sim, por acaso até me esqueci de referir isso embora o tivesse sempre em mente. O G2 tem uma autonomia impressionante e o G3 nem tanto, nomeadamente face aos 3000 mAh, que é bastante.

Mas o durar menos no G3 nem é tanto pelo "superior hardware", até porque nem é assim tão superior (e mesmo que fosse está provado que hardware mais recente consegue melhorar não só performance como eficiência, basta ver o que a Apple faz com os seus chips), é mesmo o esforço que o SoC (em particular o GPU) tem de fazer para puxar tantos pixeis. São quase 4x mais pixeis que eu tenho no meu MBP e quase o mesmo que tens no teu MBPr salvo erro...

É mesmo muito para um telemóvel, e como o Avant diz e bem, mesmo os mais recentes GPUs Adreno 4xx ainda sofrem qb a puxar estes ecrãs QHD, nomeadamente o Snapdragon 810 que aquece bem, o 808 aquece um pouco menos.

Como exemplos o LG G4 usa o 808 e o HTC One M9 usa o 810.

Mesmo a fnac subiu-lhe o preço para os 300eur quando há poucas semanas andava a 270 ou 280. Só demonstra q ainda é um telemóvel bastante procurado, mas já esperava uma estabilização (para baixo) do seu preço face à saída do G4...

Sim, os ecrãs 1440p foram dos piores disparates que aconteceram aos telemóveis. Eu sou virtualmente incapaz de detectar diferenças entre os 1080p do Note e os 1440p do N6. Nisto a Apple foi imensamente mais inteligente com o iPhone 6 plus.
Um Nexus 6 com um ecrã 1080p e vendido por 350€ como o Nexus 5, isso é que era. Trocava esse ecrã por este num piscar de olhos.
Entretanto a bateria deste não me parece muito mal. Com um uso bastante intenso hoje, está nos 31%.

Sim, os ecrãs 1440p foram dos piores disparates que aconteceram aos telemóveis. Eu sou virtualmente incapaz de detectar diferenças entre os 1080p do Note e os 1440p do N6. Nisto a Apple foi imensamente mais inteligente com o iPhone 6 plus.
Um Nexus 6 com um ecrã 1080p e vendido por 350€ como o Nexus 5, isso é que era. Trocava esse ecrã por este num piscar de olhos.
Entretanto a bateria deste não me parece muito mal. Com um uso bastante intenso hoje, está nos 31%.

Para mim 1440p faz sentido em tablets ali a partir das 8" polegadas. E em portáteis/monitores etc. Neste caso até faz sentido ainda mais resolução, nomeadamente em ecrãs grandes.

Em telemóveis faz pouco sentido porque ponto 1 como dizes é muito difícil distinguir dos 1080p a olho nú (mesmo olhando de perto) e ponto 2 o hardware ainda não acompanha bem tanto pixel.

Isto das resoluções não é linear, a performance necessária para puxar maiores resoluções é exponencial.

Aquando da evolução para 720p e 1080p não houve estes stresses. Isto porque essas passos foram passos dados com peso e medida.

Já o QHD em telemóveis com hardware atual, sobretudo os primeiros como o G3, é um bocado um overkill. E até me dá pena dizer isto porque é um smartphone com o qual simpatizo, é mesmo pena a resolução ser mais desvantagens que vantagens.

E tu no Nexus 6" ainda justifica qb porque sempre é um ecrã de 6", num ecrã de 5,1" como no S6 ainda menos sentido faz. Quase 600 ppis é tão desnecessário (no S6)...

O G2 é a versão comercial do Nexus 5 que ainda hoje está perfeitamente actual e responde a tudo como se fosse novo... Além disso, o G2 tem uma coisa melhor que o Nexus5 que é a bateria, claramente o ponto fraco do meu telefone.

Neste momento carrego o meu Moto G duas vezes por dia. É verdade que o Lollipop é muito mau na gestão da bateria, mas eu navego sempre mais de 2 horas por dia, envio mails, descarrego ficheiros, ando sempre com o BT ligado por causa da Mi band, faço hotspot, ando sempre com os serviços de localização ligados, assistente Motorola sempre ligado, ouço música... enfim, uso imenso o telemóvel.

Mesmo a fnac subiu-lhe o preço para os 300eur quando há poucas semanas andava a 270 ou 280. Só demonstra q ainda é um telemóvel bastante procurado, mas já esperava uma estabilização (para baixo) do seu preço face à saída do G4...

A Media Markt chegou a vender a 250€... Na FNAC tem estado sempre a 300 com excepções pontuais, e isto quando há stock. Passou-se algo semelhante com a saída gradual do primeiro G.

Também é lembrar aquela ocasião em que a Staples teve o S4 a 200€, mesmo que fosse bloqueado à Vodafone... São coisas que não podem durar muito, caso contrário canibalizavam os modelos novos.

Bateria e câmara, segundo consta são as únicas diferenças.

Por mim, desde que a bateria dê de manhã à noite, não peço mais

Cumps, jA

Já na altura do lançamento do G3 o G2 subiu ligeiramente de preço em vez do contrário. Lição a reter, comprar mesmo antes da saída do novo.

Já com os iPhones a lição é comprar mal haja modelo novo ou acabe de descer de preço :)

Voltar
Superior