Tópico dos telemóveis

Pessoal, sei que isto também vai muito por "amores", mas entre um P10 por ~360€ e um S8 por ~469€, qual será a melhor escolha?

O S8 é a versão Italiana, sem Samgung Pay, o que não me preocupa nada.

Penso que teoricamente o S8 será melhor, mas valerá os ~109€ a mais?

Qual é que é o "melhor" teclado para android?

O teclado da google, o swiftkey? Porque é que a malta não gosta do teclado da LG? O que é tão melhor nos outros?

Outra coisa, aparece aqui nos atalhos, algo como "Protector de Dados" e diz "restringe os dados em segundo plano". Ou seja, interpreto eu, que esta opção restringe as apps em background (notificações, upload para cloud, etc), mas a internet funcionará na app que esteja a utilizar nesse momento, certo?

Por outro, como a internet já sempre disponível na app que esteja a utilizar, então a ligação 3G/4G também está sempre activa "pronta a utiliza", pelo que não ajuda propriamente a poupar bateria...

Correcto, ou estou a ver mal?

Uso o teclado Google em todos os meus aparelhos. Já experimentei o SwiftKey durante uns meses e achei ela por ela em termos de previsão. A existência de um Swipe excelente, o look mais clean e a pesquisa integrada são grandes vantagens que desempatam a favor do Google. Desde que testei ambos já terá passado um ano, não sei desde então como evoluiu o SwiftKey mas o GBoard tem evoluído imenso, sobretudo em capacidade preditiva. Ah, uso também dicionário inglês e português e consegue fazer a transição entre ambos de forma muito eficiente.

Usei o Swiftkey religiosamente durante uns anos, mas desde que passou a gratuito ficou pior. Ficou pesado e havia ocasiões em que congelava. Para além disso os temas também estavam ultrapassados.

Na altura, o teclado da Google era uma nulidade completa, mas neste momento é bom. Ainda assim, a previsão do Swiftkey ainda está anos luz à frente.

Pessoal, sei que isto também vai muito por "amores", mas entre um P10 por ~360€ e um S8 por ~469€, qual será a melhor escolha?

O S8 é a versão Italiana, sem Samgung Pay, o que não me preocupa nada.

Penso que teoricamente o S8 será melhor, mas valerá os ~109€ a mais?
Onde anda o p10 a 360€?

Precisas de dual sim?

Bem lá deixei o Windows/Lumia 950 e fui para o LG G6. É todo um mundo novo voltar ao Android. A minha ultima experiência tinha sido no Galaxy S2, além de esporadicamente mexer por uns segundos nos telemóveis de outras pessoas.

O SO é em si uma melhoria face ao Windows (coisas simples, por exemplo como alguém me enviar um link do tripadvisor ou do insta e o link abre logo nas respectivas apps em vez das versões do site). Mas onde se nota mais diferença é nas apps. E não falo apenas da quantidade. É incrível a diferença de funcionalidades das apps do Uber ou do Waze nas versões para Windows vs Android.

Por outro lado, tem algumas coisas estúpidas:
- Não consigo colocar o email/calendário do gmail e outlook nas apps que vêm de origem. Resultado tenho de instalar a app do Outlook e se quiser aceder ao calendário, tenho de abrir essa app; não consigo ter um só calendário com todos os compromissos numa só app. Não é deal-breaker porque basicamente não uso o calendário do gmail, mas é chato
- Navegar no instagram é pior. No windows podia-se fazer a navegação toda por gestos (entrar no perfil de uma pessoa, fazer swipe-right e voltar ao feed geral...), no android tenho de carregar na seta return...
- Tenho uma subscrição Office 365 e por isso tenho 1 tera de espaço no OneDrive. É obvio que é para lá que faço o backup de todas as fotos. No windows podia tirar 20 fotos do mesmo objecto, escolhia a melhor e apagava as outras, e simultaneamente apagava no telemóvel e na cloud. Ora no Android tenho de apagar no telemóvel e depois tenho de ir ao PC ou à app do OneDrive apagar as que não interessam. Trabalho a dobrar, não é solução ideal...

Agora umas dúvidas para os experts:

1. Se utilizar o Google Drive para backup das fotos, passo a ter algo que espelha o telemóvel/sincroniza as fotos que apago do telemóvel, ou é apenas unidireccional como é com o OneDrive?

2. Há alguma maneira de controlas as aplicações que estão a correr em background (as que podem "aceder à internet" quando não estão a ser utilizadas?

3. No LG há uma app simplesmente chamada "Cloud" que me está a gastar 8% da bateria e simplesmente não sei o que faz, para que serve? Posso simplesmente desactivar ou isto está ligado a algum serviço do SO que me vai estragar alguma coisa se o desactivar?

4. O quick charge está "sempre ligado" quando carrego o telemóvel? Ou é algo que dá para só activar quando realmente necessitar carregar rapidamente?

5. No WhatsApp como é que se bloqueia as imagens de serem guardadas na galeria? No Windows isto era bastante simples, e grupo a grupo, podia escolher se queria guardas as imagens/videos na galeria. No android a única coisa que descobri é uma solução muito rebuscada, que obriga a criar um ficheiro qualquer chamada .nosave ou algo assim numa pasta meio escondida dentro do sistema. Parece-me muito pouco user-friendly. É mesmo assim?

