Tópico dos telemóveis

Pra mim não deixa de ser uma medida ditadorial das operadoras, no âmbito de que pedem um balúrdio para o desbloqueamento (como o caso da TMN em que o valor do desbloqueio dá pra comprar outro terminal).

E sofri isso na pele quando mudei da TMN para a Vodafone, sentindo-me forçado a encostar um Alcatel 735i que nem 2 anos tinha.

Depois, o facto destes bloqueios à rede leva à exclusividade de certos terminais (como o N80 da Vodafone, o K800i da TMN e por aí fora...) e até publicitarem terminais com o nome da rede (caso dos Vodafone 710, 810, 720, 226, do Optimus não-sei-quantos e do ZTE da TMN).

não vejo qualquer problema uma vez que podemos sempre optar por comprar o aparelho desboqueado.

é a chamada termpestade num copo de agua[:D]

não vejo qualquer problema uma vez que podemos sempre optar por comprar o aparelho desboqueado.

é a chamada termpestade num copo de agua[:D]
De facto. Também não compreendo onde está o problema.
Os telemóveis bloqueados são vendidos a um preço abaixo do seu valor (de mercado). Só compra quem quer.
Querem ter o porco e os chouriços.[:D]

Para começar faço o alerta de que não se promova quaisquer práticas ilícitas, nesta área ou noutra qualquer mas, em vez disso, se discuta, sem complexos, a questão das operadoras móveis portuguesas poderem ter, legalmente, telefones com bloqueio por forma a serem apenas usados por cartões SIM das mesmas!

Isto faz algum sentido? Será correcto limitar os utilizadores ao uso de um qualquer modelo de telemóvel subordinado à utilização de determinada rede?

Países há em que tal bloqueio é, simplesmente, ilegal! Não será isto uma limitação clara dos direitos do consumidor?

Por exemplo, no Brasil, e os users brasileiros que me corrijam se não estiver correcto, "SIM lock" é ilegal e a operadora tem que desbloquear de graça, sob o risco de cair no artigo 39 do Código de Defesa do consumidor (Brasil), artigo primeiro:

Sinceramente neste ponto considero perfeitamente legal que as operadoras bloqueem os terminais vendidos por si! Em primeiro lugar sao vendidos a um preço mais barato sendo que vao buscar o retorno em chamadas! Caso contrario as grandes promoçoes simplesmente nao existiriam! Um exemplo? SE k800i na tmn a 139 euros! Preço desbloqueado 300 euros! Se os telemoveis viessem desbloqueados toda a gente os iria comprar. A tmn ficaria no prejuizo duplamente pois veria os seus telemoveis vendidos as carradas com 1 margem de lucro inferior e a clientes que a partida nem sequer iriam ser clientes da tmn!![;)]

De facto. Também não compreendo onde está o problema.
Os telemóveis bloqueados são vendidos a um preço abaixo do seu valor (de mercado). Só compra quem quer.
Querem ter o porco e os chouriços.[:D]

alem disso podes ir ao operadorpagasa diferença e desbloqueias !!!!

No dia em que vender os telemóveis bloqueados à operadora se tornar ilegal, teremos duas consequências nos valores de compra:

- Equipamentos a preço do fabricante.

- Equipamentos mais baratos mas com contratos com fidelização.

alem disso podes ir ao operadorpagasa diferença e desbloqueias !!!!

Normalmente não existe o conceito de diferença.

Existe sim uma taxa fixa de 75€, pelo código de netlock.

Criam-se situações engraçadas:

Nokia 1110, valor fabricante = €50

Nokia 1110, valor subsidiado + NetLock = €30 + €75 = €105

Sinceramente neste ponto considero perfeitamente legal que as operadoras bloqueem os terminais vendidos por si! Em primeiro lugar sao vendidos a um preço mais barato sendo que vao buscar o retorno em chamadas! Caso contrario as grandes promoçoes simplesmente nao existiriam! Um exemplo? SE k800i na tmn a 139 euros! Preço desbloqueado 300 euros! Se os telemoveis viessem desbloqueados toda a gente os iria comprar. A tmn ficaria no prejuizo duplamente pois veria os seus telemoveis vendidos as carradas com 1 margem de lucro inferior e a clientes que a partida nem sequer iriam ser clientes da tmn!![;)]
mas ao fim de x meses (por norma 24 meses) deveria ser dada a possibilidade de desbloqueio do equipamento por um valor simbólico, o que não aconteçe...

Normalmente não existe o conceito de diferença.

Existe sim uma taxa fixa de 75€, pelo código de netlock.

Criam-se situações engraçadas:

Nokia 1110, valor fabricante = €50

Nokia 1110, valor subsidiado + NetLock = €30 + €75 = €105
se fosse só essa situação....

