Tópico dos telemóveis

E eu tenho um S7 desde 2018 sem nunca sentir essa necessidade e só há uns 3 meses atrás meti uma bateria nova (original!) num indiano e está como novo e em fotos continua a ser bom ou melhor que alguns lançados posteriormente ao S7!
Dura 1 dia inteiro e sempre a bombar spotify e de noite gasta apenas 6% de bateria no máximo como era dantes.
A mudar seria para um S23
Gostaria muito de experimentar iphone pelas actualizações que são loooongas. Conheço um quem tem iphone 8 a bombar com ios 15 ou lá o que é! Mas...apks no iphone não sei se há ou se funcionam

compraste a bateria no indiano?

Ou levaste a bateria original e pagaste só a mão obra de montagem?

Quanto ficou o serviço?

Só para esclarecer definitivamente.

O NFC como é óbvio dá para ligar e desligar, simplesmente não tem um atalho direto. Na altura que tiraram o atalho, um engenheiro qualquer da Google no Reddit explicou que os dados de utilização que a Google dispõe, indicam que as pessoas no geral não ligam e desligam. Ou usam a funcionalidade e têm aquilo ligado, ou não usam e têm aquilo desligado. E então acharam que o atalho direto era desnecessário.

Não se compreende estas opções, qual o problema de deixar a opção? O código não vai meter o SO mais lento 😅.

Falo por mim, tenho o NFC ligado, mas dá jeito desligar quando vou pagar com o MBway usando o cartão de refeição (já me aconteceu pagar com NFC só ao ler o QR code).

Em relação ao debloat, concordo. O One UI tem coisas que dão muito jeito, mas tem outras que...é como tu dizes é perder tempo a desactivar :) .

Eu estava indeciso entre o P7 e o S23 base, acabei por optar pelo S23 (pelos 256GB e pelo zoom optico, só isso).

Para os manos que gastam 1500 euros em telemóvel:

1 - Samsung A3 2017
2 - 150 euros em 2º mão
3 - 2 ram e 16 espaço
4 - Rápido a trocar entre apps
5 - Bateria durava o dia todo nos primeiros anos
6 - Tenho face,yt,waze, wtsapp, mail, app do banco, telegram e mais algumas
7 - Tira fotos boas

Tem nexo dar um ordenado por um telemóvel novo?
(tenho dinheiro para o iphone/samsung mais caro)

IMG-20230608-WA0000.jpg

Bem, agradeço o esclarecimento, pois numa das reviews que vi fiquei com essa ideia.:sh)

Menos mal, o NFC nem me chateia muito, mas a barra, que eu até uso, ficar apenas no fundo era ridiculo.

Acho que vou mesmo para o 7 Pro, ainda há dias esteve umas horas e 560€ (sem IVA) na Amazon alemã e não aproveitei, mas vou continuar atento.

Mas o que é que chamas de ficar no fundo? É na parte de baixo do ecrã é isso?

O que eu entendi é que querias remover a barra do. Ecrã de fundo.

compraste a bateria no indiano?

Ou levaste a bateria original e pagaste só a mão obra de montagem?

Quanto ficou o serviço?

Foi numa loja de indianos ou paquistaneses que descobri no 1º andar no shoping em massamá. A bateria foi 30€ com montagem e levei o telemóvel com reset não fosse o diabo tece-las. Demorou 2 horas mais para secar a cola

1 - Samsung A3 2017
2 - 150 euros em 2º mão
3 - 2 ram e 16 espaço
7 - Tira fotos boas

Compreendo a tua opção. Mas fotos boas? O S8 de 2017 tirava melhor! Se precisas? Podes precisar? Hoje tens telemóveis que apanham a via láctea...

No meu ex-S8, 4Gb chegavam bem até começar a abrir vídeos em FHD e trocar de apps. Pode não ser o teu caso claro.

Sobre baterias, a degradação acontece em todos e é planear a troca a cada ~2 anos e pronto.

Tudo bem que o A3 serve para o que queres, mas teria muitas preocupações em utilizar uma aplicação de um banco num telemóvel que não recebe atualizações de segurança desde 2021.