6. O que é que o Nova Laucher tem assim tão de especial? Estou a usar o launcher normal da LG e estou satisfeito. Gosto, é simples, rápido e a possibilidade de agrupar apps em pastas parece-me uma muito melhor solução do que ter tudo misturado na app drawer. Ou não? [:D]

Gracias...

Bem lá deixei o Windows/Lumia 950 e fui para o LG G6. É todo um mundo novo voltar ao Android. A minha ultima experiência tinha sido no Galaxy S2, além de esporadicamente mexer por uns segundos nos telemóveis de outras pessoas.

O SO é em si uma melhoria face ao Windows (coisas simples, por exemplo como alguém me enviar um link do tripadvisor ou do insta e o link abre logo nas respectivas apps em vez das versões do site). Mas onde se nota mais diferença é nas apps. E não falo apenas da quantidade. É incrível a diferença de funcionalidades das apps do Uber ou do Waze nas versões para Windows vs Android.

Por outro lado, tem algumas coisas estúpidas:
- Não consigo colocar o email/calendário do gmail e outlook nas apps que vêm de origem. Resultado tenho de instalar a app do Outlook e se quiser aceder ao calendário, tenho de abrir essa app; não consigo ter um só calendário com todos os compromissos numa só app. Não é deal-breaker porque basicamente não uso o calendário do gmail, mas é chato
- Navegar no instagram é pior. No windows podia-se fazer a navegação toda por gestos (entrar no perfil de uma pessoa, fazer swipe-right e voltar ao feed geral...), no android tenho de carregar na seta return...
- Tenho uma subscrição Office 365 e por isso tenho 1 tera de espaço no OneDrive. É obvio que é para lá que faço o backup de todas as fotos. No windows podia tirar 20 fotos do mesmo objecto, escolhia a melhor e apagava as outras, e simultaneamente apagava no telemóvel e na cloud. Ora no Android tenho de apagar no telemóvel e depois tenho de ir ao PC ou à app do OneDrive apagar as que não interessam. Trabalho a dobrar, não é solução ideal...

1. Se utilizar o Google Drive para backup das fotos, passo a ter algo que espelha o telemóvel/sincroniza as fotos que apago do telemóvel, ou é apenas unidireccional como é com o OneDrive?

2. Há alguma maneira de controlas as aplicações que estão a correr em background (as que podem "aceder à internet" quando não estão a ser utilizadas?

3. No LG há uma app simplesmente chamada "Cloud" que me está a gastar 8% da bateria e simplesmente não sei o que faz, para que serve? Posso simplesmente desactivar ou isto está ligado a algum serviço do SO que me vai estragar alguma coisa se o desactivar?

4. O quick charge está "sempre ligado" quando carrego o telemóvel? Ou é algo que dá para só activar quando realmente necessitar carregar rapidamente?

5. No WhatsApp como é que se bloqueia as imagens de serem guardadas na galeria? No Windows isto era bastante simples, e grupo a grupo, podia escolher se queria guardas as imagens/videos na galeria. No android a única coisa que descobri é uma solução muito rebuscada, que obriga a criar um ficheiro qualquer chamada .nosave ou algo assim numa pasta meio escondida dentro do sistema. Parece-me muito pouco user-friendly. É mesmo assim?

6. O que é que o Nova Laucher tem assim tão de especial? Estou a usar o launcher normal da LG e estou satisfeito. Gosto, é simples, rápido e a possibilidade de agrupar apps em pastas parece-me uma muito melhor solução do que ter tudo misturado na app drawer. Ou não? [:D]

Gracias...

Vou responder ao que sei porque tenho um G6.

1. Não percebi a pergunta. Pra backup de fotos uso o Google Photos.

2. O que tá a correr em background podes ver no smart doctor nas definições. Carrega em cima da parte da memória.

3. Creio que desinstalei logo isso da "cloud" não me pareceu ter utilidade.

4. O quick charge tá sempre ligado. Eu como carrego o telemóvel de noite não preciso dele, pelo que uso um carregador diferente que não tem quick charge pra não aquecer tanto a bateria.

5. No idea lol

6. Sempre usei o nova mas agora adaptei-me ao launcher de origem, funciona bem e o double tap to sleep da muito jeito. Até tou a usar sem app drawer, tudo arrumado em pastas no home screen principal. Mas isto são gostos, a vantagem do Android é que cada um põe a seu gosto.

Cumps.

Gracias...

1 - Qual drive... google photos, faz isso tudo e muito mais.
2 - sim, claro que há, se tiveres a ultima versão do Android (Oreo) é Settings - Apps & Notifications - App info (depois selecionas a app que queiras controlar e na parte de Data Usage tens a opção de activar/desactivar o Backgroud Data)
3 - não conheço a aplicação.
4 - o quick charge é um funcionalidade, está sempre ligado.
5 - Sinceramente não sei, sei efectivamente que o Google Photos pergunta se queremos arquivar ou não quando se usa pela primeira vez whatsapp (ou outra aplicação qualquer).
6 - como em tudo na vida, são gostos, eu pessoalmente só uso o Nova, o melhor launcher (de longe) que existe em Android. Praticamente tudo aquilo que tens em diversos launchers diferentes há no Nova, logo, e tudo uma questão de personalização, tens que explorar as opções e ajustar ao teu gosto pessoal.