Nokia E65 Bloqueado: 319€ (na loja online da TMN)
Nokia E65 Desbloqueado: 339€ (na loja online da Nokia)

é só fazer as contas [;)]

No dia em que vender os telemóveis bloqueados à operadora se tornar ilegal, teremos duas consequências nos valores de compra:

- Equipamentos a preço do fabricante.

- Equipamentos mais baratos mas com contratos com fidelização.
Esta última hipótese não faz sentido nesse caso. O que faz sentido é a subscrição de mais serviços a usufruir através dos telemóveis, por forma a rentabilizar a escolha pelos clientes de determinados produtos!

Pé Leve, tudo bem eu percebo isso, mas por muitos serviços que tenhas associados e por mais alta que seja a mensalidade, a operadora nunca subsidiará um produto se não lhe for possivel garantir a permanência do cliente.

Vamos ser pragmáticos,
Eu quero lá saber dos serviços, eu quero é que eles não me chateiam mais os serviços da treta ( a TMN aqui dá cartas [8b])

Quero é um tarifário barato para a minha utilização e que não me chateiem com serviços, servicinhos e tretazinhas.

Não quero pagar um balburdio por um telemóvel desbloqueado, que não me vai servir para nada, cheio de servidos da treta de uma operadora qualquer, porque um intelectual acordou de manha e lembrou-se que não é fixe os telemóvel estarem bloqueados e legislou nesse sentido.

Última edição:
Pé Leve, tudo bem eu percebo isso, mas por muitos serviços que tenhas associados e por mais alta que seja a mensalidade, a operadora nunca subsidiará um produto se não lhe for possivel garantir a permanência do cliente.
Também te percebo, mas, se reparares, antes de haverem outras operadoras a PT fazia o que queria e ditava as regras de mercado, prfaticando preços e serviços que não nos deixam saudade! Hoje não tem nada a ver e oferece muito mais por bem menos. Chama-se a isso competividade! Se aparecer mais algum operador no mercado, sobretudo com melhores preços vais ver se as operadoras já existentes não se ajustam... [;)]

Dificilmente um operador novo teria base financeira para entrar por esse caminho de equipamentos desbloqueados a baixo preço. As margens dos fabricantes já são bastante espremidas pelas operadoras actuais.

Aos fabricantes não interessa esse tipo de negocio dos telefones livres e vão evitar a todo o custo que se implemente. Com o esquema actual vendem em grandes quantidades e grande parte da publicidade é assegurada pelas operadoras.

Inclusive raramente sofrem do estigma do pós-venda, pois quem dá a cara é a operadora e podem tomar uma estratégia cega nas reparações. Muitos de nós já o sentiram na pele.

Enfim, não vejo esse caminho muito fácil de percorrer...

Abraço

é isso e os telemoveis exclusivos de uma rede... está o nokia 6288 super barato na vodafone, e na tmn (que e a que eu uso) nem sequer existe, pelo menos nunca vi a venda...

queria comprar o raio do telemovel, porque esta quase com um desconto de 50% mas por ser vodafone, ardeu lool

é isso e os telemoveis exclusivos de uma rede... está o nokia 6288 super barato na vodafone, e na tmn (que e a que eu uso) nem sequer existe, pelo menos nunca vi a venda...

queria comprar o raio do telemovel, porque esta quase com um desconto de 50% mas por ser vodafone, ardeu lool
Ora vês?!

Dificilmente um operador novo teria base financeira para entrar por esse caminho de equipamentos desbloqueados a baixo preço. As margens dos fabricantes já são bastante espremidas pelas operadoras actuais.

Aos fabricantes não interessa esse tipo de negocio dos telefones livres e vão evitar a todo o custo que se implemente. Com o esquema actual vendem em grandes quantidades e grande parte da publicidade é assegurada pelas operadoras.

Inclusive raramente sofrem do estigma do pós-venda, pois quem dá a cara é a operadora e podem tomar uma estratégia cega nas reparações. Muitos de nós já o sentiram na pele.

Enfim, não vejo esse caminho muito fácil de percorrer...

Abraço
Pode ser, mas, então, como é que noutros países, como refiro inicialmente, as coisas são diferentes?

Pode ser, mas, então, como é que noutros países, como refiro inicialmente, as coisas são diferentes?

Não identifico nenhuma forma de concorrência entre os operadores móveis. Vendem praticamente os mesmos modelos, praticam os mesmos preços... todos usam os mesmos esquemas e um deles é o dos telemóveis bloqueados, talvez para complicarem um pouco a vida aos consumidores.

Será matéria para a Autoridade da Concorrência? Já o foi há muito...

Não identifico nenhuma forma de concorrência entre os operadores móveis. Vendem praticamente os mesmos modelos, praticam os mesmos preços... todos usam os mesmos esquemas e um deles é o dos telemóveis bloqueados, talvez para complicarem um pouco a vida aos consumidores.

Será matéria para a Autoridade da Concorrência? Já o foi há muito...
Pode bem ser!

Voltar
Superior