Last edited:
Tudo bem que o A17 serve para o que queres, mas teria muitas preocupações em utilizar uma aplicação de um banco num telemóvel que não recebe atualizações de segurança desde 2021.

A3 de 2017....

samsung-galaxy-a3-2017-2.jpg

Foi numa loja de indianos ou paquistaneses que descobri no 1º andar no shoping em massamá. A bateria foi 30€ com montagem e levei o telemóvel com reset não fosse o diabo tece-las. Demorou 2 horas mais para secar a cola

Obrigado pela resposta.

O que significa levar o telemóvel com RESET? Foi uma medida de segurança? Qual era o risco?

Tudo bem que o A3 serve para o que queres, mas teria muitas preocupações em utilizar uma aplicação de um banco num telemóvel que não recebe atualizações de segurança desde 2021.

Yah, é um risco tremendo, mas mesmo com atualizações de software podes levar com um malware manhoso.

Tenho uma conta bancária para uso diário só com mil euros. Só essa está no telemóvel. Só essa é "pública" débitos diretos, mbway etc

Depois tenho o grosso do dinheiro numa conta bancária à parte com altas medidas de segurança.
Estilo um telemóvel dedicado que nunca uso para outras coisas. Várias layers de password, 2fa, bloqueios de acesso, sem app instalada no tlm etc.

1 - Samsung A3 2017
2 - 150 euros em 2º mão
3 - 2 ram e 16 espaço
7 - Tira fotos boas

"Mano", apesar de eu não comprar telemóveis de 1500€, enquanto se fala na Estrada da Beira, vens falar na beira da estrada, olha que não é a mesma coisa...

As pessoas têm que entender que cada um tem as suas necessidades e gostos, e cada um compra o que mais lhe convém.

Se eu usasse o telemóvel apenas para fazer chamadas e usar 2 ou 3 apps básicas, não andava à procura de telemóveis na casa dos 600/700€.

Parabéns por teres dinheiro para comprar topos de gama, vários, suponho. [;)]

"Mano", apesar de eu não comprar telemóveis de 1500€, enquanto se fala na Estrada da Beira, vens falar na beira da estrada, olha que não é a mesma coisa...

As pessoas têm que entender que cada um tem as suas necessidades e gostos, e cada um compra o que mais lhe convém.

Se eu usasse o telemóvel apenas para fazer chamadas e usar 2 ou 3 apps básicas, não andava à procura de telemóveis na casa dos 600/700€.

Parabéns por teres dinheiro para comprar topos de gama, vários, suponho. [;)]

É isso…

Durante anos, procurei a melhor relação qualidade/ desempenho/ preço. Os chineses Xiaomi MI3, OnePlus One, eu estive lá. Mas chegamos a uma idade que precisamos de fiabilidade, desempenho e longevidade. Não dá para perder tempo com ROMs modificadas. Como ferramenta de trabalho precisamos de algo que aumente a nossa eficiência.

Relacionadas com trabalho devo ter umas 40 apps, desde vídeo vigilância, alarmes, apps de faturação e Back-office, cloud, assistência remota, bancos, MSOffice… se me disserem que um telemóvel de 1000€ funciona durante 5 anos sem falhas, eu pago.

Não pode acontecer como no OnePlus que falhava alarmes e ocasionalmente fazia chamadas para números aleatórios da lista telefónica. Onde a app do banco avisava que o telemóvel era inseguro porque bootloader estava desbloqueado, ou a room não era original. Perdi 1x a lista telefónica, simplesmente acordei sem número nenhum!
Quando passei para o Samsung S7 notei diferença. O SO muito mais estável, infelizmente o telemóvel morreu ao fim de 3 anos, desligou e não voltou a ligar.
A seguir o Huawei, foi dos telemóveis que mais gostei e certamente hoje compraria o P60 Pro se não lhe cortassem as pernas com a falta de serviços Google.

Last edited:
O S7 também foi o meu primeiro telemóvel "a sério". Pifou um dia no comboio a caminho de Lisboa. Aquecia muito, bloqueava...