Vou responder ao que sei porque tenho um G6.

1. Não percebi a pergunta. Pra backup de fotos uso o Google Photos.

[...]

1 - Qual drive... google photos, faz isso tudo e muito mais.
[...]

Experimentei o Google Photos e não faz o que quero. Ou seja, apago as fotos do telemóvel mas elas continuam na cloud... Eu quero apagar do telemóvel E SIMULTÂNEAMENTE apagar do sistema cloud/backup (qualquer que seja o que decida utilizar - OneDrive ou Google Photos/Drive)...

Na app do gmail dá para meter a conta do outlook. E o calendário da google vai buscar a info dos dois. Removes o calendário de origem e está feito.

O quick charge so funciona (normalmente) com o carregador que vem na caixa. Como ja disseram aí, eu também uso um carregador diferente, mais fraco, para não aquecer tanto a bateria.

No watsapp isso está nas definições.

Na cloud, o bilateral só funciona (salvo erro) se usares o gfotos como galeria e apagares por lá. Mas sinceramente é mesmo sem certeza. Eu uso só para ter partilha privada de fotos com algumas pessoas.

Experimentei o Google Photos e não faz o que quero. Ou seja, apago as fotos do telemóvel mas elas continuam na cloud... Eu quero apagar do telemóvel E SIMULTÂNEAMENTE apagar do sistema cloud/backup (qualquer que seja o que decida utilizar - OneDrive ou Google Photos/Drive)...

Podes trabalhar ao contrário. Desactivas o backup automático do GFotos e fazes backup manual daquelas que realmente queres guardar na cloud. É o que faço. Só envio para a cloud as que quero guardar.

Na app do gmail dá para meter a conta do outlook. E o calendário da google vai buscar a info dos dois. Removes o calendário de origem e está feito.

O quick charge so funciona (normalmente) com o carregador que vem na caixa. Como ja disseram aí, eu também uso um carregador diferente, mais fraco, para não aquecer tanto a bateria.

No watsapp isso está nas definições.

Na cloud, o bilateral só funciona (salvo erro) se usares o gfotos como galeria e apagares por lá. Mas sinceramente é mesmo sem certeza. Eu uso só para ter partilha privada de fotos com algumas pessoas.

1. De certeza que o Google Calendar dá para agrupar ambos os serviços de calendário (Google e Outlook)? Vou experimentar...

2. O outro único carregador com USB-C que tenho é o da Microsoft. Tenho de fazer antes uma investigação, para ver se não estraga mais do que aquilo que quero evitar lol

3. Nas definições do WhatsApp apenas está a opção para activar ou desactivar a opção de Auto-download dos ficheiros. O que significa que naqueles grupos de amigos que mandam fotos das daquelas meninas com pouca roupa, é logo das primeiras coisas que se vê quando se abre a galeria [:)]
Not good. A solução que a própria WhatsApp propõe é esta:
https://faq.whatsapp.com/en/android/30031687

Não é o ideal e dá trabalho, mas experimentei e funciona.

4. É estúpido mas funciona como dizes. Se apagar as fotos na galeria apaga no tlm, mas não na Drive. Se apagar através do Google Photos apaga da cloud e do tlm. Ou seja, vou ter de usar o google photos como a nova app "galeria"...

Podes trabalhar ao contrário. Desactivas o backup automático do GFotos e fazes backup manual daquelas que realmente queres guardar na cloud. É o que faço. Só envio para a cloud as que quero guardar.

Obrigado pela sugestão, mas isso obviamente estraga a beleza da solução "backup automático". Era só ter mais trabalho em me lembrar de fazer o upload e depois decorar quais as que já tinha feito backup e quais as que não...

Quando apago uma foto no telemóvel, pergunta-me se quero apagar nos dispositivos sincronizados.

Se disser que sim, apaga do Google Photos.
Num LG ou é outra marca?

EDIT: O mTalk no Windows era bastante melhor que esta confusão do Tapatalk... Não há nenhum leitor de foruns melhor que está merd...?

Última edição:
Hummm. Tinha ideia que o WhatsApp dava para desligar o save to gallery... Parece que removeram, ou também não encontro.

Dos carregadores, eles dizem sempre para usar o que vem na caixa. Na realidade eu só uso quando preciso mesmo de carregar na urgência.

Quanto ao backup. Eu deixo fazer a tudo... Vou apagando do telemóvel. Ao final de cada ano dou a volta, apago o que não interessa, guardo para um disco externo full res e deixo uma copia de baixa resolução "para consulta" no dropbox. O backup do gfotos nem sei o que lá tenho. Ahah

O tapatalk ja foi bem mais simples (semelhante ao mtalk até). A coisa tornou se estranha nos últimos tempos

Voltar
Superior