Fiz soft reset, hard reset, nada...
Ainda hoje tenho-o ali, como novo.
De vez em quando ainda o ligo, para ver se lhe passou a nóia, mas até agora, não.[:)]

Mas gostava muito!

Last edited:
O mesmo aqui... à época (dez/2016) passei de um Motorola Moto G 2nd Gen para um Samsung S7 por 550€ com oferta de um tablet 7" da mesma marca.

Foi substituído em ago/2019 por um Xiaomi Mi Mix 3 que ainda mantenho apenas porque a FNAC fez uma campanha flash por 250€ e eu receava que o S7 avariasse mais cedo ou mais tarde.
Enganei-me... Tirando a velocidade de outros tempos e a autonomia que nunca foi nada de mais continua aí para as curvas.

Ambos eram topo de gama ao nível das specs e desempenharam bem o papel (caso contrário não os teria mantido tanto tempo)
Contudo, apesar do Xiaomi ter custado metade do preço, este tem muitos mais bugs estúpidos que nunca foram corrigidos do que o S7.

Sinceramente não sei para onde me virava se tivesse de trocar agora e por isso estou a acompanhar com interesse as partilhas do Vanquish.
Para já, alguns dos pensamentos sobre o assunto que se têm mantido consistentes quando analiso o mercado:
  • Ss anteriores 500€ da praxe passaram para os 1000€, e não me estou a ver a dar tanto;
  • A menos que surja uma proposta irrecusável, irei preferir Samsung ou Pixel face às restantes;
  • Tenho um MacBook Air pelo que seria interessante experimentar um iPhone pela 1ª vez, mas o facto de ainda não ser compatível com a app Anda e ter no meu histórico um iPad Air pisa-papeis com 2,5 anos deixa me de pé atrás (além do preço, obviamente)
  • Um equipamento de à partida gama média/alta seria suficiente, mas valorizo muito a fotografia e o facto de puder usar um smartphone com 3 ou 4 anos sem limitações de performance.

É isso…

Durante anos, procurei a melhor relação qualidade/ desempenho/ preço. Os chineses Xiaomi MI3, OnePlus One, eu estive lá. Mas chegamos a uma idade que precisamos de fiabilidade, desempenho e longevidade. Não dá para perder tempo com ROMs modificadas. Como ferramenta de trabalho precisamos de algo que aumente a nossa eficiência.

Relacionadas com trabalho devo ter umas 40 apps, desde vídeo vigilância, alarmes, apps de faturação e Back-office, cloud, assistência remota, bancos, MSOffice… se me disserem que um telemóvel de 1000€ funciona durante 5 anos sem falhas, eu pago.

Não pode acontecer como no OnePlus que falhava alarmes e ocasionalmente fazia chamadas para números aleatórios da lista telefónica. Onde a app do banco avisava que o telemóvel era inseguro porque bootloader estava desbloqueado, ou a room não era original. Perdi 1x a lista telefónica, simplesmente acordei sem número nenhum!
Quando passei para o Samsung S7 notei diferença. O SO muito mais estável, infelizmente o telemóvel morreu ao fim de 3 anos, desligou e não voltou a ligar.
A seguir o Huawei, foi dos telemóveis que mais gostei e certamente hoje compraria o P60 Pro se não lhe cortassem as pernas com a falta de serviços Google.

Então não te importas pagar por segurança e depois compravas um telemóvel da marca "PCP made in China"?

É que até os donos da Huawei usavam iPhones. Pergunto-me porque será...

Então não te importas pagar por segurança e depois compravas um telemóvel da marca "PCP made in China"?

É que até os donos da Huawei usavam iPhones. Pergunto-me porque será...

Se o governo chinês quiser aceder ao teu telemóvel, certamente não será para te roubar a password do banco 😁

Mas não era esse o centro da questão. A Huawei tinha excelentes telemóveis. Bom software, excelente hardware e quando estamos satisfeitos com uma marca, não sentimos necessidade de mudar.
Hoje seria provavelmente a líder de mercado
Assim, devido às restrições, temos um P60 pro sem 5G, sem Gorilla Glass, sem Google… são muitas limitações.

O Pixel 7 Pro a 627€ + iva na Amazon. É de aproveitar…

Last edited:
Back